Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Objetivo

Neste capítulo descreveremos de que forma o Reporte da Produção é tratado no DATASUL-EMS.

Visão Geral

Na sequência informaremos algumas dicas aplicadas a todos os Tipos de Reporte:

  • Por medida de segurança na alteração da quantidade utilizada dos componentes para atender a quantidade reportada, existem Parâmetros de Variação da Quantidade Reportada e variações da quantidade requisitada para menor ou para maior, em relação a quantidade reportada.

Caso não se deseje alterar as quantidades, são gerados os movimentos de saída do item, podendo modificar o estado da ordem para finalizada.

  • Se na opção Parâmetros, for informado que se deseja gerar requisições automáticas para as ordens que possuem itens considerados como subconjuntos ou conjuntos (possuem componentes agregados), é aberta pelo sistema uma tela, após informar os dados e quantidade a ser reportada, possibilitando requisitar automaticamente os materiais necessários para a fabricação dos componentes que são agregados ao item da ordem.

Para isso, é necessário informar na tela aberta o número da ordem e a conta de despesa do componente que se deseja requisitar.

  • Ao se efetivar o reporte, caso o programa apresente uma mensagem informando que não há saldo suficiente para efetuar a requisição, atentar para os seguintes pontos:

A – Verificar se os parâmetros do item permitem saldo negativo;

B - Verificar a quantidade alocada para produção e para pedidos do item em questão;

C - Verificar os parâmetros de produção onde deve ser informado se utiliza ou não alocação de reservas, automaticamente.

  • O programa alerta com a seguinte mensagem " Reporte anterior a data de início da ordem". Alerta ao usuário para verificação da data do cálculo do último médio para fins de valorização: “Não é possível fazer um reporte com data anterior ao último cálculo do médio. Uma ordem com o estado de terminada ou finalizada não pode ser reportada”.
  • Ao reportar um item acabado que aceita quantidade fracionada, com reservas formadas de itens que não permitem fracionamento, o programa sempre acrescenta uma unidade na quantidade a ser requisitada, caso as quantidades calculadas apresentem decimais.
  • A Conta de Débito Direto é pedida somente se o Item for de "débito direto" ou do tipo “físico” ou “consignado” e se o Estoque estiver integrado.
  • Não é permitido fazer requisições de materiais dos depósitos de Controle da Qualidade e de Rejeição de CQ.
  • Requisições com controle tipo Referência, é necessariamente controlado por lote.
  • Requisições de itens do tipo débito GGF não são efetuadas.
  • Se o Módulo Custos estiver implantado, a ordem pode ser finalizada no momento do reporte sendo terminada posteriormente no módulo Custos. Senão, a ordem poderá ser terminada no momento do próprio reporte.
  • Podemos reduzir ou aumentar a quantidade requisitada do componente no momento do reporte. Isto significa que, no momento do reporte deve-se optar pela alteração da quantidade dos componentes, e alterar esta quantidade para o que realmente foi utilizado.
  • O programa de "Reporte da Produção" irá possibilitar ao usuário informar um depósito único de saída para os componentes. Em caso afirmativo, o usuário informará o depósito de saída e todas as requisições serão efetuadas do mesmo. Em caso negativo, as requisições serão efetuadas do depósito da Reserva.
Nota
titleNota:

O depósito único informado deve ser do tipo “Depósito de processo”, que é informado no cadastro de depósitos – CD0601.

Informações
titleImportante:

 Documentação referente à Geração Roteiro de Inspeção pela Produção, consultar o manual do Módulo Controle da Qualidade.