Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Comentário: Migration of unmigrated content due to installation of a new plugin

MDF-E VERSÃO 3.0

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus®

Segmento:

Supply Chain - Logística

Módulo:

Gestão de Transportes - SIGATMS

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

MDFSEFAZ3.PRW

Geração XML MDF-e SEFAZ Versão 3.0

RTMSR32.PRWImpressão - DAMDFE 3.0

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

TMSAE73.PRW

Monitor do MDF-e
TMSAE60.PRWCadastro de Operadoras de frota

Tickets relacionados

97132 

Requisito (informe o requisito relacionado):MLOG-63

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

Todos

Sistema(s) Operacional(is):

Todos

Descrição

Foi implementado o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais - MDF-e na versão 3.0.

Conforme definido pela SEFAZ, serão consideradas as datas abaixo:

  • Data de início de vigência no ambiente de homologação (MDF-e versão 3.0): 03/10/2016.
  • Data de início de vigência no ambiente de produção (MDF-e versão 3.0): 12/12/2016.
  • Data final de vigência (MDF-e versão 1.0): 02/10/2017.


As alterações foram realizadas conforme descrito pela SEFAZ, seguem abaixo:

  • Alterado o formato dos elementos "dhEmi" e "dhIniViagem" para "AAAA-MM-DDTHH:MM:DD TZD";

  • Incluído elemento "infANTT" (Grupo de informações para Agência Reguladora);

  • Incluído o elemento "CNPJ" (número do CNPJ responsável pela geração do CIOT). Este elemento é obrigatório quando existir CIOT para a viagem vinculada ao manifesto. O sistema busca o valor informado no campo CNPJ Operad. do cadastro de operadoras de frota.

  • Incluídos os elementos "infContratante", "CPF", "CNPJ" (Informações dos contratantes do serviço de transporte). Para preencher estes campos, o sistema busca os devedores do frete dos conhecimentos vinculados ao manifesto.
  • Incluídos os elementos "peri", "nONU", "xNomeAE", "xClaRisco, "grEmb e "qTotProd" (transporte de produtos classificados pela ONU como perigosos). Estes elementos que antes eram enviados no CT-e 2.0, foram removidos no CT-e 3.0 e adicionados ao MDF-e 3.0. As informações de carga perigosa devem ser informadas no cadastro de complemento de produtos e no cadastro de classificação Onu.

  • Incluídos os elementos "seg", "infResp", "respSeg", "CNPJ", "CPF", "infSeg", "xSeg", "CNPJ", "nApol", "nAver" (Informações de Seguro da Carga). Estes elementos que antes eram enviados no CT-e 2.0, foram removidos no CT-e 3.0 e adicionados ao MDF-e 3.0. As informações do seguro da carga podem ser informadas na rotina de fechamento de seguro (Transportadora responsável), ou no cadastro de averbação do cliente (Cliente responsável). Caso as rotinas descritas não tenham sido efetuadas, o sistema emitirá o numero "99999" de forma fixa no arquivo XML do MDFe, na tag "nAver".

    Obs. No MDF-e 3.0 o elemento "nAver" (Número da averbação) passou a ser obrigatório.Quando o seguro for de responsabilidade da transportadora, o sistema busca o número da averbação da tabela DT6 (Documentos de transporte) por meio do campo Docto.Seguro (DT6_DOCSEG). O campo Docto.Seguro (DT6_DOCSEG) é preenchido automaticamente pelo sistema ao executar a rotina Fechamento de Seguro. Quando o seguro for de responsabilidade do cliente, o sistema busca o número da averbação informado no cadastro de Averbação do Cliente (Campo No.Averbacao (DV6_NUMAVB)).

Importante

Informações
titlePara conhecimento

Futuramente será liberada a issue MLOG-3385, onde será possível efetuar a averbação eletrônica de seguro de Conhecimentos com a empresa AT&M.

Esta rotina enviará o Conhecimento para a empresa AT&M, obterá e armazenará o número de averbação para, posteriormente, enviá-lo junto ao Manifesto para a SEFAZ.

Importante

Informações
titlePré-requisito:

É pré-requisito a utilização do TSS versão 2.68 ou superior.

Antes de executar o compatibilizador informe o TMSP11R1 é imprescindível: 

  • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório \PROTHEUS11_DATA\DATA) e dos dicionários de dados SXs (diretório \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM).
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

 

Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional   qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  1. No   Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade   Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação   (APCFG60A).
  2. Se não   há Integridade Referencial ativa,   são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas   para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário   qualquer outro procedimento de ativação   ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar   normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa   em todas as empresas e filiais, é   exibida uma mensagem na janela Verificação   de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a   verificação seja concluída, ou;
  4.  Se   há Integridade Referencial ativa   em uma ou mais empresas, que não   na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou   filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para   posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes   casos descritos nos itens “iii” ou   “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  6.  Quando desativada a Integridade Referencial,   execute o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E   SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.


Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!


  1. Em Microsiga Protheus®  By you Smart Client, digite o TMSP11R1 no campo Programa Inicial.
  2. Clique em OK para continuar.
  3. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa TMS11R216.
  4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    1. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos. 
      É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    4. Clique em OK para encerrar o processamento.

Atualizações do Compatibilizador 

  1.  Criação de Campos no arquivo SX3 – Campos: 
  • Tabela DEG - Operadoras de Frota            

Campo

DEG_CNPJOP

Tipo

C

Tamanho

14

Decimal

0

Título

CNPJ Operad.

Formato@R 99.999.999/9999-99

Descrição

CNPJ da Operadora de Frota

Nível


Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Sim

Opções


When


Relação


Help

CNPJ da Operadora de Frota.


Procedimento para Utilização

Exemplo:

  1. Em Gestão de Transportes (SIGATMS), acesse Atualizações / Transporte / Manifesto (TMSA190).
  2. Clique em Ações Relacionadas e selecione a opção MDF-e.
  3. Preencha os parâmetros, selecionando o campo Transmissão como "Envio MDF-e".
  4. No monitor MDF-e, acesse a opção Parâmetros.
  5. Altere as versões do leiaute, evento e manifesto para 3.00.
  6. Clique para gravar.
  7. Selecione um manifesto.
  8. Efetue a transmissão e aguarde a autorização do mesmo.