Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

CONTEÚDO

Índice


01. VISÃO GERAL

Para amadurecer o produto, antes de colocá-lo em grande escala é muito comum, no segmento de tecnologia da informação, as empresas realizarem testes pilotos prévios, de modo a garantir a adequação e robustez da solução. A fim de endereçar isso, são liberadas versões intermediárias do produto para testes em campo. A versão do produto tratada aqui, se enquadra nesse contexto e contamos com a sua empresa para nos ajudar nessa jornada.

A plataforma TOTVS Consignado tem como objetivo facilitar e automatizar os processos de contratação e cobrança de empréstimo consignado para empresas que tenham sua folha de pagamento controlada, via RM ou Protheus, módulos RH, criando uma nova experiência na contratação do crédito.

Com a plataforma, é possível tornar mais rápido esse contato da operadora de crédito com o colaborador, já que a mesma terá algumas informações à sua disposição.

Por ser uma plataforma na nuvem, o TOTVS Consignado precisa que os dados sejam extraídos dos ERP's, compartilhados e enviados para a plataforma. Já na nuvem, eles serão filtrados e tratados – sendo que esse tratamento pode ser feito de forma manual ou agendada – e, assim, serão disponibilizados para acesso e repasse à operadora de crédito, quando necessário. Para isso, é utilizada uma integração do ERP, que será o responsável por fazer o sincronismo de base de dados.

...

O processo de ativação é simples, porem,  deve ser realizado com cautela para garantir a saúde do envio dos dados para nuvem.

Este processo é iniciado após provisionamento dos ambientes do cliente. Após o cliente receber as credenciais de acesso, através de email enviado ao final da preparação do ambiente SaaS, o responsável deverá seguir os passos abaixo para garantir o cumprimento dos requisitos bem como habilitar as credenciais no erp nos passos indicados abaixo.

Normalmente este procedimento é realizado por profissional da área de TI responsável.


02. PRÉ-CONDIÇÕES PARA CONEXÃO

Os seguintes requisitos são necessários para implantação do produto:

    • RM
      • versão
  • 12.1.28 ou superior;
  • Está
      • aderente à portabilidade das versões do RM (verificar item
  • 08
      • 05. LINKS ÚTEIS,
  •  desse
      •  desse documento);
      • Utilizar ambiente 3 camadas;
  • Também são necessárias algumas configurações prévias:

...

tabsConfiguração de Integração Carol, Parametrização RM para Ativação TotvsApps
ids1,2,3,4

...

defaultno
referencia2
      • Caso não tenha acessado o parametrizador dos Serviços Globais após a atualização do ambiente, é necessário executá-lo até o final, ainda que não faça nenhuma alteração. Isso é necessário para criação de parâmetros internos.
    • Totvs App (Ativação):
      • Para banco de dados Oracle a versão do banco tem que ser 12.2C ou superior
      • Para que seja possível utilizar o TOTVS Consignado é importante estar de posse das credenciais enviadas por email pela TOTVS, para integração entre as plataformas. A ativação ocorrerá por:

Ativação por RACID

Parâmetros necessários : clientid e clientsecret (credenciais enviadas por email)


Importante: Leia as seguintes instruções sobre a funcionalidade de subida de dados


  • Também são necessárias algumas configurações prévias:


No parametrizador do TOTVS RM - Folha de Pagamento (Configurações > Parametrizador > Integrações > TOTVS Consignado > Etapa 1/2), deverá ser informado os dados de integração do ERP com o Totvs Consignado, conforme detalhamento dos campos a seguir:

Image Removed

  • Configurações de Conexão:  Todos os dados são autoexplicativos e devem ser inseridos pela equipe técnica responsável pela manutenção de acessos na base do ERP evento do tipo "Desconto / Valor" tendo obrigatoriamente o código de cálculo 438 informado.
  • Evento de base de cálculo do valor a ser descontado:  evento do tipo "Base de cálculo / Valor" tendo obrigatoriamente o código de cálculo 439 informado.
  • Utiliza rateio da Margem Consignável:  Esse parâmetro poderá ser utilizado se existir contrato de parceria de Empréstimo Consignado com mais de uma operadora de crédito, e o usuário desejar ratear a margem consignável entre as operadoras de crédito. Ao marcar este campo será habilitado o campo "Fator de Rateio" que  nesse caso terá seu preenchimento obrigatório. 
    • Fator de rateio:  deverá informar nesse campo o fator de divisão entre as operadoras de crédito.

Exemplo: A empresa possui parceria entre a operadora de crédito A e B. O funcionário possui margem consignável de R$1.000,00. Marcando o parâmetro e informando o fator de rateio igual a 2, será enviado para cada operadora de crédito a margem consignável de R$500,00.

Image Removed
Figura 1 - Exemplo de cadastro de evento com código de cálculo 438.

...

03. FUNCIONAMENTO DO MVP

O ERP terá seus dados transmitidos para a nuvem por meio de uma conexão estabelecida pela chamada de um assistente de ativação - Totvs App -, onde devem ser configurados os campos com as URLs correspondentes, responsáveis por essa conexão e parametrização do endpoint.

Os dados brutos são armazenados na nuvem, em tabelas mapeadas. Entretanto, é necessário que seja feito um tratamento e uma granularização dos mesmos, antes da disponibilização para a operadora de crédito parceira. O tratamento é feito por meio da execução de um job, dentro da Carol - plataforma de dados e inteligência artificial da TOTVS -, por uma execução agendada, mas que também pode ser feita de forma manual, conforme necessidade.

Com a execução desse job, os dados ficam disponíveis para que o parceiro possa acessá-lo por uma API e possa usar esses dados para as ofertas e negociações referentes ao empréstimo consignado.

Assim como o middleware possibilita que esses dados sejam disponibilizados ao parceiro, ele permite que seja feito o caminho reverso e que os dados do parceiro, referentes à contração de empréstimo consignado por funcionários do cliente, sejam disponibilizados na nuvem.

Do mesmo modo que os dados são disponibilizados do ERP para o parceiro, os dados disponibilizados pelo parceiro precisam ser tratados dentro da Carol, para que sejam organizados em um arquivo no formato .txt, para upload dentro do ERP. No caso do RM, no menu Folha Mensal, em Importação > Importação do Movimento.

04. TELA DO WIZARD  DE INTEGRAÇÃO COM TOTVS APP

O passo-a-passo para configuração do assistente de ativação Totvs App, pode ser visto a seguir.

Informações

Os valores usados para o preenchimento dos campos são específicos para cada cliente e serão disponibilizados para que sejam realizadas as validações. Os dados usados na validação dos campos das imagens são apenas exemplos, para demonstração do funcionamento do assistentedeste processo.

Totvs custom tabs box
tabsPermissão de Acesso, Processo de AtivaçãoAtivação das Credenciais, Ativação do Convênio, Processo de Desativação da Integração
ids51,2,63,74
Totvs custom tabs box items
defaultyes
referencia51

Para acessar o Totvs App, é necessário fornecer permissão para o perfil do usuário

. No

responsável pela ativação da integração.

Estando no erp RM, acesse a opção Serviços Globais > Segurança > Perfis > Sistema: Integração

.

, edite o perfil desejado e na pasta "Acesso a Menus" habilite o acesso conforme imagem abaixo:


Figura 9 1 - Tela de permissão para acesso ao Totvs App.


Totvs custom tabs box items
defaultno
referencia62

Após a permissão fornecida,  através das opções de menu a esquerda,

o acesso ao Totvs App é feito através do

escolha o sistema Integração > Totvs App > Ativação Totvs App.

O assistente de ativação possui apenas uma tela, onde deve ser informado os dados de conexão: URL da Carol, Id do Connector da Carol, Token da Carol e o checkbox "Consignado", que ativa o processo de integração.

Será apresentada tela do wizard de ativação para que você preencha os campos chave, conforme credenciais enviadas no email de provisionamento do ambiente encaminhado ao destinatário administrador da plataforma.

Este processo deve ser executado apenas na empresa coligada principal.

    • Credenciais para ativação por RACID ( RAC Client Id e RAC Client Secret (credenciais recebidas por email) )
    • Marque o botão "Buscar Apps" . Ao clicar para Buscar Apps, serão retornados somente os Apps disponíveis em cada Client Id e Client Secret. 
      Ex.: Caso seja informado um Client Id e um Client Secret que possui somente o App "Consignado", só o mesmo será retornado na busca.
    • Após a leitura das credenciais do RAC será acionado processo de criação do serviço de execução continua, para o envio de dados; para isso, todos os arquivos atualizados com a versão disponibilizada na nuvem ( "totvsAppConfig","Conceitos") serão baixados para o servidor e inseridos na tabela GTOTVSAPP a configuração de execução do processo em questão e na tabela GTOTVSAPPCONCEITO, os "Conceitos" responsáveis pela subida de dados para o ambiente em nuvem Carol, podendo este processamento ser acompanhado através do recurso para Gerenciamento de Job (GTOTVSAPPCONCEITOHST) .

