Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Para a unidade de Campinas foi realizado a substituição da Rotina de integração que utilizava a DLL LoteNFSE.dll, pois a mesma utilizava outra dll, NFSE_Util.dll para realizar a assinatura, que por usa vez trazia em uma mensagem em caixa alta solicitando a seleção do certificado. Portanto foi realizado realizada a substituição de toda a rotina por outra que monta o arquivo XML, realiza a assinatura e realiza a integração com a prefeitura via Web Service sem ser necessário selecionar o certificado em Tela.

Para a unidade de SP, onde só existia a geração de arquivo texto, foi substituído substituída a rotina por outra que monta o arquivo XML, realiza a assinatura e realiza a integração com a prefeitura via Web Service sem ser necessário selecionar o certificado em Tela.

Totvs custom tabs box
tabs1 - Pré Requisitos,2 - Parametrização, 2 - Montagem da Lista de Executores,3 3 - Sobre a Nota Fiscal Eletrônica de Serviço,4 - Procedimento de Utilização
idspasso1,passo2,passo3,passo4,passo5
Totvs custom tabs box items
defaultyes
referenciapasso1
  • Como pré-requisito para utilização do processo de Nota Fiscal Eletrônica é necessário registrar algumas DLLS:

capicom.dll
msxml5.dll

Na pasta dos executáveis do SARA existe um .bat "Registrar_capicom_msxml5_msxml5r.bat", para realizar esta operação. Executar este arquivo como Administrador:

  • Deve ser realizada a instalação do Certificado Digital tipo A1. No momento da instalação deve ser marcado a opção (Marcar esta chave como exportável)

Image Added

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciapasso2

O sistema SARA só será capaz de se comunicar com a prefeitura através do Web Service caso a parametrização estiver correta.

  • NFE_CIDADE - Parâmetro que indica qual o Lay-Out de NFS eletrônica para a respectiva Cidade (1-São Paulo / 3-Campinas).
  • NUMERO_SERIE_CERTIFICADO_NFSE: Permite a parametrização do número de serie do certificado usado para envio da Nota Fiscal Eletrônica de serviço.
  • NOME_CERTIFICADO_NFSE: Permite a parametrização do nome do certificado usado para envio da Nota Fiscal Eletrônica de serviço.
  • PIN_CERTIFICADO_NFSE: Permite a parametrização do código PIN do certificado A3 usado para envio da Nota Fiscal Eletrônica de serviço.
  • QTDE_RPS_POR_LOTE: QUANTIDADE DE RPS QUE PODE SER ENVIADO POR LOTE.
  • DIRETORIO_INTERFACE_NFELETRONICA: DIRETORIO DE GRAVACAO DOS ARQUIVOS GERADOS PARA ENVIO DE NOTA FISCAL ELETRONICA
  • CODIGO_ATIVIDADE_NFSE: CODIGO DA ATIVIDADE DO PRESTADOR DE SERVICO LIBERADO PELA PREFEITURA
Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciapasso2

Para a ativação da integração do aplicativo Meu Checklist, para vistoria de contêiner em pré-gate, deverão ser cadastrados os seguintes parâmetros no módulo sistema do SARA na tela de Parâmetros:

  • SL_MEUCHECKLIST_ATIVA_INTEGRACAO_PRE_GATE_CNT: define a ativação da integração com o aplicativo Meu Checklist para vistoria de contêiner em pré-gate. Valor S ativa a integração e valor N desativa. Valor padrão N;
  • SL_MEUCHECKLIST_EXECUTOR_IS_CONFERENTE_TERMO: define se o conferente do termo de contêiner no SARA será o executor do checklist no aplicativo. Valor S define que o executor do checklist será o conferente no termo. Quando o valor for N o conferente será o mesmo do início da OS. Valor padrão N;
  • SL_MEUCHECKLIST_ID_LOCALIDADE_PRE_GATE_CNT: define o código da localidade padrão para a execução do checklist de vistoria de contêiner no pré-gate. Valor padrão em branco, mas deverá obrigatoriamente ser configurado com um valor registrado no aplicativo Meu Checklist;
  • SL_MEUCHECKLIST_ID_ROTEIRO_PRE_GATE_CNT: define o código do roteiro de vistoria em pré-gate que será utilizado para o envio da pendência ao aplicativo Meu Checklist. Valor padrão em branco, mas deverá obrigatoriamente ser configurado com um código de roteiro de vistoria de contêiner registrado no aplicativo.
Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciapasso3

Os executores de checklist no aplicativo podem envolver executores que não pertencem ao grupo que realiza vistoria de contêiner no pré-gate. Por esse motivo, no SARA será necessário montar a lista de executores de checklist que farão parte do grupo que realiza a vistoria de contêiner no pré-gate. Para fazer isso, deverá ser acessado no SARA a tela de "De-para" disponível no menu Cadastro / De → Para no módulo Sistema e seguir os seguintes passos:

