Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Esta aplicação realiza uma série de testes nas principais funcionalidades básicas utilizadas pelas diversas telas HTML e Apps existentes no produto Datasul. Não há regra de negócio envolvida nesses testes, o único objetivo é verificar se o ambiente possui o necessário para executar os demais programas do ERP. Portanto, caso ocorra alguma mensagem de erro durante o diagnóstico, muito provavelmente todas as outras telas que utilizam a mesma tecnologia que apresentou erro também não irão funcionar, indicando que a origem do problema está na parametrização do ambiente e não na rotina de negócio em si.


Para iniciar o processo, basta clicar no botão Validar. Todos os testes serão executados em sequencia, e os resultados podem ser visualizados após a finalização do último. Se um teste foi concluído com sucesso, será exibido um check verde abaixo dele. Caso contrário, um X vermelho. O detalhamento pode ser consultado na opção de mesmo nome, localizada abaixo de cada teste.

02.a Testes de Serviços


  • DATASUL REST - O objetivo desta funcionalidade consiste em permitir a execução de procedures (regras de negócio) via REST. Essa forma de comunicação é utilizada por Apps e telas HTML. Nesse teste, a tela de diagnóstico envia uma requisição do tipo DATASUL REST para uma API especialmente preparada para recebê-la. Se essa mensagem chegar ao destino corretamente, a API irá responder com um OK e devolverá a requisição. Se durante todo esse processo não ocorrer nenhum erro, o teste será concluído com sucesso.

  • TOTVS REST - É uma revisão do Datasul REST. O objetivo desta funcionalidade consiste em permitir a execução de procedures (regras de negócio) via REST. Essa forma de comunicação é utilizada por Apps e telas HTML (incluindo PO UI). De forma semelhante ao que acontece no teste do DATASUL REST, aqui também será enviada uma requisição para uma API, porém seguindo o novo padrão de mensagem TOTVS REST. Se a requisição retornar com um OK da API, a configuração do ambiente está correta.

  • ExecBO - O ExecBO permite a execução de procedures (regras de negócio) em programas Progress (BO – Business Object) no Datasul através de aplicações web, por exemplo o Fluig. A tela de diagnóstico envia um comando utilizando a arquitetura padrão do ExecBO, imitando uma aplicação real, e aguarda o resultado positivo na resposta. 


02.b Testes de Acentuação


Aqui, a aplicação testa se o Encoding do JAVA para acentuação está configurado corretamente. A tela envia para a API a frase "Ação+Propósito" com encoding UTF-8 e verifica se no destino ela permaneceu inalterada. Se o ambiente não estiver parametrizado corretamente, a frase

...

ficará distorcida (Ex: AþÒo+Prop¾sito). Caso ocorra algum problema nessa função, sugerimos verificar se os parâmetros de inicialização do JAVA do ambiente estão conforme o modelo: -Dsun.jnu.encoding=UTF-8 -Dfile.encoding=UTF-8.

Ações Disponíveis

...

Lista de Integrações

...

Tipo da integração, possui dois tipos disponíveis: 

EAI - Integração que utiliza a ferramente EAI para comunicação de dados (Exige o uso de adapters para o EAI).

WEBSERVICE - Integrações que utiliza webservices (Exige API de comunicação exemplificadas neste documento).

...

04. TELA - APLICAÇÕES

Essa interface é acessada por meio do botão "Aplicações" da interface "Integração para Aplicações Externas", seu objetivo é permitir o cadastro e visualização de aplicações com o qual uma integração se comunica.

Ações Disponíveis

...

Lista de Aplicações

...

Indica se a aplicação esta habilitada para execução.

...

Nome do servidor de agendamento (RPW) que executará a integração dos dados.

Para execução é necessário que o servidor esteja ativo. 

...

Adicionar Aplicações (Web Service)

...

