Histórico da Página
...
A visão de tarefas exibirá somente obras/etapas/serviços do projeto atualmente selecionado, onde:
Obras são compostas por etapas e serviços.
Etapas podem ou não ser compostas por serviços.
Para que exista uma etapa/serviço, deve-se obrigatoriamente existir uma obra.
As tarefas são compostas por obras, que se dividem em etapas e as etapas podem possuir vários serviços.
Antes de cadastrar uma etapa, deve-se cadastrar a obra, com o código de acordo com a máscara da tarefa (obras, etapas e tarefas) parametrizada no sistema (Menu Opções | Parâmetros | TOTVS Obras e Projetos | Projetos | Pasta Exibição).
A obra aparecerá na listagem das tarefas escrita da cor definida no Menu Opções | Parâmetros | TOTVS Obras e Projetos | Projetos | Pasta Exibição | Cores.
Depois de cadastrada a obra, cadastra-se as etapas, com o código da máscara um nível abaixo ao da obra.
Se não houver nenhum item cadastrado, pressione Insert, Seta para baixo ou clique no ícone ' Incluir '. Dessa forma, o código da obra será gerado, automaticamente, de acordo com a máscara.
Após cadastrar a obra, estando com o cursor posicionado sobre a mesma, ao pressionar Insert ou Seta para Baixo ou no ícone 'Incluir', o código sugerido será o código de uma obra.
Após cadastrar a etapa, estando com o cursor posicionado sobre a obra, ao pressionar Insert ou Seta para Baixo ou no ícone 'Incluir', o código sugerido será o código de uma etapa.
Após cadastrar a etapa, estando com o cursor posicionado sobre a mesma, ao pressionar Insert ou Seta para Baixo ou no ícone 'Inserir nova linha', o código sugerido será uma subetapa ou serviço (dependerá do que você informar para o item).
Para cadastrar um serviço, posicione no serviço que tem código anterior ao que o serviço terá e pressione Insert ou o ícone 'Incluir'. Se o serviço for o último da visão, poderá utilizar Seta para baixo. E assim, por diante.
Para a função de Exclusão pode-se utilizar as teclas de atalho Ctrl + Del.
Para a função de Inclusão pode-se utilizar a tecla Ctrl + Ins.
O cadastro de uma nova obra ou a alteração de uma obra já cadastrada pode ser feito também através da janela de edição de obras.
Quando uma tarefa tiver um recurso associado, a unidade não poderá ser alterada, pois ela é a mesma unidade do recurso (composição ou insumo).
Quando uma tarefa tiver um valor cotado e for associar um recurso (composição / recurso), o valor cotado será desativado e o recurso será ativado.
Insumos percentuais não podem ser associados à tarefas.
Com a visão de composições ou de insumos aberta, pode-se arrastar um recurso e soltá-lo na visão de Tarefas. Uma tela de diálogo é aberta e você pode associar um recurso à tarefa ou incluir uma nova atividade com o recurso.
Se estiver associando uma composição à tarefa e já existir uma composição associada, a mesma será substituída. Caso já exista um insumo associado à tarefa, o mesmo será excluído da tarefa. Se estiver associando um insumo à tarefa e já existir uma composição associada à tarefa, a mesma será excluída da tarefa. Se a tarefa for uma etapa ou uma obra não serão permitidas as associações de composições ou insumos. Se estiver criando uma nova tarefa, a mesma é criada com o Nome, a Descrição e a Unidade do recurso. A Quantidade pode ser informada e o BDI Diferenciado recebe valor um (1). O código é gerado de acordo com a Hierarquia, sendo que é o maior código de seu nível mais 1. Se o recurso for solto sobre um serviço, o serviço será criado no mesmo nível. Se o recurso for solto sobre uma obra/etapa o serviço será criado um nível abaixo.
A associação será sempre da Planilha de Serviço para a Planilha de Atividade.
Arrastar Serviço em cima da Etapa da Planilha de Atividades:
É possível marcar uma ou mais tarefas da Planilha de Serviços e arrastar para uma etapa na Planilha de Atividades.
