Histórico da Página
...
- Este programa tem por objetivo possibilitar o cálculo do pagamento dos prestadores, baseado nos movimentos digitados no módulo de Revisão de Contas, nos movimentos de pagamentos extras e descontos digitados no módulo de Pagamento de Prestadores, nos valores a serem pagos aos prestadores, respeitando as negociações, faixas e eventos cadastrados. Este programa calcula o imposto de renda, INSS, ISS, PIS-PASEP, COFINS, CSLL e Imposto Unico para os prestadores que deduzem estes impostos, além de gerar movimentos para geração de relatórios, posteriores, e gerar os títulos para importação no Contas a Pagar, possibilitando assim, a integração com este Módulo, no sistema financeiro (EMS). Neste programa é realizado o Cálculo do pagamento dos prestadores.
- Para iniciar o cálculo/previsão do pagamento dos prestadores (hpp.) é necessário que sejam realizados os cadastros, acima descritos, onde para o cálculo devem ser liberados os movimentos de procedimentos/insumos do módulo de revisão de contas e os períodos estarem fechados. Para a previsão, os movimentos de procedimentos/insumos podem estar liberados ou não do módulo de revisão de contas e o período aberto ou fechado, dependendo da opção escolhida nos parâmetros do programa de cálculo;
- Seguindo a parametrização e seleção do programa de cálculo, são selecionados os movimentos extras e descontos, do período, que ainda não foram calculados; são selecionados os procedimentos e insumos dentro do período parametrizado, que foram liberados do revisão de contas (para previsão conforme parâmetro especificado no cálculo: liberados ou não) e que não sejam de faturas digitadas no revisão de contas.
- Após, aplica-se a faixa de negociação (se existir), pois poderão existir valores diferenciados para determinados procedimentos e/ou insumos, ou seja, determina-se um valor unitário por cada procedimento e/ou insumo dentro de uma faixa de quantidade ou pode-se pagar um valor total de procedimentos e/ou insumos dentro de uma faixa de quantidade de procedimentos e/ou insumos e este valor irá sobrepor ao existente. Note que a faixa de negociação é aplicada conforme a negociação selecionada.
- Após, aplica-se a negociação, acessada com a data de fim do período, pois poderão existir acréscimos ou descontos para um determinado procedimento e/ou insumo, bem como a data do vencimento e outros dados para a geração dos títulos de IRRF e título normal.
- Na sequência é realizado o acúmulo de valores para base do ISS. (ver processo de cálculo do ISS).
- Na sequência é realizado o acúmulo de valores para base do INSS. (ver processo de cálculo do INSS).
- Na sequência é realizado o acúmulo de valores para base do IRRF. (ver processo de cálculo do IRRF).
- Na sequência é realizado o acúmulo de valores para base do PIS-PASEP. (ver processo de cálculo do PIS-PASEP).
- Na sequência é realizado o acúmulo de valores para base do COFINS. (ver processo de cálculo do COFINS).
- Na sequência é realizado o acúmulo de valores para base do CSLL. (ver processo de cálculo do CSLL).
- Na sequência é realizado o acúmulo de valores para base do IMPOSTO UNICO. (ver processo de cálculo do IMPOSTO ÚNICO).
- Procede-se então, o cálculo dos títulos de: INSS (ver processo de cálculo do INSS), de ISS (ver processo de cálculo do ISS), de IRRF (ver processo de cálculo do IRRF), título normal (ver processo de cálculo do título normal ou antecipação) e título referente a eventos pro-labore e OUTROS IMPOSTOS. Caso o valor do título normal for menor que zeros caracteriza uma antecipação de valores e, portanto, o título será registrado como sendo uma antecipação, porém será registrado um valor positivo, pois o que identifica a antecipação é o tipo da espécie do título.
