Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Índice

Índice
outlinetruestylenone
exclude.*ndice
stylenone

Lista de Tarefas

A lista de tarefas é um recurso flexível para organizar atividades a serem desempenhadas diariamente. Permitindo informar que atividade será desempenhada, por quem e quando será o prazo para conclusão.

...

Após definir o escopo principal da lista de tarefas ele deseja criar atividades delegando responsáveis e atribuindo prazos. 

 Atividade IAtividade IIAtividade III
AçãoPesquisa de MercadoPesquisa com grupo de focoAnálise de resultados
Prazo12/06/201415/06/201420/06/2014
ResponsávelJoão AntunesMaria FernandesEmanuel Braga

...

Além da criação de workflows com o subprocesso Ad Hoc através do fluig Studio, o fluig permite a criação de processos workflow com este subprocesso diretamente pela ferramenta web. 

 

Processo Padrão de Listas de Tarefas

É possível criar a lista de tarefas diretamente no fluig, sem necessitar de nenhuma configuração de processo workflow, basta acessar Processo / Listar Tarefas ou através da tela Iniciar Solicitações, na categoria Tarefas Gerais, conforme imagens abaixo:

...


Image Added

Figura

...

1 -

...

Iniciar solicitação padrão

 

...


Image Added

Figura 31.1 - Inciar Iniciar solicitação padrão


 

Para iniciar um novo processo, selecione o mesmo na tela de inicialização. Um novo processo será criado.

Neste será possível criar atividades, e encaminha-las para execução por outros usuários, além de acompanhar o status das mesmas, conforme fluxo descrito nos tópicos anteriores.

 

Image RemovedImage Added

Figura 3. 2 - Processo padrão

 

Para verificar como o processo padrão de lista de tarefas foi modelado basta acessar a aba Processo’ na Detalhes na inicialização do processo. As atividades padrão são:

Criar Lista de Tarefas: Na inicialização do processo, o usuário é questionado quanto ao título e descrição do processo. Nesta atividade, há a opção de criar tarefas e encaminha-las para outros usuários. Caso o usuário não crie nenhuma atividade, o processo é encaminha encaminhado diretamente para a atividade de Aplicar a Solução.

Para esta atividade, foi criado um formulário padrão que permite a criação das tarefas, conforme imagem. Assim como todos os itens do processo padrão, esta formulário pode ser editado, porém os campos status e observação não podem ser excluídos, visto que são necessários à correta execução do processo.


Image AddedImage Removed

Figura 3. 3 - Formulário padrão

 

Solução: Nesta atividade automática, ocorre a validação da criação das atividades, caso haja uma lista de tarefas a serem criadas, o processo é encaminhado para a atividade Criar Tarefas.

...

Agora que já verificou a composição do processo padrão para Listar Tarefas, acompanhe o detalhamento do formulário para preencher a Lista de Tarefas.Image Removed

 

Image Added

Figura 3. 4 - Formulário padrão

 

Campos do formulário

...

Data de conclusão: Data de conclusão das tarefas.

Adicionar Tarefas: Ao clica clicar neste botão, novos campos de preenchimento são abertos para criação das tarefas, permitindo a criação de quantas forem necessárias.

 

Image RemovedImage Added

Figura 3. 5 - Formulário padrão

 

Na imagem acima o usuário cadastrou a tarefa Plano de ProdutoProduto, em que sua ação exige que a tarefa Definição de Escopo seja concluída.

Ao acionar Enviar e selecionar a atividade Criar Tarefas, serão iniciadas solicitações para a lista de tarefa e para a ação a ser executada.

Neste exemplo, como o usuário que criou a Lista de Tarefas é o mesmo que executará a ação, ele poderá acompanhar duas solicitações diferentes na sua central de tarefas, em Tarefas a Concluir, conforme imagem a seguir. Image Removed

Image Added

Figura 3. 6 - Central de Tarefas

 

Solicitante

Ao clicar na Solicitação da lista de tarefas Plano de Ação, o solicitante poderá acompanhar o andamento das ações e poderá criar ou remover ações cadastradas.

 

Image RemovedImage Added

Figura 3. 7 - Processo Lista de Tarefas

...

Ao clicar na solicitação de ação da lista de tarefas Definição de Escopo, o responsável poderá alterar o status da solicitação para ‘Concluída’ ou ‘Rejeitada’, informar uma observação e enviar a solicitação para seu estado fim.

 

Image RemovedImage Added

Figura 3. 8 - Processo Lista de Tarefas

...

A lista de tarefas deve ser encaminhada à atividade Aplicar Solução, os detalhes da lista de tarefas serão exibidos e a solicitação será encerrada ao ser enviada à atividade Terminação imediata do processo.

 

Image RemovedImage Added

Figura 3. 9 - Processo Lista de Tarefas

 

 

Configuração e execução de subprocessos Ad Hoc

...

Durante a criação de um processo workflow, inclua a atividade Subprocesso Ad Hoc no seu processo, relacionando os fluxo de entrada e saída necessários à correta execução do processo. O subprocesso Ad Hoc pode ser incluído sem uma atividade inicial, porém é obrigatória a inclusão de uma atividade final.
Neste exemplo, criaremos um processo de reunião de definição de escopo, iniciando diretamente pelo subprocesso Ad Hoc, e com uma atividade de avaliação dos resultados após a execução das tarefas.

 

Image RemovedImage Added

Figura 3. 10 - Modelo de processo com subprocesso Ad Hoc

...

Para que um subprocesso Ad Hoc seja uma atividade inicial, edite as propriedades da atividade e marque a opção "Atividade Inicial".

 

Image RemovedImage Added

Figura 3. 11 - Tela de propriedades do subprocesso Ad Hoc

...

Na tela de Criação de Solicitação, selecione o processo criado. Como o subprocesso Ad Hoc foi marcado como atividade inicial, será aberta a tela aba de criação de atividades. Crie quantas atividades forem necessárias, marcando sempre o responsável pela execução e o prazo.

 

Image RemovedImage Added

Figura 3. 12 - Tela de configuração de tarefas

...

Após criar todas as atividades necessárias, clique na opção "Enviar". A atividade selecionada será "Criar Atividades", sendo assim, as atividades serão criadas e as notificações serão enviadas para os usuários responsáveis. Será exibida uma notificação com o número da solicitação pelo qual será feito o acompanhamento da execução.

 

Image RemovedImage Added

Figura 3. 13 - Exemplo de notificação enviada para usuário

...

O usuário que criou as atividades poderá acompanhar a execução através da Central de Tarefas. Para isso, selecione a opção "Tarefas a Concluir" da Central de Tarefas e abra a solicitação referente ao processo.
Neste exemplo, nenhuma atividade foi executada até o momento. Por este motivo, ambas as solicitações são exibidas com o status "Em Andamento".

 

Image RemovedImage Added

Figura 3. 14 - Tela de configuração de tarefas

...

Caso necessário, é possível criar ou remover solicitações através da tela de acompanhamento.
Neste exemplo, vamos remover a solicitação enviada para o usuário B Leandro e criar uma nova solicitação para o usuário administradorVinícius.
Para remover uma solicitação, clique no botão "X" à esquerda do mesmo e confirme a exclusão.

A atividade continua sendo exibida na tela para efeitos de histórico, porém seu status é atualizado para "Cancelada".


Image RemovedImage Added

Figura 3. 15 - Status das solicitações

...

Após a criação da atividades, uma nova tarefa é exibida na Central de Tarefas do usuário selecionado como responsável pela mesma.
Ao selecionar esta atividade, a seguinte tela será exibida

 

Image RemovedImage Added

Figura 3. 16 - Formulário de execução de tarefa

...

Nesta tela o usuário poderá incluir observações e alterar o status da atividade, entre concluída e rejeitada, além de possuir informações gerais sobre o processo e a atividade.
Neste exemplo, iremos concluir a solicitação. Para concluir a atividade, clique em enviar, a barra lateralno botão enviar.

 

Finalizando a atividade

...

Podemos ver, através desta tela, as observações realizadas nas atividades, para isso posicione o mouse sobre a atividade desejada, um sinal "+" será apresentado na lateral direita, clique sobre este.

Image RemovedImage Added

Figura 3.7 17 - Status atualizado das atividades e detalhes das tarefas

...

Nota
titleObservação

Note que a segunda atividade dois, cancelada anteriormente, possui a observação preenchida automaticamente.

...

Quando todas as atividades necessárias estiverem concluídas, podemos dar continuidade ao processo, clicando em enviar e selecionando a próxima atividade na barra lateral e selecionando a opção enviar.

 Neste exemplo, enviaremos para a atividade de avaliação dos resultados e faremos o encerramento da reunião.

Image Removed

para após finalizarmos o processo.

 

Image Added

Figura 18 Figura 3.09 - Conclusão do processo


Informações
titleNota

Na página Desenvolvimento de Workflow, acompanhe detalhes do método createAdHocTasks disponível através da hAPI para desenvolvimentos sob a plataforma.

Este método permite a criação de atividades adhoc dentro dos eventos do fluig

 

 

 

 

...