  1. Obter a lista de executores com seus respectivos identificadores com os responsáveis pelo aplicativo Meu Checklist;
  2. Registrar um novo de-para para cada executor escolhido para pertencer ao grupo de executores de checklist de vistoria de contêiner em pré-gate;
  3. Cada novo registro deverá:
    1. ser selecionado no Nome do sistema o item descrito como "SL - Meu Checklist";
    2. escolher o Tipo de tabela como "Físico";
    3. apontar no campo Tabela SARA  a tabela "TAB_USUARIOS";
    4. escolher o Tipo campo como "Físico";
    5. apontar no campo Campo SARA o campo "USU_ID";
    6. apontar no campo Valor SARA o código de identificação de usuário no SARA (exemplo: C05902953901). O código de identificação deverá ser um código existente de usuário no SARA;
    7. apontar no campo Valor sistema o código de identificação de executor no aplicativo meu checklist (exemplo: C23D7F1A-89B2-4838-85FF-EAC49057C433). O código de identificação informado deverá pertencer a lista de executores do aplicativo Meu Checklist; e, por fim;
    8. apontar no campo Descrição o nome do executor do checklist de vistoria de contêiner em pré-gate.

Sem a devida configuração da lista de executores, o SARA não será capaz de gerar uma pendência de checklist para um executor na vistoria de contêiner em pré-gate.

A imagem abaixo ilustra o registro de um executor de checklist de vistoria de contêiner em pré-gate no SARA.

Image Removed

passo3

A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) é o documento emitido e armazenado eletronicamente em sistema próprio da Prefeitura, com o objetivo de registrar as operações relativas à prestação de serviços.
Para os contribuintes que emitem uma grande quantidade de notas, foi criado o Regime Especial de entrega em lote, no qual o contribuinte pode emitir Registros Provisórios de Serviços(RPS) através de seus próprios sistemas e estes em um determinado momento, serão convertidos em notas fiscais. Para converter estes RPS em NFS-e o sistema do contribuinte deve se conectar ao Web Service da prefeitura e enviar as informações de RPS gerados no formato XML, gerando um lote de entrega.
O Recibo Provisório de Serviços (RPS) é um documento que deverá ser usado por emitentes da NFS-e no eventual impedimento da emissão “on-line” da Nota. Também poderá ser utilizado pelos prestadores sujeitos à emissão de grande quantidade de NFS-e (exemplo: estacionamentos). Nesse caso, o prestador emitirá o RPS para cada transação e providenciará sua conversão em NFS-e mediante o envio de lotes (processamento em lote). 

Existem duas metodologias de Web Services que as empresas terceirizadas das prefeituras podem adotar como forma de recebimento e tratamento das informações:

  • Modo Síncrono: No processamento síncrono, o retorno ocorre em tempo de execução, ou seja, ao enviar um RPS, você receberá na mesma conexão com o Web Service o resultado do processamento deste documento, que pode ser tanto autorizado, como uma rejeição por exemplo. Pode ocorrer da empresa estar configurada para processamento síncrono no InvoiCy, mas a prefeitura trabalhar apenas no método assíncrono. Nesse caso, quando o ERP enviar um RPS ao InvoiCy, vamos imediatamente enviá-lo para a prefeitura e retornar à você o resultado deste envio, que poderá ser “Em processamento”, caso ela trabalhe de forma assíncrona. Já se a prefeitura também trabalhar no método síncrono, seu ERP já receberá o resultado do processamento do RPS enviado, que poderá ser autorizado ou rejeitado. Ex. Prefeitura de São Paulo
  • Modo Assíncrono: Já no processamento assíncrono, você receberá apenas uma confirmação de recebimento do documento e deverá efetuar uma consulta mais tarde para obter o resultado do processamento deste documento enviado. Neste caso, a prefeitura não valida o RPS na hora de seu recebimento, mas sim, a cada “X” minutos. O mesmo vale para a comunicação assíncrona entre seu ERP e o InvoiCy. Se a empresa assim estiver configurada, o ERP apenas receberá o status 105, acusando o recebimento do mesmo para posterior processamento. O InvoiCy então não enviará o RPS na hora para a prefeitura e manterá o documento em uma fila de processamento, que mais tarde, será enviado. Caberá ao ERP então, efetuar a consulta deste documento ou do lote enviado, para obter o status deste processamento quando ele ocorrer. Ex. Prefeitura de Campinas.

