Histórico da Página
...
- O código do Beneficiário da cobrança é configurado na subconta (tabela SEE) pela rotina Parâmetros de Banco (FINA130) no campo Cód. Empresa (EE_CODEMP).
- Preencher com o convênio completo ou com os 7 dígitos conforme o exemplo abaixo:
- Convênio completo: 00332271001912345674 → preencher no campo EE_CODEMP o valor 1234567
- Preencher com o convênio completo ou com os 7 dígitos conforme o exemplo abaixo:
- Se o nosso número for gerado pelo sistema, esse deve ser configurado na subconta (tabela SEE) pela rotina Parâmetros de Banco (FINA130) nos campos Faixa Inicio (EE_FAXINI), Faixa Fim (EE_FAXFIM) e Faixa atual (EE_FAXATU).
- O endereço do cliente deve ter o número separado por vírgula para que seja encaminhado corretamente ao sistema do banco.
- A configuração para "PROTESTO" de boletos terá como base o campo EE_DIASPRT (Dias para protesto), se este campo estiver preenchido com valor maior que 0 (zero) o layout será configurado como "PROTESTAR" e o numero de dias será o valor do campo. Caso contrario será configurado com "DEVOLVER" em 02 dias.
- Código da carteira deve ser informado no campo Cód. Carteira (EE_CODCART).
- Mensagem para instrução de cobrança deve ser informada no campo Mensagem 1 (EE_FORMEN1), vale ressaltar que o banco aceita no máximo 165 100 caracteres, porém existe um espaço pré-definido para exibição da mensagem onde é utilizado aproximadamente 70 caracteres. Recomendamos o uso de letras minúsculas , pois na impressão do boleto existe um espaço pré-definido para exibição da mensagempara maior aproveitamento do espaço de impressão da mensagem.
- Mensagem para instrução de cobrança (EE_FORMEN2) com o mesmo tamanho máximo da EE_FORMEN1. Disponível apenas para Cobrança por API (JSON).
05. CONFIGURAÇÃO DO LAYOUT
...
- Boleto Híbrido (Boleto + Pix): Define se irá utilizar QR Code Pix para pagamento no boleto. Para utilizar essa funcionalidade é preciso configurar a chave pix para o banco no cadastro de banco(MATA070) → Outras Ações → Chaves pix. (boleto híbrido disponível apenas para Cobrança por API).
06. WEBHOOK E FINA715 - RETORNO
Webhook
→ Url de Webhook do Santander deve ser configurado na Configuração de Contas do NGF conforme a seguir:
https://seuendereco:suaporta/api/fin/v1/bb/santander/receivables/
seuendereco:suaporta → Informar endereço e porta do serviço REST configurado no arquivo appserver.ini.
/api/fin/v1/bb/santander/receivables/ → API disponível no serviço REST padrão do Protheus preparada para receber o payload de cobrança(boletos) do Santander.
A mesma url de Webhook recebe evento de pagameto de boletos pagos via código de barras e pagos via QR Code (Pix).
O processamento é diferente quando o boleto é pago via código de barras e quando o boleto é pago via QR Code.
→ Pagamento via QR Code (Pix):
- Boleto já é considerado liquidado e a baixa do título no Protheus é iniciada assim que o Protheus recebe a requisição do banco Santander.
→ Pagamento via Código de Barras:
- Boleto ainda não pode ser considerado liquidado (Em alguns casos pode ser cancelado ou estornado ao longo do dia pelo banco).
- A baixa do título não é realizada no momento que o Protheus recebe a comunicação via Webhook. A baixa será processada posteriormente via job FINA715. Para mais detalhes clique aqui.
FINA715
→ Banco Santander segue o processo de bancos que não possuem API de listagem. Para mais detalhes clique aqui.