panelborderColorwhite | bgColor | lightgray |
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borderWidth | 3 |
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borderStyle | dashed |
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Image ModifiedEAI (do inglês Enterprise Application Integration) é uma referência aos meios computacionais e aos princípios de arquitetura de sistemas utilizados no processo de Integração de Aplicações Corporativas. Os procedimentos e ferramentas de EAI viabilizam a interação entre sistemas corporativos heterogêneos por meio da utilização de serviços. |
0xFF7F00excludePrefixlogix | shapepentagon | format | cumulusCanvas |
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0xA8A8A8cumulusTColor20x126699Image ModifiedObjetivo do documento
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revision | 2 |
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O que tem aqui?Conceitos gerais de integração
- Definição de EAI
- Por que integrar?
- Formas de integração
- Elementos de uma integração
Mensagem Padronizada
- Termos e conceitos
- Anatomia de uma mensagem
draw.io Diagram |
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Vamos ComeçarDefinição de EAI
Expandirpanel |
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title | Definição de EAI | | Enterprise Application Integration
É uma referência aos meios computacionais e aos princípios de arquitetura de sistemas utilizados no processo de Integração de Aplicações Corporativas. https://pt.wikipedia.org/wiki/EAI | Tem com objetivo alcançar a interoperabilidade e a organização do fluxo de informações entre aplicações heterogêneas garantir a comunicação entre as diferentes aplicações que constituem o sistema de informação da empresa, incluindo clientes, parceiros ou fornecedores. o projeto EAI envolve a implementação de uma arquitetura em que as diferentes aplicações se comuniquem entre si isso implica no desenvolvimento de conectores (middleware) para a interface das aplicações que utilizam protocolos de comunicações diferentes (geralmente proprietários). |
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Por que Integrar?
Painel |
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borderColor | grey |
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borderWidth | 3 |
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borderStyle | dashed |
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Por que Integrar? Expandir |
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title | Clique para saber... |
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| Image Modified
Os objetivos da arquitetura do EAI são:
| Integração com aplicações internas e externas da empresa que servem de suporte ao processo de negócio da mesma, como por exemplo processo financeiro, RH, dentre outros;Conjunto de ferramentas de análise e monitoramento de processos e mensagens em tempo real.
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Alguns conceitos
Painel |
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borderColor | grey |
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borderWidth | 3 |
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borderStyle | dashed |
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Alguns conceitos Expandir |
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title | Clique para saber... |
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| Image Removed | Image Added | Painel |
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borderColor | grey |
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borderWidth | 2 |
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borderStyle | dashed |
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| SÍNCRONO Na integração síncrona, o programa de origem envia a mensagem e só prossegue a execução ao obter o retorno da mesma. |
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Painel |
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borderColor | grey |
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borderWidth | 2 |
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borderStyle | dashed |
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| ASSÍNCRONO Na integração assíncrona, o sistema envia a mensagem, e em seguida deposita a mensagem na fila, retornando OK para o sistema. Enquanto esse procedimento é efetuado, o programa em questão continua sendo executado. A mensagem enviada permanece na fila aguardando seu processamento.
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| Image Modified |
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Elementos de uma Integração
Expandir |
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Elementos de uma IntegraçãoComponente | Descrição | Exemplo | Sistemas | Refere-se aos sistemas que trocarão informações entre si | Aplicações do módulo de CRM trocando informações com o módulo de faturamento | Dados | Conjunto de dados (layouts de arquivos) que serão trafegados pela arquitetura durante a troca de dados entre os sistemas | XML ou Texto | Interface | Forma de enviar receber dados entre os sistemas | Web services, adaptadores | Comunicação | Tipo de comunicação a ser utilizada durante a troca de informações entre os sistemas | Síncrona ou assíncrona |
Image Modified
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Integração EAI2
Painel |
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borderColor | grey |
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borderWidth | 3 |
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borderStyle | dashed |
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Integração EAI2Fluxos de Comunicação Expandir |
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title | Clique para saber... |
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| Fluxos de ComunicaçãoO EAI2 deve permitir que uma mesma instância do aplicativo hospedeiro (Datasul | 11 ou superior) possa se integrar com vários aplicativos diferentes, | denominados denominados External Applications. Esta capacidade implica na existência de regras de roteamento que irão definir quais mensagens devem ser encaminhadas para cada aplicativo. Portanto, a regra de roteamento levará em consideração APENAS o fluxo de troca de mensagens entre o host application e os external applications, DESCARTANTO qualquer possibilidade de troca de mensagens diretas entre as external applications. Image Modified |
Componentes da Integração - JOINVILLE Expandir |
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title | Clique para saber... |
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| Componentes da Integração - JOINVILLE draw.io Diagram |
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| |
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diagramWidth |
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| 994 | 1 |
Tecnologias envolvidas na IntegraçãoEndereço WSDL - TOMCAT Expandir |
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title | Clique para saber... |
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XML/SOAPImage Removed JSON/RESTImage Removed MÉTODOS (Verbos) HTTP REST draw.io Diagram |
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border | false |
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viewerToolbar | true |
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diagramDisplayName | Informações |
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| http://[server]:[port]/totvseai/public/ws/EAIService?wsdlEm que: totvseai/public/ws: é o contexto EAIService: é o endpoint |
Na arquitetura TOMCAT, não existe a dependência com webservices, por esse motivo a URL do WSDL para essa arquitetura é fixa. Também existe a URL para RPC, quando for necessário integrar com outra aplicação Datasul. Neste caso o endpoint da URL segue o padrão de sufixo a seguir: Informações |
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| http://[server]:[port]/totvseai/public/ws/EAIServiceRPC?wsdl |
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Tecnologias envolvidas na Integração
Expandir |
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title | Clique para saber... |
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Tecnologias envolvidas na IntegraçãoXML/SOAP
Image Added
JSON/REST
Image Added MÉTODOS (Verbos) HTTP REST |
lbox | true |
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revision | 3 |
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diagramName | httpRest |
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|
|
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width |
---|
|
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true1100 | links | auto |
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diagramWidth |
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|
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13312 panelborderColorwhitebgColor#B0E0E6true | fitWindow | false |
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revision | 2 |
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O que são e como são as Mensagens Painel |
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borderColor | white |
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borderWidth | 2 |
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borderWidth | 2 |
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borderStyle | dashed |
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Mensagem Padronizada (antes conhecida como mensagem única) é o modelo de dados em que todos os produtos da TOTVS devem trabalhar durante troca de informações. Seu objetivo é evitar o processo de transformação de mensagens, fazendo assim com que a mensagem, após definida, torne-se padrão independente de produtos.
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Painel |
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borderColor | white |
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bgColor | #B0E0E6 |
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borderWidth | 2 |
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borderStyle | dashed |
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Com o modelo de mensagem apresentado, também se torna uniforme seu tratamento pelos produtos, principalmente no que diz respeito à capacidade de rastreamento, pois em seu conteúdo é possível identificar a origem e o tipo.
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Painel |
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borderColor | white |
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bgColor | #B0E0E6 |
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borderWidth | 2 |
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borderStyle | dashed |
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Além disso, a mensagem única estabelece alguns padrões que devem ser seguidos por todos os produtos que participam de integrações. Esses padrões, por exemplo, definem tipos de mensagens suportadas e informações obrigatórias que farão parte do conteúdo de cada mensagem. Porém, a composição dessas mensagens será definida em conjunto com especialistas de negócio e não faz parte do escopo deste documento. |
draw.io Diagram |
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diagramName | TiposDeEntrega |
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revision | 2 |
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Comunicação - Tipos de Entrega draw.io Diagram |
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revision | 2 |
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Anatomia da MensagemBUSINESS MESSAGE
A estrutura da Mensagem de Negócio está dividida em 3 partes.
RESPONSE MESSAGE
A estrutura da Mensagem de Resposta está dividida em 4 partes.
RECEIPT MESSAGE
A estrutura da Mensagem de Recebida está dividida em 2 partes.
Painel |
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borderColor | white |
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bgColor | lightgrey |
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borderStyle | dashed |
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Uma ReceiptMessage representa a confirmação de recebimento de uma BusinessMessage pelo aplicativo destino. Diferente da ResponseMessage, uma ReceiptMessage não irá conter qualquer informação relevante sobre o processamento da mensagem, uma vez que se entende que, se o aplicativo destino retornou um Receipt, ele não processou a mensagem naquele momento (comunicação assíncrona). Quando a mensagem for processada pelo aplicativo-destino, uma mensagem de resposta (ResponseMessage) será gerada e encaminhada ao aplicativo que originou a BusinessMessage.. |
RECEIPT MESSAGE
A estrutura da Mensagem de Recebida está dividida em 2 partes.
Fluxo de criação da mensagem padronizada
Para tornar oficial uma Mensagem padronizada é preciso passar por algumas fases de homologação. Abaixo segue o fluxo para que isso aconteça.
Fluxo de criação da mensagempadronizada
Expandir |
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title | Clique para saber... |
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Image Added |
Expandir |
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title | Clique para saber... |
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As informações contidas nas mensagens de recibo são genéricas e focam especificamente nos dados de recebimento da mensagem.
Onde:
ReceivedMessage: Segmento com informações sobre a mensagem original (BusinessMessage) que deu origem a esta resposta.
- SentBy: Indica qual foi a instancia que gerou a mensagem original
- UUID: Identificador universal da mensagem de origem
ReceiptData: Segmento com informações sobre o recebimento da mensagem
- ReceivedOn: Timestamp do recebimento da mensagem.
Quando uma BusinessMessage é recebida e for síncrona, ela deverá ser processada imediatamente e gerará como resposta uma ResponseMessage.
Quando uma BusinessMessage é recebida e for assíncrona, será gerada como resposta, no momento da recepção uma ReceiptMessage, e posteriormente quando for processada será enviada uma ResponseMessage para esta mensagem.
Na imagem abaixo pode-se verificar um exemplo da anatomia de uma Receipt Message: draw.io Diagram |
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diagramDisplayName | lbox | true |
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revision | 5 |
Anatomia3falsewidth | 900 |
diagramWidth1381 |
drawiodiagramWidthborder | 1331false |
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revision |
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diagramName | cunstrucao |
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diagramWidth | 1331 |
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revision | 2 |
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Fluxo de criação da mensagem padronizada
Expandir |
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title | Clique para saber... |
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Image RemovedComo configurar o Monitor EAI2 no DTS4THF