Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Conferência das Informações

Informações
Importante:
Apenas as ordens de produção devem ser consideradas. As ordens de manutenção não fazem parte desse assunto.

Medidas:

Qtde Produzida (HKW_QPRODU%Eficiência (Calculado): indica a quantidade líquida produzida, na unidade de medida do item fabricado, já descontada da quantidade refugada. Para validar essa medida, devem-se totalizar os valores apresentados na coluna “Quantidade” do Resumo de Ordens de Serviço (CS0503) seguindo a seguinte regra: Quando a espécie (coluna Esp) for “ACA”, o valor é somado e quando a espécie for “EAC”, o valor deve ser subtraído. As outras espécies devem ser descartadas do total.

Relatório Base

Utilizar o Resumo de Ordens Serviço (CS0503).

Como a validação é feita sobre os movimentos, deve ser considerado efetuar a validação por item e em períodos curtos para não haver erro no processo de soma já que várias ordens podem ter sido emitidas para o mesmo item.

Os filtros aplicados no relatório podem refletir para as seguintes dimensões:
Estabelecimento, Grupo de Estoque, Unidade de Negócio e Item.

Parâmetros do Relatório:

Na aba “Seleção”:
Campo Item: selecionar o item a ser validado.
Campo Data Movimento: informar o período a ser validado.

Na aba “Parâmetros”:
Selecionar: “Listar Movimentos” e “Listar Resumo dos Movimentos”.
Selecionar: “Ordens em Andamento”, “Ordens Finalizadas” e “Ordens Terminadas”.
Campo Ordens com Saldo: selecionar todos.
Campo Moeda: selecionar Real.

Qtde Produzida UN FC (HKW_QPRFCM): indica a quantidade líquida produzida na unidade de medida da família comercial do item fabricado, já descontada da quantidade refugada. Validar com o valor da Qtde Produzida (HLW_QPRODU) multiplicado pelo fator de conversão da família comercial (CD0903) para o item que está sendo validado.

Qtde Produzida UN FM (HKW_QPRFMT): indica a quantidade líquida produzida, na unidade de medida da família de material do item fabricado, já descontada da quantidade refugada. Validar com o valor da Qtde Produzida (HLW_QPRODU) multiplicado pelo fator de conversão da família material (CD0903) para o item que está sendo validado.

Qtde Ordem Produzida (HKW_QORDPD): indica a quantidade de ordens de produção que foram produzidas. Não existe relatório do ERP que siga as mesmas regras de extração para validar essa medida.

Qtde Refugada (HKW_QREFUG): indica a quantidade refugada de itens na produção, na unidade de medida do item fabricado. Para validar essa medida, devem-se totalizar os valores apresentados na coluna “Quantidade” do Relatório de Movimentos de Estoque (CE0302), considerando apenas os movimentos de “REF”.
O CE0302, deve ser visualizado por item:

  • Selecione o Intervalo de Item.
  • Selecione o Intervalo de Data Movimentação.
  • Selecione o Tipo Movimento 25-REF.

Qtde Refugada UN FC (HKW_QREFCM): indica a quantidade refugada de itens na produção, na unidade de medida da família comercial do item fabricado. Validar com o valor da Qtde Refugada (HLW_QREFUG) multiplicado pelo fator de conversão da família comercial (CD0903) para o item que está sendo validado.

Qtde Refugada UN FM (HKW_QREFMT): indica a quantidade refugada de itens na produção, na unidade de medida da família de material do item fabricado. Validar com o valor da Qtde Refugada (HLW_QREFUG) multiplicado pelo fator de conversão da família material (CD0903) para o item que está sendo validado.

Vl Custo GGF Produção (HKW_VCSGGF): indica o valor dos custos gerais de fabricação relacionado aos itens produzidos. Para validar essa medida, deve-se utilizar o Resumo Ordens Serviço (CS0503), campo “Valor GGF”, considerando apenas os movimentos de “ACA” e “EAC”.