     Para maiores informações clique aqui!

    • Após visualizar a apresentação do App Consignado para ativação, clique em Avançar para concluir o processo de integração. 

Image Added

Figura 2 - Tela para ativação das credenciais no TOTVS App

Image RemovedFigura 10 - Tela do Processo de Ativação do Totvs App.

Caso algum campo não seja preenchido, o processo finalizará com falha, como mostra o exemplo a seguir:

Image RemovedFigura 11: Tela de configuração do Totvs App sem o campo Token Carol preenchido.

Image Removed
Figura 12 - Tela com log de erro.


Após a execução do processo de ativação, será criado um job, que executará em background , enviando os que executará a cada 5 minutos os conceitos criados responsáveis pelo envio dos dados para integração com a plataforma Carol.


Totvs custom tabs box items
defaultno
referencia73

Para ativação do convênio da empresa erp com a instituição de crédito parceira, deverá ser aplicada a chave de ativação disponibilizada pela Techfin no menu Folha Mensal (opção deve estar liberada na segurança de menus dos perfis de acesso). Selecione o ícone "Ativação de Convênio TOTVS Consignado" conforme imagem a seguir e informe a senha de ativação do convênio.

Este processo deverá ser feito identificando quais empresas coligadas terão a integração com o TOTVS Consignado.


Image Added

Figura 3 - Tela para ativação do convênio da empresa com a instituição de crédito parceira

Totvs custom tabs box items
defaultno
referencia4

Após ativado, através da opção de menu sistema Integração > Totvs App > Ativação Totvs App, será possível desativar a integração com o TOTVS Consignado caso desejado

Após ativado, a qualquer momento será possível desativar

, conforme imagem a baixo:

Image RemovedImage Added

Figura 13 4 - Tela para habilitar Ativação.

Obs.Observação:

Uma vez que a processo de desativar seja executado, todos os dados de configuração serão perdidos. Para ativáreativá-lo, será necessário realizar o processo de configuração novamente, conforme mostrado anteriormente.

05. TELA PARA DOWNLOAD DO ARQUIVO .TXT

Para realizar o download do arquivo contendo os dados vindos do parceiro de crédito, é preciso acessar uma URL utilizando os respectivos dados de login, selecionar o arquivo que deseja-se baixar e, após a exibição da opção de download, clicar em “Arquivo pronto para download”, para ter o arquivo em formato .txt referente ao período em aberto.

06. TELA DE IMPORTAÇÃO DO MOVIMENTO

Para que os dados vindos do parceiro de crédito sejam utilizados no ERP, é feito o upload do arquivo .txt gerado na Carol e baixado conforme demonstrado no item anterior. Esse upload deve ser feito no menu Folha Mensal > Importação > Importação do Movimento.



Atenção: 

Totvs custom tabs box
tabsImportação do Arquivo,Lançamentos por FuncionárioConceitos - Envio da Carga de Dados
ids8,95

Para verificar o lançamento da verba de empréstimo na folha do funcionário, basta acessar o Envelope de Pagamento: Anexos > Movimento > Envelope de Pagamento.

Image RemovedFigura 16 – Verba de Empréstimo importada para a folha do funcionário.

(ideia)Atenção: No arquivo de importação existirá apenas o evento de base de cálculo com o valor original da parcela enviada pelo Parceiro. No evento de código de cálculo 438 deverá ser incluído uma fórmula de cálculo para receber o valor do evento de base de cálculo e verificar se é possível realizar o desconto, pois existe o limite de 30% da folha do funcionário.

Exemplo de fórmula:

Se C('XXXX') > 0
entao
Se C('XXXX')>= (L*0.3)
entao L*0.3
Senao C('XXXX')
FimSe;

* Onde 'XXXX' deve ser o código do evento de base de cálculo com código de cálculo 439 - BASE DE CÁLCULO EMPRÉSTIMO CONSIGNADO PLATAF.TOTVS

Totvs custom tabs box items
defaultyes
referencia85

Para

a importação para a folha do arquivo .txt com os dados vindos do parceiro de crédito, é necessário acessar esse menu e selecionar o arquivo na pasta de origem.