Ao soltar o botão do mouse o sistema irá criar tantas atividades quanto forem os serviços que estão sendo arrastados para a Planilha de Atividades.
A quantidade da atividade será igual ao saldo a alocar do serviço. Caso o usuário deseje, ele pode a qualquer momento alterar a quantidade da atividade, alterando conseqüentemente a quantidade associada.
O campo "Quantidade de Equipe" pode ser informado manualmente na visão da planilha de serviços, e será utilizado no cálculo da função de fórmula Valor das Horas Produtivas de um Recurso da Tarefa (VLRHORASPRODUTIVASRECURSO).
Observação:
A somatória das quantidades alocadas de um serviço não pode ser superior a quantidade total prevista na Planilha de Serviço.
Ao alterar a quantidade de uma atividade deverá recalcular o percentual do PERT.
A Unidade da atividade será a unidade do serviço.
O recurso (Composição, Insumo, Verba) será o mesmo do serviço.
As datas dos serviços associados deverão ser a data da etapa da atividade a qual ele foi associado. O percentual do PERT não será preenchido.
Irá trabalhar gerenciando a etapa, por isto as datas das atividades folhas deverão obedecer a data da etapa. Ao gerar a nova atividade copiar a data existente.
Permitir alterar a data da etapa replicando a alteração para as atividades folhas. Pensar em um parâmetro que normatize onde a alteração pode ser feita: etapa ou folha.
Se houver etapa dentro de etapa e realizar alteração na data da etapa superior, não deverá alterar as datas das etapas internas. Não será possível alterar datas para Obras (somente etapas). As alterações de datas nas atividades folhas estarão condicionadas a restrição de predecessão.
Todos os demais campos da tarefa serão preenchidos com os valores do serviço (Descrição, Nome, Código Auxiliar da tarefa).
Caso a etapa já possua algumas atividades, as novas serão criadas abaixo da estrutura da última atividade.
Ao definir uma Tarefa como Custo Indireto, os campos Valor Unitário Indireto, Valor Parcial Indireto, Custo Unitário Indireto e Custo Parcial Indireto serão automaticamente preenchidos, após executar o Cálculo do projeto.
Esses campos são utilizados para separar os custos Indiretos dos Diretos.
Caso seja necessário obter o somatório dos Valores Diretos e Indiretos, é possível criar campos calculados no grid.
Arrastar Serviço em cima de Atividade:
Quando um ou mais serviços forem arrastados para cima de uma atividade, o sistema deverá descobrir a etapa em que esta atividade está inserida e criar uma atividade para cada serviço selecionado dentro desta etapa. A partir daí o comportamento será exatamente o citado no tópico "Arrastar Serviço em cima de Etapa" Serviço em cima de Subprojeto não será permitido.
O campo "Cód. Composição Local" possibilita a digitação do código da composição no cadastro de serviços.
O campo "Cód. Insumo Local" possibilita a digitação do código do insumo no cadastro de serviços.
O campo "Cód. Tarefa Aux." pode ser o mesmo para tarefas diferentes, se o parâmetro "Repetir Código Auxiliar de Planilha" estiver ativo no menu Opções | Parâmetros | TOTVS Obras e Projetos | Parâmetros do Projeto | Cálculo | Outros.
Anexos:
Atividade(s) associada(s)
No anexo da Planilha de Serviço e Planilha de Atividades, existe a opção serviços associados Atividade(s) associada(s) que mostra para um serviço quais atividades estão relacionadas e a quantidade
relacionada e saldo em cada atividade.
Ao clicar na etapa na planilha de atividades serviços deverá mostrar todos os serviços associados todas as atividades que estiverem dentro desta etapa.
O anexo de serviço deverá permitir informar o percentual concluído do pert da atividade relacionada. Este anexo dever funcionar tanto na Planilha de Atividades como no Pert.
Exemplo:
Para a tarefa de código 001.01.02, o campo Código Tarefa Aux. pode ser 001. Para a tarefa de código 002.01.01, o campo Código Tarefa Aux. pode ser 001.
...
Informações ComplementaresAtividade(s) Associada(s)
...
Histórico de Valores do Cálculo do Projeto
Rateio por Centro de Custo da Atividade