Histórico da Página
Na Aba TOTVS Explorer, utilizando o menu de contexto você pode gerenciar seus componentes. As opções do menu de contexto dependerá do item da árvore de navegação que está selecionado.
Menu de contexto
Tela 6 5 : Elemento "Componente"
Tela 7 6 : Elemento "Pasta"(folder)
Tela 8 7 : Elemento "componente.protheus"
Descrição do elemento "componente.protheus"
No "componente.protheus" são armazenadas todas as suas informações que foram adicionadas anteriormente, divididas em abas.
informações:
Tela 8Tela 9: Aba "Inf.Básicas" do "componente.protheus"
Na aba "Inf. Básicas", temos informações do desenvolvedor :
- Informações do componente (Tela
...
- 8 A)
...
- Validações do componente (Tela
...
- 8 B)
...
- A opção de enviar o componente para a TOTVS
...
- | STORE (Tela
...
Também podemos editar o "Nome Fantasia" e o "Descritivo" do componente pela aba "Inf.Básicas".
Tela 10: Aba "Inf.Complementares" do "componente.protheus"
Nesta aba temos informações de como ficará o componente na store (Tela 10 A). Mais abaixo temos as imagens e ícones do componente (Tela 10 B).
Tela 11: Aba "ERP Target" do "componente.protheus"
Na aba "ERP Target" Temos o termo de licença e execução do componente, para que o seu componente possa ser publicado e utilizado na TOTVS | Store.
(O processo de ERP Target será visto mais adiante).
Tela 12: Aba "Validações" do "componente.protheus"
...
- 8 C)
- A opção de revalidar as validações do componente(Tela 8 D).
Essas são as validações necessárias para enviar o componente para a store, para
...
enviar, todas as validações devem estar aceitas (verdes). O botão "Revalidar" serve para atualizar as validações, verificar novamente se alguma validação foi aceita, ou se alguma validação que estava aceita ficou recusada (Vermelha
...
)
...
.
Enviando componente para a TOTVS | Store
...
Para habilitar o botão de envio do componente.protheus todas as validações devem estar aceitas(Verdes).
Para enviar o componente para a TOTVS | Store, clique no primeiro ícone no canto superior direito (Tela 13 A8 D). Será apresentado a Tela 149.
Tela 149: Geração do Pacote Store
Nesta tela (Tela 149) será configurado o servidor para compilação do projeto. Informe o servidor (Tela 14 9 A) e , o ambiente para compilação (Tela 14 B) para compilação e 9 B), adicione o caminho onde você quer que seja gerado o pacote(Tela 9 C) e clique em "Finish".
Para configurar o servidor acesse : Configurando Server .
Cancelando componente
Para cancelar o desenvolvimento do componente clique no ícone central (Tela 13 B)
*** TERMINAR O PROCESSO ******
Criando nova versão do componente
A nova versão do componente pode ser evolutiva, ou corretiva, para criar uma nova versão clique no ultimo ícone (Tela 13 C), será apresentado o assistente de criação da nova versão (Tela 15).
Tela 15: Assistente de criação de nova versão
- Seleciona o tipo de versão que você deseja;
- Adicione um descritivo;
- Clique em "Finish".
NOTA: Você pode conferir o número da nova versão abrindo o "componente.protheus" na aba "Inf.Complementares".
***************VERIFICAR SE O PROCESSO ESTÁ COMPLETO*************
...
Será gerado um arquivo com o nome do seu projeto (Tela 10), no caminho especificado acima :
Tela 10: Diretório onde foi gerado o pacote.
Validando o componente.protheus
Para todas as validações do componente.protheus ficarem aceitas(verdes) é necessário que todas as pendências sejam resolvidas :
- A primeira validação é dos erros de compilação do componente. Para esta validação ficar ok, é necessário que não exista nenhum tipo de erro ou "warning" do projeto na view explorer.
- A segunda validação é da cobertura de código. Essa validação precisa de um nível de cobertura maior que 0.7% para se tornar válida. Para fazer a cobertura de código veja: 1. Cobertura de código (code coverage) - v11.2.
- A terceira validação são os arquivos de definição. Os includes devem ser válidos para ser aceita.
- Validação dos warnings: Não pode existir nenhum warning na view "Problemas".
- A ultima validação é do desenvolvedor. Para esta validação se tornar aceita você deve ter permissão para desenvolver componentes protheus.