Vl Custo Material Produção (HKW_VCSMAT): indica o valor dos custos de matéria prima relacionado aos itens produzidos. Para validar essa medida, deve-se utilizar o Resumo Ordens Serviço (CS0503), campo “Valor MAT”, considerando apenas os movimentos de “ACA” e “EAC”.

Vl Custo MOB Produção (HKW_VCSMOB): indica o valor dos custos de mão de obra relacionado aos itens produzidos. Para validar essa medida, deve-se utilizar o Resumo Ordens Serviço (CS0503), campo “Valor MOB”, considerando apenas os movimentos de “ACA” e “EAC”.

Vl Custo Produção (HKW_VCSPRD): indica o valor total dos custos de mão de obra, matéria prima e custos gerais de fabricação relacionados aos itens produzidos. Para validar essa medida, devem-se utilizar o Resumo Ordens Serviço (CS0503), somando os valores de dos campos “Valor MAT”, “Valor GGF” e “Valor MOB”, considerando apenas os movimentos de “ACA” e “EAC”.

Vl Custo Produção Refugada (HKW_VCSRFG): indica o valor total de custo do refugo produzido. Para validar essa medida, devem-se utilizar o Resumo Ordens Serviço (CS0503), somando os valores de dos campos “Valor MAT”, “Valor GGF” e “Valor MOB”, considerando apenas os movimentos de “REF”.

 Este campo que representa a eficiência entre o tempo padrão de operações e o realizado. Pode-se ainda considerar o fator de Refugo, Setup (tempo de preparação) e paradas que alteram a eficiência.

  • Formula %Eficiência = (Tempos de Operação Padrão / Tempos de Operação * 100);
  • Formula %Eficiência Considerando Parada = (Tempos de Operação Padrão / (Tempos de Operação + Tempo Parada Real) * 100);
  • Formula % Eficiência Considerando Setup = ((Tempos de Operação Padrão + Tempo Padrão Setup)  /  (Tempos de Operação + Tempo Setup) ) * 100;
  • Formula % Eficiência Considerando Setup e Parada = ((Tempos de Operação Padrão + Tempo Padrão Setup)  /  (Tempos de Operação + Tempo Setup + Tempo Parada Real) ) * 100;

 

Se for considerado o refugo, a formula será o resultado de uma das quatro alternativas acima multiplicado pelo resultado da qualidade, conforma abaixo:

Formula Produção Real = Quantidade Operação Reportada;

Formula Qualidade = (Produção Real - Quantidade Refugo) / Produção Real * 100

Formula % Eficiência = %EFICIÊNCIA * (Qualidade / 100) * 100.

 

%OEE (Calculado): A eficiência global, ou OEE (Overall Equipment Efficiency) mede o desempenho global de um processo ou sistema e é mais uma contribuição dada pela gestão japonesa. Inicialmente desenvolvida para apoiar a filosofia TPM (Total Productive Maintenance), o OEE foi gradualmente sendo aplicado à generalidade das situações não se limitando a processos industriais. O OEE é medido da seguinte forma:

Formula Disponibilidade Real = Carga Disponível Capacidade;

Formula Qualidade Real = (Produção Real - Quantidade Refugo) / Produção Real * 100

OEE = % Eficiência * % Disponibilidade Real * % Qualidade Real

 



%NEE (Calculado): A eficiência liquida visa medir o desempenho do tempo em funcionamento, sem considerar o fator disponibilidade real como é feito no OEE.

NEE = % Eficiência * % Qualidade Real



%TAKT-TIME (Calculado): O TAKT-TIME é o tempo disponível para a produção dividido pela demanda de mercado.

TAKT-TIME = (Capacidade Real * 60) / Produção Real

 

 

 Real Lead Time (HKW_QRELET): indica a quantidade de dias entre a data de entrega e a data de início da ordem de produção; é o tempo decorrido desde o início do processo produtivo até a entrega efetiva do material pela produção. Para Validar essa medida, pode ser verificado no programa CP0507, na pasta Movimentos, sendo a data do primeiro acabado menos a data emissão da ordem.