Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Declaração Única de Exportação (

D.U-E

DUE) no SIGAEEC

 

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Manufatura

Módulo:

Easy Export Control

Rotina:

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

EECAE100 Embarque
EECDU400Declaração Única de Exportação
DUE_CNF.APHLayout XML da DUE

Chamados Relacionados

MTRADE-993 / MTRADE-1055 / MTRADE-1806 / MTRADE-1848

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

Todos

Tabelas Utilizadas:

EEC - Capa do Embarque

EE9 - Itens do Embarque

EEM - Notas Fiscais de Saída

EES - Itens das Notas Fiscais de Saída

EYY - Notas Fiscais de remessa

ELO - Código ISO 3166 de Países

SYF - Moedas

SYA - Países

EVN - Tipos de Informações Adicionais DUE

Sistema(s) Operacional(is):

Windows/Linux

Descrição

Implementação da funcionalidade de geração e integração do arquivo xml da O novo processo de exportação, realizado por meio de Declaração Única de Exportação (D.UDU-E) com o portal portal único Siscomex com interface visual que viza a maximização de uso dos recursos visuais já disponíveis no produto padrão, eliminando a necessidade de utilização da central de integrações.

A integração necessita de um certificado digital válido do exportador para acesso ao portal único do siscomex no âmbito da declaração única de exportação.

 

, busca adequar o controle aduaneiro e administrativo ao processo logístico das exportações, de maneira a realiza-los de maneira eficaz e segura, porém sem causar atrasos desnecessários ao fluxo das exportações. Os controles aduaneiro e administrativo de uma exportação realizada por meio de DU-E são efetuados por intermédio de módulos especializados do Portal Siscomex.

Fonte: http://portal.siscomex.gov.br/conheca-o-portal/exportacao-por-meio-de-declaracao-unica-de-exportacao-du-e

Frente às inovações apresentadas com a DU-E, o Easy Export Control foi atualizado de forma a possibilitar o controle, geração e integração da Declaração Única de Exportação com o Portal Único Siscomex.

Desta forma, é possível controlar as informações de duas maneiras no sistema, sendo:

  1. Controle das informações registradas diretamente no Portal Único: É possível inserir manualmente os dados de uma DU-E registrada diretamente no Portal Único, de forma a manter as informações e utilizá-las nas etapas seguintes do processo;
  2. Integração para Registro Automático da DU-E: Por meio de webservices, é possível integrar automaticamente as informações do Embarque de Exportação para registro e retificação automática da Declaração Única de Exportação.


Importante:

Assim como o acesso direto ao Portal Único utiliza o certificado digital do usuário para autenticação, a integração via webservices também utiliza este certificado para autenticar a transmissão. Desta forma, como a integração do Easy Export Control com o Portal Único para registro de DU-E ocorre por meio de comunicação webservice, esta comunicação ocorre na estação de trabalho do usuário que fará a transmissão. Durante a transmissão será solicitada a seleção do certificado digital a ser utilizado, que deve estar instalado e acessível na estação de trabalho.


Neste documento você irá aprender os principais passos para atualização e configuração do ambiente para utilização dos controles existentes para gestão da DU-E.


Procedimento para Atualização do Ambiente

Para utilização da DU-E no Easy Export Control, é necessário atualizar o ambiente com os novos dicionários e programas criados para uso na funcionalidade.  

A atualização de dicionários pode ser feita por meio do dicionário diferencial disponibilizado no portal de downloads, acessível através do link: link https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download?e=693753

A aplicação do dicionário diferencial deve ser efetuada por meio da rotina UPDDISTR, cujos procedimentos de utilização podem ser consultados no link: Atualizador de dicionário e base de dados - UPDDISTR

ATENÇÃO: Se estiver em release anterior a versão P12.1.16 e aplicar o dicionário diferencial, o dicionário de dados do ambiente será migrado para o último release. Recomendamos atualizar todo o ambiente para o último release antes da aplicação do dicionário diferencial.

A atualização do repositório deve ser feita por meio da aplicação do pacote DTRADE-48 disponível na central de downloads (https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download?e=696764) que contém o patch com os programas necessários.