Image Removed
Figura 14 – Tela de importação do arquivo.

Image Removed
Figura 15 – Tela de execução da importação.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referencia9

...

que seja possível utilizar a integração do ERP com o TOTVS App  é importante ter atenção para a carga dos Conceitos que serão responsáveis pelo envio de dados para nuvem. Esses "Conceitos" serão processados via Jobserver conforme configurado em sua estrutura de criação e serão consumidos seguindo o processo de ativação da integração:


Importante

O serviço nunca deve ser interrompido sem a autorização da TOTVS pois este processo inviabiliza o correto uso dos dados pelo TOTVS Consignado


03. FUNCIONAMENTO DA CARGA DE DADOS

O ERP terá seus dados transmitidos para a nuvem por meio de uma conexão estabelecida pela chamada de um assistente de ativação - TOTVS App -, onde devem ser configurados os campos correspondentes as credenciais, responsáveis por essa conexão e parametrização do endpoint.

Os dados brutos são armazenados na nuvem, em tabelas mapeadas. Entretanto, é necessário que seja feito um tratamento e uma normalização dos mesmos, antes da disponibilização para a instituição de crédito parceira. O tratamento é feito por meio da execução de um job, dentro da Carol - plataforma de dados e inteligência artificial da TOTVS -, por uma execução agendada, mas que também pode ser feita de forma manual, conforme necessidade.

TOTVS Consignado consome os dados, disponibilizados pela Carol, trata e os envia para os parceiros, realizando a conciliação das parcelas que foram enviada para o ERP.

Atenção: 

Existem dados do funcionário que são exigidos para consumo da instituição de crédito (necessários para análises de crédito e geração de objeto contratual) e devem estar na base de dados do ERP de forma integra para que sejam validados e não interfiram na consistência do processo de solicitação do empréstimo consignado. 

Para tanto, faz-se necessária a realização de consistência destes dados onde é apresentada mensagem de validação no processo de simulação/solicitação; deve-se ter atenção para as regras de consistência dos dados, em especial aqueles que não são padronizados pelo erp, garantindo assim a subida destes dados para a base de dados do Consignado de forma integra no consumo das instituições parceiras.

Regras (campos obrigatórios informados no vínculo funcional do erp:

- DDD e Telefone - pelo menos um telefone com DDD válido (numérico de 10 a 99)  

- email (caso não exista um email funcional na tela de identificação no cadastro do funcionário. quando realizado o processo de solicitação você poderá informar um email pessoal durante este processo)

Data de nascimento válida

Nro de um documento oficial com Orgão emissor e Data de emissão válida (podendo ser RG e/ou CNH)

Nome da mãe  (mesmo que identificação de Mãe Desconhecida) 

        - Salário > 0 


04. ATIVAÇÃO DE NOVA COLIGADA

O procedimento para habilitar uma nova coligada no erp deve seguir as seguintes ações:

    1. Realizar a "Ativação do Convênio" conforme item 02deste documento
    2. Aguardar liberação da solicitação do time Techfin do b2b
    3. Aguardar liberação da solicitação do time Techfin realizada ao parceiro para habilitação dos novos CNPJ's

      Atenção: As solicitações de habilitação de novas coligadas, ocorrem através da equipe Techfin que deve ser acionada pelo cliente;


05. TABELAS UTILIZADAS

As seguintes tabelas do RM são utilizadas nesse projeto:

    PPESSOA 
    • GTOTVSAPP
  • PFUNC 
    • GTOTVSAPPCONCEITO
  • PFPERFF 
    • GTOTVSAPPCONCEITOHST
  • PFFINANC 
  • PSECAO 
  • PFEMPRT 
  • PFHSTAFT
  • PPARAM 
  • PPARAMADICIONAIS
  • PFCONSIGNADODISTMARGEM
  • PCONSOPERADORAS

...

    • GPERFIL


06. LINKS ÚTEIS

Código de Cálculo 438

...



HTML
<!-- esconder o menu --> 


<style>
div.theme-default .ia-splitter #main {
    margin-left: 0px;
}
.ia-fixed-sidebar, .ia-splitter-left {
    display: none;
}
#main {
    padding-left: 10px;
    padding-right: 10px;
    overflow-x: hidden;
}

.aui-header-primary .aui-nav,  .aui-page-panel {
    margin-left: 0px !important;
}
.aui-header-primary .aui-nav {
    margin-left: 0px !important;
}
</style>

...