Páginas filhas
  • Camada de Webservices do EAI Protheus

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Comentário: Correção sobre o comportamento ao receber uma mensagem com UUID que já exista no grupo de empresas Protheus que processará a mensagem.

Âncora
servicos
servicos
Serviços do EAI Protheus


          Existem dois serviços ativos de Webservices no Protheus dedicados ao EAI. Em ambos os serviços o parâmetro esperado para recebimento sempre é uma cadeia de caracteres, contendo um XML, com um formato previamente acordado (nos casos em métodos que existe possuem parâmetro de entrada esperado). O formato esperado será explicado mais adiante, pois ele depende do tipo de arquitetura escolhido para a integração. Os serviços disponíveis atualmente são:

  • EAISERVICE – Serviço de mensagens EAI Protheus. Este serviço substituí o FWWSEAI (serviço mostrado abaixo) devido a padronização de nomes e métodos do EAI entre as marcas TOTVS e terceiros. Este serviço possui somente um método:
    • receiveMessage Este método recebe um parâmetro de entrada (inMsg), uma cadeia de caracteres com um XML acordado entre os produtos. Este método devolve uma cadeia de caracteres com um XML também acordado entre os produtos.

      Dica
      titleEaiservice

      O EAISERVICE é o serviço que deve ser utilizado nas integrações via Mensagem Única TOTVS.

  • FWWSEAI – Serviço genérico de mensagens do EAI Protheus. É o primeiro Webservice dedicado ao EAI Protheus. Possuí os métodos:
    • receiveMessage – Método que recebe as mensagens externas e as envia para a camada do EAI. Este método recebe um parâmetro de entrada (inMsg), uma cadeia de caracteres com um XML acordado entre os produtos;

    • SendMessage – Método utilizado para o envio das mensagens originadas no Protheus para o aplicativo externo. Este método é utilizado internamente pelo EAI Protheus. Este método recebe um parâmetro de entrada (XML), uma cadeia de caracteres com um XML acordado entre os produtos;

    • GetStatus – Método que retorna o status da conexão de Webservices. Este método não espera nenhum parâmetro de entrada, e retorna 'OK', para as conexões com sucesso. Este método verifica se o usuário administrador pode ser atribuído ao EAI Protheus e se a empresa e filial recebidos na mensagem são válidos para o Protheus.

    • GetMessage – Este método está obsoleto. Ao ser chamado, emitirá um SoapFault (uma mensagem de erro do protocolo SOAP – Simple Object Access Protocol – Protocolo Simples de Acesso a Objetos) de método não disponível.

Âncora
_Toc403759528
_Toc403759528
O Identificador Universal Único – UUID (Universally Unique Identifier)


          Todas as mensagens recebidas e enviadas pelo EAI Protheus possuem, no seu XML, uma tag com um identificador único para determinar o ID do XML enviado/recebido. Nas mensagens do protocolo TOTVSIntegrator esta informação consta na Tag DocIdentifier e nas Mensagens Únicas TOTVS na tag UUID. Este identificador é único e caso seja recebido pelo Protheus uma mensagem cujo identificador já exista na base Protheus (todas as mensagens recebidas e enviadas são gravadas na fila de Integrações (tabela XX3) do Protheus) o conteúdo da a mensagem é alterado na tabela XX3 e a mensagem será reprocessadarejeitada, e é gerado um erro, via SoapFault, indicando que já existe mensagem com este UUID no grupo de empresas. Para detalhes sobre o UUID consulte a RFC (Request for Comments) 4122, que trata deste assunto. Consulte a RFC4122 aqui.

Status do documentoConcluído
Data18/11/2014
Versão1.0
Versão anterior1.0
Autores

Jandir Deodato De Souza Silva

Índice
Índice
outlinetrue
indent10px