Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Comentário: Migration of unmigrated content due to installation of a new plugin

O fluxo de alçadas do módulo de Compras restringe de compras restringe a geração manutenção dos documentos de compras emitidos pela empresa aos usuários que possuem permissão para tais ações, bem como, a análise e aprovação dos processos de compras realizados pela empresa. Isto viabiliza a redução de erros na emissão de documentos e garante o controle e gerenciamento dos gastos das compras realizadas. O objeto de análise efetuada pela alçada é o processo de compra (documento) e o critério de avaliação é o valor da compra. O controle de alçadas reduz os custos operacionais, pois, impede que seja feita uma solicitação de produto ou grupo de produtos, que esteja fora da alçada do solicitante, ou ainda, que seja efetuado um pedido de compras por um comprador ou grupo de compradores que não possui direitos para realizar este procedimento. Desta forma, permite que todo grupo de usuários, devidamente cadastrado como um grupo de solicitantes tenha direito, por exemplo, de comprar materiais de escritório. Ao mesmo tempo, é possível aumentar ou restringir direitos de um usuário pertencente a este grupo.

 


Informações
title
Help_buttonImage Removed
Observação:
 

Embora extremamente útil,

estes cadastros não são obrigatórios

este cadastro não é obrigatório para o funcionamento do módulo Compras

.

Características da aprovação direcionada por entidades contábeis

• Possibilidade de direcionamento dos itens de documentos (solicitações de compra, solicitações ao armazém e pedidos de compra) a um processo de aprovação estruturado

.

• Possibilidade de direcionamento de aprovação de despesas por área (representadas pela estrutura contábil).
• Redução de custos com o bloqueio de solicitações indevidas e início de processos indesejados.
• Redução de custos com o bloqueio de solicitações indevidas e início de processos indesejados.
• Mais controle na auditoria de processos.
• Mais flexibilidade no fluxo de aprovação.


 

O modelo de controle de alçadas

por entidades contábeis

é definido da seguinte forma:

• Somente por valor


  • Por hierarquia: O parâmetro MV_APRPCEC precisa estar desativado (F) e o comprador deve conter um grupo de aprovação associado, sendo que, nesta condição é verificado o valor do documento no momento da aprovação.
• Somente por
  • Por entidade contábil: o parâmetro MV_APRPCEC precisa estar ativado (T) e o comprador não deve conter um grupo de aprovação associado, sendo que, nesta condição é verificada a autonomia das Entidades Contábeis que, por padrão, são formadas por Centro de Custo, Conta Contábil, Item da Conta e Classe de Valor.

  • Por

valor
  • hierarquia e entidade contábil: o parâmetro MV_APRPCEC precisa estar ativado (T) e o comprador deve conter um grupo de aprovação associado, sendo que, nesta condição é verificado o valor do documento e a autonomia das entidades contábeis.

Aprovação direcionada por hierarquia

Esse método de aprovação é recomendado para processos de auditoria, no qual é necessário a avaliação do documento de compra por completo, para configurar dessa forma é necessário informar no comprado.

Aprovação direcionada por entidades contábeis

A aprovação por entidade contábil é recomendada para processos que necessitam separar os itens na forma departamental, possibilitando o direcionamento de aprovação de despesas por área (representadas pela estrutura contábil), promovendo assim mais flexibilidade no fluxo de aprovação.

As entidades contábeis são compostas por Centro de Custo, Conta Contábil, Item da Conta e Classe Valor.

O sistema trabalha de forma recursiva para efetuar o bloqueio, ou seja, é verificada a combinação das entidades que mais se aproxima para efetuar o bloqueio.

O bloqueio de alçadas por entidades contábeis, além de ser feito pela combinação de todas entidades informadas no grupo de aprovação, ele também pode ser feito por aproximação da combinação, no qual o sistema trabalha da seguinte forma:

Ordem das Combinações
CC + CONTA + ITEM + CLVL
CC + CONTA + ITEM
CC + CONTA
CC

A combinação que o sistema encontrar de acordo com as informações no grupo de aprovação, o sistema efetuará o bloqueio.

Exemplo:

No grupo de Aprovação, consta a seguinte combinação de entidades contábeis:

Pivot Table
id1535559530390_-585307681
Centro de Custo
Conta Contábil
Item da Conta
Classe Valor
001001001001


É gerada uma solicitação de compra com três itens diferentes, cujas entidades contábeis estarão da seguinte forma:

 
Centro de Custo
Conta Contábil
Item da Conta
Classe Valor
Item 01001001001001
Item 02002002001001
Item 03001001003004

Os itens 1 e 3 serão bloqueados, pois ambos entram nas combinações citadas acima.

O item 1 entra na primeira combinação: todas as informações das entidades contábeis estão iguais as informadas no grupo de aprovação.

O item 3 entra na penúltima combinação: o Centro de Custo e Conta Contábil estão iguais ao informado no grupo de aprovação, pois o sistema valida todas as informações em ordem do último para o primeiro, até encontrar uma combinação.

Solicitantes

O item 2 não será bloqueado, apesar do Item da Conta e Classe Valor serem iguais, o Centro de Custo e a Conta Contábil não são, portanto, não se enquadra em nenhuma das combinações.


Solicitantes

 Este cadastro define os usuários com permissão para solicitar a compra dos produtos restritos que pode ser dada por grupo de produtos, quantidade solicitada etc. Aqui é estabelecida a relação o usuário solicitante e os compradores compradores responsáveis pelo atendimento de suas solicitações de compra. 


Compradores

e Grupo de Compras

 O cadastro de Compradores define os usuários que podem gerar/manipular processos de compra como cotações e pedidos. Estabelece a relação entre o comprador e os aprovadores responsáveis pelos documentos gerados por ele com a definição dos grupos de aprovação para pedidos de compra e contratos de parceria.


Grupo de Compras

Grupo de Compras é o cadastro que agrupa os compradores, geralmente pela categoria de materiais que estes são responsáveis pela compra, responsáveis por manipular as cotações, pedidos de compra e autorizações de entrega. 


Aprovadores

 Este cadastro define os usuários responsáveis pela aprovação dos diversos documentos de compras que são submetidos ao fluxo de alçadas. São estabelecidos os valores e de limites de aprovação, como:

 

Valores mínimo e máximo.
  • Aprovador superior (que pode substituir um aprovador, quando necessário).
  • Limite: Valor do limite (Verba).
  • Tipo Limite (diário, semanal ou mensal) atribuído ao aprovador de acordo com seu tipo
(verba)
  • .

 

Procedimento para Utilização

  1. No Compras (SIGACOM), acesse Atualizações / Administração de Compra / Perfis de Aprovação (COMA210);
  2. Clicar na opção de Incluir para criar um novo Perfil de Aprovação;
  3. Informar os campos obrigatórios e definir os valores mínimos e máximos e a moeda para o Perfil de Aprovação;
  4. Após cadastrar o Perfil de Aprovação, acesse Atualizações / Administração de Compra / Aprovadores (MATA095) e cadastrar um usuário como Aprovador;
  5. Incluir um Grupo de Aprovação (MATA114), configurar as regras e condições para o aprovador, inclusive um Perfil de aprovação, onde já está definido o valor mínimo e máximo e a moeda a ser considerada.

 

Regras do Perfil de Aprovação

  • Será considerada a moeda informada no Perfil de Aprovação, mesmo que a moeda no cadastro do aprovador esteja diferente.
  • A moeda definida no Perfil de Aprovação não converte a moeda usada nos documentos que serão bloqueados por alçada.
  • O limite (mínimo e máximo) será definido pelo limite informado no Perfil de Aprovação definido para o aprovador no cadastro do grupo de aprovação.


Grupos de Aprovação

Neste cadastro, os aprovadores são associados em grupos, conforme a hierarquia de aprovação definida pela empresa. O objetivo desse cadastro é fornecer a Árvore de aprovação para os Documentos de compra.

O nível de aprovação dos usuários, dentro do Grupo de aprovação, define a hierarquia de aprovação do grupo. Ao gerar o Fluxo de aprovação, o sistema passa somente ao próximo nível quando o atual estiver aprovado (e assim até todos os níveis aprovarem o documento). Há ainda a possibilidade de configuração de diferentes tipos de aprovação ao utilizar o campo Tipo de Liberação.


Perfis de Aprovação

Este cadastro determina quais os limites de aprovação permitido para cada aprovador, essa amarração será feita no cadastro do grupo de aprovação, onde são definidos os aprovadores e limites. O mesmo perfil pode ser usado para diversos aprovadores, isso promove uma flexibilidade quando há necessidade de mudanças nos limites, pois uma vez alterado no perfil isso já reflete em todos os aprovadores que estão associados.


Substituição de aprovadores

Esta opção está localizada no Grupo de Aprovação, e tem como objetivo substituir os aprovadores que não podem realizar a aprovação por diversos motivos, por exemplo férias, desligamento, alteração na função etc. Com isso, a rotina fica com mais dinâmica, pois nos casos que o usuário não está na empresa é possível fazer o direcionamento das pendências.


Tipos de Compra

A rotina Tipos de Compra tem como objetivo atender as necessidades de classificação dos documentos de alçadas de solicitação de compras e pedidos de compras, assim é possível definir quais regras de cada tipo de compra e suas respectivas diretrizes a serem aplicadas e seu uso é opcional.


Liberação de documento

A rotina de liberação está disponível somente aos usuários cadastrados como aprovadores e que sejam responsáveis pela aprovação de documentos, conforme fluxo determinado pelos cadastros de alçadas. Enquanto a aprovação do respectivo documento não for processada, o fluxo de compra não pode prosseguir e o documento fica bloqueado.