05. TELA - ENTIDADES PARA INTEGRAÇÃO

Essa interface é acessada por meio do botão "Entidades" disponível em uma aplicação, cadastrada na interface "Aplicações", seu objetivo é permitir o cadastro e visualização de entidades (webservices), que serão utilizados para enviar ou receber dados de uma integração. Cada entidade pode executar uma API desenvolvida com linguagem Progress OpenEdge que pode ser parte do produto padrão Datasul ou customizada seguindo os exemplos em anexo nesta documentação. As APIs que são responsáveis por realizar a busca, inclusão, alteração ou exclusão de dados.

Ações Disponíveis

...


02.c Testes de Caracteres especiais


Nesse teste, a tela envia o conjunto de caracteres "@;/#,$'%" para a API e verifica se no destino o conjunto é o mesmo. De forma semelhante ao teste te acentuação, se ocorrer algum problema nos caracteres especiais, sugerimos verificar os parâmetros de encoding do Java.


02.d Teste Numérico


Aqui, a tela de diagnóstico envia o numeral "1.5" para a API e testa se ele permaneceu inalterado no destino. Se o ambiente estiver no formato incorreto, o número se tornará "1,5'. Essa configuração é realizada nos parâmetros de inicialização do Progress/AppServer.


03. Informações do servidor AppServer


Esta sessão mostra informações relevantes acerca do servidor AppServer utilizado pelo DATASUL. Pode ser utilizada para consulta rápida dos dados e também como material de envio ao Suporte através do botão Imprimir, que gera um PDF contendo todas as informações exibidas aqui.


03.a Ambiente


CampoDescrição
IP do servidorEndereço IP atribuído ao AppServer.
Nome do serviçoNome dado ao AppServer nas configurações do OpenEdge.
Diretório de log

Pasta onde ficam salvos os arquivos de logs gerados pelo AppServer. 

Aviso

Vale lembrar que essa pasta muito provavelmente fica dentro do contexto do servidor, portanto considerar que um diretório "C:\Temp" por exemplo na verdade equivale à "\\<Ip Servidor>\C$\temp".

Modo de OperaçãoModo de operação parametrizado para o AppServer, podendo ser Stateless ou State-reset.
Versão do ProdutoVersão atual do produto Datasul instalada no servidor.

03.b Propath

Esta sessão exibe o propath utilizado pelo AppServer. Útil para verificar onde devem ser aplicadas as liberações especiais para testes, ou se os caminhos informados estão corretos.


CampoDescrição
SequênciaNúmero sequencial que determina a ordem das entradas do propath. Quanto menor o número, mais acima da pilha de execução estará essa entrada.
CaminhoDiretório referente à entrada do propath. 

03.c Bancos

Informações técnicas a respeito dos bancos conectados ao AppServer. Permite verificar os parâmetros de conexão e a determinar se há algum problema relacionado à ALIAS ou unificação.

Campo Descrição
Nome FísicoNome físico (do arquivo) referente ao banco de dados em questão.
Nome lógicoNome do banco atribuído a ele na sessão Progress. Pode ser diferente do nome físico.
dbParamParâmetros de conexão do banco. Exibe nome do Host, se o banco é mono usuário etc.

Lista de Entidades

...

Modo de operação da entidade.

...

Incluir\Alterar Entidades

...

Modo de operação para integração do tipo EAI poderão ser ENVIO, RECEBIMENTO ou AMBOS.

Modo de operação para integração do tipo WEBSERVICE poderão ser GET, PUT, POST, PATCH ou DELETE.

...

06. TELA - INCLUSÃO DE CAMPO EXTRA

Ações Disponíveis

...

Tipo do campo que será adicionado ao formulário.

Tipo disponíveis:

CHARACTER para guardar informações de texto.

PESQUISA (Zoom) pesquisa de registros em uma tabela de banco de dados, gera uma interface de pesquisa.

NÚMERO INTEIRO para números do tipo inteiro sem ponto ou vírgula.

DATA para informar datas.

CAIXA DE SELEÇÃO (Checkbox) para guardar informações do tipo SIM ou NÃO.

...

07. EXEMPLO DE API UTILIZANDO WEBSERVICE

View file
nameEXEMPLO API.zip
height250

...