Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.



Composition Setup
import.css=/download/attachments/327912/newLayout.css
ERP 10 e 11




Ambiente Windows

A partir do diretório de instalação do c-tree Server®, é possível realizar a restauração utilizando o aplicativo ctrdmp.exe, localizado na pasta \ctreeTools\ctreeAdmin\Standalone. 


Ambiente Linux

A partir do diretório de instalação do c-tree Server®, é possível realizar a restauração utilizando o aplicativo ctrdmp, localizado na pasta /util/.

 


A seguir, observe os seguintes detalhes antes de executar o aplicativo ctrdmp:

O aplicativo ctrdmp gera versões temporárias de registros de transações e outros arquivos associados com o c-tree Server® (isto é, arquivos com extensão FCS). Portanto, o arquivo contendo o script de dump dinâmico e o utilitário ctrdmp devem ser movidos para um diretório diferente do diretório de trabalho c-tree Server®. Desta forma, os arquivos de sistema criados pelo programa de recuperação não irão regravar sobre arquivos de trabalhos do c-tree Server®. Os arquivos temporários são automaticamente excluídos quando a recuperação for concluída.

Além disso, certifique-se que o c-tree Server®, para o qual os dados estão sendo recuparados, não esteja operando quando o ctrdmp for iniciado ou, se estiver em execução, se os arquivos que estão sendo restaurados não estão em uso pelo servidor.

 


Restaurando um dump dinâmico

Portuguese

Pagetitle
Como fazer uma restauração a partir de um Dynamic Dump Backup
Como fazer uma restauração a partir de um Dynamic Dump Backup

Como fazer uma restauração a partir de um Dynamic Dump (Backup)

É possível realizar uma restauração de arquivos de dados e índices, em um arquivo stream de Dump Dinâmico, a partir do utilitário ctrdmp.
Abrangência
Observação
Esta documentação foi elaborada num ambiente Linux. No entanto, o comportamento do aplicativo de dump dinâmico é igual para ambos os ambientes Windows e Linux.

 


  1. Inicie o aplicativo ctrdmp.
  2. Informe o nome do arquivo, que contém o script de dump dinâmico, que será utilizado para a recuperação (este parâmetro pode ser fornecido na linha de comando).
    O mesmo arquivo script, utilizado para realizar o dump pode ser utilizado para restaurar o dump. A recuperação do dump inicia automaticamente e produz uma série de mensagens relatando o progresso da recuperação.

    • Cada arquivo recuperado ou recriado será listado ao término de sua criação.
    • Após a recuperação de todos os arquivos especificados, um mensagem indica que o arquivo de registro (recovery log ou transaction log) está sendo verificado e que os arquivos recuperados foram restaurados ao seu estado a um momento especificado, isto é, momento em que dump dinâmico foi gerado.
    • O aplicativo ctrdmp indica que o processo de recuperação do dump terminou com sucesso escrevendo a seguinte mensagem: "DR: Successful Dump Restore Termination" no arquivo CTSTATUS.FCS.
    • No caso de recuperar apenas um ou alguns arquivos do backup, deve-se editar o arquivo script do dump, nesse momento utilizado para restore dos dados e especificar apenas os arquivos a serem recuperados.  No entanto, é importante lembrar que o path desses arquivos neste script não pode ser alterado. Para especificarmos um local alternativo de restauração, deve-se implementar a instrução !REDIRECT no script.
    • Entre os arquivos especificados a restaurar no script do dump dinâmico, apenas serão restaurados (por padrão) os arquivos que não existirem em seus locais originais. Por padrão, se o arquivo a restaurar já existe, ele é ignorado. Para forçar a restauração do arquivo, mesmo que ele já exista, insira no script do dump dinâmico a instrução !DELETE. Desta forma, todos os arquivos especificados no script serão restaurados e os arquivos existentes serão sobrescritos.
    • Caso o backup contenha arquivos do tipo SuperFile (por exemplo, arquivo sigapss.spf ou arquivos de help (sigahlp.hlp) do ERP) e o c-tree Server não tenha sido configurado corretamente para backup desse tipo de arquivo, a operação de restauração está sujeita a ocorrência do erro 14 (FileCorrupt), não sendo possível a restauração desse tipo de arquivo utilizando o backup atual. Para mais informações sobre a configuração, consulte o documento Como fazer backup on-line (dump dinâmico) com c-tree Server.

  

Utilização da instrução !DELETE

Por padrão, no momento da restauração, os arquivos existentes nos seus locais originais não serão restaurados. Caso a instrução !DELETE seja especificada no script a ser utilizado na restauração dos dados, isto fará com que os arquivos em seus locais de destino sejam sobrescritos com a versão do arquivo contido no backup.  


Utilização da instrução !REDIRECT

Por padrão, a operação de restore retorna os arquivos especificados no script do dump dinâmico nos seus diretórios originais. Através da configuração !REDIRECT, inserida no arquivo script do dump dinâmico, é possível redirecionar o path de recuperação dos arquivos.

Este comando deve ser colocado no arquivo utilizado para criar o dump dinâmico, que será utilizado para restauração. Além disso, é possível editar o arquivo para que o utilitário restaure apenas um ou um bloco de arquivos do dump original, com a seguinte sintaxe de instrução: !REDIRECT.

Exemplo


!REDIRECT /microsiga/ap7/ap_data/sigaadv/ temp/// Restaura os arquivos compactado a partir do path absoluto especificado, dentro da pasta “temp”, a partir do path em uso pela aplicação ctrdmp.
!REDIRECT /microsiga/ap7/ap_data/sigaadv/ /microsiga/restore   // Restaura os arquivos compactado a partir do path absoluto especificado como primeiro argumento, no path absoluto especificado como segundo argumento.


 

Observação
O redirecionamento exige que o path de destino, que será utilizado, seja criado no disco antes da operação que será executada. Caso o path de destino não exista, o restore é encerrado com o Erro #444.

 


Exemplo prático de restauração de arquivos

Em um determinado ambiente, configuramos o dump dinâmico no c-tree Server®, com os parâmetros especificados no arquivo "dynamic.dmp", conforme especificado abaixo:

Arquivo: dynamic.dmp

!TIME 01:00:00
!Dump /microsiga/ctreebkp/msdump.bak
!Delay 60
!FREQ 24
!PROTECT
!FILES 
/microsiga/ap_data/sigaadv/sigamat.emp
/microsiga/ap_data/sigaadv/siga*.hl?
/microsiga/ap_data/sigaadv/sigapss.spf
/microsiga/ap_data/sigaadv/six*.dtc
/microsiga/ap_data/sigaadv/sx*.dtc
/microsiga/ap_data/profile/profile.usr
!END

 


Tendo como base a necessidade de recuperação de um dump dinâmico, apenas os arquivos sigamat.emp (empresas do ERP Microsiga Protheus) e sigapss.spf (arquivos de senhas), em um path diferente do original utilizado na cópia.

Realize o seguinte procedimento:

  1. Crie uma pasta temporária para esta operação.
  2. Copie para esta pasta o utilitário ctrdmp, o arquivo de script dynamic.dmp, e o último arquivo de dump msdump.bak que será utilizado.
  3. Renomeie o arquivo de script dynamic.dmp para outro nome (por exemplo, restore.bmp), apenas para sinalizar que este arquivo será utilizado para a operação de restauração de dados.
  4. Na pasta criada, edite o arquivo script retore.dmp, que será utilizado para restaurar os dados, e elimine as linhas desnecessárias e especifique apenas os arquivos que serão restaurados, além de um path alternativo a ser utilizado para criação dos arquivos restaurados.
 


Exemplo

!Dump msdump.bak
!REDIRECT /microsiga/ap_data/sigaadv/ sigatmp/

!FILES 
/microsiga/ap_data/sigaadv/sigamat.emp
/microsiga/ap_data/sigaadv/sigapss.spf
!END
 


Desta forma, apenas os arquivos sigamat.emp e sigapss.spf serão restaurados na pasta sigatmp. No entanto, essa pasta deve ser criada a partir da pasta temporária de trabalho atual antes de executarmos o aplicativo ctrdmp.

Para isso, é necessário:

  1. Criar a pasta sigatmp a partir da pasta atual, onde será executado o aplicativo ctrdmp.
  2. Executar o aplicativo ctrdmp, passando como parâmetro o nome do arquivo de script que será utilizado pelo restore (restore.dmp).
    Realizado isso, será verificado o arquivo que contém o dump das tabelas (msdump.bak), e apenas serão restaurados os arquivos que se enquadram na lista de arquivos especificados no arquivo restore.dmp, sendo os mesmos restaurados na pasta sigatmp.
 


A seguir, observe as mensagens apresentadas ao executar a aplicação no ambiente Linux.

As mensagens apresentadas em negrito estão destacadas para mostrar que apenas os dois arquivos especificados (sigamat.emp e sigapss.spf) foram executados, os demais foram ignorados por não terem sido especificados para restauração. 


./ctrdmp restore.dmp 

DR: file will be redirected....
        /microsiga/ap_data/sigaadv/sigaadv/sigamat.emp -> temp/sigamat.emp
DR: recreating file: /microsiga/ap_data/sigaadv/sigaadv/sigamat.emp
DR: not in !FILES list.../microsiga/ap_data/sigaadv/sigaadv/sigahlp.hlp
DR: file will be redirected....
        /microsiga/ap_data/sigaadv/sigaadv/sigahlp.hlp -> temp/sigahlp.hlp
DR:       skip file: /microsiga/ap_data/sigaadv/sigaadv/sigahlp.hlp
DR: file will be redirected....
        /microsiga/ap_data/sigaadv/sigaadv/sigapss.spf -> temp/sigapss.spf
DR: recreating file: /microsiga/ap_data/sigaadv/sigaadv/sigapss.spf
DR: not in !FILES list.../microsiga/ap_data/sigaadv/sigaadv/six990.dbf
DR: file will be redirected....
        /microsiga/ap_data/sigaadv/sigaadv/six990.dbf -> temp/six990.dbf
DR:       skip file: /microsiga/ap_data/sigaadv/sigaadv/six990.dbf
DR: not in !FILES list.../microsiga/ap_data/sigaadv/sigaadv/sxo990.dbf
DR: file will be redirected....
        /microsiga/ap_data/sigaadv/sigaadv/sxo990.dbf -> temp/sxo990.dbf
DR:       skip file: /microsiga/ap_data/sigaadv/sigaadv/sxo990.dbf
DR: not in !FILES list.../microsiga/ap_data/sigaadv/sigaadv/sxg990.dbf
DR: file will be redirected....
        /microsiga/ap_data/sigaadv/sigaadv/sxg990.dbf -> temp/sxg990.dbf
DR:       skip file: /microsiga/ap_data/sigaadv/sigaadv/sxg990.dbf
DR: not in !FILES list.../microsiga/ap_data/sigaadv/sigaadv/sxb990.dbf
DR: file will be redirected....
        /microsiga/ap_data/sigaadv/sigaadv/sxb990.dbf -> temp/sxb990.dbf
DR:       skip file: /microsiga/ap_data/sigaadv/sigaadv/sxb990.dbf
DR: not in !FILES list.../microsiga/ap_data/sigaadv/sigaadv/sx7990.dbf
DR: file will be redirected....
        /microsiga/ap_data/sigaadv/sigaadv/sx7990.dbf -> temp/sx7990.dbf
DR:       skip file: /microsiga/ap_data/sigaadv/sigaadv/sx7990.dbf
DR: not in !FILES list.../microsiga/ap_data/sigaadv/sigaadv/sx2990.dbf
DR: file will be redirected....
        /microsiga/ap_data/sigaadv/sigaadv/sx2990.dbf -> temp/sx2990.dbf
DR:       skip file: /microsiga/ap_data/sigaadv/sigaadv/sx2990.dbf
DR: not in !FILES list.../microsiga/ap_data/sigaadv/sigaadv/sxd990.dbf
