Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Índice

Objetivo

Este documento tem como objetivo explicar detalhadamente qual a configuração que deve ser utilizada no Automação Fiscal para uso dos novos painéis construídos em PO UI;

A TOTVS recomenda que seja utilizada a Porta Multiprotocolo para uso dos novos painéis, dessa forma apenas com uma atualização simples você já terá acesso a tudo de mais novo que existe no produto.

Como configurar a Porta Multiprotocolo no Automação Fiscal ? (Recomendado)

A configuração da Porta MPP no Automação Fiscal é muito simples, veja abaixo oque precisa ser feito:

  • Dentro do Automação Fiscal pressione as teclas "SHIFT+F6", será aberta uma interface conforme abaixo, valide se a versão do "Appserver version" é igual a superior a 19.3.0.X, no exemplo abaixo a versão do servidor de aplicação do automação fiscal é a "19.3.1.7": 

Image Added

  • Caso a sua versão do item acima esteja desatualizada é necessário realizar a atualização do Automação Fiscal para última versão do pacote acumulado do produto, mais detalhes em Novembro/2021 - Versão mais atualizada do produto;
  • Após garantir que seu produto esteja atualizado, ao subir o serviço de aplicação do Automação Fiscal a porta MPP já será iniciada por DEFAULT, o único incremento que deve ser realizado no arquivo "appserver.ini" do Automação Fiscal é o incremento da chave "app_environment" na seção "General", conforme exemplo abaixo:

Image Added 

(aviso) Atenção: O nome "TAF" do exemplo acima informado na chave "app_environment" é o nome do ambiente do Automação Fiscal configurado no ambiente, ou seja, pode variar de acordo com a configuração do seu ambiente do produto.

Seguindo exatamente os passos acima o seu ambiente do Automação Fiscal já estará apto a acessar os novos painéis em PO UI.

Exemplo de um arquivo appserver.ini do Automação Fiscal utilizando a porta MPP, este arquivo deve ser utilizado apenas como consulta e nunca deve ser utilizado para substituir o "appserver.ini" vigente de seu ambiente:

Image Added

Como configurar os serviços REST e HTTP manualmente (Não Recomendado)

Este processo não é recomendado para clientes que querem utilizar os painéis do Automação Fiscal em PO UI, o mais indicado é a utilização da PORTA MPP citado no item anterior.

Este documento tem como objetivo auxiliar nas configurações dos itens abaixo:

...

         6. Inserir o parâmetro MAXSTRINGSIZE=10 na seção do GENERAL do appserver.ini.

Passo a passo

A tela será exibida para TODOS os usuários ao entrar no módulo SIGATAF ou ao acessar as rotinas relacionadas ao TAF do Futuro (TAFA552A, TAFA552B e TAFA552C), até que os parâmetros MV_BACKEND e MV_GCTPURL sejam configurados e a configuração do PATH HTTP esteja de acordo com a documentação. A tela possui funcionalidades distintas por tipo de usuário conforme abaixo:

Vídeo "How To" do Processo:

Conector de Widget
urlhttps://www.youtube.com/watch?v=9Cq2ab_eKa0

Administradores

Apenas para usuários administradores será exibido o botão "Configurar Parâmetros", onde é possível informar e validar as URLs de REST e HTTP conforme as instruções abaixo:

...

Ao final do processamento, caso as informações estejam corretas, os parâmetros serão gravados e a tela não será exibida novamente.

Usuários

O botão "Configurar parâmetros" não é exibido para usuários que não são administradores.

...

Observação: Esta tela não será exibida após a configuração dos parâmetros MV_BACKEND, MV_GCTPURL e configuração do diretório "HTTP-ROOT" no PATH do serviço HTTP.

Requisitos para utilização do TAF do Futuro

  • Estar com binário LG (Logo Guará);
  • Possuir o último pacote acumulado do eSocial (TAF e GPE);
  • Possuir um servidor HTTP configurado (O PATH do serviço de http deve ser nesta estrutura <ROOTPATH\http-root>. Exemplo: C:\Totvs\protheus\protheus_data\http-root);
  • Possuir um servidor REST configurado (Web Service REST - Integração);
  • Possuir a configuração do "TAF_CFGJOB" ativa no appserver onde está executando o serviço REST (Web Service REST - Integração);
  • Preencher o parâmetro MV_BACKEND com a url do serviço REST;
  • Preencher o parâmetro MV_GCTPURL com a url do serviço HTTP;
  • Preencher o parâmetro MV_TAFPO com .T. se possui mais módulos de Protheus além do TAF e com .F. se possui apenas o TAF;
  • Possuir no menu do TAF a opção TAFA552A para o contexto de eSocial, e TAFA552B para o contexto de REINF;

...

Aviso
titleWebApp

A utilização do smartclient Electron ou webApp estará disponível na segunda expedição do release 12.1.27 (out/2020), a data pode ser consultada no calendário de ciclo de vida de produtos TOTVS em: https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/ciclodevidacalendariosestá disponível apenas quando o serviço está configurado para trabalhar utilizando a porta multi protocolo 

Mensagens de alerta / erros

  • O 'PATH' do serviço HTTP deve ser um diretório com o nome 'http-root'. Verifique a documentação em: https://tdn.totvs.com/x/-RSLHg

...