Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Para isto siga os passo abaixo:

...

EVENTOS/VERBAS DE INTEGRAÇÃO - TABELA S137 

A tabela é acessada pelo menu de Manutenção de Tabelas (SIGAGPE > Atualizações > Definições Cálculos > Manutenção tabelas) e é para uso dos clientes do TOTVS Consignado.

Nesta tabela, devem conter qual a instituição financeira de crédito que está relacionada com cada filial (via consulta específica), verba para desconto na folha, férias e verba para desconto no rescisão (via consulta padrão da tabela SRV). Sobre o cadastro das verbas utilizadas, é importante considerar:

    • Que a verba cadastrada na S137 seja única para a funcionalidade a que se destina não devendo ser usada a mesma verba para processos diferentes (mensal, férias ou rescisão) na integração das parcelas;
    • Que a verba cadastrada na S137 esteja cadastrada na filial onde se realizará a importação das parcelas;
    • Que a verba cadastrada na S137 esteja com o campo Qtde.Lancto (RV_QTDLANC) com o preenchimento respeitando a quantidade de lançamentos que serão feitos por funcionário. Recomenda-se que o campo Qtde.Lancto (RV_QTDLANC) esteja com o preenchimento igual à nove (RV_QTDLANC=9);
    • Que a verba cadastrada na S137 esteja com o campo Lcto Diario (RV_LCTODIA) esteja com o preenchimento igual à "N - Nao".

Figura 03 01 - Tabela S137 - Retorno da consulta às instituições de crédito


Image Added

Figura 02 - Tabela S137 - Localização da Verba que irá compor o campo


Figura 04 03 - Tabela S137 - Com filial não especificada

...

Os registros podem ser criados sem especificar ou especificando a filial relacionada. Para a seleção da filial a ser especificada, é importante levar em consideração o compartilhamento das tabelas RCB e RCC, sendo que as duas devem ter o mesmo tipo de compartilhamento configurado.

Figura 05 04 - Tabela S137 - Com filial específica


O mnemônico P_PERCONS deve estar preenchido com o percentual a ser descontado no movimento conforme % limite definido pela legislação para desconto de empréstimos consignados referente ao líquido, para isso, valide na rotina Mnemônicos pelo caminho >Atualização >Definição de cálculos >Mnemônicos:

mceclip2.pngImage AddedFigura 05 - Cadastro de Mnemônicos

DICA: Para conhecer em detalhes esta funcionalidade clique aqui!


EVENTOS/VERBAS DE INTEGRAÇÃO COM FÉRIAS

Para que seja possível efetuar o desconto do empréstimo consignado proporcional nas férias, casoo empréstimo tenha sido gerado pelo Totvs TOTVS Consignado será necessário preencher os campos específicos para esta finalidade na tabela S137:

    • No campo "Verba Férias Mês" deve ser preenchido a verba correspondente ao desconto do empréstimo consignado nas férias para os dias que caem no mês.
    • No campo "Verba Férias Mês Seg" deve ser preenchido a verba correspondente ao desconto do empréstimo consignado nas férias para os dias que caem no mês seguinte.
    • No campo "Verba Corr Fol Mês" deve ser preenchido a verba correspondente ao provento do empréstimo consignado para os dias que caem no mês.
    • No campo "Verba Corr Fol Mês Seg" deve ser preenchido a verba correspondente ao provento do empréstimo consignado para os dias que caem no mês seguinte.

...

 DICA: Para conhecer em detalhes esta funcionalidade clique aqui!

Image Added

EVENTOS/VERBAS DE INTEGRAÇÃO COM RESCISÃO

Para que seja possível efetuar o desconto do saldo devedor do empréstimo consignado na rescisão gerado pelo TOTVS Consignado, será necessário preencher os campos específicos para esta finalidade na tabela S137:

    • No campo "Cod.da Verba na Rescisão" deve ser preenchido a verba correspondente ao desconto do empréstimo consignado na rescisão. 

...

DICA: Para conhecer em detalhes esta funcionalidade clique aqui!

