Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Pastas do rodapé

A parte inferior da tela apresenta algumas pastas conforme a descrição a seguir:

Pasta Totais

O sistema apresenta na tela os valores referentes aos totais da nota fiscal.

Pasta Inf. fornecedor/cliente

O sistema apresenta na tela os dados cadastrais do fornecedor/cliente que fará a entrega.

Clicando em \ "Mais Inf.\" o sistema apresenta uma nova tela com os dados cadastrais deste fornecedor/cliente, sendo os procedimentos iguais aos adotados para as consultas do sistema. Para mais informações, consulte os itens \ "Consulta Posição do Cliente\" ou \ "Consulta Posição Fornecedor\".

Pasta Desconto/Frete/Despesas

O sistema apresenta nova tela para informação dos dados referentes ao tipo de frete e aos respectivos valores.

Pasta Duplicatas

Esta pasta apresenta os dados das duplicatas que serão geradas pela nota. É necessário selecionar a condição de pagamento e a natureza para geração das duplicatas. Se o TES informado estiver configurado para gerar duplicatas, o campo condição de pagamento passa a ser obrigatório. Por outro lado, se o TES não gerar duplicatas os campos desta pasta ficarão desabilitados.

Pasta Livros fiscais

Apresenta os lançamentos a serem registrados nos livros fiscais em função da Nota Fiscal.

Pasta Impostos

O sistema apresenta nova tela para verificação dos valores de impostos já calculados. Para alterar algum dado do imposto, dê um duplo clique sobre este:

Base do Imposto/Alíquota/Valor do Imposto: estes campos apresentam os valores dos impostos com base no TES.

Pasta Caixinha

...

  • Valor: o sistema preenche este campo com o valor da Nota fiscal. Este valor não pode ser modificado.

...

  • Caixa: escolha o caixa. Pressione a tecla [F3] para consultar.

...

  • Beneficiado: informe o usuário que efetuou a despesa.

...

  • Histórico: informe uma breve descrição da despesa.

...

  • Antecipo: informe o número do adiantamento da saída do caixinha.

 

Edição de Impostos por Item

A edição de impostos por item é acionada pelo botão Editar Impostos localizado no folder Impostos no rodapé do documento fiscal de entrada.

No folder Impostos dos documentos fiscais com formulário próprio igual a "NÃO" (a seguir NF/NCP/NDP/NDE/NCE), será incluído um botão "Por Item". Ao selecionar este botão, é apresentada uma tela onde são exibidas todos os itens do documento fiscal de entrada, para que, ao navegar sobre estes itens, o sistema sincronizará um browse localizado na parte inferior da janela com os impostos calculados e possíveis para este item contendo as colunas Item, Imposto, Base de Cálculo, Alíquota, Valor do Imposto e Base Isenta que é o % de redução de base do imposto, onde ocorrerá a edição dos valores.

Image AddedImportante:

O comportamento da edição dos campos nessa janela não provocará cálculo de nenhuma da colunas dos impostos. Os valores editados nesta janela bem como todos os demais valores constantes sobreporão os valores dos itens do documento fiscal de entrada ao confirmar a operação.

A operação de edição dos impostos deverá ser obrigatoriamente após a digitação de  todos os itens do documento bem como a digitação de todas as despesas acessórias constantes no Folder "Gastos" do rodapé do documento fiscal com formulário próprio igual a "NÃO" (a seguir NF/NCP/NDP/NDE/NCE), pois caso contrário se estes valores e ou demais itens forem digitados, o motor de impostos recalculará os impostos já editados sobrepondo seus valores.

Image AddedImportante:

Os campos de base do imposto somente poderão ser editados em caso de impostos que estejam na TES mas por falta de elementos nos cadastros de configuração NÃO foram calculados no documento fiscal, para estes impostos a base poderá ser editada, para impostos que foram calculados pelo sistema os campos referente a base do imposto NÃO poderão ser editados.

 

Edição de Impostos Totalizados

A edição do impostos por total é acionada pelo botão Editar Impostos localizado no folder Impostos do rodapé do documento fiscal de entrada.

Cada linha deste browse contendo um imposto se relacionará com um browse inferior (um checkBox) contendo os itens do documento fiscal onde este imposto é possível segundo a TES. Este checkBox identificará em quais itens do documento fiscal os valores do imposto editado no browse superior serão distribuídos em forma de rateio proporcional. A cada mudança de linha do browse superior, o conteúdo do browse inferior dos itens do documento fiscal serão filtrados conforme o imposto da linha superior.

  • Tanto o browse Superior quanto o browse Inferior NÃO deve permitir a deleção de linhas.
  • O browse Inferior NÃO deve permitir a inclusão de novas linhas.
  • O browse superior deve permitir a inclusão de novas linhas para impostos possíveis conforme a coletânea dos impostos possíveis, lendo-se todas as TES(s) utilizadas no documento. Para esta situação específica a linha poderá ser deletada pois não é nativa do cálculo do documento.
  • O browse Inferior terá o checkBox de cada item marcado como selecionado como default para todos os itens e permitirá o manuseio pelo usuário para a seleção.
  • Os valores editados do browse superior (Alíquota, Valor, % de Redução de Base) + a seleção dos itens do browse inferior constituirão o valor da base do imposto.

 

Exemplo:

Base = 10000

Alíquota = 10%

% Redução de base = 20%

Calculo = 10000*10/100=1000*(100-20)/100=800

Image AddedImportante:

Para a edição "Por Imposto", somente impostos que estejam configurados obrigatoriamente nas TES(s) utilizadas nos itens do documento Fiscal de entrada poderão ser editados, caso seja necessário incluir um novo imposto no documento fiscal de entrada o mesmo somente poderá ser incluído se uma TES que possua o imposto seja incluída no documento fiscal de entrada.