É necessário atualização do aplicativo de integração com o Portal Único contido no pacote DTRADE-158 também disponível na central de downloads (https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download?e=696769).

Após a aplicação do patch, o aplicativo  'tr-sw-web-solution-due.jar' deve ser copiado para a pasta do SmartClient utilizado pelo usuário do sistema que irá utilizar a intergração. O arquivo deve possuir privilégios de acesso pelos usuários de rede utilizados para acessar o sistema.


Caso a intenção seja controlar os dados manualmente, após a aplicação dos campos e atualização do repositório não é necessário nenhum procedimento adicional, as informações já estarão disponíveis e será possível registrar as informações conforme procedimentos informados na seção "Procedimentos para Utilização".


Caso a intenção seja integrar o Easy Export Control para registro automático da DU-E, será necessário configurar o ambiente conforme os procedimentos apresentados na seção abaixo ("Procedimentos para Configuração da Integração").



Procedimento para Configuração da Integração

As informações abaixo apresentam as configurações de parâmetros necessárias para utilização da integração do Easy Export Control com a Declaração Única de Exportação (DU-E):


Configuração de Parâmetros:

Procedimento para Configuração

As atualizações disponibilizadas através deste Boletim Técnico adequam o produto Easy Export Control para sua utilização na integração de dados dos processos de embarque com o portal único do comércio Exterior.

 

CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

      1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Configure o(s) parâmetro(s) a seguir:
          Obs.: Configuração obrigatória.

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_EECFAT

Tipo:

Lógico

Cont. Por.:

.T.

Descrição:

Habilita a integração entre o módulo

SIGEEC

SIGAEEC e o módulo SIGAFAT

 * Caso a integração com o módulo SIGAFAT não estiver habilitada, será necessário integrar as informações de notas fiscais a partir de um sistema externo para registro das informações na DU-E.


Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_EEC0053

Tipo:

Lógico

Cont. Por.:

.T.

Descrição:

Define se utiliza a Declaração Única de Exportação

 

      2. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Configure o(s) parâmetro(s) a seguir:
          Obs.: Configuração opcional.

 

*Este Parâmetro deve sempre estar ligado para que o sistema faça a integração com o Portal Único


Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_EEC0054

Tipo:

Lógico

Numérico

Cont. Por.:

2

Descrição:

Integrador deve efetuar a integração com a base de Testes (1) ou com a base de Produção (2)

 

* Caso este parâmetro seja configurado para integração com a base de testes, os registros serão direcionados para o ambiente de testes do portal único (https://val.portalunico.siscomex.gov.br/portal/), ou seja, os registros serão utilizados somente para treinamento e não devem ser utilizados para registros efetivos de exportações.


Procedimento para Utilização

Pré-requisitos:

Após a atualização do ambiente e acesso à rotina de  manutenção de embarque, é necessário verificar o cadastro de países e moedas utilizados afim de alimentar as novas informações destes cadastros necessários a D.U-E.

Os processos já existentes no ambiente terão seus status D.U-E atualizados automaticamente.

Processos que já possuírem data de embarque ficarão bloqueados para geração do arquivo xml  da D.U-E, sendo necessário tirar a data de embarque seja retirada para eu o sistema apure automaticamente o status atual deste processo.

É necessário que o certificado digital válido do exportador para acesso ao portal único do siscomex no âmbito da declaração única de exportação esteja acessível ao usuário.

Sequencia 001:

Cenário 1: Controle das Informações Registradas manualmente:

Sequência 001:

Neste cenários, as informações da DU-E foram registradas manualmente no Portal Único e somente serão registradas no Easy Export Control:

  1. Acessar a rotina de Manutenção de Embarques de Exportação e localizar o processo que terá as informações atualizadas;
  2. Editar o processo e localizar os campos "Nro DUE" e "Nro RUC" na Aba "Siscomex" da tela principal;
  3. Informar no campo "Nro DUE" o número da DU-E registrada e no campo "Nro RUC" o número do RUC da DU-E registrada;
  4. Localizar o campo "Dt. DUE" (EEC_DTDUE) na Aba "Siscomex". Caso o campo exista, informar nele a data de registro da DU-E.
  5. Caso o campo não exista, localize o campo "Data da DSE" (EXL_DTDSE) na Aba "Dados Complementares", Sub-Aba "Dse". Este campo será utilizado para registro da data da DU-E até que o campo "EEC_DTDUE" seja criado na próxima atualização de release.

Sequência 002:

  1. Efetue a transmissão da escrituração das notas fiscais do processo para o SPED. Veja que as informações da DU-E serão transmitidas no registro 1100 do SPED.

Cenário 2: Integração das informações com o Portal Único:


Pré-Requisitos:

  • Acessar o cadastro de países (Atualizações >> Tabelas >> Países) e preencher o campo Cód. País DUE com um código de país no formato ISO-3166, visto que tal informação é obrigatória e validada na D.U-E. O código a ser informado pode ser consultado no Portal Único.
  • Acessar o cadastro de moedas (Atualizações >> Tabelas >> Moedas) e preencher o campo Cod ISO com um código de moeda no formato ISO-4217, visto que tal informação é obrigatória e validada na D.U-E. O código a ser informado pode ser consultado no Portal Único.
  • Acessar o cadastro de fabricante/fornecedor (Atualizações >> Cadastros >> Exp./Forn./Fabr.) e preencher o campo CNPJ/CPF.
  • Preencher os novos campos criados na aba Siscomex no embarque de exportação: Recinto Alf.Tipo Despach e URF Despacho

Sequência 001: Avaliação do processo

          1. Acessar o browser dos processos de embarque de exportação           1. No Easy Export Control (SIGAEEC) acesse Atualizações/Embarque/Manutenção. Verifique no browser que haverá um novo campo de status da DU-E com o status já atualizado para todos os processos da base.
          2. Selecione o processo de embarque requisitado e clique no botão Alterar.
          3. Acesse a aba “Siscomex” e verifique que novos campos necessários para a Declaração Única de Exportação (D.U-E)
Sequencia 002:          1. Retorne ao browser dos processos de embarque e selecione um processo que esteja com o status “Não registrado”.

          2. Após isto, clique Clicar no botão “Outras Outras Ações />> Declaração única de exportação”exportação.

          3. O sistema não permitirá gerar o xml pois o mesmo apresenta status inicial “não registrado”, em virtude de haver data de embarque para o processo.

          4. Para habilitar processos com este status é necessário alterar o processo e retirar a data de embarque do processo.processo.

A coluna "Status DUE" é exibida na aba "Siscomex", informando os seguintes status possíveis:

1=Pendente Informações: Esse status é exibido quando o processo de exportação possui campos obrigatórios não preenchidas. Ao clicar no botão Declaração Única de Exportação, o sistema exibirá mensagem informando quais campos precisam ser preenchidos para a geração do arquivo XML da DUE.

3=Aguardando Transmissão: Informações obrigatórias preenchidas mas sem número da DUE.
5=Registrada DUE: Número da DUE preenchido.
6=Registro por RE/DDE: Se ao menos um item tiver RE ou DDE ou se estiver preenchido na capa.
7=Não registrado: Caso haja data de embarque e não possua RE/DDE, nem DUE.
Importante: Os processos já existentes no ambiente terão seus status D.U-E atualizados automaticamente.
Processos que já possuírem data de embarque ficarão bloqueados para geração do arquivo xml da D.U-E, sendo necessário que a data de embarque seja retirada para o sistema apure automaticamente o status atual deste processo.


Sequência 002: Complemento das informações e validaçãoSequencia 003:

          1. Acesse o Acessar um processo com o status “Pendente Informações” e clique clicar no botão "Outras Ações relacionadas/>> Declaração única de exportação".

          2. O sistema poderá apresentar mensagem de informações pendentes no processo por alguns dos seguintes motivos:

                    Itens do embarque sem Nota Fiscal de Saída
                    Campos  Campos de informações do processo não preenchidas.   

                          Cadastros  Cadastros amarrados ao processo sem informações necessárias para DU-E.

