Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Produto:

Solucoes_totvs
Solucao TOTVS Manufatura

Solucoes_totvs_cross
SolucaoCrossTOTVS Backoffice

Solucoes_totvs_parceiros
SolucaoParceiros

Solucoes_totvs_parceirosexptotvs
SolucaoParcsExpsTOTVS

Linha de Produto:

Linhas_totvs
LinhaLinha Datasul

Segmento:

Segmentos_totvs
SegmentoManufatura

Módulo:

Modulos_cross_segmentos
ModulosCrossSegmentosTOTVS Backoffice (Linha Datasul) - Obrigações Fiscais (MOF)

Modulos_framework

Modulos_totvs_construcao

Modulos_totvs_juridico

Modulos_totvs_logistica

Modulos_totvs_manufatura

Modulos_totvs_rh

Modulos_totvs_saude

Função:html.taxMonitor - Monitor Tributário
País:Brasil
Ticket:
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) :DBACKFISINOV-931 / DBACKFISINOV-932 / DMANAPB1-13262 /  DBACKFISINOV-932DBACKFISINOV-938 / DBACKFISINOV-942 / DBACKFISINOV-982 / DMANAPB1-13536

02. SITUAÇÃO/REQUISITO

Realizar a modernização da rotina de Apuração ICMS, IPI, ICMS ST e Difal/FCP, unificando e aprimorando vários processos em um único programa com as funcionalidades de incluir, alterar, copiar, visualizar apurações, importação dos Ajustes do ICMS a Recolher, dos Ajustes do Saldo da Apuração do ICMS, acoplados em uma tela HTML permitindo uma visualização completa e rápida das apurações dos impostos. Além de uma experiência única, os analistas fiscais ganham no dia a dia mais agilidade nas conferências das apurações dos impostos, facilitando os ajustes pontuais antes das entregas das obrigações acessórias ao governo.

03. SOLUÇÃO

A rotina de Apuração de Impostos (html.taxAssessment) foi desenvolvida como parte da revitalização do produto Datasul, contemplando as funcionalidades referentes aos programas OF0313 e LF0213 e novas funcionalidades que visam facilitar a apuração, manutenção e consultas das apurações dos impostos.  

As apurações dos impostos são apresentadas em forma de lista. Para facilitar a localização da apuração dos impostos a lista é ordenada por estabelecimento, e da apuração do imposto mais recente para a mais antiga. Além disso, é possível realizar uma busca rápida pelo “Buscar por tipo de imposto”, ou então montar uma seleção por meio da busca avançada. 

As ações gerais ou que podem ser executadas para mais de uma apuração ao mesmo tempo estão disponíveis no topo da lista, enquanto as ações individuais estão disponíveis nos três pontos na linha da apuração. Para executar ações para mais de uma apuração, basta selecionar os registros desejados na lista.

Utilizando técnicas de UX (User Experience) e Design Thinking onde identificado com clientes internos e externos a necessidade de melhorar a consulta, visualização, edição e implantação das apurações dos impostos no módulo de Obrigações Fiscais (MOF), centralizando essas ações em um único programa. 

Para acessar a nova rotina, no menu do sistema pesquise por html.taxAssessment ou pelo nome Apuração de Impostos para acessar o programa. 

Image Removed

04. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

A Reforma Tributária em curso no Brasil traz um cenário de grandes transformações para as empresas. Com o objetivo de simplificar e modernizar o sistema tributário, as mudanças propostas impactarão diretamente as operações das organizações, exigindo uma revisão profunda no planejamento e na gestão tributária.

Alguns dos impactos que podemos observar são: 

  • Precificação e estratégias de posicionamento dos produtos e serviços no mercado;
  • Cadeia de suprimento (fornecedores);
  • Localização das filiais, fábricas e centros de distribuição;
  • Convivência com dois sistemas tributários distintos durante o período de transição;
  • (possível) Aumento da carga tributária, entre outros.

03. SOLUÇÃO

Com o objetivo de apoiar nossos clientes na análise dos possíveis impactos da reforma tributária no modelo operacional da empresa e auxiliar no planejamento tributário, com isso o Monitor Tributário surge como uma solução estratégica oferecendo uma análise detalhada do modelo operacional da empresa, permitindo identificar ajustes cruciais para o cumprimento das novas normas tributárias.

A análise do cenário tributário atual da empresa é fundamental para o planejamento, principalmente considerando os impactos das mudanças que serão implementadas pela Reforma Tributária.

Através de informações claras e precisas sobre as operações da empresa, o Monitor Tributário permite aos gestores tomar decisões estratégicas embasadas em dados concretos e alinhadas aos objetivos financeiros da empresa.

04. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Monitor_Tributario,Busca_Avancada,Doc_Saida,Doc_Entrada,Beneficios_Fiscais,Servicos,Apuracao
Totvs custom tabs box
tabsMonitor Tributário, Gerador
idsMonitor_Tributario,Gerador

Para acessar a nova rotina, no menu do sistema, pesquise por html.taxMonitor ou pelo nome Monitor Tributário.

Image Added


É possível alternar entre as funcionalidades Monitor Tributário e Gerador de Informações utilizando o cockpit na canto superior esquerdo da tela:

Image Added


Totvs custom tabs box items
defaultyes
referenciaMonitor_Tributario
Totvs custom tabs box
tabsDocumentos Fiscais, Tributos Retidos
idsDocumentos_Fiscais,Tributos_Retidos
Totvs custom tabs box
tabsMonitor Tributário, Busca Avançada, Documentos Fiscais de Saída, Documentos Fiscais de Entrada, Benefícios Fiscais, Serviços, Apuração de Impostos
idsMonitorTributarionoBuscaAvancadatotvs-

Busca Avançada:

Possibilita localizar apurações através de  diversos critérios de pesquisa, como Estabelecimento, Data Apuração Inicial, Data Apuração Final, Tipo de Imposto e UF.

Para iniciar a busca, basta clicar na opção Busca Avançada, localizada na tela de Lista de Apuração de Impostos, que o formulário de busca avançada será apresentado.

Para efetuar a busca é necessário preencher apenas os campos desejados, o sistema desconsidera automaticamente faixas que não foram preenchidas. Após o preenchimento dos campos, clicar no botão aplicar filtros. Para fechar a tela de Busca Avançada sem realizar nenhuma busca, clicar no botão de Cancelar.

Image Removed

Após realizar a busca, o sistema irá redirecionar automaticamente para a tela de listagem de apuração e será apresentado em tela os filtros utilizados na busca. Caso o usuário queira remover algum filtro, basta clicar no X existente no filtro e o resultado será atualizado de forma automática.

Exemplo:

Image Removed

Apuracao
Totvs custom tabs box items
defaultyes
referencia
Documentos_
Fiscais

Para a visualização das informações do Monitor Tributário, é necessário informar um ou mais estabelecimentos, um período inicial e um período final (no formato de Mês/Ano), e então clicar em consultar. Quando o monitor carregar as informações, elas aparecerão ao clicar sobre a sessão desejada. As informações estão divididas entre:

  • Documentos fiscais de saída
  • Documentos fiscais de entrada
  • Benefícios fiscais - Ajustes de valores documento fiscal
  • Serviços
  • Apuração de impostos


Card documentos
InformacaoÉ necessário que as informações parametrizadas tenham sido previamente processadas pelo Gerador! (Conferir aba Gerador para mais informações)
TituloImportante!


