Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Comentário: Migration of unmigrated content due to installation of a new plugin

Relatório de Variação Cambial - UTB376AA

Visão Geral do Programa

O Relatório de Variação Cambial (UTB376AA) tem o intuito de facilitar a apuração dos montantes de variação cambial liquidada e não liquidada para possíveis abatimentos em tributos que possuem essa previsão legal, a exemplo do IRPJ e da CSLL, para empresas que se enquadram em suas regras.

O programa atua nos módulos de contas a pagar (APB) e contas a receber (ACR), portanto, estamos falando em uma visão financeira da movimentação. Possíveis visões como a de receita ou despesa de variação cambial consolidada entre os módulos e/ou espécies de documento dentro do próprio módulo, devem ser apuradas via tabela dinâmica na planilha Excel que é emitida com a movimentação.

A rotina possibilita ainda informar a data de início de regime de caixa, data de corte da variação não liquidada, faixas de seleção para filtrar a movimentação que deve ser apurada, classificação por moeda/período/cliente e também permite a emissão de arquivo em formatos texto e planilha Excel.

Informações

Importante:

O conceito que será utilizado para cálculo da variação cambial neste relatório é diferente do conceito utilizado pelo sistema para efetuar os cálculos de correção de valor. É importante ressaltar que não será possível conferir os valores calculados por relatório com os valores calculados de correção de valor pelo sistema em função das diferença de conceito.

Nota

Nota:

Para uma melhor performance na emissão desse relatório, informar faixas no mínimo para Estabelecimento, Cliente(ACR)\Fornecedor(APB) e data de emissão (range de datas inferior a 180 dias).

Exemplo:

Estabelecimento           01                  à           01
Cliente\Fornecedor       111                à           111
Data Emissão                01/01/2018   à           31/03/2018

A execução batch, por intermédio de servidor RPW, é indicada e proporciona notável ganho de performance nas execuções deste relatório.

Relatório de Variação Cambial

Objetivo da tela:

Permitir a parametrização para apuração das variações cambiais liquidadas e não liquidadas nos módulos de contas a pagar e contas a receber.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Seleção

Veja mais informações na descrição da tela Seleção – Variação Cambial.

Planilha / Excel

Ao acionar esse botão é possível determinar os parâmetros a serem considerados para exportação do arquivo gerado para uma planilha de cálculo. Ver mais informações na descrição da Tela Geração Planilha.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Módulo

Permite indicar o módulo que deve ser executado o relatório de variação cambial. Opções: ACR – Contas a receber; APB – Contas a pagar.

Informações

Importante:

A indicação do módulo adequa o restante das telas para que as informações sejam fornecidas sempre com base no módulo selecionado.

Liquidada

Permite indicar que deverá ser calculada a variação cambial sobre a movimentação já liquidada no módulo.


Informações

Importante:

A variação cambial liquidada sempre toma como data de início para apuração da variação cambial a data da implantação do título ou do movimento que disponibilizou o saldo liquidado (Acerto de Valor a Maior por exemplo) ou ainda a data do início do início do regime de caixa, caso essa seja superior as duas hipóteses anteriores. A data fim será sempre a da movimentação a que se refere o cálculo da variação liquidada (ex: Baixa, Liquidação, Acerto de valor a menor, etc).

Não Liquidada

Permite indicar que deverá ser calculada a variação cambial sobre os saldos (valores não liquidados) dos documentos existentes no módulo.


Informações

Importante:

A data de início para cálculo da variação cambial não liquidada segue a mesma regra da variação liquidada, porém, a data fim sempre será a informada no campo “Data Corte”, que é habilitado quando essa opção está marcada para impressão.

Obs. A variação não liquidada sempre é calculada sobre o saldo do título, utilizando a cotação da data de corte. Não há recomposição de saldos.

Obs2. "Liquidação Perda Dedutível", apesar de não baixar o saldo do título, é considerado como variação cambial liquidada.

Data Corte

Campo habilitado somente quando a opção “Não liquidada” for marcada. Permite informar a data de apuração da variação não liquidada.


Informações

Importante:

A cotação para apuração da variação não liquidada será a cotação informada para esta data no cadastro de cotações, programa “Matriz Cotações das Paridades” – prgint\utb\utb061aa.r.

Início Regime Caixa

Permite indicar que deverá ser calculada a variação cambial somente a partir da data de início do regime de caixa na empresa.

Data Início Regime Caixa

Campo habilitado somente quando a opção “Início Regime Caixa” for marcada. Permite informar a data de início do regime de caixa na empresa.


Informações

Importante:

Quando informado o início do regime de caixa, todos os cálculos para títulos com data de implantação anterior a esta data respeitarão esse campo para buscar a cotação inicial. A cotação inicial nestes casos será a informada para esta data no cadastro de cotações, programa “Matriz Cotações das Paridades” – prgint\utb\utb061aa.r.

Classificação

Permite parametrizar a forma que serão emitidas as informações no relatório de variação cambial, também, os totalizadores\quebras que serão feitas.

As opções são:

  • Por Moeda;
  • Por Moeda/Período;
  • Por Moeda/Período/Cliente (ACR);
  • Por Moeda/Período/Fornecedor (APB).


Nota

Nota:

A classificação tem efeito sobre o relatório texto impresso. Na planilha a apresentação e\ou totalização fica a cargo do usuário, via tabela dinâmica.

Seleção - Variação Cambial

Objetivo da tela:

Permitir inserir as faixas de informações para seleção dos títulos\movimentos a serem listados no relatório.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Estab Selec

Inserir os estabelecimentos que devem ser considerados na execução do Relatório de Variação Cambial.


Nota

Nota:

Os estabelecimentos devem ser selecionados com o acionamento do botão “Seleciona Todos”, localizado ao lado desse campo. Serão apresentados todos os estabelecimentos das Unidades Organizacionais nas quais o usuário tem permissão de acesso.

Cliente\Fornecedor – à

Inserir o código inicial e final, determinando uma faixa de clientes\fornecedores a serem consideradas. Somente são listados no relatório os títulos de clientes\fornecedores que estejam na faixa inserida.


Informações

Importante:

Para emitir relatório com as movimentações de liquidação\baixas de um único cliente\fornecedor, inserir o código do mesmo no campo inicial e final. 

Grupo Cliente\Fornecedor - à

Inserir o código inicial e final, determinando uma faixa de grupo de clientes\fornecedores a serem consideradas. Somente são listados no relatório os títulos de clientes\fornecedores relacionados a grupos que estejam na faixa inserida.


Informações

Importante:

Para emitir relatório com as movimentações de liquidação\baixas de determinado grupo de clientes\fornecedores, inserir o seu código nos campos inicial e final.

Espécie – à

Inserir o código inicial e final, determinando uma faixa de espécies de títulos a serem consideradas. Somente são listados no relatório os títulos de espécies que estejam na faixa inserida. 

Série - àInserir o código inicial e final, determinando uma faixa de séries de títulos a serem consideradas. Somente são listados no relatório os títulos de séries que estejam na faixa inserida. 
Título - àInserir o código inicial e final, determinando uma faixa códigos de títulos a serem consideradas. Somente são listados no relatório os títulos cujos códigos que estejam na faixa inserida.
Parcela - àInserir o código inicial e final, determinando uma faixa de parcelas de títulos a serem consideradas. Somente são listados no relatório os títulos de parcelas que estejam na faixa inserida. 

Data Emissão – à

Inserir as datas inicial e final, determinando uma faixa de datas de emissão a serem consideradas. Somente são listados no relatório os títulos com datas de emissão que estejam na faixa inserida. 

Data Liquidação - à (somente ACR)

Inserir o código inicial e final, determinando uma faixa datas de liquidação a serem consideradas. Somente são considerados no relatório os movimentos com datas de que estejam na faixa inserida


Informações

Importante:

Regra utilizada para filtrar a data dos movimentos a serem considerados:

  • Se for um movimento de "Liquidação Perda Dedutível" e a data de liquidação do título ACR no movimento for diferente de ? será gravada a data deste movimento;
  • Caso não entre na primeira regra, buscará do complemento de movimento pela data de liquidação do movimento do título;
  • Caso não sejam aplicadas as regras acima, será filtrado pela data de transação do movimento.

Data Pagto - à (somente APB)

Inserir o código inicial e final, determinando uma faixa datas de pagamento a serem consideradas. Somente são considerados no relatório os movimentos com datas de que estejam na faixa inserida


Informações

Importante:

Regra utilizada para filtrar a data dos movimentos a serem considerados:

  • Buscará inicialmente do complemento de movimento pela data de pagamento do movimento do título;
  • Caso não seja aplicada a regra acima, será filtrado pela data de transação do movimento.

Safra - à

Inserir o código inicial e final, determinando uma faixa de código de safra. Somente são considerados no relatório os títulos com código de safra que estejam na faixa inserida. 

Número do contrato – à

Inserir códigos inicial e final, determinando uma faixa números de contrato de grãos. Somente são apresentados nessa consulta os títulos relacionados aos contratos que estejam na faixa inserida.

Desconsiderar Títulos de Espécie não ContábilPermite indicar se o relatório será ou não gerado com títulos que apresentam espécie de documento não contábil.
Nota

Nota:

Após inseridas as faixas de informações para seleção dos títulos liquidados a serem listados, acionar o botão OK confirmando a seleção definida.


Geração Planilha

Objetivo da tela:

Permitir parametrizar a geração dos dados em planilha Excel.


Nota

Nota:

Os dados são apresentados na planilha sem qualquer totalização, visto que este tipo de procedimento pode ser efetuado utilizando as ferramentas do Excel, totalizando e ordenando os dados de acordo com a necessidade.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Gerar Arquivo Planilha

Quando assinalado, determina que os dados serão gerados no formato de planilha.

Local

Inserir o local e o nome desejado para a planilha que será gerada. 

Caracter Delimitador

Inserir o caracter pelo qual os dados serão separados na planilha.

Nota

Nota:

Após inseridas as informações desejadas, acionar o botão OK confirmando a parametrização.

Regras de Negócio:

- Apuração é efetuada somente para finalidades que armazenam “módulos” (prgint\utb\utb077aa.r);

- Forma de conversão da finalidade na composição deve ser “multimoeda” (prgint\utb\utb078aa.r);

- Espécie não pode ser do tipo previsão (prgint\utb\utb090aa.r);

- Título não pode ter sido originado de uma “liquidação por transferência de estabelecimento” (Título é implantado e liquidado\baixado no mesmo dia, não calculando assim variação cambial), variação nesse caso é calculada sempre no título origem;

- Movimentos estornados e transações de: "Alteração Data Vencimento", "Alteração Data Emissão", "Alteração não Contábil", "Transf Unidade Negócio", correções de valor e estornos não serão considerados para apuração da variação cambial;

- Transações que não serão listadas no relatório e também na planilha excel, por serem usadas somente como parâmetro (buscar a cotação) para cálculo da variação: "Implantação", "Implantação a Crédito", "Implantação a Débito", "Transf Estabelecimento", "Subst Nota por Duplicata" (APB) e "Renegociação" (ACR);

- A data de corte informada para o cálculo da "variação não liquidada" é somente para fim de busca da cotação utilizada no cálculo, não sendo usada para recomposição dos saldos do título;

- A variação não liquidada é gerada sobre o saldo do título no momento da execução. A única exceção a essa regra é a "Liquidação Perda Dedutível" onde o título permanece com saldo, porém, é considerado como liquidado;

- Regra de busca da cotação para os cálculos de variação:

  • Do movimento:
    • Armazenada na correção do próprio movimento (Ex: Implantação);
    • Armazenada na correção de valor do movimento de correção (Ex: Liquidação\Baixa);
  • Do cadastro oficial de cotações do produto prgint\utb\utb061aa.r – Para movimentos fictícios - (Ex: Início Regime Caixa, Variação Não Liquidada);

- No excel, devido a ser uma única linha de cabeçalho, foram priorizados os campos mais importantes em relação ao arquivo texto.