Passo a passo: | Durante os diversos estágios que determinam o ciclo de vida de uma ordem de produção, ocorrem alterações em seu estado para indicar em qual etapa ela se encontra. Abaixo, são listados todos os estados que uma OP (ordem de produção) pode assumir, em ordem de prevalência (um determinado estado sobrescreve todos os citados antes dele): - Não iniciada - Indica que ainda não ocorreu nenhuma movimentação na ordem de produção. Esse é o estado padrão que uma ordem assume ao ser aberta.
- Reservada - Quando é feita a alocação da matéria prima a ser utilizada na ordem através do programa CP0319 - Manutenção Alocação, o estado da OP é alterado para Reservada.
- Requisitada - Ocorreu a requisição da matéria prima para a OP, porém ainda não houve apontamento de produção e nem reporte de horas trabalhadas de MOB (Mão de Obra) ou GGF (Gastos Gerais de Fabricação). A requisição pode ser feita tanto pelo estoque (CE0205 - Requisição materiais) quanto pela produção (CP0309 - Manutenção Requisição Materiais).
- Iniciada - A ordem passa ao estado de iniciada quando recebe o primeiro apontamento de produção ou reporte de horas (automático ou manual). Mesmo que o reporte seja estornado, ela continuará no estado de Iniciada.
- Finalizada - Indica que a produção foi finalizada. Neste estado, a ordem não poderá receber novos reportes de Acabado e nem requisições, porém ainda será possível apontar horas de GGF e MOD manualmente através do módulo de Custos e dar entrada em notas fiscais de serviços pelo Recebimento. É possível reabrir uma ordem Finalizada através do programa CP0301 - Manutenção Ordem Produção, retornando-a ao estado "Iniciada".
- Terminada - Sinaliza que a ordem está completamente terminada. Neste estado, não será permitida a movimentação da ordem em nenhum módulo do sistema. É possível reabrir uma OP terminada através do módulo de Custos, no programa CS0302 - Ordens Produção, desde que ela não esteja "Valorizada".
- Flag de Valorizada - Este é o estágio final de uma ordem de produção. Indica que todos os movimentos dela foram valorizados pelo cálculo do médio e que não existe diferença de saldo contábil (Débito e Crédito) nas movimentações. Uma ordem nesse estado pode ser excluída através do CP0301, caso seja necessário. Não é possível reabrir uma ordem que esteja Valorizada, sendo necessário descalcular o preço médio do período em que ocorreu a última movimentação da ordem, para que ela retorne ao estado de "Não valorizada". Mais informações na FAQ DMCS0005 - Quando a ordem de produção passa para valorizada igual a Sim?
|