Image Added

Totvs custom tabs box
tabs Documentos Fiscais de Saída, Documentos Fiscais de Entrada, Benefícios Fiscais, Serviços, Apuração de Impostos
idsDoc_Saida,Doc_Entrada,Beneficios_Fiscais,Servicos,Apuracao

Lista de Apuração de Impostos:

Será apresentada em tela uma lista de Apuração de Impostos com 20 apurações ordenadas da data mais recente para a mais antiga, sendo possível apresentar um número maior clicando no botão Carregar mais resultados.

Image Removed

Na coluna "Tipo de Imposto" da tabela são exibidos os tipos de imposto das apurações, sendo eles:

    • ICMS
    • IPI
    • ICMS Incentivado (PE)
    • ICMS Substituto Interno
    • ICMS Sub-Apuração (Código 3)
    • ICMS Sub-Apuração (Código 4)
    • ICMS Sub-Apuração (Código 5)
    • ICMS Sub-Apuração (Código 6)
    • ICMS Sub-Apuração (Código 7)
    • ICMS Sub-Apuração (Código 8)
    • ICMS Substituição Tributária
    • DIFAL/FCP

Há a possibilidade de selecionar uma ou mais apurações presentes na tabela, sendo marcadas ou desmarcadas as caixas ao lado.

Image Removed

Nas ações individuais para cada apuração, ao clicar nos três pontos são exibidas as possíveis operações a serem realizadas.

Image Removed
Totvs custom tabs box items
default
yes
referencia
Doc_
Saida
Manutenção

Documentos Fiscais de

Apuração

Saída:

A partir da tela de listagem de apuração é possível realizar a manutenção dos registros por meio de ações como inclusão, edição, visualização, remoção e consulta de mais informações da apuração.

Nova apuração:

Para inserir uma nova apuração, basta clicar no botão Nova Apuração e então será aberto uma tela com o formulário para inclusão de uma nova apuração.

Image Removed

O campo UF só será habilitado quando o tipo de imposto selecionado for ICMS Substituição Tributária ou DIFAL/FCP. Inicialmente, o campo será preenchido com a UF do Estabelecimento informado.

Para confirmar a nova apuração inserida, basta pressionar o botão de Salvar para efetuar a gravação dos dados e voltar para a lista de apurações.
Caso haja uma nova apuração para inserir após salvar, pressione o botão Salvar e novo. Essa operação irá salvar a apuração e limpar os campos da tela, permitindo a inserção de um novo registro.
Se desejar cancelar a nova apuração, pressione o botão Cancelar e será redirecionado para lista de apurações.

O programa permite a inclusão de campos específicos na parte de cadastro de uma nova apuração.

Edição de apuração:

Para editar uma apuração, basta localizar na listagem a apuração que o usuário deseja alterar, clicar no ícone de reticências e depois no botão Editar.
Após isso, será aberta a tela de formulário de apuração com os dados da apuração selecionada já preenchidos. Os campos Estabelecimento, Tipo de imposto, UF, Data Apuração Inicial e Data Apuração Final estarão desabilitados.

Para confirmar as alterações feitas, basta pressionar o botão de Salvar para efetuar a gravação dos dados e voltar para a lista de apurações. Caso não deseje mais alterar a apuração selecionada, basta pressionar o botão de Cancelar para descartar todas as alterações e retornar para a listagem de apuração.

Visualização de apuração:

Para visualizar uma apuração, basta localizar na listagem a apuração que o usuário deseja alterar, clicar no ícone de reticências e depois no botão Visualizar.
Após isso, será aberta a tela de formulário de apuração com os dados da apuração selecionada já preenchidos. Todos os campos estarão desabilitados, esta tela é indicada para consultas, evitando erros acidentais na manutenção dos registros.

Caso não deseje mais visualizar a apuração selecionada, basta pressionar o botão de Cancelar para retornar para a listagem de apuração.

Exclusão de apuração:

A partir da listagem de apuração, é possível remover registros de apuração selecionando todas as linhas com apurações a serem removidas e clicando no botão Remover.

Após clicar no botão, será solicitado para que o usuário confirme a ação de remoção por meio de uma tela que apresenta uma listagem dos registros selecionados para conferência.
Caso o usuário confirme a ação utilizando o botão Remover, os registros serão eliminados. Se o usuário cancelar a ação por meio do botão Cancelar, nenhum registro será removido.

Image Removed

Saldo Credor do Período Anterior

Caso o tipo de imposto selecionado ao criar ou editar um registro de apuração seja IPI, o programa verificará se existe saldo credor do período anterior disponível. Se houver crédito, será apresentada uma tela com uma listagem dos períodos disponíveis e seus respectivos valores.
O usuário pode selecionar esses registros para criar um novo ajuste na aba Valores com código de lançamento "007" cujo valor será a soma total dos valores dos registros selecionados na tabela ao pressionar o botão "Confirmar". Se o usuário cancelar a operação, não será criado esse registro de ajuste.

Image Removed 

Observação: O registro da apuração de IPI será criado independente da escolha entre CancelarConfirmar. A diferença é que a opção Confirmar cria o ajuste na aba Valores.

Image Added

Apresenta diversos valores referentes aos documentos fiscais de saída. Esses valores podem ser apresentados na forma de:

  • Totais por UF:
    • UF: Estado correspondente ao Endereço de Entrega no Documento Fiscal.
    • Valor Total do Documento: Soma do Valor Total do Item para cada Item do Documento Fiscal.
    • Valor Tributos: Soma dos valores do ICMS, ICMS ST (entrada ou saída), IPI, PIS, COFINS, FCP, FCP ST para cada Item do Documento Fiscal e DIFAL (Informação no CD4035 – Tipo de Informação Partilha ICMS – Total UF Destino + Total UF Remet).
  • Tributos por UF:
    • UF: Estado correspondente ao Endereço de Entrega no Documento Fiscal.
    • Tributo: ICMS, ICMS ST, IPI, PIS, COFINS, DIFAL, FCP e FCP ST.
    • Valor Contribuinte: O Valor do Imposto correspondente será somado neste campo se o Emitente for Contribuinte do ICMS.
    • Valor Não Contribuinte: O Valor do Imposto correspondente será somado neste campo se o Emitente  não for Contribuinte do ICMS.
  • Documentos por CST:
    • Tributo: ICMS, IPI, PIS, COFINS.
    • CST: CST correspondente ao Imposto no Item do Documento Fiscal.
    • Valor Operação: Soma do valor correspondente ao imposto no Item do Documento Fiscal.
    • Valor Tributo: Soma do Valor Total do Item para cada Item do Documento Fiscal.
  • Documentos por CFOP:
    • CFOP: CFOP correspondente a Natureza de Operação do Documento Fiscal.
    • Valor da Operação: Soma do Valor Total do Item para cada Item do Documento Fiscal.
    • Valor ICMS: Valor do ICMS no Item do Documento Fiscal.
    • Valor ICMS ST: Valor do ICMS ST (Entrada ou Saída de acordo com o tipo de operação) no Item do Documento Fiscal.
    • Valor IPI: Valor do IPI no Item do Documento Fiscal.
    • Valor PIS: Valor do PIS no Item do Documento Fiscal.
    • Valor COFINS: Valor do COFINS no Item do Documento Fiscal.
    • Valor DIFAL: Valor do DIFAL no CD4035 Tipo de Informação Partilha ICMS – Total UF Destino + Total UF Remet correspondente ao Documento Fiscal.
    • Valor FCP: Valor do FCP no Item do Documento Fiscal.
    • Valor FCP ST: Valor do FCP ST no Item do Documento Fiscal.

