Histórico da Página
Assunto
Produto: | TOTVS Colaboração 2.00 |
Versões: | 12.1 e superiores |
Ocorrência: | Parametrização para emissão de NFS-e |
Ambiente: | NFS-e |
Passo a passo: | A Nota Fiscal Eletrônica NFS-e é um documento de existência exclusivamente digital, gerado e armazenado eletronicamente pela prefeitura ou por outra entidade conveniada, para documentar as operações de prestação de serviços. A geração da NFS-e será feita, automaticamente por meio de serviços informatizados, disponibilizados aos contribuintes pelas prefeituras. Para que sua geração seja efetuada, os dados que a compõem serão informados, analisados, processados , validados e, se corretos, gerarão o documento. É do contribuinte a responsabilidade pelo cumprimento da obrigação acessória de emissão da NFS-e e pelo correto fornecimento à secretaria dos dados para a geração da mesma.
1 Parametrizações Específicas Para receber ou enviar um arquivo XML de uma NFS-e, é necessário realizar as seguintes parametrizações:
1.2 Recebimento de NFS-e O processamento de recebimento de NFS-e é realizado através das seguintes etapas: 1. Importação dos arquivos XML disponibilizados pelo ClientEDI NeoGrid, através do processo “Importação de arquivos – TOTVS Colaboração “ (ver item 4 – Jobs); 2. Inclusão do arquivo XML nas tabelas do sistema, através do processo “Serviço TOTVS Colaboração Consulta” (ver item 4 – Jobs); 3. Inclusão do movimento específico referenciando o XML cadastrado, através do processo “Inclusão de Movimento com Arquivo XML (NFS-e)”, no menu “Compras >> Recebimento de Materiais”.
Atenção: Para que que a opção “Inclusão de Movimento com Arquivo XML (NFS-e)” seja habilitada, é necessário que o tipo de movimento selecionado esteja parametrizado para ‘Recebimento NFS-e’. A parametrização deve ser realizada em “Ambiente >> Parâmetros >> Gestão de Estoque, Compras e Faturamento >> Gestão de Compras >> Recebimento de Materiais >> Tipo de Movimento >> Etapa TOTVS Colaboração ”.
Os arquivos XML de Nota fiscal de Serviço (NFS-e) recebidos são iniciados pela numeração 319.
1.3 Envio de NFS-e Para obter a permissão para envio de uma NFS-e , é necessário criar um RPS (Recibo Provisório de Serviços), portanto deverá ser criado um movimento de RPS, que irá conter todas as informações exigidas pela prefeitura. O tipo de movimento de RPS deve ser do tipo 2.1.XX (Pedido), e parametrizado com a opção ‘Gera Movimento de Venda’ habilitada (menu “Ambiente >> Parâmetros >> Gestão de Estoque, Compras e Faturamento >> Vendas >> Pedido de Venda >> Tipo de Movimento >> Etapa Compra/Venda - Características“).
Após a criação do movimento, o envio da NFS-e é realizado através das seguintes etapas: 1. Executar o processo “Enviar NFS-e” através do menu “Vendas >> Faturamento >> SPED NF-e (Municipal)”; 2. Selecionar o(s) movimento(s) criados(s) através do filtro da tela exibida, e clicar em ‘Executar’. Após o envio, caso não ocorra nenhum erro de validação, o registro irá assumir o status ‘Pendente’. Neste momento, o arquivo XML será criado e disponibilizado para envio pelo ClientEDI da NeoGrid. Este, por sua vez, se encarregará de resgatar o arquivo criado automaticamente, e realizar o envio para validação junto à Prefeitura parametrizada para a Filial. Caso ocorra algum problema ao enviar o RPS devido a alguma informação incorreta/inválida, o registro receberá o status de ’Inconsistente’. Neste caso, o movimento deve ser corrigido, e o processo de envio deve ser realizado novamente. Após o envio, o sistema irá aguardar o retorno da Prefeitura, realizado por intermédio da Neogrid. Através do retorno, o status de envio do RPS será atualizado. O registro poderá assumir os seguintes status, que irão indicar a aprovação ou não do mesmo pela SEFAZ:
Todos os status acima são atualizados pelo Job de consulta do TOTVS Colaboração (processo “Serviço TOTVS Colaboração Consulta” – ver item 4 – Jobs), que é responsável por resgatar o retorno disponibilizado pelo ClientEDI da Neogrid. Atenção: Para o envio , é necessário que o tipo de movimento selecionado esteja parametrizado para ‘Envio de NF-e’. A parametrização deve ser realizada em “Ambiente >> Parâmetros >> Gestão de Estoque, Compras e Faturamento” >> Vendas >> Pedidos de venda >> TOTVS Colaboração ”.