Em situações em que o terminal encontrar-se sem conexão com a internet para acesso ao serviço do aplicativo do Meu Checklist, o sistema SARA pode identificar a ausência de conexão e solicitar a escolha do usuário se deseja prosseguir sem a integração com o aplicativo temporariamente. O SARA adotou esta abordagem para não travar a operação de entrada dos veículos no terminal e nem a barragem da execução das ordens de serviço em caso de problemas técnicos no terminal. Entretanto, ao permitir prosseguir sem a integração, por falta de conexão com a internet, causará a perda da integração até que a conexão com a internet e comunicação com o serviço do aplicativo Meu Checklist seja restabelecido. Por esse motivo, este item deve ser abordado com uma devida atenção na utilização no sistema.

Na tela do CESV, caso escolha desativar a integração, a tela do executor do checklist não será mais solicitada. Se a conexão com a internet for restabelecida, feche a tela de registro do CESV e abra novamente para efetuar nova autenticação com o servidor do aplicativo e voltar a escolher o executor do checklist.

A imagem abaixo ilustra uma situação no início de uma OS com o sistema sem conexão com a internet

Image Removed

Mesmo sem a integração para a geração do termo de contêiner ter sido executado automático por falta de conexão com a internet, caso o checklist de vistoria de contêiner tenha ocorrido no aplicativo Meu Checklist, ao gerar o termo manualmente no SARA, e quando a conexão estiver restabelecida, o módulo consulta será capaz de recuperar as fotos tiradas no aplicativo para as partes do contêiner registradas com avaria, desde que as partes do contêiner registradas manualmente no termo do SARA sejam as mesmas registradas na vistoria de contêiner pelo checklist.

Módulos que permitem desativar a integração temporariamente quando iniciado sem conexão com a internet

  • Portaria
  • Operacional
  • Coletor de Dados

Fluxo Padrão

No registro de CESV, ao gravar, o sistema irá identificar se possui contêiner na operação e, caso exista, irá exibir tela solicitando o executor para o checklist de vistoria de contêiner em pré-gate. Ao selecionar o executor e acionar OK, o sistema irá gerar uma pendência de checklist de vistoria de contêiner para o executor escolhido.

Image Removed

Fluxo Alternativo

No registro do CESV, se for necessário remover um contêiner já adicionado e integrado com o aplicativo Meu Checklist, o SARA fará uma verificação se a OS (ordem de serviço) do CESV já foi executado e o termo de contêiner já gerado. Caso não tenha termo de contêiner, ou termo cancelado, o sistema permitirá excluir o contêiner no CESV e irá cancelar o checklist de vistoria de contêiner no aplicativo Meu Checklist. Caso possua termo, irá exibir mensagem conforme imagem abaixo bloqueando a remoção do contêiner da OS.

Image Removed

Se for necessário adicionar um novo contêiner ao CESV com contêiner já integrado, o sistema irá gerar a nova pendência de checklist. Entretanto, se a OS vinculada ao CESV já estiver iniciada, o sistema não gerará nova pendência de checklist para o contêiner adicionado, pois o SARA entende que o contêiner já encontra-se dentro da unidade e não está disponível no pré-gate para vistoria. A imagem abaixo ilustra uma situação em que um contêiner foi adicionado posteriormente ao CESV e início da OS.

Image Removed

Fluxo Padrão

No início da OS, o SARA fará a verificação se todos os checklists dos contêineres relacionados à OS estão finalizados no serviço do aplicativo Meu Checklist. Caso estejam finalizados, o sistema automaticamente irá gerar o termo de contêiner com base nos dados coletados no aplicativo. O conferente do termo será associado automaticamente, mas, se o parâmetro SL_MEUCHECKLIST_EXECUTOR_IS_CONFERENTE_TERMO estiver configurado como S o conferente será o executor no aplicativo Meu Checklist, caso contrário, será o conferente apontado para a OS. 

O termo gerado após o início da OS poderá ser conferido já na tela de avarias da OS conforme ilustra imagem abaixo selecionando o conferente correspondente.

Image Removed

Caso nenhuma avaria seja apontada para nenhuma parte do contêiner no aplicativo, nenhum termo será gerado.

Fluxo Alternativo

Se no início da OS o SARA identificar que algum contêiner relacionado a OS não está com o checklist finalizado no serviço do aplicativo Meu Checklist, o início da OS será bloqueado. Após todos os checklists relacionados serem concluídos e sincronizados com o serviço do aplicativo Meu Checklist, o SARA irá iniciar a OS normalmente e gerar os termos de contêiner automaticamente.

A imagem abaixo ilustra um momento em que no início da OS o checklist ainda não está concluído e sincronizado com o serviço do aplicativo Meu Checklist.

Image Removed

Fluxo Padrão

Assim como no módulo Operacional, no Coletor de Dados, no início da OS o SARA fará verificação se todos os checklists dos contêineres relacionados à OS estão finalizados no serviço do aplicativo Meu Checklist. Caso estejam finalizados, o sistema automaticamente irá gerar o termo de contêiner com base nos dados coletados no aplicativo. O conferente do termo será associado automaticamente, mas, se o parâmetro SL_MEUCHECKLIST_EXECUTOR_IS_CONFERENTE_TERMO estiver configurado como S o conferente será o executor no aplicativo Meu Checklist, caso contrário, será o conferente apontado para a OS. 

O termo gerado após o início da OS poderá ser conferido já na tela de avarias da OS conforme ilustra imagem abaixo.

Image Removed

Caso nenhuma avaria seja apontada para nenhuma parte do contêiner no aplicativo, nenhum termo será gerado.

Fluxo Alternativo

Idêntico ao módulo Operacional, no Coletor de Dados, se no início da OS o SARA identificar que algum contêiner relacionado a OS não está com o checklist finalizado no serviço do aplicativo Meu Checklist, o início da OS será bloqueado. Após todos os checklists relacionados serem concluídos e sincronizados com o serviço do aplicativo Meu Checklist, o SARA irá iniciar a OS normalmente e gerar os termos de contêiner automaticamente.

A imagem abaixo ilustra um momento em que no início da OS o checklist ainda não está concluído e sincronizado com o serviço do aplicativo Meu Checklist.

Image Removed

Fluxo Padrão

No módulo consulta, em consulta genérica por TFA/TFE e em consulta genérica por contêiner, será possível visualizar o termo integrado com o Meu Checklist e visualizar as fotos das partes dos contêineres tiradas durante o procedimento de vistoria do contêiner no pré-gate. Nessas duas consultas, na listagem das partes do contêiner estará disponível a coluna Fotos, e quando a parte do contêiner possuir foto tirada no aplicativo Meu Checklist, aparecerá na linha correspondente um botão Visualizar com a quantidade de fotos tiradas para aquela parte do contêiner.

As imagens abaixo ilustram a tela de TFA/TFE e Consulta por Contêiner com as mudanças na visualização do termo com a coluna de fotos e os botões de visualizar.

Image Removed Image Removed

Caso uma parte do contêiner não possuir fotos tiradas no aplicativo, esta parte não terá o botão Visualizar na coluna Fotos.

Ao acionar com o mouse um botão para visualizar foto, o SARA abrirá uma tela de visualização das fotos consultando diretamente no servidor do aplicativo Meu Checklist. Essa tela permitirá salvar a imagem que está selecionada ou salvar todas as imagens listadas em um diretório de livre escolha do usuário.

A imagem abaixo ilustra a tela de visualização de fotos de uma determinada parte de contêiner registrada no aplicativo.

Image Removed

Fluxo Alternativo

Se ao abrir uma das consultas mencionadas no fluxo padrão e a conexão com a internet não estiver disponível, o SARA exibirá mensagem informando problemas com a conexão e não apresentará a coluna Fotos para visualização, na listagem das partes do contêiner.

A imagem abaixo ilustra uma situação em que a conexão com a internet não está disponível.

Image Removed

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciapasso4
Totvs custom tabs box
tabs1 - Pontos de Atenção, 2 - Portaria, 3 - Operacional, 4 - Coletor de Dados, 5 - Consulta
idsproc1,proc2,proc3,proc4,proc5
Totvs custom tabs box items
defaultyes
referenciaproc1
Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciaproc2
Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciaproc3
Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciapasso4

Gerando uma Nota Fiscal no SARA:

Image Added

Image Added

Realizando a integração com a Prefeitura:

Na tela de Geração de Arquivo de NF-Eletrônica, existem duas opções de envio:

  • Pendentes: Marcando esta opção iram retornar todas as Notas Fiscais do SARA que estão pendentes para envio para a prefeitura
  • Canceladas: Marcando esta opção iram retornar todas as Notas Fiscais já integradas com a prefeitura e que foram Canceladas no SARA.

Enviando Notas Fiscais "Pendentes":


Image Added

Image Added

Arquivo Gerado:

Image Added

Arquivo de Retorno da Prefeitura:

Image Added


  • Na aba "Arquivos Gerados" é possível consultar os arquivos gerados e transmitidos para a prefeitura.

Image Added

  • Na aba "Consultas NFSE" é possível visualizar as informações dos arquivos consultados na aba anterior. No Grid constam todas as Notas, RPS bem como os números das NFEs geradas pela Prefeitura.

Image Added

proc4
Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciaproc5




04. DEMAIS INFORMAÇÕES


Card documentos
InformacaoEsta implementação é valida somente para a versão do módulo compilado no DELPHI 10 - TOKYO.
TituloIMPORTANTE!

...