Exemplo:


Totvs custom tabs box
tabs Representatividade em Gráfico, Representatividade em Tabela
idsgrafico,tabela
Totvs custom tabs box items
defaultyes
referenciagrafico

Image Added

totvs-custom-tabs-box-items
defaultno
referencia
Doc_Saida
tabela

Image Added

Image Added

Image Added

Image Added

Busca Simples:

Para realizar uma busca rápida, é possível utilizar o campo Buscar Por Tipo de Imposto, que filtra os registros conforme o Tipo de Imposto.  

Exemplo:

Image Removed

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciaDoc_Entrada

Busca Avançada:

Possibilita localizar apurações através de  diversos critérios de pesquisa, como Estabelecimento, Data Apuração Inicial, Data Apuração Final, Tipo de Imposto e UF.

Para iniciar a busca, basta clicar na opção Busca Avançada, localizada na tela de Lista de Apuração de Impostos, que o formulário de busca avançada será apresentado.

Para efetuar a busca é necessário preencher apenas os campos desejados, o sistema desconsidera automaticamente faixas que não foram preenchidas. Após o preenchimento dos campos, clicar no botão aplicar filtros. Para fechar a tela de Busca Avançada sem realizar nenhuma busca, clicar no botão de Cancelar.

Image Removed

Após realizar a busca, o sistema irá redirecionar automaticamente para a tela de listagem de apuração e será apresentado em tela os filtros utilizados na busca. Caso o usuário queira remover algum filtro, basta clicar no X existente no filtro e o resultado será atualizado de forma automática.

Exemplo:

Image Removed

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciaBeneficios_Fiscais

Documentos Fiscais de Entrada:

Image Added

Apresenta diversos valores referentes aos documentos fiscais de entrada. Esses valores podem ser apresentados na forma de:

  • Totais por UF:
    • UF: Estado correspondente ao Endereço de Entrega no Documento Fiscal.
    • Valor Total do Documento: Soma do Valor Total do Item para cada Item do Documento Fiscal.
    • Valor Tributos: Soma dos valores do ICMS, ICMS ST (entrada ou saída), IPI, PIS, COFINS, FCP, FCP ST para cada Item do Documento Fiscal e DIFAL (Informação no CD4035 – Tipo de Informação Partilha ICMS – Total UF Destino + Total UF Remet).
  • Tributos por UF:
    • UF: Estado correspondente ao Endereço de Entrega no Documento Fiscal.
    • Tributo: ICMS, ICMS ST, IPI, PIS, COFINS, DIFAL, FCP e FCP ST.
    • Valor Contribuinte: O Valor do Imposto correspondente será somado neste campo se o Emitente for Contribuinte do ICMS.
    • Valor Não Contribuinte: O Valor do Imposto correspondente será somado neste campo se o Emitente  não for Contribuinte do ICMS.
  • Documentos por CST:
    • Tributo: ICMS, IPI, PIS, COFINS.
    • CST: CST correspondente ao Imposto no Item do Documento Fiscal.
    • Valor Operação: Soma do valor correspondente ao imposto no Item do Documento Fiscal.
    • Valor Tributo: Soma do Valor Total do Item para cada Item do Documento Fiscal.
  • Documentos por CFOP:
    • CFOP: CFOP correspondente a Natureza de Operação do Documento Fiscal.
    • Valor da Operação: Soma do Valor Total do Item para cada Item do Documento Fiscal.
    • Valor ICMS: Valor do ICMS no Item do Documento Fiscal.
    • Valor ICMS ST: Valor do ICMS ST (Entrada ou Saída de acordo com o tipo de operação) no Item do Documento Fiscal.
    • Valor IPI: Valor do IPI no Item do Documento Fiscal.
    • Valor PIS: Valor do PIS no Item do Documento Fiscal.
    • Valor COFINS: Valor do COFINS no Item do Documento Fiscal.
    • Valor DIFAL: Valor do DIFAL no CD4035 Tipo de Informação Partilha ICMS – Total UF Destino + Total UF Remet correspondente ao Documento Fiscal.
    • Valor FCP: Valor do FCP no Item do Documento Fiscal.
    • Valor FCP ST: Valor do FCP ST no Item do Documento Fiscal.


Exemplo:

Totvs custom tabs box
tabs Representatividade em Gráfico, Representatividade em Tabela
idsgrafico1,tabela1
Totvs custom tabs box items
defaultyes
referenciagrafico1

Image Added

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciaServicos

Busca Avançada:

Possibilita localizar apurações através de  diversos critérios de pesquisa, como Estabelecimento, Data Apuração Inicial, Data Apuração Final, Tipo de Imposto e UF.

Para iniciar a busca, basta clicar na opção Busca Avançada, localizada na tela de Lista de Apuração de Impostos, que o formulário de busca avançada será apresentado.

Para efetuar a busca é necessário preencher apenas os campos desejados, o sistema desconsidera automaticamente faixas que não foram preenchidas. Após o preenchimento dos campos, clicar no botão aplicar filtros. Para fechar a tela de Busca Avançada sem realizar nenhuma busca, clicar no botão de Cancelar.

Image Removed

Após realizar a busca, o sistema irá redirecionar automaticamente para a tela de listagem de apuração e será apresentado em tela os filtros utilizados na busca. Caso o usuário queira remover algum filtro, basta clicar no X existente no filtro e o resultado será atualizado de forma automática.

Exemplo:

Image Removed

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciatabela1

Image Added

Image Added

+ Informações:

Para ser direcionado a página de Mais Informações, basta clicar na opção + Informações, localizada nas linhas dos registros presentes na tela de listagem de apuração.

Será aberta uma nova página, onde é possível visualizar as informações respectivas à apuração e as abas Valores, Recolhimento, Pagamentos e Valores Declaratórios, onde o usuário tem a possibilidade de navegar entre as abas para o gerenciamento destas.

Image Removed

Caso o usuário queira, é possível esconder os dados da apuração clicando em Dados da Apuração.

Image Added

Image Added


Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciaBeneficios_Fiscais

Benefícios Fiscais - Ajustes de valores documento fiscal:

Image Added

Apresenta benefícios fiscais provenientes de ajustes de valores dos documentos fiscais, separado por código de ajuste, tanto de entradas quanto saídas.

Exemplo:

Image Added

Image RemovedValores,Recolhimento,Pagamento,Valores Declaratórios




Totvs custom tabs box-items
tabsValores,Recolhimento,Pagamentos,Valores Declaratórios
ids
defaultno
referenciaServicos

Serviços:

Image Added

Apresenta diversos valores  totalizados referentes a serviços. Esses valores são:

  • Total prestados
  • Total prestados ISS
  • Total tomados
  • Total tomados ISS

Exemplo:

Image Added

yes

Aba Valores

Listagem de Valores:

Para ter acesso aos valores, basta clicar no nome da respectiva aba, a qual estará habilitada para todos os tipos de impostos.