- Neste processo de cálculo do pagamento é feito relacionamento dos movimentos do módulo de revisão de contas com o título do pagamento de prestadores.Os movimentos são marcados como liberados do pagamento e registra-se o valor real pago bem como o valor real glosado, caso haja glosas, mas os movimentos de glosas não são pagos, apenas constam para saírem em demonstrativos da produção, consultas e relatório.
- Os movimentos extras e descontos são marcados como liberados do pagamento e passam a receber uma referência de pagamento para que possam ser facilmente localizados.
- Neste ponto os títulos são gerados e permanecem em uma situação de calculado pelo pagamento, então é necessário fazer a Confirmação destes títulos (PP0410E) a fim de ficarem disponíveis para serem exportados/integrados para o módulo de contas a pagar do sistema administrativo, ficando numa situação de liberados do PP.
- Após, deve-se fazer a Exportação dos títulos (PP0410F) para o módulo de contas a pagar do sistema administrativo (ver processo de Integração títulos do pagamento com sistema administrativo), pode-se identificar os títulos de impostos ao título normal por meio da espécie, número do documento e parcela, onde o número do documento e a parcela são iguais ao do título normal ou antecipação e a espécie é diferente, sendo que o tipo da espécie é que diferencia um título do outro. Os títulos ficam numa situação de exportados ao contas a pagar.
- Para operadoras que aplicam a IN 32 (separação dos créditos e débitos em títulos do contas a pagar e contas a receber): para os créditos e impostos do pagamento, são gerados títulos no contas a pagar, do sistema EMS. Para descontos do pagamento, é gerado título no contas a receber, do sistema EMS. É possível realizar o encontro de contas na integração dos títulos do GPS com EMS, no momento da integração dos títulos (parametrizar, no programa PP0110G, no campo “Realiza Encontro de Contas na Integração dos Títulos do Pagamento ?” = “SIM”) ou executado posteriormente por meio do programa “Encontro de Contas (PP0410X)”, para que o saldo no contas apagar fiquem igual ao do pagamento do prestador. Neste caso, o encontro de contas irá deduzir o valor do desconto (do ACR) no título do APB, resultando o saldo final à pagar para o prestador.
Aviso |
---|
Para esse processo é necessário que o parâmetro de "Independizados" esteja habilitado. Verificar parâmetro "Utilizar RC/FP/PP Independentes" no Manutenção_Parâmetros_Globais_Sistema_HPR1410P. |
OBSERVAÇÃO:
EMS = sistema financeiro TOTVS; ACR = contas a receber, do sistema EMS; APB = contas a pagar, do sistema EMS; ECM = (Enterprise Content Management) é uma solução completa em gestão de conteúdo e processos. Reúne em um único produto dois importantes conceitos: Controle de processos e Gerenciador Eletrônico de Documentos. Ver maiores detalhes no portal TOTVS.
...
Campos | Descrição |
Realizar Cálculo Unificado | Permite selecionar o tipo de cálculo.
|
Execução | Permite selecionar a forma da execução do processo.
|
Calcular | Permite selecionar a forma do processo se por Período ou Fatura. Parâmetros somente habilitados se as opções de Execução são Previsão Cálculo ou Geração Cálculo.
|
Informar Referência | Permite selecionar se deseja ou não informar uma referência para geração do cálculo ou da previsão do pagamento dos prestadores.
|
Considerar Beneficiários | Permite selecionar quais tipos de beneficiários serão considerados, para geração, do cálculo ou da previsão, dos eventos de pagamento dos prestadores.
|
Calcular ISS sobre | Permite selecionar quais movimentos irão compor a base de cálculo do imposto de ISS.
|
Calcular imposto INSS | Permite selecionar se deseja ou não calcular o imposto de INSS.
|
Pagar Prestador onde Procedimento/Insumo tem valor zerado | Permite selecionar se deseja ou não calcular movimentos com valor zerado.
|
Pagamento Parcelado | Permite selecionar se deseja ou não executar o pagamento parcelado.
|
...
Aba Período: Esta aba somente será habilitado se na opção Parâmetros → Cálculo → Calcular foi selecionado o parâmetro Período.
Campos | Descrição |
Cálculo/Previsão com Período Aberto | Permite informar se será considerado um período aberto para cálculo/previsão dos movimentos de pagamento dos prestadores.
Para verificar se o período está fechado ou não, acessar a Manutenção Períodos Movimentação - RC0110N ou Manutenção Períodos Movimentação - hrc.period. |
Considerar Períodos Anteriores | Permite informar se serão considerados período anteriores para cálculo/previsão dos movimentos de pagamento dos prestadores. Esta aba somente será habilitado na opção selecionada Parâmetros → Cálculo → Calcular → Período.
|
Aba Fatura: Esta aba somente será habilitado se na opção Parâmetros → Cálculo → Calcular foi selecionado o parâmetro Fatura.
Confirmação e Geração de Títulos
Estas etapas estarão disponíveis somente se a flag "Realizar Geração de Títulos do Contas a Pagar" estiver marcada.
Ao clicar em Confirmação Títulos, serão exibidas as seguintes parametrizações.
A confirmação dos títulos irá ler os títulos resultantes da execução do pagamento de prestadores para que sejam liberados para a exportação ao Contas a pagar e Contas a receber. Os títulos passarão para o status de "liberado para exportação" ("L"), por meio do agendamento da execução e assim os títulos de pagamento do prestador ficarão liberados para exportação ao Contas a pagar e contas a receber.
Campos | Descrição |
Imprime totais | Indica se deverão ser impressos os totais de pagamento. |
Imprime parcelas | Indica se deverão ser impressas as parcelas de pagamento. |
Mostrar títulos de impostos | Indica se deverão ser mostrados no relatório os títulos de impostos. |
Ao clicar em Geração Títulos, serão exibidas as seguintes parametrizações.
A geração de títulos tem por objetivo exportar os títulos liberados para o Contas a Pagar (créditos e impostos) e Contas a Receber (débitos).
São selecionados os títulos gerados e liberados pela mesma execução do pagamento de prestadores e confirmação de títulos, e realizada a exportação deles para o módulo de Contas a Pagar (créditos e impostos) e Contas a Receber (débitos) do sistema administrativo (ver processo de Integração títulos do pagamento com sistema administrativo). Os títulos ficam numa situação de exportados ao contas a pagar (estado “E”). O estado do título está disponível no programa Consultas Pagamento Prestador - PP0510C.
- Se o parâmetro de encontro de contas estiver "Ligado" no momento da exportação, além de exportar criando títulos no contas a pagar e contas a receber será executado o encontro de contas em que será descontado o valor do título do ACR no título do APB automaticamente;
- Se o parâmetro de encontro de contas estiver "Desligado" no momento da exportação, após a integração deverá ser executado o programa de Encontro de Contas - PP0410X.
Este programa sofreu alteração devido ao campo "Pró-labore" da Manutenção Eventos Prestador - hpp.eventsProvider, para tratar a existência de 2 títulos devido à presença de eventos de pró-labore e eventos de produção médica.
O programa foi adequado para tratar a parametrização de impostos ao nível de Prestador x Evento da Manutenção Eventos Prestador - hpp.eventsProvider. Caso não exista, procura na Manutenção de Prestadores - CG0210Y.
Documento do Contas a Pagar: Manutenção Geração Títulos para o Contas a Pagar - PP0410F.
