Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Comentário: Migration of unmigrated content due to installation of a new plugin

Critérios de Shelf Life

Os critérios de shelf life são definidos pelos clientes das empresas que utilizam o WMS, para garantir que os produtos que estão sendo comprados atendam determinado tempo de vida útil para exposição até o momento da venda. Portanto, esses critérios serão validados pelo WMS somente para documentos de saída originados no faturamento.

Os critérios de shelf life podem ser definidos por família de itens e item, sendo que o sistema primeiro tenta localizar critérios definidos para o item, e se não encontrar, tenta fazer a localização para a família do item. Se em ambos os casos o cadastro não for localizado, o sistema considera que não existem critérios de shelf life definidos para o cliente.

Exemplo:
A seguir está descrito o processo para atendimento de um pedido de 100 unidades do item “X”.

Determinar os critérios de “shelf life”:

Qtde. de Lotes Diferentes por Entrega = 2

Tempo de Shelf Life = 30 Dias

Para atender o pedido de 100 unidades do item "X" o sistema identifica os lotes disponíveis. Esses lotes são aqueles que não tenham atingido o período definido para reanálise, que estejam armazenados em endereços do tipo “normal” ou “excedente”, que não estejam bloqueados para retirada.

Se o item estiver parametrizado como “Picking Exclusivo Endereços Picking” e o parâmetro “Permite Separação Endereços Picking” estiver marcado no cadastro de critérios de “shelf life”, além dos tipos de endereço citados acima, serão considerados também as áreas de picking, ou seja, endereços do tipo “Pick to Clean”. Neste caso, a alocação das áreas de picking será descontada do estoque disponível.

Nesse exemplo, será considerado os saldos a seguir por lote:

 

Lote Disponível

Quantidade

Dias Vencimento

A

70

35

B

40

50

C

150

15

D

80

42

E

50

29

 

Considerando os lotes acima, o sistema identifica quais lotes atendem o tempo de shelf life definido. Dos 5 lotes disponíveis em estoque, os lotes “C” e “E”, com 15 e 29 dias para o vencimento respectivamente, são descartados por não atenderem ao tempo mínimo de shelf life de 30 dias.

Para atender a necessidade de 100 unidades, sistema faz a combinação dos lotes que atendem ao tempo de shelf life, nesse caso, os lotes “A”, “B” e “D”, em grupos de 1 ou 2 lotes, que é a quantidade de lotes diferentes definida pelo cliente. Para cada grupo de lotes é apurado o tempo de “shelf life” médio, que representa a média de dias para o vencimento do grupo.

Considerando o shelf life e a possibilidade de ter até dois lotes diferentes por entrega, as opções de atendimento das 100 unidades são os seguintes grupos de lotes:

 

Grupo Lote

Quantidade

Tempo de "Shelf Life" Médio

A e B

70 + 40 = 100

((70 x 35) + (40 x 50)) / 110 = 40,45

A e D

70 + 80 = 150

((70 x 35) + (80 x 42)) / 150 = 38,73

B e D

40 + 80 = 120

((40 x 50) + (80 x 42)) / 120 = 44,67

 

De acordo com esse grupos de lotes, o sistema identifica qual a melhor combinação de lotes. Dos 3 grupos possíveis, o grupo que contém os lotes “A” e “D” é selecionado por ter o menor tempo de shelf life médio, de 39 dias, que é superior aos 30 dias exigidos pelo cliente.

Caso o cliente não definir a quantidade de lotes diferentes que aceita, é considerado que todos os lotes disponíveis que atendam o tempo de “shelf life” podem atender ao pedido.

De posse dos lotes que atendem o pedido, a seleção dos lotes para alocação é feita considerando os critérios padrão (LIFO, FIFO, LEFO e FEFO), de acordo com o tipo de controle de saída parametrizado para o item, que pode ser por data de validade ou data de entrada.

Se não existirem critérios de “shelf life” cadastrados, o funcionamento atual do sistema será mantido, visto que todos os lotes disponíveis poderão atender o pedido. Mais detalhes estão disponíveis no conceito Sugestão de Saída Automática.

Informações
titleImportante:

Somente itens cujo controle de estoque seja por lote ou por referência possuem critérios de shelf life definidos, visto que os demais, por serial e por número de série, não possuem controle de lotes e datas de validade. Sendo assim, se o item não for controlado por lote ou por referência, os critérios de “shelf life” não serão considerados.

O critério shelf life adotado para escolha da melhor combinação de lotes para atendimento é sempre o menor tempo médio para vencimento, mesmo para pedidos do tipo “LIFO Exportação”, cujo critério para separação de itens controlados por data de vencimento é “LEFO” (com vencimento mais antigo).