Páginas filhas
  • Ficha de conteúdo de importação - FCI

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Fluxo do processo de itens industrializados na empresa com conteúdo de importação:

Image RemovedImage Added

Cadastros


É necessário atualizar o cadastro de origem, grupos fiscais de CFOP e grupos de itens para configuração fiscal.

...

O cálculo do valor de saída selecionará as notas fiscais dos grupos de CFOP dos parâmetros descritos no tópico 2.1, primeiramente utilizando o grupo de FCOP CFOP para operações interestaduais, caso não encontrado nenhum valor, será utilizado o grupo de CFOP de operações internas, se ainda assim nenhuma nota for encontrada, será utilizado o valor de saída do registro ativo (campo “Versão atual?” marcado no VDP10230).

...

Durante o cálculo do período, o programa irá verificar se já existem número de FCI que atendem a faixa de %CI calculada para cada item. No caso de existir, o item ficará com um status de “R – Reutilizar” e não será emitido no arquivo de FCI. Para efetivar esses itens para utilização no faturamento o usuário deverá utilizar a nova opção “Reutilizar controle” disponível na tela de “Cálculo” do VDP10230.

Importante: Serão retirados dos seus respectivos grupos fiscais os itens com conteúdo de importação igual a zero.


 Na opção “Relatório” é possível listar os valores calculados para cada item em um determinado período, juntamente com os itens/componentes importados.  Abaixo a tela de filtro do relatório:

...

Após o cálculo e as devidas manutenções necessárias, deve-se gerar o arquivo para envio para o programa validador da FCI. Na tela, será possível gerar o arquivo para todos os itens calculados, ou filtrar os itens:


O arquivo é gerado no diretório parametrizado:

Image Removed


Observação: Somente itens que tiveram sua faixas de % CI alteradas ou for o primeiro envio que serão gravados no arquivo. Itens que estão com o % CI zerados serão ignorados, além disso, no momento da geração do arquivo esses itens serão atualizados como versão atual na tela principal do VDP10230 e serão retirados dos grupos fiscais de FCI caso a empresa trabalhe com esse conceito.


O arquivo é gerado no diretório parametrizado:

Image Added







Image AddedApós gerado o arquivo, o mesmo pode ser consultado na Image RemovedApós gerado o arquivo, o mesmo pode ser consultado na opção “Monitor”, e estará com status “A”:

...

Para que seja possível enviar o número da FCI no XML, é pré-requisito que o TSS esteja na versão 2.24A ou superior.

PERGUNTAS FREQUENTES

1.

...

 O item foi calculado, porém não foi incluso no arquivo. Por quê?

O item só é incluso no arquivo para envio ao validador quando houver alteração do percentual do conteúdo de importação que implique modificação da alíquota interestadual, ou quando for o primeiro envio da FCI do item.

...

Itens que estão com o % CI zerados também não são incluídos.


2. Quando o

...

grupo fiscal do item é alterado automaticamente?

Nas seguintes situações os itens são movimentados automaticamente:

  • Quando o arquivo de retorno é importado na opção "Monitor" e o percentual do conteúdo de importação teve alteração que justifica a alteração de grupo. Ou seja, o item mudou de faixa 0-40%, 40,01-70%, 70,01-100%. Neste caso, são utilizados os grupos fiscais de itens parametrizados no LOG00086.

...

  • Quando executada a opção "Reutilizar controles", os itens que sofreram alteração de faixa ou que estão com o conteúdo de importação zerados são alterados.
  • Na geração do arquivo os itens com conteúdo de importação zerados são retirados de seus respectivos grupos.


3.

...

 O que é necessário parametrizar para operações de revenda de produtos importados?

Conforme o convênio 38/2013, para revenda de itens 100% importados não é mais necessário imprimir texto de observação no DanfeDANFE. Por isso, estes itens não devem mais ser cadastrados no VDP10230. Quanto à configuração fiscal, é necessário apenas criar configurações para o ICMS para que estes itens sejam gerados na nota fiscal com a origem correta (1 ou 2) e alíquota 4%, quando aplicável.

 

 


Quadro de revisões

Revisão

Descrição

Responsável

Data

01

Criação

Elisa Schulze

18/09/2013

02

Revisão com as novas melhorias

Diego Fernando Venturi

15/04/2014

03

Inclusão do parâmetro “replic_valores_atu_para_calcul”

Diego Fernando Venturi

29/10/2014

04Revisão com as novas melhoriasDiego Fernando Venturi11/12/2018