Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Regras Validações EFD ICMS/IPI

Linha Protheus:

çl,çl,çl,

A emissão de documento fiscal de entrada de apropriação de crédito dos bens do ativo imobilizado deve ser gerada de acordo com a legislação de cada Unidade Federada como regra geral o documento que acobertou a entrada de um bem do ativo imobilizado deve ser escriturado nos livros como Outros.

Procedimento Recomendado:
Pela rotina de documento de entrada ou pela rotina de acertos fiscais é possível identificar os valores declarados para a operação e principalmente se foram escriturados como um movimento tributado gerando crédito integral do valor da operação de entrada.

Pontos de Atenção:
  1. É importante que a informação do cadastro de produto esteja coerente com a mercadoria ou serviços do documento fiscal;
  2. É importante que a informação do cadastro de Tipos de Entrada e Saída esteja coerente com a mercadoria ou serviços do documento fiscal.
  3. A rotina de acertos fiscais deverá ser utilizada apenas para a conferências dos valores. Em caso de operações que necessitem de correção se deve adotar o procedimento estabelecido no RICMS do respectivo Estado.



Linha Datasul:

Avaliar se a legislação do Estado permite a apropriação de crédito desse bem, caso não permita a apropriação do bem no CIAP, acessar o Módulo Recuperador de Impostos e excluir esse bem do controle do CIAP através do programa: Inclusão de Bens (RI0202).

Caso efetuar qualquer alteração nos parâmetros ou no bem, deverá reabrir os períodos e recalcular os períodos considerando como inicio a data do bem que foi alterado no módulo Recuperador de Imposto, posteriormente retificar as EFD ICMS/IPI dos períodos incorretos, pois com alteração dos dados os valores também sofrem alteração.

Além do CIAP temos o documento fiscal registrado no sistema. Abaixo as orientações dos principais parâmetros que definem uma operação de uso e consumo e o código de tributação do ICMS:
Importante salientar que destacamos abaixo os principais campos que poderão ser ajustados, porém a alteração deverá ser efetuada somente nos campos que estão incorretos para a operação.

O parâmetro que define Uso/consumo ou Industrialização é efetuado no programa Natureza de Operação (CD0606) na pasta "ICMS" campo "Consumidor Final", quando marcado indica que a operação é para consumidor final, ajustar somente se a natureza de operação estiver indevidamente marcada como consumidor final. 

A tributação do ICMS para o Faturamento e Recebimento é definida entre a combinação da tributação do IPI no cadastro da Natureza de Operação (CD0606) x Atualização itens Faturamento (CD0903). 

A manutenção do documento Fiscal poderá ser efetuada no módulo de Obrigações Fiscais no programa:  Inclui/Modifica/Cópia Documento Fiscal (OF0305), na pasta "Inf Gerais 1" no quadro "Destino da Mercadoria". A base de cálculo, valor e código da tributação do imposto estão nos itens do documento fiscal. Caso necessário ajustar a base de cálculo, código de tributação e o valor do ICMS que quando não permitir crédito serão lançados como outras.

Caso efetuar alteração atentar que nas operações com destino “a consumidor final” o valor do IPI quando incidir, fará parte da base de cálculo do ICMS e também deverá ser corrigida.

Após a correção efetuar uma nova extração de dados para o módulo Configurador Layout Fiscal e gerar novamente o arquivo EFD ICMS/IPI, retificando os períodos incorretos, caso necessário.

Lembrando que deve retificar as EFD ICMS/IPI dos períodos incorretos, pois com alteração dos dados os valores também sofrem alteração.



Linha Logix:

Os documentos fiscais de compra de ativo imobilizado são identificados pelo grupo de despesa dos itens no programa SUP0260 - Grupos de Despesas Fiscais, com o campo "Objetivo de entrada" como "3 - Ativo Imobilizado" ou "6 - Ativo CIAP"

Utilizando essa parametrização o sistema escritura automaticamente o valor do ICMS como Outros.



Linha RM:O Calculo do Credito do Ativo Imobilizado é feito conforme inclusão do Lançamento Fiscal, através dos campos CFOP e associar Código do BEM.

É necessário verificar estes campos na Incluídos e realizar os acertos necessário. Após isto preciso gerar o Calculo do CIAP novamente e Retificar as Rotinas Fiscal.
Linha Winthor:

A emissão de documento fiscal de entrada de aquisição de mercadoria destinada a uso ou consumo deve ser gerada de acordo com a legislação de cada Unidade Federativa.

Como regra geral o documento que acobertou a entrada uma mercadoria que não será revendida ou utilizada o processo produtivo deve ser escriturado nos livros como Outros, sem Crédito de ICMS.

Procedimento Recomendado:

A parametrização do tipo de mercadoria é realizada nas rotinas 3401 e 203:

Rotina 3401 campo "Tipo do bem" marque como IC - Consumo Interno para movimentações no módulo 34.

Rotina 203  campo "Tipo Merc" marque como MC - Material de Consumo para movimentações no módulo 13.

Algumas diferenças ocorrem ao se lançar uma nota de imobilizado nas rotinas 3402 - Entrada de consumo/imobilizado e 1301 - Receber Mercadoria, conforme apresentado abaixo:

  • A nota de imobilizado emitida na rotina 3402 apropria-se de crédito CIAP e suas informações são gravadas no bloco G do Sped,
  • A nota de imobilizado lançada na rotina 1301 não apropria-se de crédito CIAP e não gera as informações do bloco G no Sped.

Lembrando que se a  nota fiscal já foi emitida pela Sefaz ou lançada no Winthor, a alteração e correção deverá ocorrer pela rotina 1007 se foi lançada/emitida pela rotina 1301, se emitida pelo modulo 34 a edição será pela rotina de emissão.

Pesquise o número de Nota fiscal e na aba de Itens verifique os campos 'Base ICMS, % ICMS e Vl. ICMS'.

Sendo necessário corrigir, clique na opção “Editar” e será habilitado os campos para edição.

 

 

Linha Datasul:

lçetkhbme~rhtpklmw~rtmphkw~pthkmwrjpnm~yjkmr]tçjmr]çtljmwr]jçlmwr]tjlçmrtj]çjtrm]wrçjtm]rçtjlm

 

 

Linha Logix:

çl,m]ç,l]l

 

 

Linha RM: