Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Permitir a visualização da programação dos grupos de máquinas após o sequenciamento, exibindo a alocação das ordens e respectivas operações por grupo de máquina/centro de trabalho. Para empresas que utilizam o conceito de TOC (Teoria das Restrições), esta consulta permite também a visualização específica da programação dos grupos de máquinas cadastrados no cenário como recurso crítico (RRC – recurso com restrição de capacidade). 

Após o sequenciamento das operações, realizado pelo processo de Sequenciamento Automático e/ou Manual, o TOTVS APS gera uma lista das operações com a data e hora de início de cada uma conforme grupo de máquina e centro de trabalho em que foi alocada. Esta lista poderá ser exportada para uma planilha Excel e impressa para ser utilizada como orientação para execução da produção no Chão de Fábrica.

...

Informações
titlePré-requisito:

É pré-requisito para a execução desta função:

Painel de Controle (DB0201)

Informações

Para facilitar o entendimento, é exibido o cenário em que se está trabalhando e a simulação (caso seja utilizado).

Programação GM

Objetivo da tela:

Ao selecionar a função Consulta Programação GM, localizada na área de consultas da Função Painel de Controle, após a execução do processo de Sequenciamento, é possível visualizar a sequência de operações programadas para os grupos de máquinas. Para as empresas que utilizam a Teoria das Restrições, nessa tela é possível visualizar a sequência de operações programadas para o(s) grupo(s) de máquinas restritivo(s) identificados no cenário de planejamento. Inicialmente é apresentada tela em branco. Em seguida, devem ser efetuadas as parametrizações necessárias e na sequência são apresentados os dados esperados.

...

Ao ser acionado, a cor do botão muda para vermelho

Ação:

Descrição:

Abrir Arquivo de Parâmetros

Quando acionado, permite acesso a arquivos de parâmetros previamente salvos, facilitando assim o trabalho de parametrização dos atributos para seleção. Particularmente útil quando se usa várias vezes a mesma parametrização, evitando ter que redigitá-la.

Salvar Parâmetros

Quando acionado, permite salvar em arquivo uma parametrização dos atributos de acesso, sendo possível abri-la posteriormente. Particularmente útil quando se usa várias vezes a mesma parametrização, evitando ter que redigitá-la.

Atualizar

Quando acionado, irá carregar os registros que serão apresentados na área de consulta, à esquerda, conforme parametrizações.

Parametrizar Atributos

Quando acionado, apresenta tela Parâmetros (DB0406C), onde é possível selecionar os atributos, folder Atributos, e as ordens, folder Parâmetros (firmes e/ou planejadas), que deverão ser apresentados na consulta.

Parametrizar Filtro de Informações

Quando acionado, apresenta tela Parametrização Filtro, onde é possível estabelecer limites que definirão quais registros serão selecionados para serem apresentados na consulta.

Parametrizar Classificação

Quando acionado, apresenta tela Parametrização Classificação, onde é possível estabelecer a ordem como os dados serão apresentados na consulta.

Expandir Estrutura

Quando acionado, expande a estrutura em todos os seus níveis. Quando acionado novamente contrai a estrutura para seu nível mais baixo.

Mostrar Somente Recurso(s) Restritivo(s)

Quando acionado, exibe somente os grupos de máquinas cadastrados como RRC do Cenário

Nota
titleNota:

Exportar Para Excel

Quando acionado, gera planilha no Excel, no mesmo formato e conteúdo da consulta, possibilitando assim, que seja consultada mais tarde, inclusive por usuários que não têm acesso ao sistema.

...

Campo:

Descrição:

Grupo Máquina

Inserir código do grupo de máquina inicial e final estabelecendo uma faixa. Somente serão consideradas na seleção ordens cujo grupo de máquina se encontre dentro dessa faixa.

Centro de Trabalho

Inserir código inicial e final de item estabelecendo uma faixa. Somente serão consideradas na seleção as ordens cujo centro de trabalho alocado se encontre dentro dessa faixa.

Data Início

Inserir data de início do programa, inicial e final, estabelecendo uma faixa. Somente serão consideradas na seleção as ordens cuja data de início se encontre dentro dessa faixa.

Data Término

Inserir data de término do programa, inicial e final, estabelecendo uma faixa. Somente serão consideradas na seleção as ordens cuja data de término se encontre dentro dessa faixa.

Família

Inserir código inicial e final de família de materiais estabelecendo uma faixa. Somente serão consideradas na seleção as ordens cuja família de materiais se encontre dentro dessa faixa.

Item

Inserir código inicial e final de item estabelecendo uma faixa. Somente serão consideradas na seleção as ordens cujo código de item se encontre dentro dessa faixa.

Referência

Inserir código de referência inicial e final estabelecendo uma faixa. Somente serão considerados na seleção os itens cujo código de referência esteja dentro dessa faixa.

Pedido

Inserir número de pedido inicial e final estabelecendo uma faixa. Somente serão consideradas na seleção as ordens de produção cujo pedido associado se encontre dentro dessa faixa.

Cliente

Inserir código de cliente inicial e final estabelecendo uma faixa. Somente serão consideradas na seleção as ordens de produção cujo cliente associado se encontre dentro dessa faixa.

Utiliza Exceções

Quando acionado, indica que poderão ser informadas faixas de valores que não devem ser apresentados.

Parâmetros

Inserir o tipo de faixa de exceção a ser incluída: Item, Família ou Grupo de Estoque.

Valor

Inserir código de item / família / grupo de estoque inicial e final estabelecendo uma faixa. As ordens de produção cujo item / família / grupo associado se encontre dentro dessa faixa não serão apresentadas.

Valor DespachoDe acordo com a regra de despacho parametrizado para o Grupo de Máquina (DB0107), é definido um valor de despacho. É por esse valor que o sequenciamento sabe qual operação liberada será alocada primeiramente.
Seq AlocaçãoIndica qual a sequência de alocação da operação, considerando o conjunto de todas as operações do cenário, independente de GM.
Rodada AlocaçãoO APS realiza o sequenciamento de todas as operações liberadas de um GM (ordenadas pelo Nível de alocação). Chegando ao final  das operações liberadas, ele "pula" para o próximo GM, segue sucessivamente até o último GM, e caso exista operações não alocadas, ele volta ao primeiro GM e reinicia o ciclo. Podendo realizar vários ciclos (rodadas) nos mesmos GMs. Esse campo representa em qual rodada do cálculo (independente de GM) a operação foi alocada. 
Rodada LiberaçãoSempre que uma operação é alocada, ela libera outra(s) operações para alocação. Esse campo representa em qual rodada do cálculo a operação foi liberada.
Rodada Aloc GM

Representa em qual rodada do GM a operação foi alocada. Ou seja, se no primeiro ciclo do GM, alocou todas as operações desse GM, então todas as operações terão a mesma rodada de alocação GM.

...

Campo:

Descrição:

Tipo Ordem

Identifica o tipo da ordem de produção, podendo ser:

  • Ordem de Produção Planejada (OPP).

  • Ordem de Produção Firme (OPF).

Ordem

Identifica o código da ordem de produção associada à operação selecionada.

Item

Identifica o código do item a ser produzido.

Informações

Quando se tratar de OPF OPP, o campo Item irá apresentar o Item da Ordem e o campo Item da Operação, irá apresentar o Item da Operação da Ordem. Porém se a OPP conter item fantasma, as operações deste item apresentarão o fantasma no campo Item, além do campo Item da Operação.

Referência

Quando o item possui controle de estoque por referência, esse código é apresentado.

Descrição

Apresenta a descrição do item a ser produzido.

Item da Operação

Identifica o código do item da operação da ordem. 

Descrição do Item da Operação

Apresenta a descrição do item da operação da ordem.

Operação

Apresenta a operação associada à obtenção do item.

Descrição Operação

Apresenta a descrição da operação associada à obtenção do item.

Agrupamento

Apresenta o número do agrupamento ao qual pertence a operação. Esta poderá ser visualizada em tela ou em relatório.

Grupo Máquina

Apresenta o código do grupo de máquina associado à operação.

Descrição Grupo Máquina

Apresenta a descrição do grupo de máquina.

Centro Trabalho

Apresenta o código do Centro de Trabalho ao qual está vinculada a operação.

Descrição Centro Trabalho

Apresenta a Descrição do Centro de Trabalho ao qual está vinculada a operação.

Data Início

Apresenta a data de início da operação programada.

Hora Início

Apresenta a hora de início da operação programada.

Data Término

Apresenta a data de término da operação programada.

Hora Término

Apresenta a hora de término da operação programada.

Data Mais Cedo

Indica a data mais cedo que a operação pode iniciar. Ou seja, é quando os materiais utilizados pela operação estão disponíveis e as operações predecessoras já liberaram o início da operação. É calculada na Explosão de Demanda, não considerando assim a carga das máquinas, somente o tempo das operações e rede PERT. Assim, no momento do sequenciamento a operação poderá ser programada para uma data posterior (campo Data Início).

Hora Mais Cedo

Indica a hora mais cedo que a operação pode iniciar. Ou seja, é quando os materiais utilizados pela operação estão disponíveis e as operações predecessoras já liberaram o início da operação. É calculada na Explosão de Demanda, não considerando assim a carga das máquinas, somente o tempo das operações e rede PERT. Assim, no momento do sequenciamento a operação poderá ser programada para uma hora posterior (campo Hora Início).

Data Mais Tarde

Indica a data mais tarde que a operação pode iniciar. Ou seja, se a operação for iniciada após essa data, implicará em atraso na rede de operações. É calculada na Explosão de Demanda, não considerando assim a carga das máquinas, somente o tempo das operações e rede PERT.

Hora Mais Tarde

Indica a hora mais tarde que a operação pode iniciar. Ou seja, se a operação for iniciada após essa hora, implicará em atraso na rede de operações. É calculada na Explosão de Demanda, não considerando assim a carga das máquinas, somente o tempo das operações e rede PERT.

Data RRC

Para empresas que utilizam o conceito da TOC e possuem Se possui RRC identificado no cenário, apresenta a data planejada para a ordem no RRC (recurso com restrição de capacidade).

Hora RRC

Para empresas que utilizam o conceito da TOC e possuem Se possui RRC identificado no cenário, apresenta a hora planejada para a ordem no RRC (recurso com restrição de capacidade).

Tempo Preparação

Exibe o tempo de preparação previsto para a execução da operação.

Tempo Máquina

Exibe o tempo de máquina previsto para a execução da operação.

Quantidade

Apresenta a quantidade do item que deve ser produzida.

Ferramenta

Apresenta o código da ferramenta utilizada na operação programada.

Descrição Ferramenta

Apresenta a descrição da ferramenta utilizada na operação programada.

Pedido Cliente

Apresenta o número do pedido vinculado à ordem de produção.

Nome Abrev

Apresenta o nome abreviado do cliente para o qual se destina a produção.

Nr Sequência

Identifica a sequência do item no pedido de venda.

Item VendidoApresenta o item relacionado ao Pedido ou Previsão de Venda.

Código Redutor

Exibe o código redutor cadastrado para a operação.

Prioridade

Apresenta a prioridade da ordem.

Necessidade

Apresenta os materiais necessários para execução da operação da ordem analisada.

Tipo Ordem Origem

Apresenta o tipo da ordem origem, podendo ser:

  • Ordem de Produção Planejada (OPP).

  • Ordem de Produção Firme (OPF).

  • Reserva (material do estoque) (Res).

Ordem Origem

Apresenta o código da ordem primitiva a qual originou a necessidade dessa operação.

Item Origem

Apresenta o código do item da ordem original que originou a necessidade dessa operação.

Referência Item Origem

Se o item original é controlado por referência, esse código é apresentado aqui.

Descrição Item Origem

Apresenta a descrição do item origem.

Tratamento Tempo

Exibe a forma de tratamento de tempo, podendo ser:

  • Proporcional: O tempo da operação é determinado proporcionalmente à quantidade produzida.

  • Fixo: Independente da quantidade produzida, o tempo da operação é sempre igual.

  • Por Lote: O tempo da operação é determinado pela quantidade de lotes (tempo máquina * quantidade de lotes). A quantidade de lote é determinada pela quantidade da operação dividida pela carga do lote informada no grupo de máquina.

  • Dep. Ferramenta: O tempo da operação dependerá da ferramenta que está sendo utilizada.

Data Liberação

É a data mais cedo que a operação pode iniciar, já considerando a programação de suas operações predecessoras pelo sequenciamento e liberação dos materiais. Além do turno de trabalho do Grupo de Máquina da operação.

Hora Liberação

É a hora mais cedo na data de liberação que a operação pode iniciar, já considerando a programação de suas operações predecessoras pelo sequenciamento e liberação dos materiais.

Predecessoras

Apresenta as operações predecessoras a operação analisada.

Sucessoras

Apresenta as operações sucessoras a operação analisada.

GM Restritivo

Indica se o grupo de máquina apresentado é RRC do cenário.

Processador GM

Apresenta o processador do grupo de máquina associado à operação.

Política

Exibe a política do item da ordem. Mais detalhes sobre a política do item, verificar na ajuda do programa Manutenção de Itens.

Nr Lote

Exibe o número do lote que será atendido pela operação, caso o item programe as operações por lote.

Estado

Exibe o estado da operação.

  • Não iniciada
  • Iniciada
  • Finalizada
EstabelecimentoExibe o estabelecimento onde a operação será realizada.

   

Informações
titleComponentes OCX

Em função da descontinuidade dos componentes OCX em Progress 12 / 64 bits, o programa passa a usar o componente 4GLTreeview a partir da Release 12.1.2307, não sendo mais necessário a instalação de componentes OCX para sua utilização