            33. Em modo de alteração do registro, informe todos os dados necessários para a DU-E DUE e grave o processo.

          4. Ao final da gravação o sistema irá atualizar os status e o processoo status do processo.


Sequência 003: Informações Adicionais

  1. Existem informações adicionais que podem ser informadas no registro da DU-E, em campos apresentados na aba "Siscomex" do processo. São elas:
    1. Forma Export: Código da Forma de Exportação
    2. Obs. Forma: Observações da Forma de Exportação
    3. Situação Esp: Código da Situação Especial
    4. Obs. Sit. Esp: Observações da Situação Especial
    5. Caso Especia: Código do Caso Especial
    6. Obs. CasoTr: Observações do Caso Especial
    7. Motivo Dispe: Código do Motivo de Dispensa de NF
    8. Obs. Mot. NF: Observações do Motivo de Dispensa de NF
  2. Também existem informações adicionais que podem ser informadas nos itens do processo. São elas:
    1. Pr. Carga: Código da Prioridade de Carga
    2. Obs. Pr.Car: Observações da Prioridade de Carga
    3. LPCO: Número do LPCO


Sequência 004: Transmissão da DU-ESequencia 004:

          1. Posicionado sobre este Acessar um processo com status status "Aguardando Transmissão", clique no botão "Outras Ações relacionadas/Declaração >>Declaração única de exportação".

          2. não havendo inconsistências nas informações, o sistema irá avisar sobre a geração do arquivo xml da DU-E para o envioO sistema perguntará se o usuário deseja prosseguir com a criação do XML. Clicar no botão Sim.

          3. Ao final o  O sistema exibe exibirá a mensagem de sucesso na geração do arquivo XML e o local da geração do arquivoonde o mesmo encontra-se. O sistema perguntará se o usuário deseja visualizar o arquivo XML.

          4. Clique Clicar no botão SIM para visualizar o arquivo XML no navegador o .

*O arquivo será gerado com base na documentação do layout da Declaração Única de Exportação disponibilizada no Portal Único, acessível no endereço: https://val.portalunico.siscomex.gov.br/docs/api/

          5. O sistema irá questionarse questionar se deseja fazer a transmissão do arquivo imediatamente.

          6. Clique no botão SIM. Conforme a configuração do parâmetro MV_EEC0054, o sistema irá avisar sobre o ambiente para o qual se está fazendo o envio da Declaração.

          7. Clique em Sim para Prosseguir. Em seguida o sistema irá questionar sobre o diretório dos arquivos executáveis necessários para a integração.

          8. Informe os diretórios e clique no botão confirmar.

          9. Clique em confirmar. O sistema irá processar processará o envio.

          10. O sistema integrador irá solicitar Java solicitará o certificado digital para acesso ao portal da DU-E e transmissão dos dadosDUE e transmitir os dados.

          11. Selecione o certificado digital válido e Clique no botão OK se tiver ou não o certificadoOk.

          12. O sistema irá fazer a transmissão dos dados e ao final exibir uma mensagem informando sobre o rsultado resultado da transmissão.


Diferenças no registro de uma DU-E em processos com Nota Fiscal e Processos sem Nota Fiscal:

Ao registrar a DU-E em um processo que já possua nota fiscal informada, a DU-E será registrada informando os dados dos itens relacionados às notas fiscais do processo. Caso algum item não possua Nota Fiscal ele não será transmitido, sendo necessário retificar a DU-E posteriormente para envio das informações da Nota Fiscal do item.

Caso nenhum dos itens do processo possua nota fiscal, a DU-E será registrada informando todos os itens do processo, no cenário de DU-E Sem Nota Fiscal. Desta forma, após receber os dados de todas as notas fiscais também será possível retificar o processo para informar as notas fiscais.


Sequência 005:

         

 

Retificação

 
  1. Acessar um processo de embarque que já tenha sido registrado, possuindo o número de DU-E e número do RUC preenchidos,
  2. Executar a integração conforme a Sequência 002 deste documento. O sistema identificará automaticamente que trata-se de uma retificação e fará a transmissão neste formato.