Os arquivos de Nota fiscal de Serviço (NFS-e) criados para envio são inciados pela numeração 203. Quando o sistema recebe o retorno informado que o RPS enviado foi autorizado, os sistema realiza as seguintes ações:
Atenção: caso o cliente não deseje que sejam criados dois movimentos (2.1.XX – RPS e 2.2.XX – NFS-e ) ,basta criar diretamente a NFS-e e enviá-la pelo mesmo processo. Não será necessário, nesta situação, a parametrização ‘Gera movimento de Venda’ citada acima. Vale ressaltar, entretanto, que a nota gerada irá conter a numeração criada pelo próprio sistema, e não o número gerado pela Prefeitura.
1.4 Cancelamento de NFS-e O cancelamento é permitido apenas para NFs-e’s com o status ‘Autorizada’. Para realizar o cancelamento, deve-se acessar o processo ‘Cancelar NFS-e’, em “Vendas >> Faturamento >> SPED NF-e (Municipal) >> Processos >> Cancelar NFS-e”. Após o cancelamento, a NFS-e irá receber temporariamente o status ‘Cancelamento Pendente’. Após o retorno da prefeitura, realizado por intermédio da Neogrid, ele poderá receber dois status:
Todos os status acima são atualizados pelo Job de consulta do TOTVS Colaboração (processo “Serviço TOTVS Colaboração Consulta” – ver item 4 – Jobs), que é responsável por resgatar o retorno disponibilizado pelo ClientEDI da Neogrid. Os arquivos XML de Cancelamento de NFS-e enviados são iniciados pela numeração 204.
1.5 Substituição de NFS-e Há casos em que o cliente necessita simplesmente trocar a NFS-e ainda que válida, mas emitida com algum dado incorreto. Nesses casos, a NFS-e emitida com erros pode ser simplesmente substituída por outra NFS-e. A original será cancelada pela Prefeitura e a nova NFS-e tomará o seu lugar, registrando um vínculo entre a NFS-e substituta e a NFS-e substituída. Atenção: estes procedimentos não se aplicam a NFS-e Belo Horizonte. Para saber os procedimentos específicos para substituição em Belo Horizonte, veja em: http://www.tdn.TOTVS.com/pages/releaseview.action?pageId=65209914
Para realizar a substituição, o tipo de movimento do RPS (tipo 2.1.XX) deve ser parametrizado para ‘Edita Movimento Relacionado’ em “Ambiente >> Parâmetros >> Gestão de Estoque, Compras e Faturamento >> Vendas >> Pedidos de venda >> Tipo de Movimento >> Mov – Outros dados ”.
Após a parametrização, é necessário gerar um novo movimento do tipo 2.1.XX para substituição do anterior. Ao criar o novo movimento, será aberto um campo, na aba “Identificação” no quadro ‘Numeração’, para que seja informado o número do movimento (RPS) a ser substituído. Antes de salvar, devem ser realizadas no movimento as correções necessárias que levaram à substituição da NFS-e.
Após a criação do novo movimento, deve-se realizar o envio do mesmo (ver o item 6.5.3 - Envio de NFS-e). Enquanto o sistema aguarda o retorno da aprovação da substituição pela prefeitura, o registro criado recebe o status ‘Pendente’, e a NFS-e a ser substituída recebe o status ‘Cancelamento pendente’. Após a aprovação, a nova NFS-e recebe o status ‘Autorizada’ e a NFS-e substituída (assim com o movimento de RPS que a originou) recebem o status ‘Cancelada’. Caso a substituição não seja aprovada, a nova NFS-e recebe o status ‘Rejeitada’ e a NFS-e que seria substituída volta para o status ‘Autorizada’. Os arquivos de Nota fiscal de Serviço (NFS-e) criados para envio são inciados pela numeração 203.
|
Observações: | Para mais informações:
|
...