Campos | Descrição |
Empresa | Código da empresa. Este código deverá estar cadastrado no cadastro de "Empresas", do sistema financeiro EMS. |
Tipo do portador | Indica se o portador do título será o que consta no cadastro do fornecedor ou será informado. Possui as opções:
|
Portador | Código do portador. Este código deverá estar cadastrado no cadastro de portadores do sistema EMS. |
Tipo da data da emissão dos títulos | Indica se a data da emissão dos títulos a serem integrados, será a data da produção dos títulos do pagamento de prestador ou uma data informada. Possui as opções:
|
Data da emissão dos títulos | Indica a data para emissão dos títulos que serão integrados com o sistema financeiro do EMS. |
Tipo da data de transação de encontro contas | Indica o tipo de data de transação do encontro de contas que será utilizada entre a data de produção e a data informada. Possui as opções:
|
Data de transação de encontro contas | Indica a data de transação que será utilizada entre a data de produção e a data informada. |
Exportar tabelas temporárias | Indica se deseja exportar em tabelas temporárias, os dados dos títulos que serão integrados com o Contas a pagar e Contas a receber do sistema EMS. Esta opção é usada quando há alguma diferença dos dados enviados do TOTVS Saúde Planos - Linha Datasul (antes GPS) para o EMS, ou seja, os dados enviados do TOTVS Saúde Planos - Linha Datasul não conferem com os dados gravados no EMS.
|
Gerar relatório de encontro contas | Se na Manutenção Parametrização Pagamento Prestadores - PP0110G o campo Realiza encontro de contas na integração dos títulos do pagamento ? estiver marcado como "Sim", deverá ser informado o nome do diretório onde será gerado o relatório de acompanhamento do encontro de contas da integração dos títulos. Habilita o campo Diretório do relatório de encontro contas. Se na Manutenção Parametrização Pagamento Prestadores - PP0110G o campo Realiza encontro de contas na integração dos títulos do pagamento ? estiver marcado como "Não", este campo ficará desabilitado, pois não será realizado o encontro de contas na integração. |
Informar data de vencimento de título ACR | Se na Manutenção Parametrização Pagamento Prestadores - PP0110G o campo Realiza encontro de contas na integração dos títulos do pagamento ? estiver marcado como "Sim", no momento da integração dos títulos do TOTVS Saúde Planos - Linha Datasul com EMS, além de exportar criando títulos no contas a pagar e contas a receber, será executado o encontro de contas em que será descontado o valor do título do ACR no título do APB, automaticamente. Habilita o campo Data de vencimento de título ACR. |
Data de vencimento de título ACR | Indica a data específica para vencimento de título ACR. |
Data de vencimento IRRF | Se na Manutenção Parametrização Pagamento Prestadores - PP0110G o campo Utiliza vencto do IRRF e ISS dos títulos na integração estiver marcado como "Sim", será utilizada como data de vencimento - para o título de imposto de renda - a data cadastrada na Manutenção do Calendário de Vencimentos de Pagamento - hpp.calendarDueDate e este campo não ficará habilitado. |
Data de vencimento ISS | Se na Manutenção Parametrização Pagamento Prestadores - PP0110G o campo Utiliza vencto do IRRF e ISS dos títulos na integração estiver marcado como "Sim", será utilizada como data de vencimento - para o título de ISS - a data cadastrada na Manutenção do Calendário de Vencimentos de Pagamento - hpp.calendarDueDate e este campo não ficará habilitado. |
Campos
Descrição
Ano Inicial e Ano Final
Permite informar um intervalo de anos para selecionar as faturas a serem pagas. As faturas deverão estar cadastradas na Manutenção Faturas Cobrança Contas Médicas - RC0110R.
Série Inicial e Série Final
Número Inicial e Número Final
Permite informar quais tipos de faturas serão consideradas. As faturas deverão estar cadastradas na Manutenção Faturas Cobrança Contas Médicas - RC0110R.
- Ambos: se selecionada esta opção, o sistema irá considerar documentos do tipo FATURA e documentos do tipo NDR.
- Fatura: se selecionada esta opção, o sistema irá somente considerar documentos do tipo FATURA.
- NDR: se selecionada esta opção, o sistema irá somente considerar documentos do tipo NDR.
Espécie Inicial e Espécie Final
Data de Vencimento Inicial e Data de Vencimento Final
. |
Conteúdos Relacionados: