Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Plano de Atendimento Emergencial - PAE

Observação:

Produto:

Microsiga Protheus®

Ocorrência:

Como funciona o PAE (Plano de Atendimento Emergencial)?

Passo a passo:

O Plano Emergencial tem por objetivo possibilitar o gerenciamento de Planos de Atendimento Emergencial abrangendo ocorrências  e simulações. Nele, estão contidas as rotinas Plano de Atendimento Emergencial (MDTA805), Ocorrências (MDTA835), Retorno Ocorrência (MDTA840), Check-list (MDTA810), Simulações (MDTA820), Plano Simulações (MDTA825), Confirmação (MDTA830) e Retorno (MDTA815).

O cadastro do Plano de Atendimento Emergencial - PAE (MDTA805) controla os planos de atendimento em que serão informadas as localizações da execução do plano, as que por ele serão executadas, os funcionários participantes e os participantes externos que não são funcionários, caso haja participações externas.

  • Serão vinculados ao PAE (Plano de Atendimento Emergencial) um elaborador e um responsável, o elaborador e o responsável pode ser selecionado entre os funcionário ou entre os usuários de acordo com os campos Tipo
  • A disposição das localizações ocorre por meio da Estrutura Organizacional e o cadastro dessas localizações devem ser efetuados na rotina Estrutura Organizacional em Organização/Est. Organizacional (SGAA100).
  • No grid de relacionamento de participantes, há a opção Incluir Participantes localizada no menu lateral, que importa os funcionários para o cadastro de participantes, filtrando-os por Função (GPEA030) caso seja por funcionário ou por Cargo (QDOA160), caso seja usuário.
      • Acessado pelo ícone
  • A opção Pesquisar Participante permite a pesquisa de participantes sendo ele funcionário ou usuário.
      • Acessado pelo ícone

Image Added

No cadastro de Ocorrências (MDTA835), pode-se informar ocorrências geradas que são abrangidas pelos Planos de Atendimento EmegenciaisEmergenciais, permitindo informar o responsável, e informar se os participantes e contatos externos foram avisados do ocorrido (duplo clique no PAE). É possível informar também se houve envolvidos na Ocorrência, sendo eles funcionários, terceiros ou externosusuários, e se foi gerado algum tipo de resíduo.

  • A escolha do PAE na qual a ocorrência estará vinculada ocorre por meio da Estrutura Organizacional.
  • Image Added

    Duplo Clique no PAE da aba de Processos:

    Image Added

    Os envolvidos na ocorrência podem ser funcionários ou terceiros. Na primeira opção deve ser informada a matrícula do funcionário e na segunda opção, o nome do terceiro.

    No Retorno Ocorrência (MDTA840), é possivel possível informar se as ações do PAE foram executadas e também , a data de chegada dos contatos externos que foram avisados, os impactos e os danos.

    • Devem ser marcadas as ações que foram executadas. Ao selecionar uma ação, é possível vinculá-la a um plano de ação ou apenas informar a data de sua execução.

    Image Added

    O cadastro de Check-list (MDTA810) tem por objetivo a criação de check-lists list para o controle das execuções das simulações que serão incluídas posteriormente.

    Image Added

    No cadastro de Simulações (MDTA820), são geradas simulações que serão executadas através dos planos de atendimento emergencial, bem como relaciona os check-lists ás simulações.às simulações. No campo Tip. Chk. (TBG_TIPQUE) pode ser informado um questionário de segurança ou um checklist.

    Image Added

    Image Added

    O cadastro de Plano Simulações (MDTA825), gera Ordens ordens de Simulação simulação para os Planos de Atendimento Emergencial PAEs informados, de acordo com as datas Inicial e Final a Data Inicial (TBM_DATINI) e Data Final (TBM_DATFIM) do plano.

    • A data prevista para as Ordens que serão geradas através do plano é calculada conforme a quantidade e o tipo de freqüência (Dia, Mês ou Ano) informados no cadastro de Simulações.
    • Nessa rotina Após salvar o registro de plano de simulações, é possível finalizar os Planos de Simulações através da opçãoOutras Ações/Finalizar. Desta forma, o campo Terminado (TBM_TERMIN) será automaticamente atualizado como Sim e o campo de Simulação (TBM_SITUAC) ficará como Liberado. Caso seja realizada a finalização do plano, não será possível prosseguir e realizar a Confirmação (MDTA830).

    Image Added

    Na Confirmação (MDTA830) do Plano plano de Simulaçãosimulação, as Ordens ordens de Simulação simulação que foram geradas do plano com a situação Pendente, poderão ser confirmadas.

