Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Plataforma do Operador Logístico - Integração Contas a Pagar

Linha de Produto:

Datasul

Segmento:

Manufatura

Módulo:

APB - Contas a Pagar

Função:

Plataforma do Operador Logístico - Integração Contas a Pagar

Situação/Requisito:

No TMS Protheus é possível realizar o gerenciamento de Transportes utilizando a contratação de Carreteiros (Fornecedores), profissionais Autônomos ou Pessoas Jurídicas, que irão realizar o Transporte de Cargas (Frete). Dentro do processo de controle destes Contratos , é necessário realizar pagamentos a Fornecedores, considerando Adiantamentos (quando ele inicia a viagem), o próprio valor de Frete, dentre outros valores decorrentes de ocorrências da viagem (reembolso, seguro, complementação , e etc...).

Deve ser criada uma integração entre o TMS Protheus e o Contas a Pagar Datasul, para geração de Títulos que irão represente representar estes Documentos/Valores criados dentro do TMS.

Além disto, sempre que o Título que representa o Valor de Frete for baixado no Contas a Pagar, deve ser realizada uma integração com o TMS, para indicar que o Frete foi pagapago.

Solução/Implementação:

GERAÇÃO DOS DOCUMENTOS DE TRANSPORTE

Para os processos envolvidos no controle de Contrato de Carreiro no TMS Protheus, que geram valores a serem pagos ou descontados de Fornecedor, será realizada uma integração com o Contas a Pagar do Datasul , para geração de Títulos. Para esta integração , será utilizada a funcionalidade EAI, através da troca de mensagem única TOTVS.

Os Documentos integrados , serão denominados "Documentos de Transporte".

 

TIPOS DE DOCUMENTOS DE TRANSPORTE

Na Integração do TMS com o Contas a Pagar, poderão ser gerados diversos Tipo de Documento de Transporte e, para cada um deles, serão gerados diferentes tipos de Título conforme abaixo.

  • Tipo de Documento: Viagem
    Valores x Título gerado:
    Pedágio: Título Normal
    Adiantamento: Antecipação
    Custos de Transporte: Antecipação ou Nota de Crédito
    Taxas do Operador de Frete: Título Normal
    Reembolso: Título Normal
    Valor da Viagem: Provisão

  • Tipo de Documento: Contrato de Carreteiro
    Valores x Título gerado:
    Pedágio: Título Normal
    Adiantamento: Antecipação
    Custos de Transporte: Antecipação ou Nota de Crédito
    Taxas do Operador de Frete: Título Normal
    Reembolso: Título Normal
    Valor de Frete: Título Normal

  • Tipo de Documento: Indenização de Transporte
    Valores x Título gerado:
    Valor da indenização: Título Normal

  • Tipo de Documento: Seguro de Transporte
    Valores x Título gerado:
    Valor do Seguro: Título Normal

  • Tipo de Documento: Custos de Transporte
    Valores x Título gerado:
    Valor do Custo de Transporte: Antecipação ou Nota de Crédito

  • Tipo de Documento: Contrato Complementar
    Valores x Título gerado:
    Valor do Contrato Complementar: Título Normal

 

GERAÇÃO DO TÍTULO NO CONTAS A PAGAR

Conforme descrito anteriormente, os Tipos dos Títulos gerados (Normal, Antecipação , e etc...) irão variar conforme o Tipo de Documento de Transporte, mas de forma geral, ele serão criado seguindo as mesmas regras. Para determinar as informações que serão utilizadas para criação do Título de Documento de Transporte , serão utilizados os seguintes cadastros:

  • Pagamento Padrão (já existente): Cadastro que possibilita definir informações padrões para geração de um Título no Contas a Pagar, tais como Espécie, Série, Portador, Despesas Financeiras e Rateio Contábil.
  • Seleção de Pagamento Padrão (novo): Cadastro que permite parametrizar qual Pagamento Padrão será utilizado para geração do Título com base nas informações de Tipo de Documento de Transporte, Estabelecimento e Fornecedor. O cadastro poderá ser feito de forma mais genérica, por exemplo deixando o Código do Fornecedor em branco, desta forma, independente do Fornecedor, será utilizado sempre o mesmo Pagamento Padrão. Ou, ser feito de forma mais especifica, por exemplo informando um Código de Fornecedor, desta forma, sempre que for gerada um Documento de Transporte para aquele Fornecedor, será utilizado um Pagamento Padrão diferente, podendo gerar títulos com características diferente, por exemplo, com outra Espécie.