Image Added


Para que seja garantida a legalidade do débito limitado a 30% ao  % limite definido pela legislação  do líquido para desconto do  saldo devedor para quitação do empréstimo,  o cadastro da verba de desconto de empréstimo consignado rescisão na rotina de Verbas pelo caminho  >Atualizações >Definições de cálculos >Verbas, ela deve estar com o campo Emp. Cons. com SIM:mceclip0.pngImage Removed

Image Added

Figura 01 06 - Cadastro de Verbas

...

mceclip2.pngImage RemovedFigura 01 - Cadastro de Mnemônicos



HABILITAÇÃO DE MULTIPLAS FILIAIS PARA IMPORTAÇÃO DE PARCELAS CONSIGNADO COM A FOLHA DE PAGAMENTO MENSAL

Importante habilitar o parâmetro (MV_IMPMFIL) que deverá possuir valor igual a .T., possibilitando assim a ativação da rotina de Importação para Múltiplas filiais no processo de integração de parcelas com a folha mensal. Uma vez que o parâmetro é ativado, será possível escolher as Filiais que se deseja buscar as parcelas e realizar a importação para várias ao mesmo tempo. Para este caso, irá aparecer a tela de seleção de Filial antes da tela de seleção de parcelas e logo após selecionar será possível selecionar o período do movimento da folha a ser importado.

Importante ressaltar que por padrão este parâmetro estará desabilitado (setado como .F.) sendo que assim a importação atual seguirá apenas para os funcionários da filial logada.


Figura 06 07 - Acesso ao programa

Figura 07 08 - Seleção da localização do parâmetro 


Figura 08 09 - Busca do parâmetro

Figura 09 10 - Seleção do parâmetro

Figura 10 11 - Edição do parâmetro

Figura 11 12 - Exemplo do impacto do parâmetro na Rotina de Import. Parcelas com as Filiais.

É possível selecionar todas as parcelas/filiais ou apenas uma ou mais, conforme necessidade do analista. Existem diferentes tratamentos para diferentes situações que podem ocorrer durante a utilização dessa rotina:

ra a Carol, na tabela SRD, permitindo que o mesmo seja consumido e tratado no TOTVS Consignado, para realização da conciliação do empréstimo e disponibilização de dados atualizados da parcela à instituição de crédito.

Para que os dados vindos do instituição de crédito sejam utilizados no ERP, é necessário realizar a importação das parcelas. Como explicado anteriormente. Também é necessário que se observe os seguintes itens:

  • Que a instituição de crédito parceira tenha enviado as parcelas para a plataforma do TOTVS Consignado, para que elas possam ser disponibilizadas ao cliente, via API;
  • Que o período de cálculo selecionado para importação esteja aberto e ativo;
  • Que a configuração da tabela S137, na Manutenção de Tabelas, esteja correta. Ou seja, é necessário que haja a configuração das verbas e da instituição de crédito, que deve ser a mesma do contrato da parcela. Para maiores informações, consultar o documento TOTVS Consignado - Manutenção de tabelas - Verbas do Consignado;
  • Que a verba cadastrada na S137 esteja cadastrada na filial onde se realizará a importação das parcelas;
  • Que a verba cadastrada na S137 esteja com o campo Qtde.Lancto (RV_QTDLANC) com o preenchimento respeitando a quantidade de lançamentos que serão feitos por funcionário. Recomenda-se que o campo Qtde.Lancto (RV_QTDLANC) esteja com o preenchimento igual ao valor máximo permitido pelo sistema (9);
  • Que a verba cadastrada na S137 esteja com o campo Lcto Diario (RV_LCTODIA) esteja com o preenchimento igual à "N - Nao".

Segue exemplo de preenchimento da S137, utilizada para realização da importação.

Image Removed

Tabela S137, configurada para a D MG 01.

