Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Produto:

Microsiga Protheus


Versões:

12.1.14

Ocorrência:

Como tratar um contrato de prestação de serviços no módulo Gestão de Contratos?

Passo a passo:

Contratos de prestação de serviços, se caracterizam pelo não controle de quantidade, ou seja, todo o controle de execução e medições do contrato são realizados através de valores.

Para tratar esse tipo de contrato, foi implementado o conceito de planilha de serviços. Uma planilha de serviços não possui cronograma físico e todos os seus produtos são do tipo serviço. Ao encontrar uma planilha com essas características,

automaticamente o sistema identifica que se trata de uma planilha de serviços e todas as medições dessa planilha serão tradas como medição de serviços.

Uma medição de serviços, consiste em uma medição controlada por valor ou percentual de execução. Ao incluir uma medição serviços, o sistema inclui automaticamente a quantidade igual a 1 (um) e o valor unitário da medição

será o valor previsto, originado do cronograma financeiro. Os campos valor unitário e percentual podem ser editados, caso seja necessário realizar uma medição parcial. O campo quantidade passa a ser desabilitado para edições e o valor

total da medição não pode ser superior ao do valor previsto do cronograma, exceto se o tipo do contrato possuir limite de medição.

Exemplo de Utilização:

1- Para identificar se um produto é do tipo serviço, o sistema utiliza o campo B5_TIPO

Image Removed

 Neste novo tipo de planilha, os itens possuirão quantidade fixa igual ao número de parcelas do cronograma financeiro da planilha, permitindo que na medição do contrato, cada item possua quantidade fixa em uma unidade e seu valor unitário será flexível conforme limites definidos no cadastro de tipo de planilha. Esse cenário não se aplicará as planilhas onde há a necessidade de controle físico das entregas, ou seja, onde há o controle de cronograma físico.

Configuração do tipo de planilha de serviço:

2- Uma planilha de serviços, precisa ser do tipo fixa com cronograma financeiro e sem cronograma físico.

3- Ao incluir uma planilha com o tipo descrito no passo anterior, que contenha apenas produtos do tipo serviço, automaticamente o sistema identifica que se trata de uma planilha de serviços.

Image Removed

4- Ao incluir uma medição, automaticamente o sistema identifica que se trata de uma medição de serviços, o campo quantidade é bloqueado para alteração e fixado em 1, e os campos Percentual e Valor Unitário ficam abertos para edição.

Image Removed


Inclusão do Contrato de serviço

Na inclusão ou alteração de um contrato, ao se selecionar um tipo de planilha que possui o campo “Serviços” com valor “Sim”, o campo “Quantidade” dos itens contidos nesta planilha serão bloqueados com valor igual a zero, não sendo possível alteração manual. Deverá ser informado valor no campo “Valor Unitário” do item e, após preenchimento de todos os itens contidos na planilha, deverá ser gerado o cronograma financeiro (Outras Ações / Incluir cronograma financeiro/físico) da planilha.

Image Added

Após a geração do cronograma o campo “Quantidade” dos itens contidos na planilha serão automaticamente ajustados para um valor igual ao número de parcelas geradas no cronograma, compondo o valor total da planilha.

É extremamente importante ressaltar que devido à natureza deste tipo de planilha, não existe controle de cronograma físico, tendo em vista que a quantidade de parcelas do cronograma financeiro torna-se a quantidade de itens da planilha, e todas as medições realizadas nesta planilha, os itens possuirão valor de quantidade 1 (um).


Image Added

Image Added


Medições

Para medições de planilhas que possui o campo “Serviços” com valor “Sim”, a quantidade dos itens contidos na planilha será sempre fixada com o valor 1 (um), sendo possível a alteração apenas do campo “Valor Unitário” do item ou "Valor Total", respeitando os limites percentuais (tanto superior, quanto inferior) estipulados no campo “Limite de Medição” do tipo da planilha, sem que seja alterada o campo “Quantidade” e "Percentual".

Assim como o processo ocorre atualmente, os documentos gerados respeitarão os valores definidos nas medições, sendo assim, os dados alterados em valor não refletirão diretamente na quantidade, onde teremos documentos com a quantidade 1 (um) e com o valor definido na medição. É importante ressaltar que o saldo financeiro continua sendo consumido de acordo com o valor total do item, e caso este seja maior que o previsto em cronograma, deverá ser posteriormente ajustado o saldo entre as parcelas restantes do cronograma financeiro.

OBS: Somente é possível incluir medição para este tipo de planilha pela rotina CNTA121

Image Added

Image Added




Assuntos Relacionados:

Planilha de ServiçosObservações: