Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Comentário: Migration of unmigrated content due to installation of a new plugin

Digitação de Guias no Portal do Prestador

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Saúde

Módulo:

SIGAPLS

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

PPLDIGGUIAS

Digitação de Guias no Portal

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

PLSA090

Rotina de Atendimento

WSPLSXFUN 

WebService
WSPLSXMOVWebService

Cadastros Iniciais:

Definição de regras em Usuários do Portal

Parâmetro(s):

MV_PLSDIGP

Chamados Relacionados

TVBWOL/TUYMTE

Requisito (ISSUE):

PCREQ-5316

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

Todos relacionais homologados.

Tabelas Utilizadas:

BSO - Usuario Portal x Prestador
BCI - Protocolo de Entrega de Guias 
BD5 - Processamento de Contas
BE4 - Internações 

Sistema(s) Operacional(is):

Windows® / Linux®

Versões/Release:

12.1.7
Versão Expedida:

12.1.7

Descrição

Criação de Foi criado uma nova rotina no Portal do Prestador, onde é possível realizar a realização de digitação de guias retroativas, ou seja, de guias de atendimento já realizados.

Contudo, nos casos onde é necessário haver liberação - como guias SADT e Internação - ainda é necessário previamente realizar a liberação no portal e lançar posteriormente a autorização.

 

É permitida a inclusão das seguintes guias:

  • Consulta
  • SADT
  • Odontológica
  • Honorários

Procedimento para Configuração


CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

 

  1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Configure o seguinte parâmetro:

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_PLSDIGP

Tipo:

Caracter

Cont. Por.:

 

Descrição:

Informe o local de digitação que deverá ser usado quando a guia for lançada pelo módulo de Digitação de Guia retroativa.

 

2.  Criação de Campos no arquivo SX3 – Campos:

 

Campo

B7B_EDIOFF

Tipo

L

Tamanho

1

Título

Editar Off  

Descrição

Editar Offline                

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Help

Pode editar offline?

Campo

B7B_EDIALT

Tipo

L

Tamanho

1

Título

Perm. Alter.

Descrição

Permite alteraçao               

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Help

Permite alteraçao ?

Campo

BAU_MULTTH

Tipo

C

Tamanho

1

Título

MultThread  

Descrição

Usa MultThread Off-Line?            

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Help

Informe se para esta RDA será utilizado o recurso de MultiThread para Mudança de Fase, quando houver Digitação de Guias no Portal pelo Módulo de Digitação de Guias Off-Line. Se estiver como não, a mudança de fase ocorre na hora, mas dependendo da quantidade de procedimentos, poderá ocorrer demora. Se estiver como Sim, a mudança será feita em Thread separada e o sistema poderá funcionar normalmente.                                       

Inicializador Padrão"0"
Combobox0=Não;1=Sim             


Procedimento para Utilização

 

Usuários do Portal - Definição de Acesso

    1. Primeiramente, o parâmetro MV_PLSDIGP deverá estar com o valor desejado para o local de digitação, que é um número composto de 4 dígitos. Este número deverá ser algum não

  1. utilziado
    1. utilizado pela organização. Para o correto funcionamento, é obrigatório o preenchimento deste parâmetro com o valor desejado pela organização, como por exemplo, com o valor 7585 (isto é apenas um exemplo).

  2. Primeiramente
    1. Depois,

  3. necessitamos
    1. será necessário definir para quais usuários e RDAs devemos liberar a possibilidade de cadastro retroativo de guias no Portal. Assim, no Protheus, acesse: Atualizações / Portal / Usuários de Portal.

    2. O sistema irá exibir o browser com todos os usuários cadastrados que possuem acesso ao portal. Aqui, selecione o usuário que deseja verificar as autorizações e após, clique no botão Alterar.
      Image Modified

    3. Caso o login seja usado para vários prestadores, será necessário definir individualmente para cada um a possibilidade de digitar uma guia retroativa, bem como a quantidade de dias retroativos (ou seja, o limite de dias que pode lançar uma guia, por exemplo, caso tenho o valor 30 e tente lançar uma guia com mais de 30 dias, o sistema irá barrar essa possibilidade).
    4. Para definir o acesso e dias retroativos, basta dar duplo-clique no nome do prestador - aba Prestador -  e em seguida, indicar se pode ou não lançar guias (campo Inc. Guia Ret,) e a quantidade de dias (campo Quantos Dias), conforme imagens abaixo.

      Image Modified

      Aba Prestador -> Prestadores atrelados ao login. A permissão é individual e deverá ser realizado para cada prestador desta grid.

      Image Modified

      Campos onde definimos se o prestador poderá digitar guias retroativas no portal e a quantidade de dias.

    5. Após o preenchimento destes campos, definimos para quais prestadores é possível o lançamento de guias retroativas, bem como o período desta retroatividade. Desta forma, para cada RDA é possível definir o acesso e quantidade de dias, tornando o sistema mais prático e eficaz nestes controles.

Utilização da Rotina no Portal do Prestador - Inclusão


    1. O usuário do portal deve acessar a página do prestador em seu Browser, efetuar o login - digitando seu usuário e senha.
    2. Após o acesso, deverá

  1. clicar
    1. clique em Principal / Digitação de Guias.


  2.  
    1. Image Modified
    2. O sistema irá abrir a tela referente a digitação de guias (desde que o usuário possa acessar a rotina). Nesta tela, é possível realizar a inserção de exames,
  3. consulta
    1. consultas e geração de PEGs - Protocolo de Entrega de Guia.
    2. Para inserir uma guia, basta selecionar a RDA desejada no combo Prestador, Local de Atendimento e Regime de Atendimento, selecionar o tipo de guia no combo Tipo de

  4. Guia 
    1. Guia e a Data de Atendimento e por fim, inserir a matrícula do beneficiário para qual a guia será digitada.

  5. Image Removed
    1. Image Added
  6. Image Removed
    1.  

    2. A tela é semelhante a
  7. mesma
    1. tela do atendimento, não mudando em nada a sistemática de lançamento de informações. A diferença é
  8. no campo da Data da Solicitação, que fica aberto para edição, respeitando a quantidade de dias que pode retroagir, conforme cadastro de Usuário no Portal no item anterior
    1. que serão abertos para edição os campos para lançar uma Execução diretamente
    2. No restante, o lançamento de informações é idêntico ao processo existente hoje, bastando apenas entrar com os dados solicitados.
    3. No final do processo,
  9. a guia estrá
    1. o sistema exibirá um pequena janela para o prestador selecionar se deseja mesmo finalizar a guia. Se "sim", esta ficará com o status de Finalizada, pois sua digitação já foi realizada
  10. .Contudo, existem diferenças para a Guia SADT e Internação.
  11. Como a Guia SADT prevê uma liberação para após ocorrer a execução dos procedimentos solicitados - devido as regras contratuais e outras da Operadora - o prestador deverá obrigatoriamente lançar a liberação no ato do atendimento e armazenar o número da liberação, pois após este processo, dentro do prazo, poderá lançar a autorização normalmente pela Digitação de Guias.
  12. Caso o prestador não siga este procedimento, poderá realizar uma série de procedimentos que o beneficiário não tem acesso ou já atingiu o limite de uso ou demais situações definidas no plano. Logo, para evitar estes transtornos, quando o atendimento dor SADT, executar o atendimento normal da liberação, pois terá certeza de quais estão liberados para o beneficiário.
  13. No tocante a Guias de Internação, sempre é necessário executar a internação no Portal, para considerar que o paciente está internado. Como no caso da SADT, será necessário lançar a guia de Internação, executar a Internação e depois, com o número de autorização, lançar demais itens da evolução na digitação de guias.
  14. No caso da SADT e Internação, com o número de autorização em mãos, basta apenas seguir de 2 a 5 presentes neste tópico. Ou seja, deverá clicar em Digitação de Guias, selecionar a RDA, o tipo de Guia (SADT ou Internação) e entrar com a matrícula do beneficiário e após, clicar em Incluir. De acordo com a guia selecionada, será exibido o layout da guia em tela e no campo Nro Guia Prestador, entrar com o número de autorização gerado no processo de liberação.
  15. O sistema irá buscar os dados da solicitação e basta apenas entrar com os dados da execução. O mesmo ´processo que ocorre hoje no Atendimento.
    Image Removed
    1. , caso "Não" a guia permanecerá com o status "Em digitação".
      • Importante: A guia de honorários é sempre vinculada à uma guia de internação, sendo assim, é obrigatório a inclusão prévia de uma guia deste tipo.

        Observações:
        1. Ao clicar no botão “Incluir”, será exibida a tela conforme a opção escolhida. Porém com relação aos campos, os mesmos podem ser configurados para efeito de edição ou não. Para isso, será necessário realizar a configuração em Tipo de Guias (Miscelanea -> Genérico -> Tipo de Guias / fonte PLSA496), selecione a guia SADT ou Consulta  e após, clique no botão Outras Ações -> Cfg. Imp. TISS. Na aba “Campos Portal”, marque os campos que serão editados conforme a imagem abaixo:

              Image Added

          Image Added

          Bloqueio do usuário de acordo com a data do atendimento

          O sistema verifica agora a data de bloqueio no cadastro da BA1 (tabela de usuários), para validar o atendimento no Digitação Off-lIne, pois antes, caso o usuário estivesse bloqueado mesmo após a data da guia, o sistema já bloqueiava a inserção do atendimento. Agora, no Digitação off-Line, o usuário é obrigado também a lançar a data de atendimento, para que o sistema possa verificar se naquela data, o usuário estava bloqueado.


          Image Added

        • Procedimentos:
          1. No cadastro de Grupo Familiar, selecione um usuário e inclua um bloqueio para o usuário. No nosso caso, conforme imagem acima, selecionamos a data de 18/05/2016.
          2. Acesse o Portal do Prestador, com seu login e senha.
          3. No Portal, selecione a opção Digitação de Guias.

        • Image Added

d.Note qua agora temos a opção Data de Atendimento, que tem como intuito do prestador inserir a data de atendimento, para que o sistema possa validar se naquela data o usuário estava bloqueado ou não para atendimento.

e.No nosso exemplo, a data de bloqueio estava como 18/05/2016. Se inserimos os dados para inclusão e no campo Data de Atendimento colocamos um valor superior (como 20/05/2016), o sistema irá bloquear, pois o usuário encontra-se bloqueado. 

Image Added

 

f.Porém, se  no campo data de atendimento colocamos uma data anterior a data de bloqueio, como 17/05/2016, o sistema libera o atendimento e a inclusão da guias, pois nesta data, o usuário não estava bloqueado.

Image Added

Além disso, baseado nesta data do atendimento, o sistema agora verifica se a data inserida é anterior ao máximo de dias permitidos para guias retroativas, conforme cadastro na tela de usuários do portal para o prestador logado. Ou seja:

            • Se estou lançando uma guia hoje (ex: 02/06/2016) e o máximo de dias retroativos é 30, a data limite de atendimento é 03/05/2016.
            • Se tentar inserir uma guia com data anterior a isto, o sistema bloqueia, indicando em warning que a data de atendimento é anterior ao máximo de dias retroativos permitidos.

              Image Added

Alteração de alguns campos após Autorização de Guia

Para as guias SADT e Consulta, mesmo após autorização e salvamento da mesma, será possível o Prestador realizar algumas alterações, de modo que o sistema armazene estas alterações posteriores a liberação.

Porém, somente alguns campos estão liberados para estas alterações (detalhados mais abaixo) e ainda devem obedecer o cadastro realizado pela Operadora, pois de acordo com estes campos, a Operadora ainda pode deixar aberto ou não para edição.

Os dados principais das guias são exibidos, mas não alteráveis. Por isso, o sistema não exibe todos, pois somente alguns podem ser editados.

Tabela 1 – Guia de Consulta

Campo 12 - Nome do Profissional Executante.

Campo 16 - CBO do Executante

Campo 17 - Indicação do Acidente

Campo 22 - Valor

Campo 23 - Observação / Justificativa

 

Tabela 2 – Guia de SADT

Campo 32 - Tipo de Atendimento: Informações da tabela de Domínio 50 da TISS

Campo 33 – Indicação de Acidente

Campo 34 - Tipo de Consulta: Informações da tabela de Domínio 52 da TISS

Campo 35 - Motivo de Encerramento: Informações da tabela de Domínio 39 da TISS


Para  isso, na tela de Tipo de Guias (Miscelanea -> Genérico -> Tipo de Guias / fonte PLSA496), selecione a guia SADT ou Consulta  e após, clique no botão Outras Ações -> Cfg. Imp. TISS.

Image Added
Na tela, selecione a aba Campos do Portal.
Temos agora uma nova opção, chamada Perm. Alter. Como se trata de um campo dinâmico, é exibido para todos os campos das guias, mas só faz efeito para os campos descritos na tabela 1 ou 2 acima. Ou seja, posso marcar que quero alterar o número do Registro ANS, mas não surtirá nenhum efeito, pois não faz parte do campos descritos nas tabelas acima.
Logo, a opção só faz efeito para os campos descritos nas tabelas e caso um destes esteja como não marcado, não poderá ser alterado pelo prestador.

Image Added

Utilização da Rotina no Portal do Prestador - Exclusão

Caos

Caso o prestador digite uma guia e depois veja que cometeu algum equivoco, é possível Excluir a guia digitada.

Para isto, na tela de digitação de guias, deverá filtrar as guias digitadas da seguinte maneira:

        1. No combo Local de Atendimento e Regime de Atendimento, deverá selecionar a RDA para qual a guia foi digitada (obrigatório);
  1. Selecionar
        1. Selecione o tipo de guia no combo Tipo de Guia (obrigatório)
  2. Definir
        1. Defina os parâmetros de pesquisa no fieldset de Parâmetros de Pesquisa, podendo filtrar as guias por data, número da guia e deverá selecionar o Status de Digitação
  3. como Finalizadas
  4. Todas as guias digitadas por este módulo ficam no status de Finalizadas. Logo, o filtro deverá ser de guias Finalizadas.
        1. No final,
  5. clicar
        1. clique no botão Listar Guias.
  6. Image Removed

Caso existam guias com os parâmetros informados, o sistema irá retornar no grid as guias encontradas. Note que existe um campo do tipo checkbox, que serve para marcar as guias de forma individual.

No caso, marque a guia que deseja excluir e após, clique no botão Voltar para Digitação.

Image Modified

Agora, será necessário selecionar no combo Status Digitação a opção Em Digitação. Após, clique no botão Listar Guias.

Note que agora o botão de Excluir está

visivel

visível no campo. Basta apenas clicar no botão Excluir (em formato de "X") que o sistema irá providenciar a exclusão desta guia.

Image Modified

Utilização da Rotina no Portal do Prestador - Gerar Protocolo de Entrega de Guia (PEG)


Como o local de digitação para as guias lançadas neste módulo é diferente do padrão do sistema, é necessário gerar o Protocolo de Entrega de Guia na própria tela de Digitação.

Para isto, as guias devem estar no status de Finalizadas. Para gerar o protocolo, faça:

        1. No combo Local de Atendimento e Regime de Atendimento, deverá selecionar a RDA para qual a guia foi digitada (obrigatório);
  1. Selecionar
        1. Selecione o tipo de guia no combo Tipo de Guia (obrigatório)
  2. Definir
        1. Defina os parâmetros de pesquisa no fieldset de Parâmetros de Pesquisa, podendo filtrar as guias por data, número da guia e deverá selecionar o Status de Digitação como
  3. Finalizadas
        1. Em conferência.
        2. No final,
  4. clicar
        1. clique no botão Listar Guias.
  5. Caso existam guias com os parâmetros informados, o
        1. O sistema irá
  6. retornar no grid
        1. exibir as guias encontradas com as opções. Note que
  7. existe um campo do tipo checkbox, que serve para marcar as guias de forma individual. Caso deseje selecionar todas as guias filtradas, basta marcar o checkbox que está no cabeçalho da grid. 
        1. o botão Gerar Protocolo para Operadora está habilitado.
        2. Basta selecionar as guias desejadas, marcando no checkbox as guias que deseja gerar PEG.
        3. Após a seleção das guias, clique no botão Gerar Protocolo para Operadora.
  8.  Ao clicar neste botão, o sistema irá gerar a PEG e emitirá um alerta em tela, informando que a consulta da PEG poderá ser realizada no módulo de Consulta de Protocolos, existente no caminho TISS / Protocolos.
    OBS:
     Essa funcionalidade é idêntica a existente hoje de gerar protocolos, mudando apenas o caminho utilizado.

    Image Removed
        1. O sistema então irá exibir um warning, avisando que o protocolo ficará disponível dentro de alguns instantes na Opção Consulta Protocolos Gerados.

OBS: Uma vez gerado o protocolo, as guias não serão mais exibidas neste grid, pois serão “migradas” do local da PEG de Digitação de Contas – conforme parâmetro MV_PLSDIGP – e serão transferidas para a PEG definitiva, conforme ocorre hoje no processo padrão do sistema. Ou seja, caso no parâmetro MV_PLSDIGP tenha o valor 0003, as PEG’s serão transferidas do local 0003 para a PEG definitiva que estiver aberta para o prestador no sistema, conforme ocorre hoje.

Image Added

 

Após acessar TISS / Protocolos, clique na aba Consultar Protocolos Gerados, entre com as informações solicitadas desta tela (prestador, data e tipo de guia) e depois, clique no botão Exibir.


Image Removed



Image Added

 

Pesquisa F3 da Guia SADT retornar guias de Internação e SADT em conjunto

 Atualmente, o campo número 03 – Nº da Guia Principal, na guia SADT exibe apenas guias de internação. Porém, por força de legislação, é necessário que a pesquisa exiba também guias SADT, pois pode ocorrer de uma guia SADT referenciar outra, como por exemplo: Tenho uma guia SADT com o procedimento Endoscopia. Porém o médico que realizou o procedimento pode enviar outra guia SADTcobrando seus honorários (já que não existe obrigatoriedade do envio de Guias de Honorários) e desta forma, o campo deve exibir também as guias SADT.

Agora, ao clicar na lupa do procedimento, o sistema exibe as guias de Internação e as SADT, de forma que o usuário possa selecionar uma ou outra:

Image Added

 

Note que o sistema exibe as guias e as diferencia pela coluna Tipo Guia, pois o que é internação aparece como “INT.” e a de exames como SADT.


 

Gravação de guias pelo portal com a opção de multithread

 

Atualmente após a confirmação dos dados da guia, o sistema realiza a gravação e a mudança de fase da guia, porém enquanto o sistema não conclui o processo, o portal fica bloqueado para outras ações.

 

Foi realizado uma melhoria para que após a confirmação dos dados, o portal não fique bloqueado, permitindo realizar outras ações. Para isso, é necessário realizar uma configuração no cadastro da RDA.

 

Acesse Atualizações -> Rede de Atendimento -> Rede Atendimento (rda) – Cadastro, selecione a RDA desejada e clique no botão “Alterar”, na aba “Outros” alterar o conteúdo do campo “MultiThread” para “SIM”, conforme tela abaixo:

Image Added


 

Importante

 

O processo de pagamento só irá considerar as guias Offline após a geração de um protocolo para a mesma, ou seja, para o processo de pagamento o sistema não irá considerar as guias que estiverem no local de digitação configurado no parâmetro MV_PLSDIGP.