Ao acessar a rotina pelo menu de Import. Parcelas (SIGAGPE > Miscelânea > Consignação > Import. Parcelas), o sistema exibirá ao usuário a tela com a parametrização para consulta à API. Será necessário informar o período (no formato AAAAMM) e quais as situações do funcionário (RA_SITFOLH) no qual se deseja realizar a importação. O CNPJ será considerado conforme a filial que o usuário está logado para disponibilização das parcelas, com status "Aberta", que serão importadas.

...

na

...

Foi criado um parâmetro (MV_IMPMFIL) que se habilitado (possuir valor igual a .T.), possibilita a ativação da rotina de Importação para Múltiplas filiais, uma vez que o parâmetro é ativado, será possível escolher as Filiais que deseja buscar as parcelas e realizar a importação. Importante ressaltar que por padrão o parâmetro estará desabilitado. Dessa forma a importação atual seguirá apenas para os funcionários da filial logada.

No caso abaixo o valor da MV_IMPMFIL está setado como .F.

Parâmetros:

Image Removed

Rotina de Import. Parcelas com o período 202201 parametrizado.

No caso deste exemplo, são retornadas as parcelas disponíveis (ordenados por contrato) para importação no período de 202201:
Image Removed

Rotina de Import. Parcelas com as parcelas disponíveis para 202201.

Para o caso do parâmetro MV_IMPMFIL setado como .T. irá aparecer a tela de seleção de Filial antes da tela de seleção de parcelas e logo após selecionar o período:

Image Removed

Rotina de Import. Parcelas com as Filiais.

É possível selecionar todas as parcelas/filiais ou apenas uma ou mais, conforme necessidade do analista. Existem diferentes tratamentos para diferentes situações que podem ocorrer durante a utilização dessa rotina:

Após o processo de importação da parcela, cálculo e fechamento da folha, os dados referentes ao pagamento da parcela são enviados à Carol, na tabela SRD, para consumo e tratamento no TOTVS Consignado, para disponibilização de dados atualizados da parcela conciliada à instituição de crédito.

07. MARGEM CONSIGNÁVEL PERSONALIZADA - ROTEIRO FOL

Os clientes do TOTVS Consignado terão a possibilidade de personalizar o cálculo da margem consignável no roteiro de cálculo da folha (FOL) e, com isso, disponibilizar a instituição de crédito o valor da margem consignável dos funcionários que atenda às particularidades de cada cliente.

Informações

IMPORTANTE

Caso o cliente não use o TOTVS Consignado ou não deseje personalizar a margem consignável, o mnemônico deve ser deixado como .F.

Caso o cliente queira customizar a margem consignável com condições diferentes à configuração padrão atual, é possível desativar o Roteiro de Cálculo para o roteiro da folha em que a fórmula (TCMARGC) do Consignado se encontra, e assim cadastrar um novo roteiro com uma nova fórmula, de acordo com as customizações desejadas. Para saber mais clique aqui!

Lembrando que a montagem das fórmulas e a responsabilidade do funcionamento da geração da nova margem fica a cargo do cliente, uma vez que a mesma foi totalmente customizada. A documentação do TDN irá auxiliar nas customizações desejadas.

Após o cliente ter indicado quais verbas serão consideradas no cálculo da margem consignável, o cálculo da folha de pagamento poderá ser realizado como de costume. 

...

rotina

...

:

...

Abaixo, estão alguns exemplos de utilização:

Caso deseje saber mais detalhes sobre a margem personalizada, acesse o documento disponibilizado no item 09. ASSUNTOS RELACIONADOS.


03. TABELAS UTILIZADAS

As seguintes tabelas do Protheus são utilizadas nesse projeto:

    RCB
    • S137 -
  •  Configuração de Parâmetros
  • RCC - Parâmetros 
  • RGB - Incidências
  • SX6 - Parâmetros do Sistema
  • SR8 - Controle de Ausências
  • SRA - Funcionários
  • SRC - Movimento do Período
  • SRD - Históricos de Movimentos
  • SRG - Rescisões
  • SRK - Movimento de Valores futuros
  • SRR - Itens de Férias e Rescisões
    • Manutenção de Tabelas
    • SRV - Verbas


04. LINKS ÚTEIS

...