Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Comentário: Migration of unmigrated content due to installation of a new plugin

...

O direct mode implementa a conexão da aplicação RM sem a necessidade de utilizar dll's, provider ou outros artefatos de terceiros para conexão a base Oracle. Antes da implementação, utilizávamos a oracle call interface (OCI) para conexão ao banco de dados Oracle.  Esta configuração exigia a existência do client Oracle nas máquinas client e server além de demandar a existência do client em 32 (x86) e 64 (x64) bits  

Atenção: O client do Oracle continua sendo necessário para acesso aos executáveis Delphi que ainda utilizam o BDE (Borland Database Engine) para conexão com o banco.

Causa

Embora seja uma melhoria no funcionamento da aplicação,  esta configuração poderá provocar o erro acima nos seguintes cenários:

...

A mudança implementada no RM foi habilitada através de tags no arquivo de configuração do rm.host (RM.Host.Service.exe.config , RM.Host.exe.config e RM.Host.JobRunner.exe.config), sendo esta tag oculta no config padrão da instalação e definida como true.<add key="USEDEVARTDIRECT" value="true" />

Esta configuração ocasionará o erro nos casos em que a forma de conexão ao oracle não for direta, exemplo (host/sid) ou nos casos em que o servidor Oracle esteja em RAC (Real Application Cluster).

...

Para solução do problema os seguintes passos poderão ser seguidos

Painel
bgColor#fff
  1. Caso não utilize Oracle RAC


      • Recomendamos aos clientes que não utilizam Oracle RAC que mantenham a configuração do direct mode como true, pois além dos ganhos relativos a instalação, manutenção e adminsitração de clients Oracle nas máquinas em que o produto TOTVS está instalado, teremos outros ganhos em potencial, uma vez que neste modelo a aplicação trabalhará diretamente com o Oracle através do protocolo TCP/IP,sem o envolvimento do client do Oracle.
        Para a não ocorrência do erro acima você deverá realizar o seguinte procedimento.
        No alias manager informar a conexão direta ao banco de dados ao qual deseja se conectar. Para isso, você deverá informar o nome ou ip do host onde o banco de dados se encontra instalado "/" (barra) o SID "Service Identifier do Oracle", que é o nome do serviço Oracle.
        Exs:

        10.31.0.159/orcl
        serverbd/orcl

        Ex:


    • Obs.: Caso não utilize a porta padrão 1521, será necessário informá-la, conforme exemplo: BHD050101104:1527/exemplo12116
  1. Caso utilize Oracle RAC
    • O modo direct não é compatível com o Oracle RAC. Sendo assim, clientes que utilizam o Oracle RAC poderão no momento da instalação do RM marcar o flag "utilização do Oracle RAC" que automáticamente irá setar a tag USEDEVARTDIRECT para false conforme imagem abaixo.



      Caso não tenha marcado a opção durante a instalação, basta incluir a tag abaixo nos arquivos de configuração  (RM.Host.Service.exe.config , RM.Host.exe.config e RM.Host.JobRunner.exe.config conforme abaixo:

      <add key="USEDEVARTDIRECT" value="false" />


Para verificar se a instancia é ou não Oracle RAC, você poderá executar a seguinte consulta:

select name, value from v$parameter where name='cluster_database';

Caso o campo VALUE retorne TRUE a instancia é Oracle RAC.

...