|
Produto | : | TOTVS Totvs Gestão Financeira – V.– 11.50 |
Processo | : | Relatório de Remessa de Pagamento Eletrônico |
Subprocesso | : | Arquivo de remessa - com segmento Segmento J52 |
Data da publicação | : | 03/07/13 |
De acordo com a CIRCULAR Nº 3.598, DE 6 DE JUNHO DE 2012 , a partir do dia 28/06/2013 os pagamentos com a forma de pagamento Boleto acima de R$ 250.000,00 devem gerar o segmento J52 no arquivo de remessa de pagamento enviado para o banco. Este boletim tem o objetivo de orientar nossos clientes a realizar a cópia dos campos do segmento J52 para os relatórios de remessa de pagamento que já estão em produção e são utilizados pelas empresas.
|
Procedimentos para cópia das informações do Segmento J52:
Atenção!!: Antes de realizar os procedimentos citados abaixo, crie uma cópia do relatório de remessa de pagamento que já é utilizado pela empresa. Realize as alterações nesta cópia, assim se ocorrer alguma algum equívoco ou ação indevida, o relatório original será preservadomantido.
Procedimentos para copiar do modelo disponbilizado pela TOTVS no Portal do Cliente, as informações do Segmento J52:
1 – Acessar o RM o RM Fluxus.exe
2 – Acessar o menu Relatórios/Gerador
3 – Importar o relatório que foi disponibilizado pela TOTVS, em nosso exemplo vamos utilizar o relatório de remessa de pagamento do banco Itaú ”07.02.008.0 - Pag. ITAU - com segmento J52”. Para importar o relatório selecione o ícone “Importar Relatório”.
4 – Após importar o relatório, clique duas vezes sobre o relatório para acessar a estrutura do mesmo. Dentro da estrutura utilize a barra de rolagem e vá até o segmento J.
Repare que foi inserido o comando “#$D#$A” e depois os campos referentes ao segmento J52. Este comando irá realizar uma quebra de linha após o segmento J e os campos informados serão referentes à linha J52.
OBSERVAÇÃO OBS: Para que a linha do segmento J52 seja gerada corretamente, os campos “241 a 242” e “243 a 262” que existem ao final do segmento J (são campos que não constam no layout e são utilizados pelo sistema internamente para preencher algumas informações) devem estar invisíveis.também devem existir ao final do segmento J52. Estes campos ficam visíveis e são processados internamente pelo sistema.
Para deixar um campo invisível deve-se clicar sobre o mesmo com o botão direito do mouse e desmarcar a opção “Visível”.
5 – Agora vamos copiar o comando referente à quebra e todos os campos do segmento J52. Pressione a tecla “CTRL” e com a mesma pressionada, clique em todos os campos do segmento J52 (inclusive no comando da quebra e nos campos que devem existir no final do segmento conforme citados acima).
Com os campos selecionados, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção “COPIAR”. Após clicar na opção “COPIAR” feche o relatório.
OBS: Repare que os campos “241 a 242” e”243 a 262” também foram copiados. Estes campos não podem ficar de fora, caso contrário o arquivo de remessa será gerado de forma incorreta.
6 – Clique duas vezes no relatório oficial (relatório que já é utilizado normalmente pela empresa na geração da remessa e que foi criado uma cópia) para acessar a estrutura do relatório.
Em nosso exemplo vamos acessar o relatório de remessa de pagamento do banco ITAÚ.
7 - Dentro da estrutura utilize a barra de rolagem e vá até o segmento J. Depois de acessar o segmento J selecione a barra inferior para aumentar o tamanho do segmento, pois iremos inserir os campos copiados após o último campo do segmento J.
8 – Na área em branco, clique com o botão direito do mouse e selecione opção “Colar”.
9 – Após clicar em colar será apresentada a mensagem informando que já existe o campo no grupo do relatório, deve-se clicar em ok.
10 – Após clicar em ok para as mensagens apresentadas, os campos serão inseridos logo após o último campo do segmento J.
11 – Após inserir os campos sugerimos que o tamanho e as informações sejam conferidos com o segmento J52 do manual do Banco. Ex: Vamos conferir se a posição “001 a 003” do relatório está de acordo com o manual.
Então selecionamos o campo e clicamos com o botão direito do mouse. Após, deve-se clicar na opção “Propriedades “ e selecionar a aba “Preenchimento”. Verifique se o número de caracteres do campo está de acordo com o tamanho exigido no manual do banco para o campo em questão. Além do tamanho deve ser verificado se a informação existente no campo é a mesma solicitada no manual do banco.
12 – Após a conferência de todos os campos deve-se salvar as alterações . Ao clicar em “Salvar” será apresentada a mensagem abaixo, selecione o caminho e clique em ok.
13 – O próximo passo será gerar a remessa e validar junto ao banco. A linha J52 será apresentada abaixo da linha J.
No caso de dúvidasSe houver dúvidas, favor entrar em contato com nossa equipe de suporte.