    • Na opção Total, serão confirmadas todas as Ordens ordens relacionadas ao Plano plano de Simulaçãosimulação.
    • Na  opção Individual, serão selecionadas as Ordens ordens relacionadas ao Plano plano de Simulação simulação que serão confirmadas.

    Image Added

    No Retorno (MDTA815) das Ordens ordens de Simulaçãosimulação, através da opção Check-list deve-se responder os check-lists relacionados às ordens. Com esse processo, é possível informar se as ações foram executadas durante a simulação, bem como suas respectivas respostas.

    • Ao selecionar um check-list, é exibida a sua tela de respostas.
    • Pode ser vinculado executante aos checklists. Também poderão ser vinculados documentos a este, através da opçãoOutras Ações/Conhecimento.
    • Com a opção Incluir é possível relacionar novos check-lists e questionários que foram executados à Ordem ordem de Simulaçãosimulação. A opção Excluir possibilita a exclusão de check-lists e questionários que estão relacionados à ordem.
    • Na opção Finalizar, as Ordens ordens de Simulação simulação podem ser finalizadas e serão informadas as datas de Inicio e Fim de realização.

    CheckList:

    Image Added


    A Brigada de IncendioIncêndio tem por objetivo controlar a composição da brigada, bem como as funções exercidas pelos brigadistas e  o e o agendamento de reuniões. A Brigada de Incêndio contém as rotinas Funções da Brigada (MDTA580), Brigadas (MDTA560) e , Agenda Reuniões (MDTA575) e Sistemas de Extinção.

    O cadastro de Funções da Brigada (MDTA580), permite cadastrar as funções que cada componente deverá executar dentro da brigada, tomando como base as funções básicas: Cordenador Geral, Chefe da Brigada, Líder e Brigadista.

    No cadastro de Brigadas (MDTA560), poderão ser informados todos os participantes que estarão envolvidos na brigada, todos os exames que serão de obrigatoriedade, bem como os treinamentos necessários.

    • A disposição dos participantes vinculados à brigada será feita através de um Organograma semelhante à estrutura organizacional, onde estes poderão ser incluídos, alterados e excluídos de maneira dinâmica e com interação com o organograma.
    • Haverá também um controle sobre os exames e os treinamentos de cada brigadista, bem como controle de sua realização. Para vincular um exame, deverá ser selecionada a Brigada no Organograma e em seguida informar o exame na aba de Exames.
    • Na opção Salvar é possível salvar as alterações que são feitas na brigada.
    • Com a integração dos módulos Medicina de Segurança do trabalho (SIGAMDT) e Treinamento (SIGATRM), através da opção Solicitação, é possível solicitar treinamentos para os participantes da brigada, desta forma no módulo de Treinamento (SIGATRM) a partirda solitação, é feita a reserva dos participantes para os treinamentos solicitados. Para gerar solicitação de reserva para os participantes da brigada, é preciso que eles possuam Cargo. É necessário habilitar o parâmetro MV_NGMDTTR = 1 para que apresente as informações da aba de Treinamento.

    Image Added

    No cadastro de Agenda Reuniões (MDTA575), podem ser agendadas reuniões para a brigada. Também podem ser informados os participantes desta reunião, bem como se essa participação ocorreu. A lista de participantes das reuniões será sugerida de acordo com os componentes vinculados ao código da brigada e também, e outros participantes podem ser acrescentados.

    • Os participantes podem ser vinculados depois que foi incluída a agenda, acessando Outras Ações/Participantes. Poderá ser vinculado a reunião um participante externo ou um brigadista.

    Juntamente com a Brigada de Incêndio há tambem o controle do Sistema de Extinção. Com ele é possivel gerar ordens de inspeção através de planos para os conjuntos hidráulicos e extintores. O Sistema de Extinção contém as rotinas Conjuntos Hidráulicos (MDTA565), Extintores (MDTA540), Eventos Inspeção (MDTA554), Tipo de Inspeção (MDTA545), Plano de Inspeção (MDTA550), Ordem de Inspeção (MDTA555) e Ret. Simplif. Insp (MDTA556).

    • Conjuntos Hidráulicos (MDTA565): Os conjuntos hidráulicos são equipamentos utilizados pelos brigadistas, podendo ser relacionados a um bem ou cadastrados livremente. Também podem ser informadas suas características.
    • Extintores (MDTA540): O cadastro de extintores de incêndio é para controle dos extintores existentes em cada localidade.
    • Eventos Inspeção (MDTA554): Cadastro dos eventos que serão realizados na inspeção. Por padrão, esta rotina trará os 13 (treze) eventos que são estipulados pelo NR23.

    - Os eventos de NR23 são considerados pelo parâmetro MV_NG2EV13.

    Image Added

    • Tipo de Inspeção (MDTA545): Permite cadastrar os Tipos de Inspeção realizadas na empresa. Essas inspeções  possuem possuem uma periodicidade, que pode ser diária, semanal, mensal, anual, permitindo também relacionar os eventos que serão realizados. Esse cadastro foi alterado para abranger também os Conjuntos Hidráulicos, tendo a possibilidade de escolha para qual Categoria será a inspeção (Extintores ou Conjuntos Hidráulicos), bem como, se a categoria for de Conjuntos Hidráulicos, permite relacionar as suas famílias de bens.
    • Plano de Inspeção (MDTA550): Permite que o usuário inclua planos de inspeção. Serão incluídos planos para um determinado periodo que serão aplicados conforme as inspeções, extintores e centros de custo escolhidos no cadastro para organizar a periodicidade das inspeções. Ao incluir um plano de inspeção, serão geradas automaticamente conforme as opções escolhidas no cadastro, ordens para  inspeção dos determinados extintores envolvidos no plano incluido. Esse cadastro foi alterado para abranger também os Conjuntos Hidráulicos além dos Extintores, onde poderão ser incluídos planos de inspeção com a Categoria para Extintores, Conjuntos Hidráulicos  Hidráulicos ou Ambos (Extintores e Conjuntos Hidráulicos) gerando Ordens de Inspeção de acordo com a categoria informada.

    • Ordem de Inspeção (MDTA555): Esta rotina permite que o usuário possa: incluir, alterar, excluir e finalizar ordens de inspeção. As ordens são criadas com o intuito de inspecionar os extintores periodicamente dentro da empresa, para que não haja nenhuma anormalidade no caso de algum acidente. Esse cadastro foi alterado para abranger também os Conjuntos Hidráulicos, além dos Extintores, tendo a possibilidade da escolha para qual Categoria será gerada a ordem, e como será apresentada na seleção dos campos de Sistema de Extinção (TLD_CODEXT) e do Tipo de Inspeção  Inspeção (TLD_CODTIP) apenas o que está relacionado de acordo com a categoria selecionada.
        -  
            • A ordem de inspeção pode estar em três situações: Pendente, Finalizada ou Cancelada.
        -  
            • Na opção Histórico são apresentadas as Ordens de Inspeção que foram Finalizadas ou Canceladas.
           
        • Retorno Simplificado de Ordem de Inspeção (MDTA556): Visa permitir que o usuário possa finalizar as ordens de inspeção de forma simplificada. São apresentadas as perguntas nos campos De Data InspeçãoAté Data Inspeção, onde serão buscadas as inspeções para fazer o retorno das ordens e finaliza-las. Também são apresentados todos os eventos de cada ordem de serviço gerada, onde deve ser respondido se eles foram realizados ou não.  Esta rotina foi alterada para abranger abrange também as ordens de inspeção para os Conjuntos Hidráulicos, além das ordens de inspeção para Extintores.

        Nos relatórios

         foi

        foi implementado o Sistema de Extinção que contém as rotinas Inspec. Conj. Hidr. (MDTR505) e Inspec. Extintores (MDTR690).

         

        O relatório Inspec. Conj. Hidr. (MDTR505) controla a inspeção para cada Conjunto Hidráulico utilizado na empresa. Será identificado na lista de reparos da inspeção (substituição de gatilho, substituição de difusor, mangote, válvula de segurança, válvula completa, válvula de cilindro adicional, pintura, manômetro, teste hidrostático, recarregado, usado em incêndio, usado em instrução, diversos), se esses reparos foram realizados.

        Image Added

        O relatório Inspec. Extintores (MDTR690) tem como objetivo imprimir uma ficha de controle de inspeção para cada extintor utilizado na empresa. Será identificado uma lista de reparos que ocasionalmente precisam ser realizados (substituição de gatilho, substituição de difusor, mangote, válvula de segurança, válvula completa, válvula de cilindro adicional, pintura, manômetro, teste hidrostático, recarregado, usado em incêndio, usado em instrução, diversos). Na ficha de controle de inspeção é possível gerar um histórico para os extintores. Para cada item de reparo é informada a data de inspeção, verificando se o extintor foi inspecionado, reparado, se foi usado em instrução ou usado em incêndo. São apresentadas as informações de marca, tipo, número, local do extintor e os itens de reparo. Neste relatório foram alteradas as perguntas dos parâmetros Informe o Cód. da Recarga? para Recarga? e Informe o Cód. do Teste Hidr.? para Teste Hidrostático?.