Após isso, serão exibidos os registros da parte de Valores da Apuração. 

Image Removed

Em caso de muitos ajustes presentes na lista, se faz necessário uma busca simples pelo código de ajuste, tornando assim mais fácil encontrar registos específicos desejados. Para isso, basta inserir o código de ajuste desejado no campo de Busca por Código de Ajuste e clicar no ícone de Lupa ou pressionar a tecla Enter.

Após isto, serão exibidos apenas os ajustes com o respectivo código digitado no campo de busca.

Inclusão de Valores:

Ao clicar no botão Adicionar Valores será exibido uma janela para preenchimento das informações. Os campos desta janela poderão ser diferentes dependendo do tipo de imposto da apuração selecionada para inclusão de valores, conforme apresentados nos exemplos abaixo:

ICMS, ICMS Sub Apuração (Código 3, 4, 5, 6, 7 e 8), ICMS Incentivado (PE) e ICMS ST

Image Removed

IPI

Image Removed

ICMS Substituto Interno

Image Removed

DIFAL FCP

Image Removed

Na inclusão de valores também é permitido Salvar e incluir um novo registro sem a necessidade de fechar a janela, apenas clicando no botão Salvar e Novo ou caso a necessidade seja a inclusão de apenas um registro, o botão Salvar efetua o cadastro e fecha a janela automaticamente.

Já o botão Cancelar, fecha a janela e limpa os campos sem efetuar a inclusão do registro.

Este formulário suporta a customização, isto é, permite a adição de campos específicos na tela.

Regras da tela de Inclusão de Valores:

    • Ao informar o campo "Código Ajuste SPED" e for um valor válido, desabilita o campo "Código de Lançamento" e esconde o campo "Código Ajuste Saldo" para os impostos diferentes de IPI.
    • Quando o imposto for IPI, a lista apresentada no campo "Código Lançamento" será: 
      • 004 - Estorno de Débitos;
      • 005 - Outros Créditos;
      • 007 - Saldo Credor no período anterior;
      • 010 - Estorno de Créditos;
      • 011- Ressarcimentos de Crédito;
      • 012 - Outros Débitos.
    • Quando o imposto for diferente de IPI, a lista apresentada no campo "Código Lançamento" será:
      • 002- Outros Débitos
      • 003 - Estorno de Créditos
      • 006 - Outros Créditos
      • 007 - Estorno de Débitos
      • 009 - Saldo Credor do período anterior
      • 012 - Deduções
    • Não é permitido a inclusão de registros com o mesmo número de sequência.

Exclusão de Valores:

Caso seja necessário excluir ajustes da aba valores, é possível realizar esta ação selecionando um ou mais registros. Após a seleção, clicar no botão Remover, onde abrirá uma nova tela com a listagem dos ajustes nos quais foram marcados, e aparecerá uma mensagem se deseja realmente excluir os dados. Clicando em Remover, serão removidos os registros e o usuário voltará para a tela de listagem dos ajustes da aba valores. Clicando em Cancelar, a tela de confirmação é fechada e o usuário fica livre para selecionar novos registros, desselecioná-los ou até mesmo realizar outras ações.

                                                                                                                                                                             Image Removed

Edição de Valores:

Para editar um valor já cadastrado, clicar no ícone de reticências na linha do valor que deseja editar e clicar em Editar.

Será aberta uma nova tela com os campos preenchidos com os respectivos dados do valor selecionado, os campos Sequência, Código de Ajuste SPED Fiscal, Código de Lançamento e Código de Ajuste Saldo são campos chaves e por isso não podem ser alterados. Basta modificar os valores desejados e para concluir a ação, clicar em Salvar, caso não deseje mais efetuar o armazenamento das novas informações, basta clicar em Cancelar para voltar a listagem de valores.

Caso o Tipo de Imposto seja IPI, serão apresentados mais dois campos novos em tela: Número do Documento e Indicador de Origem.

Caso o Tipo de Imposto seja DIFAL/FCP, será apresentado mais um campo novo em tela:  FCP - Fundo de Combate a Pobreza.

Este formulário suporta a customização, isto é, permite a adição de campos específicos na tela.

Visualização de Valores:

A fim de evitar o risco de alterações indesejadas, existe a opção de Visualizar, na qual é aberta uma nova tela sem a possibilidade de inserção de dados nos campos, apenas a visualização dos mesmos. Para entrar no modo visualização, basta clicar no ícone de reticências da linha do valor desejado e clicar em Visualizar.
Uma nova tela é aberta onde as informações ficam dispostas nos campos sem a possibilidade de alteração. Caso não queira mais visualizá-los, pressione o botão de "Fechar" e assim será redirecionado para a listagem de valores novamente.

Os campos de Número do Documento, Indicador de Origem e FCP - Fundo de Combate a Pobreza aparecem da mesma forma na visualização como no modo de edição, basta o Tipo de Imposto ser IPI ou DIFAL/FCP .

Este formulário suporta a customização, isto é, permite a adição de campos específicos na tela.

Para realizar a manutenção de Informações Adicionais ou Documentos para o Ajuste, é necessário clicar no ícone de reticências e selecionar a ação desejada: Informações Adicionais ou Documentos.

Informações Adicionais dos Ajustes:

Nesta tela contém a lista com as informações adicionais dos ajustes com as principais informações de processos, documentos e observações cadastradas para consulta, edição, remoção e visualização.

O formulário de informações adicionais suporta a customização, isto é, permite a adição de campos específicos na tela.

Image Removed

Tanto no botão Adicionar Informações quanto nos botões de Edição e Visualização (no ícone de reticências) é aberta uma nova tela onde é permitida inclusão, edição ou visualização de novos documentos. Durante a edição, o Número do Documento de Arrecadação é desabilitado e não pode ser alterado.

Image Removed

Documentos:

Nesta tela contém a lista com os documentos relacionados aos ajustes com o número de documento, série, emitente e sequência para consulta, edição, remoção e visualização, também é possível fazer uma busca simples pelo Número do Documento.

Image Removed

Tanto no botão Adicionar Documentos quanto nos botões de Edição e Visualização (no ícone de reticências) é aberta uma nova tela onde é permitida inclusão, edição ou visualização de novos documentos. A sequência é preenchida de forma automática com base nos documentos já cadastrados e não pode ser alterada. Ao clicar na lupa do campo número do documento são exibidos os documentos de obrigações fiscais para facilitar na busca e inserção dos dados, confirmando o documento, os campos são preenchidos automaticamente. E ao clicar em Busca Avançada abre a tela de busca avançada para o documento.

Image Removed

Image Removed

Image Removed

Este formulário suporta a customização, isto é, permite a adição de campos específicos na tela.

Geração Automática de Ajustes e Documentos Simples Nacional e Diferencial de Alíquota:

A partir da aba valores é possível acessar uma página para realizar a geração automática de ajustes e documentos de Simples Nacional e de diferencial de alíquota. Para acessar esta página, basta clicar no botão "Gerar ajustes e documentos" quando a aba valores estiver selecionada. Este botão é visível apenas quando o tipo de imposto da apuração for ICMS e quando a função de liberação especial FIS|gera-e111-e113|01 estiver ativa. 

Image Removed

Ao clicar no botão, o usuário é redirecionado para uma página com campos para inserção dos códigos de ajuste para o diferencial de alíquota e para o Simples Nacional. O "Ajuste diferencial de alíquota" deve ser preenchido com o código de ajuste a ser utilizado para gerar o ajuste de apuração com os documentos que possuam ICMS Complementar, enquanto o "Ajuste simples nacional" deve ser preenchido com o Código de Ajuste a ser utilizado para gerar o ajuste de apuração com os documentos que possuam Valor de ICMS referente a Simples Nacional.

Além disso, existe um campo para realizar a adição das naturezas de operação que determinam quais documentos com ICMS Complementar serão considerados para a geração do ajuste de diferencial de alíquota. As naturezas adicionadas podem ser visualizadas por meio de uma tabela que pode ser retraída ou expandida conforme a necessidade do usuário de visualizar as naturezas de operação que serão consideradas na geração automática. Ao acessar a página, a tabela fica será mostrada por padrão.

Image Removed

Ao adicionar naturezas de operação o campo será limpo e a visualização destas se dá apenas por meio da tabela. Ainda, as naturezas de operações adicionadas não influenciam nos documentos considerados para o campo Ajuste simples nacional, pois basta existir valor de ICMS referente a Simples Nacional para estes serem considerados. 

Ao acessar a página será feito o carregamento dos códigos de ajuste e das naturezas de operação que foram utilizados como parâmetro da última geração. Esses parâmetros carregados são os mesmos para todas as apurações de ICMS que forem acessadas.

Image Removed

Para adicionar naturezas de operação, é necessário clicar no ícone de lupa do campo Natureza de Operação e então será apresentada uma listagem de naturezas de operação que permite a seleção de múltiplas naturezas de operação. Após selecionadas todas as naturezas desejadas, basta clicar no botão Incluir.

Image Removed

O usuário também pode realizar a remoção de naturezas da tabela de naturezas consideradas para a geração. Para isto, basta clicar na lixeira da linha da natureza que deseja excluir.

Definidos os parâmetros, o usuário pode clicar no botão Gerar para realizar a geração automática dos ajustes e documentos. No entanto, existem algumas regras a serem consideradas na geração:

    1. Ao menos um dos códigos de ajuste deve estar preenchido;
    2. A UF dos códigos de ajuste selecionados deve ser a mesma UF do estabelecimento da apuração selecionada para geração dos ajustes;
    3. Ao realizar a geração automática para códigos de ajuste que já possuem registros gerados automaticamente, será apresentada uma mensagem de confirmação da geração. Caso confirmada, os registros serão sobrescritos.
    4. Ao realizar a geração automática para códigos de ajuste que já possuem registros cadastrados manualmente, será apresentada uma mensagem de confirmação da geração. Caso confirmada, o ajuste manual é mantido e a geração cria novos registros.
Exemplo de mensagem:
Image Removed

Os códigos de ajuste e naturezas utilizadas na geração são salvas ao clicar no botão Gerar, isto é, mesmo que a mensagem de confirmação apareça e esta seja cancelada os parâmetros serão salvos, ainda que não ocorra uma geração efetivamente.

A execução da geração pode ser realizada de três formas, conforme a necessidade do usuário:

    1. Online: O arquivo é baixado no navegador do usuário.
    2. Central de Documentos: O arquivo é gerado e enviado para a Central de Documentos.
    3. Batch: A execução da geração é enviada para um servidor RPW de escolha do usuário. O estado da execução pode ser verificado pelo programa Monitor Pedido Execução buscando pelo programa OF0313prp.

Caso o usuário opte por execução em Batch, um novo campo denominado Servidor RPW será disponibilizado para a escolha do servidor de execução.

Image Removed

Ao final da execução, é gerado um arquivo de acompanhamento dos registros gerados.

Aba Recolhimento:

Listagem de Recolhimento:

Para ter acesso aos recolhimentos, basta clicar no nome da respectiva aba, a qual não estará habilitada somente para os impostos IPI e ICMS Incentivado (PE).

Após isso, serão exibidos os registros da parte de Recolhimentos da Apuração. 

Image Removed

É possível efetuar a busca de um recolhimento através do campo Buscar por Código de Ajuste, no campo com ícone de lupa.

Inclusão de Recolhimento:

Ao clicar no botão Incluir Recolhimento, o usuário será redirecionado para uma nova página específica para criação de recolhimento, exibindo um formulário para preenchimento dos dados. Os campos desta tela poderão ser diferentes dependendo do tipo de imposto da apuração selecionada para inclusão do recolhimento, conforme apresentados nos exemplos abaixo:

ICMS, ICMS Substituto Interno e ICMS Sub Apuração (Código 3, 4, 5, 6, 7 e 8)

Image Removed

DIFAL FCP e ICMS ST

Image Removed

Na inclusão de recolhimento também é permitido Salvar e incluir um novo registro sem a necessidade de sair da página, apenas clicando no botão Salvar e Novo ou caso a necessidade seja a inclusão de apenas um registro, o botão Salvar efetua o cadastro e redireciona para a listagem de recolhimentos automaticamente.

Já o botão Cancelar, fecha a janela e limpa os campos sem efetuar a inclusão do registro.

Este formulário suporta a customização, isto é, permite a adição de campos específicos na tela.

Regras da tela de Inclusão de Recolhimentos:

    • Ao incluir um novo recolhimento, o campo Sequência é preenchido de forma automática com base no valor da sequência do último registro. 

Edição de Recolhimento:

Para editar um recolhimento já cadastrado, clicar nos três pontos na linha do valor que deseja editar e clicar em Editar.

Ao clicar em Editar, o usuário será redirecionado para a uma página de edição com os campos preenchidos com os respectivos dados do recolhimento selecionado, os campos Sequência e Código de Ajuste são campos chaves e por isso não podem ser alterados. Basta modificar os valores desejados e para concluir a ação, clicar em Salvar, caso não deseje mais efetuar o armazenamento das novas informações, basta clicar em Cancelar para voltar a listagem de recolhimentos.

Assim como na inclusão de recolhimento, caso o Tipo de Imposto seja DIFAL/FCP ou ICMS ST, os campos Número da guia Órgão arrecadador serão escondidos da tela.

Este formulário suporta a customização, isto é, permite a adição de campos específicos na tela.

Visualização de Recolhimento:

Para visualizar um recolhimento já cadastrado, clicar nos três pontos na linha do valor que deseja visualizar e clicar em Visualizar.

Ao clicar em Visualizar, o usuário será redirecionado para a uma página de visualização com os campos preenchidos com os respectivos dados do recolhimento selecionado. Todos os campos estarão desabilitados (em cinza), dado que esta página serve apenas para consulta de um recolhimento, evitando, dessa forma, alterações indesejadas. Para retornar à listagem de recolhimentos, basta clicar no botão Voltar.

Da mesma forma que ocorra na inclusão e edição de recolhimento, caso o Tipo de Imposto seja DIFAL/FCP ou ICMS ST, os campos Número da guia Órgão arrecadador serão escondidos da tela.

Este formulário suporta a customização, isto é, permite a adição de campos específicos na tela.

Exclusão de Recolhimento:

          Caso seja necessário excluir registros de recolhimento, é possível realizar esta ação de duas formas:

    1. Selecionando um ou mais registros na caixa de seleção nos itens da tabela e clicando no botão Remover;
    2. Clicando no ícone de reticências no lado direito da tabela e selecionando a opção Remover.

          Em ambos os modos, ao clicar no botão Remover, será aberta uma nova tela com a listagem dos pagamentos selecionados solicitando a confirmação da ação.

Image Removed

Ao clicar em Remover, serão removidos os registros e o usuário voltará para a tela de listagem dos pagamentos.

Ao clicar em Cancelar, a tela de confirmação é fechada e o usuário fica livre para selecionar novos registros, desmarcá-los ou até mesmo realizar outras ações.

Geração Automática de Recolhimento para ICMS Substituição Tributária e ICMS DIFAL/FCP:

Para os tipos de imposto ICMS Substituição Tributária e DIFAL/FCP, é possível acessar uma página para geração automática de recolhimento a partir da listagem de recolhimentos. Basta clicar no botão Gerar Recolhimento e o usuário será redirecionado para uma nova tela com um formulário para preenchimento com os dados para geração dos registros de recolhimento.

Image Removed

O formulário de recolhimento possui algumas regras para garantir a correta geração dos registros, como:

    1. O campo Estabelecimento deve ser preenchido;
    2. O campo Data Apuração Inicial deve ser preenchido. Por padrão ele é definido inicialmente como o primeiro dia do mês corrente;
    3. O campo Data Apuração Final deve ser preenchido. Por padrão ele é definido inicialmente como o último dia do mês corrente;
    4. O campo Obrigação a recolher deve ser preenchido;
    5. O campo Receita deve ser preenchido;
    6. Caso o campo Número do processo vinculado for preenchido, o campo Descrição resumida do processo deve ser preenchido. Se o primeiro não for preenchido, ambos podem ser deixados em branco.
    7. Caso o campo Tipo de imposto seja ICMS Difal/FCP,  o campo Natureza de operação ressarcimento de crédito é desabilitado;
    8. Caso o campo Tipo de imposto seja ICMS Substituição Tributária, os campos Emitente inicial, Emitente final, Documento inicial, Documento final, Modelo inicial e Modelo final são desabilitados;

Ao realizar a geração do recolhimento, alguns campos são preenchidos automaticamente caso o usuário não insira nenhum valor. São estes:

    1. UF final: Caso não seja preenchido, recebe o valor "ZZ";
    2. Emitente inicial: Caso não seja preenchido, recebe o valor 0;
    3. Emitente final: Caso não seja preenchido, recebe o valor 999999999;
    4. Documento final: Caso não seja preenchido, recebe o valor "ZZZZZZZZZZZZZZZZ";
    5. Modelo final: Caso não seja preenchido, recebe o valor "99";
Os campos Emitente inicial, Emitente final, Documento inicial, Documento final, Modelo inicial e Modelo final influenciam nos documentos a serem considerados apenas na geração de recolhimento para o tipo de imposto ICMS Difal/FCP. Enquanto o campo Natureza de operação ressarcimento de crédito influencia apenas na geração de recolhimento para ICMS Substituição Tributária, pois esta natureza é utilizada para selecionar os documentos considerados na geração.
Caso existam recolhimentos gerados automaticamente com os dados preenchidos no formulário, será apresentada uma mensagem de confirmação perguntando se o usuário deseja sobrescrever os registros encontrados:


Totvs custom tabs box items
default
no
referencia
Valores
Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciaRecolhimento
Apuracao

Apuração de impostos:

Image Added

Apresenta os valores de apuração mensal, para um período de um ano, e se trata-se de Saldo credor ou Valor a pagar. Pode ser dividido entre:

  • ICMS
  • IPI
  • PIS
  • COFINS 

Exemplo:

Image Added

Image Removed

Se o usuário cancelar, nenhuma geração será feita. Caso o usuário confirme a ação, o programa irá eliminar os recolhimentos criados automaticamente e executará a geração novamente.

Ao finalizar a geração dos recolhimentos é apresentada uma mensagem de confirmação e o formulário retorna para o estado inicial.

Image Removed

Caso a execução ocorra sem erros e não seja gerado nenhum registro, o programa apresentará a mensagem: "Nenhum movimento foi criado para os parâmetros inseridos".

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciaTributos_Retidos

Para a visualização das informações do Monitor Tributário, é necessário informar um ou mais estabelecimentos, um período inicial e um período final (no formato de Mês/Ano), e então clicar em consultar. Quando o monitor carregar as informações, elas aparecerão ao clicar sobre a sessão desejada. As informações estão divididas entre:

  • Representatividade por Imposto
  • Top 15 de Fornecedores e Favorecidos com maior retenção de imposto
  • Visão Geral dos últimos 12 meses 

Card documentos
InformacaoÉ necessário que as informações parametrizadas tenham sido previamente processadas pelo Gerador! (Conferir aba Gerador para mais informações)
TituloImportante!


Além das visões acima, o Monitor Tributário carregará as informações:

  • Títulos Vencidos 
  • Títulos à Vencer

Para essas visões será necessário informar um ou mais estabelecimentos e a data base para determinar se o título está vencido ou à vencer, será a data da geração da consulta do monitor tributário.

Card documentos
InformacaoSerão apresentados títulos até 1 ano vencido e títulos até 1 ano à vencer.
TituloImportante!

Image Added

Totvs custom tabs box
tabsVencimento Impostos,Representatividade por Impostos,Top 15 Fornecedores,Visão Geral Impostos
idsVencimento_impostos,Representatividade_impostos,Top_15_Fornec,Visao_geral_impostos
Totvs custom tabs box items
defaultyes
referenciaVencimento_impostos

Image Added

Apresentar informações referente aos títulos vencidos e à vencer. Esses valores podem ser apresentados na forma de:

  • Total Vencidos e a Vencer
  • Valor Imposto Vencido e a Vencer por tipo de tributo e classificação.


Image Added

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciaRepresentatividade_impostos

Image Added

Apresenta diversos valores referentes aos impostos retidos. Esses valores podem ser apresentados na forma de:

  • Valor total impostos
  • Top 15 Fornecedor e Favorecidos
  • Representatividade por tributo, dividido entre:
    • IR
    • INSS
    • PIS
    • COFINS
    • CSLL
    • PCC
    • ISS
    • GILRAT
    • SENAR
    • SEST
    • SENAT
  • Base e Valor do imposto, dividido entre:
    • IR
    • INSS
    • PIS
    • COFINS
    • CSLL
    • PCC
    • ISS
    • GILRAT
    • SENAR
    • SEST
    • SENAT

Image Added

Totvs custom tabs box
tabsRepresentativa por Gráfico, Representatividade por Tabela
idsgrafico2,tabela2
Totvs custom tabs box items
defaultyes
referenciagrafico2

Image Added

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciatabela2

Image Added

Image Added

Image Added

Image Added


Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciaTop_15_Fornec

Image Added

Apresentar informações referente aos Top 15 Fornecedores/Favorecidos. Esses valores podem ser apresentados na forma de:

  • Código Fornecedor
  • Nome Abreviado
  • Valor do Imposto.


Image Added

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciaVisao_geral_impostos

Image Added

Apresenta os valores de imposto mensal, para um período de um ano. Pode ser dividido entre:

  • IR
    • Pessoa Física
    • Pessoa Jurídica
  • PCC
    • PCC
    • PIS
    • COFINS
    • CSLL
  • INSS
    • Pessoa Física
    • Pessoa Jurídica
  • ISS 
  • GILRAT/SENAR
    • GILRAT
    • SENAR
  • SEST/SENAT
    • SEST
    • SENAT

Image Added

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciaPagamento

Aba Pagamentos:

Listagem de Pagamentos

          Para acessar a listagem de pagamentos na página de Mais Informações, é preciso selecionar a aba de nome Pagamentos.

Está aba está disponível para todos os impostos, exceto:

    1. ICMS Incentivado (PE);
    2. ICMS Substituição Tributária;
    3. Difal/FCP.

           Image Removed

É possível filtrar os pagamentos por operação, utilizando o campo com o texto Buscar por Operação e a lupa.

Inclusão de Pagamentos

Ao clicar no botão Adicionar Pagamentos será exibido uma janela para preenchimento das informações. Segue abaixo exemplo da janela:

Image Removed

Na inclusão de pagamentos também é permitido Salvar e incluir um novo registro sem a necessidade de fechar a janela, apenas clicando no botão Salvar e Novo ou caso a necessidade seja a inclusão de apenas um registro, o botão Salvar efetua o cadastro e fecha a janela automaticamente.

Já o botão Cancelar, fecha a janela e limpa os campos sem efetuar a inclusão do registro.

Este formulário suporta a customização, isto é, permite a adição de campos específicos na tela.

Edição de Pagamentos:

Para editar um pagamento já cadastrado, clicar nos três pontos na linha do valor que deseja editar e clicar em Editar.

Será aberta uma nova tela com os campos preenchidos com os respectivos dados do pagamento selecionado, os campos Data Vencimento e Operação são campos chaves e por isso não podem ser alterados. Basta modificar os valores desejados e para concluir a ação, clicar em Salvar, caso não deseje mais efetuar o armazenamento das novas informações, basta clicar em Cancelar para voltar a listagem de pagamentos.

Visualização de Pagamentos:

A fim de evitar o risco de alterações indesejadas, existe a opção de Visualizar, na qual é aberta uma nova tela sem a possibilidade de inserção de dados nos campos, apenas a visualização destes. Para entrar na janela de visualização, basta clicar nos três pontos da linha do pagamento desejado e clicar em Visualizar.

É aberta uma nova janela onde as informações ficam dispostas nos campos sem a possibilidade de alteração. Caso não queira mais visualizá-los, pressione o botão de Fechar e assim será redirecionado para a listagem de pagamentos novamente.

Exclusão de Pagamentos:

Caso seja necessário excluir registros da aba Pagamentos, é possível realizar esta ação de duas formas:

    1. Selecionando um ou mais registros na caixa de seleção nos itens da tabela e clicando no botão Remover;
    2. Clicando no ícone de reticências no lado direito da tabela e selecionando a opção Remover.

Em ambos os modos, ao clicar no botão Remover, será aberta uma nova tela com a listagem dos pagamentos selecionados solicitando a confirmação da ação.

Ao clicar em Remover, serão removidos os registros e o usuário voltará para a tela de listagem dos pagamentos.

Ao clicar em Cancelar, a tela de confirmação é fechada e o usuário fica livre para selecionar novos registros, desmarcá-los ou até mesmo realizar outras ações.

Image Removed

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciaGerador
Totvs custom tabs box
tabsGeração, Busca Avançada, Informações Geradas
idsGeracao,Busca_Avancada,Informacoes_Geradas
Totvs custom tabs box items
defaultyes
referenciaGeracao

Antes de visualizar as informações do Monitor Tributário, é necessário processar o Gerador de Informações para um ou mais estabelecimentos, um período inicial e um período final (no formato de Mês/Ano). Essa etapa é necessária para que as informações já estejam processadas quando for solicitada a visualização no Monitor Tributário, permitindo que haja melhor performance. 


Image Added


Além disso, é possível visualizar uma tabela com o histórico dos processamentos já realizados, com o objetivo de demonstrar se deve ser gerado um novo processamento para os estabelecimentos e periodos desejados, ou se essa geração já foi realizada. No campo Pesquisar é possível buscar os históricos por estabelecimento.


As colunas exibidas na tabela de histórico são:

  • Estabelecimento
  • Período
  • Data/Hora Inicial do processamento
  • Data/Hora Final do processamento
  • Usuário responsável pelo processamento
  • Status do processamento
  • Porcentagem de execução


 

Card documentos
InformacaoO campo Status indica se o processamento foi Criado, está Executando ou está Finalizado. Podem haver dois processamentos para o mesmo estabelecimento e período, dado que um esteja Finalizado e o outro Executando ou Criado. O programa funciona dessa maneira para que as informações demonstradas no Monitor Tributário somente sejam referentes ao processamento que tenha o Status Finalizado, contudo é possível que o Gerador de Informações esteja atualizando um novo processamento, portanto com Status Criado ou Executando.
TituloImportante!



Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciaBusca_Avancada

Também é possível pesquisar um processamento utilizando o campo Busca Avançada. Ao clicar, é aberta uma aba no lado direito do navegador, onde é possível selecionar os estabelecimentos e períodos inicial e final desejados.


Image Added


Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciaInformacoes_Geradas

Ao Executar o Gerador, o sistema irá gerar as informações para o monitor tributário, com base nos documentos Fiscais da seguinte forma:

Todas as informações serão baseadas no Estabelecimento e Período dos documentos.

  • Totais por UF:
    • UF: Estado correspondente ao Endereço de Entrega no Documento Fiscal.
    • Valor Total do Documento: Soma do Valor Total do Item para cada Item do Documento Fiscal.
    • Valor Tributos: Soma dos valores do ICMS, ICMS ST (entrada ou saída), IPI, PIS, COFINS, FCP, FCP ST para cada Item do Documento Fiscal e DIFAL (Informação no CD4035 – Tipo de Informação Partilha ICMS – Total UF Destino + Total UF Remet).
  • Tributos por UF:
    • UF: Estado correspondente ao Endereço de Entrega no Documento Fiscal.
    • Tributo: ICMS, ICMS ST, IPI, PIS, COFINS, DIFAL, FCP e FCP ST.
    • Valor Contribuinte: O Valor do Imposto correspondente será somado neste campo se o Emitente for Contribuinte do ICMS.
    • Valor Não Contribuinte: O Valor do Imposto correspondente será somado neste campo se o Emitente  não for Contribuinte do ICMS.
  • Documentos por CST:
    • Tributo: ICMS, IPI, PIS, COFINS.
    • CST: CST correspondente ao Imposto no Item do Documento Fiscal.
    • Valor Operação: Soma do valor correspondente ao imposto no Item do Documento Fiscal.
    • Valor Tributo: Soma do Valor Total do Item para cada Item do Documento Fiscal.
  • Documentos por CFOP:
    • CFOP: CFOP correspondente a Natureza de Operação do Documento Fiscal.
    • Valor da Operação: Soma do Valor Total do Item para cada Item do Documento Fiscal.
    • Valor ICMS: Valor do ICMS no Item do Documento Fiscal.
    • Valor ICMS ST: Valor do ICMS ST (Entrada ou Saída de acordo com o tipo de operação) no Item do Documento Fiscal.
    • Valor IPI: Valor do IPI no Item do Documento Fiscal.
    • Valor PIS: Valor do PIS no Item do Documento Fiscal.
    • Valor COFINS: Valor do COFINS no Item do Documento Fiscal.
    • Valor FCP: Valor do FCP no Item do Documento Fiscal.
    • Valor FCP ST: Valor do FCP ST no Item do Documento Fiscal.
    • Valor DIFAL: Valor do DIFAL no CD4035 Tipo de Informação Partilha ICMS – Total UF Destino + Total UF Remet correspondente ao Documento Fiscal.
  • Ajustes dos Documentos
    • Código de Ajuste: Informação proveniente do CD4035 - Outras Obrigações Tributárias.
    • CST: Informação proveniente do Item do Documento Fiscal.
    • Valor BC ICMS: Base de Cálculo do ICMS referente ao Ajuste no CD4035 - Outras Obrigações Tributárias.
    • Valor ICMS: Valor do ICMS referente ao Ajuste no CD4035 - Outras Obrigações Tributárias.
    • Valor Outras: Valor do ICMS Outros referente ao Ajuste no CD4035 - Outras Obrigações Tributárias.
  • Serviços
    • Total Tomados: Soma do Valor Total do Item para cada Item do Documento Fiscal em que estiver marcado o campo Observação como "Serviço" e a natureza de operação for "Entrada".
    • Total Tomados ISS: Soma do Valor ISS do Item para cada Item do Documento Fiscal em que estiver marcado o campo Observação como "Serviço" e a natureza de operação for "Entrada"
    • Total Prestados: Soma do Valor Total do Item para cada Item do Documento Fiscal em que estiver marcado o campo Observação como "Serviço" e a natureza de operação não for "Entrada".
    • Total Prestados ISS: Soma do Valor ISS do Item para cada Item do Documento Fiscal em que estiver marcado o campo Observação como "Serviço" e a natureza de operação não for "Entrada"
Valores Declaratórios

Aba Valores Declaratórios:

Listagem de Valores Declaratórios:

Para acessar a listagem de valores declaratórios na página de Mais Informações, é preciso selecionar a aba de nome Valores Declaratórios.

Está aba está disponível para todos os impostos, exceto:

    1. IPI
    2. ICMS Incentivado (PE);
    3. ICMS Substituição Tributária;
    4. Difal/FCP.

           

Image Removed

É possível filtrar os valores declaratórios por código, utilizando o campo com o texto Buscar por Código de Ajuste e a lupa.

Inclusão de Valores Declaratórios:

Ao clicar no botão Adicionar Valores será exibido uma janela para preenchimento das informações. Segue abaixo exemplo da janela:

Image Removed

Na inclusão de valores declaratórios também é permitido Salvar e incluir um novo registro sem a necessidade de fechar a janela, apenas clicando no botão Salvar e Novo ou caso a necessidade seja a inclusão de apenas um registro, o botão Salvar efetua o cadastro e fecha a janela automaticamente.

Importante: Ao clicar no ícone de lupa do campo Código do Valor Declaratório, os códigos são filtrados pela UF da apuração, no entanto, é possível pesquisar pelo código específico de alguma outra UF usando a tela de pesquisa, caso seja necessário ou a UF da apuração em questão não possua código de valor declaratório.

Já o botão Cancelar, fecha a janela e limpa os campos sem efetuar a inclusão do registro.

Este formulário suporta a customização, isto é, permite a adição de campos específicos na tela.

Regras da tela de Inclusão de Valores Declaratórios:

    • Ao adicionar novo valor declaratório, o campo Sequência é preenchido automaticamente com base no valor da última sequência. Não é possível alterar este campo.

Edição de Valores Declaratórios:

Para editar um valor declaratório já cadastrado, clicar nos três pontos na linha do valor que deseja editar e clicar em Editar.

Será aberta uma nova tela com os campos preenchidos com os respectivos dados do valor declaratório selecionado, os campos Sequência e Código do Valor Declaratório são campos chaves e por isso não podem ser alterados. Basta modificar os valores desejados e para concluir a ação, clicar em Salvar, caso não deseje mais efetuar o armazenamento das novas informações, basta clicar em Cancelar para voltar a listagem de valores declaratórios.

Este formulário suporta a customização, isto é, permite a adição de campos específicos na tela.

Visualização de Valores Declaratórios:

A fim de evitar o risco de alterações indesejadas, existe a opção de Visualizar, na qual é aberta uma nova tela sem a possibilidade de inserção de dados nos campos, apenas a visualização destes. Para entrar na janela de visualização, basta clicar nos três pontos da linha do valor declaratório desejado e clicar em Visualizar.

É aberta uma nova janela onde as informações ficam dispostas nos campos sem a possibilidade de alteração. Caso não queira mais visualizá-los, pressione o botão de Fechar e assim será redirecionado para a listagem de valores declaratórios novamente.

Este formulário suporta a customização, isto é, permite a adição de campos específicos na tela.

Exclusão de Valores Declaratórios:

Caso seja necessário excluir registros da aba Valores declaratórios, é possível realizar esta ação de duas formas:

    1. Selecionando um ou mais registros na caixa de seleção nos itens da tabela e clicando no botão Remover;
    2. Clicando no ícone de reticências no lado direito da tabela e selecionando a opção Remover.

Em ambos os modos, ao clicar no botão Remover, será aberta uma nova tela com a listagem dos valores declaratórios selecionados solicitando a confirmação da ação.

Ao clicar em Remover, serão removidos os registros e o usuário voltará para a tela de listagem dos valores declaratórios.

Ao clicar em Cancelar, a tela de confirmação é fechada e o usuário fica livre para selecionar novos registros, desmarcá-los ou até mesmo realizar outras ações.

Image Removed

Geração Automática de Valores Declaratórios para o registro E115 do SPED Fiscal:

Na aba Valores Declaratórios, é possível realizar a geração automática de valores declaratórios para o registro E115 do SPED Fiscal. Para acessar a geração, basta clicar no botão Gerar valores declaratórios e será aberta uma janela para realização da geração. Este botão só será visível para apurações de imposto ICMS e quando a função de liberação especial FIS|gera-e115|01 estiver ativa.

Image Removed

Os parâmetros utilizados para realizar a geração são o estabelecimento e as datas de início e fim da capa da apuração que estão disponíveis no cabeçalho da página.

A execução da geração pode ser realizada de três formas, conforme a necessidade do usuário:

    1. Online: O arquivo é baixado no navegador do usuário.
    2. Central de Documentos: O arquivo é gerado e enviado para a Central de Documentos.
    3. Batch: A execução da geração é enviada para um servidor RPW de escolha do usuário. O estado da execução pode ser verificado pelo programa Monitor Pedido Execução buscando pelo programa OF0313srp.

Caso existam valores declaratórios gerados automaticamente com os dados desta apuração, será apresentada uma mensagem de confirmação perguntando se o usuário deseja sobrescrever os registros encontrados:

Image Removed

Se o usuário cancelar, nenhuma geração será feita. Caso o usuário confirme a ação, o programa irá eliminar os valores declaratórios criados automaticamente e executará a geração novamente.

Ao final da execução, será disponibilizado um arquivo de acompanhamento conforme a opção de geração selecionada e uma mensagem confirmando a geração ou agendamento da execução.


04. ASSUNTOS RELACIONADOS

...