Páginas filhas
  • Simplificação nos requisitos de execução de aplicativos Portinari no Protheus

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

  1. Indicar o ambiente utilizado na chave App_Environment na sessão GENERAL do appserver.ini.

Image Removed

Além da facilidade de configuração que a nova versão trouxe, temos também da vantagem na redução das portas abertas para comunicação no servidor.

A versão anterior utilizava uma porta para a comunicação TCP do SmartClient, outra para a transmissão de arquivos estáticos na porta HTTP e outra para o servidor REST.

Agora ao invés das 3 portas, apenas a porta TCP é utilizada para todas as trocas de mensagens e com isso o servidor fica menos vulnerável a ataques de hackers.

Image Modified

Assim como na versão anterior, a segurança na troca de mensagens é de extrema importância e por isso é recomendável a utilização de SSL na configuração do AppServer.

Como nessa versão a porta TCP atende todos os tipos de mensagens, é ainda mais importante que ela faça essa troca de mensagens de forma criptografada.

Por padrão, o Appserver vem com a MultiProtocolPort habilitada e o SSL ativado com um certificado autoassinado.

Este certificado garante a criptografia na troca das mensagens, porém não é considerado confiável pelos navegadores por não ter uma Autoridade Certificadora (CA) garantindo a autenticidade do emissor.

O recomendado para um ambiente de produção é a utilização de um certificado assinado por uma CA e para isso é necessário fazer algumas configurações.

Existem então 3 cenários de utilização:

  1. SSL desabilitado (não recomendado): Não necessita de instalação de certificado para abertura do App no Protheus.
  2. SSL com o certificado autoassinado: Necessita de instalação do certificado de cada Appserver em todas as estações.
  3. SSL com certificado assinado por uma CA: Já possui o certificado instalado por padrão nos navegadores.

* Mesmo abrindo o App dentro do Protheus o comportamento é o mesmo de um navegadorÉ importante saber que a abertura de aplicativo dentro do Protheus possui o comportamento com relação a utilização de https e validação de certificados semelhante à de um navegador externo, pois o recurso utilizado internamente é um navegador embarcado.

Image Modified

Por padrão a MultiProtocolPort vem habilitada no Appserver, porém através de configuração no ini é possível desabilitá-la.

Caso ela seja desabilitada, a abertura dos aplicativos no Protheus voltam volta a funcionar no formato antigo, utilizando os parâmetros, o REST e a configuração pré-definida de HTTPpadrão, de acordo com orientação de instalação de cada aplicativo.


Para mais informações sobre como abrir um aplicativo Portinari no Protheus:

...

Para mais informações sobre a MultiProtocolPort:

https://tdntdninterno.totvs.com/display/tec/Application+Server+-+Porta+Multiprotocolo