DR: file will be redirected....
        /microsiga/ap_data/sigaadv/sigaadv/sxd990.dbf -> temp/sxd990.dbf
DR:       skip file: /microsiga/ap_data/sigaadv/sigaadv/sxd990.dbf
DR: not in !FILES list.../microsiga/ap_data/sigaadv/sigaadv/sxe.dbf
DR: file will be redirected....
        /microsiga/ap_data/sigaadv/sigaadv/sxe.dbf -> temp/sxe.dbf
DR:       skip file: /microsiga/ap_data/sigaadv/sigaadv/sxe.dbf
DR: not in !FILES list.../microsiga/ap_data/sigaadv/sigaadv/sx9990.dbf
DR: file will be redirected....
        /microsiga/ap_data/sigaadv/sigaadv/sx9990.dbf -> temp/sx9990.dbf
DR:       skip file: /microsiga/ap_data/sigaadv/sigaadv/sx9990.dbf
DR: not in !FILES list.../microsiga/ap_data/sigaadv/sigaadv/sxf.dbf
DR: file will be redirected....
        /microsiga/ap_data/sigaadv/sigaadv/sxf.dbf -> temp/sxf.dbf
DR:       skip file: /microsiga/ap_data/sigaadv/sigaadv/sxf.dbf
DR: not in !FILES list.../microsiga/ap_data/sigaadv/sigaadv/sx4990.dbf
DR: file will be redirected....
        /microsiga/ap_data/sigaadv/sigaadv/sx4990.dbf -> temp/sx4990.dbf
DR:       skip file: /microsiga/ap_data/sigaadv/sigaadv/sx4990.dbf
DR: not in !FILES list.../microsiga/ap_data/sigaadv/sigaadv/sxa990.dbf
DR: file will be redirected....
        /microsiga/ap_data/sigaadv/sigaadv/sxa990.dbf -> temp/sxa990.dbf
DR:       skip file: /microsiga/ap_data/sigaadv/sigaadv/sxa990.dbf
DR: not in !FILES list.../microsiga/ap_data/sigaadv/sigaadv/sx6990.dbf
DR: file will be redirected....
        /microsiga/ap_data/sigaadv/sigaadv/sx6990.dbf -> temp/sx6990.dbf
DR:       skip file: /microsiga/ap_data/sigaadv/sigaadv/sx6990.dbf
DR: not in !FILES list.../microsiga/ap_data/sigaadv/sigaadv/sx1990.dbf
DR: file will be redirected....
        /microsiga/ap_data/sigaadv/sigaadv/sx1990.dbf -> temp/sx1990.dbf
DR:       skip file: /microsiga/ap_data/sigaadv/sigaadv/sx1990.dbf
DR: not in !FILES list.../microsiga/ap_data/sigaadv/sigaadv/sxp990.dbf
DR: file will be redirected....
        /microsiga/ap_data/sigaadv/sigaadv/sxp990.dbf -> temp/sxp990.dbf
DR:       skip file: /microsiga/ap_data/sigaadv/sigaadv/sxp990.dbf
DR: not in !FILES list.../microsiga/ap_data/sigaadv/sigaadv/sx3990.dbf
DR: file will be redirected....
        /microsiga/ap_data/sigaadv/sigaadv/sx3990.dbf -> temp/sx3990.dbf
DR:       skip file: /microsiga/ap_data/sigaadv/sigaadv/sx3990.dbf
DR: not in !FILES list.../microsiga/ap_data/sigaadv/profile/profile.usr
DR:       skip file: /microsiga/ap_data/sigaadv/profile/profile.usr
DR: recreating system file: S0000000.FCS
DR: recreating system file: S0000001.FCS
DR: recreating system file: L0000016.FCS
DR: restore files to dump time...Thu Nov 11 13:52:00 2004

DR: Absolute path names -
DR:   deleting system file: /home/siga0984/space/temprestore/S0000000.FCS
DR:   deleting system file: /home/siga0984/space/temprestore/S0000001.FCS
DR:   deleting system file: /home/siga0984/space/temprestore/L0000016.FCS
DR: Successful Dump Restore Termination