Os Títulos gerados a partir da integração , ficaram com o campo origem igual a "TMS".

 

INTEGRAÇÃO DE CONTRATO DE CARREIRO

Na integração de um Documento de Transporte do Tipo "Contrato de Carreteiro" serão realizados alguns procedimentos adicionais, conforme abaixo:

  • Estorno da Provisão de Frete a Pagar: No momento que é feito o fechamento de uma Viagem no TMS (início da viagem), é integrado com o Contas a Pagar o Valor "futuro" de Frete a pagar, a partir deste valor é gerada uma Provisão no Contas a Pagar. No momento em que o Carreteiro retorna da viagem é feita a quitação do Contrato, onde é enviado o valor Final de Frete a Pagar, no momento desta integração, a Provisão que foi criada na Viagem , é estornada.
  • Compensação de Antecipações: Na quitação do contrato , são verificadas as Antecipações gerados geradas anteriormente, a partir da integração das Viagens ou juntamente com o Contrato. Caso estas Antecipações já estejam disponíveis para uso, isto é, já exista o Título de Antecipação, elas serão utilizadas para abater o Saldo do Título de Frente já na sua implantação. Caso a Antecipação não esteja disponível neste momento, será necessário realizar o vínculo manualmente na baixa do Título de Frente.
  • Cálculo dos Impostos: O TMS poderá ser parametrizado para indicar onde será realizado o Cálculo dos Impostos, podendo ser um Sistema Externo (exemplo: REPOM ou PamCard) ou no Datasul, através do Contas a Pagar. Quando o TMS estiver parametrizado para realizar o cálculo através de um Sistema Externo, no momento da quitação do Contato, juntamente junto com o valor de Frete, serão enviados os Tipos e valores de Impostos, desta forma, o Contas a Pagar irá gerar os Títulos de impostos conforme os valores enviados. Caso o TMS esteja parametrizado para que o Cálculo seja realizado pelo Datasul, os impostos serão calculados pelo Contas a Pagar na integração do Contrato, considerando todos os impostos configurados para cálculo na implantação e que foram informados como obrigatórios no Fornecedor.

 

STATUS DO DOCUMENTO DE TRANSPORTE

Sempre que um Título de Documento de Transporte do tipo "Contrato de Carreteiro" for baixado no Contas a Pagar, total o ou parcialmente, será realizada uma integração com o TMS Protheus para indicar o seu Status (valor de saldo atual). Desta forma, será possível consultar diretamente no TMS o status do Contrato, sabendo se ele já foi totalmente pago ou não.
Da mesma forma, caso a baixa seja Estornada, um novo Status será enviado para o TMS.

 

BLOQUEIO DE TÍTULOS COM ORIGEM TMS

Será realizado um controle especial para os Títulos provenitentes do TMS Protheus.

Para Títulos de Documento de Transporte, não será possível realizar alteração de valor, cancelamento ou estorno, pois , o Título deve representar fielmente o que esta está no TMS, portanto, qualquer alteração , deve partir de lá.

Todas as rotinas padrões do Datasul que realizam alteração, cancelamento ou estorno , foram alteradas para seguir as regras acima, mas existe uma exceção. Caso, por algum motivo, seja necessário realizar algum acerto manual em algum destes Títulos diretamente no Contas a Pagar, será permitido realizar o acerto, se o usuário logado no Datasul for do tipo "super", desta forma, as validações de bloqueio não serão feitas. Mas, este procedimento deve ser utilizado em último caso, pois poderá causar divergência de valor entre o TMS e o Contas a Pagar.

Requisito:MANFIN01-1038, MANFIN01-1039, MANFIN01-1040, DMANFIN1-1496, MANFIN01-1036, MANFIN01-1037, MANFIN01-1044, DMANFIN1-1014, MANFIN01-1048, DMANFIN1-1505, MANFIN01-1041, DMANFIN1-453