Histórico da Página
Processamento automático (Schedule Opcional)
Produto: | TOTVS Automação Fiscal |
Versões: | 11 e 12 |
Modelos e Processos de Integração
Para 1. Para que os dados sejam integrados do ERP para o TAF, são utilizados processos - chamados de Job's - desenvolvidos no TAF que se encarregam de consultar, transportar, gravar e validar os dados.
I. Processo 0 ( Zero ):
Objetivo: Integração ERP x TAF ( TAFST1 x TAFST2 ).
Execução: Busca as informações na ST1 no ERP e integra para a ST2 (TAF). Alterando o flag desses registros na ST1.
Trata-se de um processo responsável por alcançar a tabela compartilhada na base de dados do ERP utilizando TOTVS DBAccess e TCLink.
II. Processo 1( Um ):
Objetivo: Apagar registros já integrados com o TAF na tabela TAFST1
Execução: Verifica na tabela TAFST1 todos os registros que já foram processados/integrados com o TAF e realiza a exclusão dos mesmos.
Após processada/integrada, a informação na TAFST1 não tem mais utilidade sistêmica, o objetivo desse processo é limpar a tabela para otimizar futuras consultas.
III. Processo 2 ( Dois ):
Objetivo: Integração TAFST2 x TAF.
Execução: Realiza a integração da TAFST2 para as tabelas internas do TAF. Integra as informações mesmo com inconsistências alimentando o flag nas tabelas de registros, validando apenas a estrutura do registro enviado junto ao Layout TAF.
Trata-se de um processamento com várias rotinas responsáveis por transferir os movimentos da tabela espelho para a base oficial do TAF sem nenhuma validação de conteúdo, somente de integridade e estrutura como caracter -> número, caracter -> data, etc...
IV. Processo 3 ( Três ):
Objetivo: Validação de dados.
Execução: Varre a base de dados procurando as inconsistências para apresentá-las no monitor de integrações.
Trata-se de um processamento especialista na regra do layout, onde terão várias rotinas responsáveis por validar as informações distribuídas na base oficial do TAF. As tabelas de movimento terão alguns campos de controle, e um deles é o campo STATUS
2. Parâmetros de Integração:
I. O TAF possui acesso ao módulo de Configurador ( SIGACFG ) onde, além de possibilitar a configuração de todo o metadado ( dicionário de tabela, campos, índices, gatilhos, etc...), possibilita a configuração de parâmetros da própria aplicação. Para acessar esse módulo, seguir os passos abaixo:
II. Dentro do módulo, acessar a rotina de parâmetros:
III. Abaixo serão listados os parâmetros necessários para realizar a integração com o TAF:
• MV_TAFTALI: Indicar a instância da base de dados da tabela TAFST1 (em domínio do ERP) para integração. Exemplo: TOPERP, BANCOERP...
• MV_TAFTDB: Indicar Top Data Base da base de dados da tabela TAFST1 (em domínio do ERP) para integração. Exemplo: MSSQL, ORACLE...
Entenda mais sobre esse processos clicando aqui.
Parâmetros de Integração
Verifique os parâmetros utilizados na integração clicando aqui.
Configurando a integração automática
A integração Automática está relacionada ao agendamento dos processos para que sejam executados automaticamente pelo sistema de acordo com recorrência pré-definida.3. Integração Automática:
I. Para configurar os processos automáticos do TAF, deve-se configurar o Schedule no Configurador (SIGACFG) acessando a opção de menu Ambiente menu Ambiente / Schedule / Schedule:
, ou no próprio TAF em Atualizações / Configs TAF / Schedule.
II. O primeiro passo é incluir um Agente :
IIIe ativá-lo. As configurações pertinentes as funcionalidades do Schedule podem ser encontradas em Schedule - TAF - P12. Em seguida, é preciso criar um Agendamento para cada rotina (job) que será executada:
...
.
Preencher o campo Rotina
...
com “TAFAINTEG( par1, par2, par3, par4, par5, par6, par7 )”, onde:
Par1
é é o código do job a ser executado (0, 2 ou 3 );
Par2
é é o SGBD do ERP. Exemplo: "MSSQL" , "ORACLE" , "DB2" ...
Apenas Apenas Jobs 0 e 1, e caso não seja preenchido assumirá o conteúdo de MV_
TAFTDBTAFTDB
Par3
é é o Alias do banco de dados do
ERP Apenas ERP Apenas Jobs 0 e 1, e caso não seja preenchido assumirá o conteúdo de MV_TAFTALI
Exemplos: TAFAINTEG( 0 , , ) , TAFAINTEG( 0 , "MSSQL" , "BANCOERP" ) , TAFAINTEG( 1 ) , TAFAINTEG( 2 )
4. Integração Manual:
I. Para executar a integração manual acesse a opção de menu: Miscelânea / Integrações TAF / Processamentos.
...
Par4 e Par5 são informações de Empresa e Filial em que o processamento será realizado.
Aviso title Importante Apesar da seleção de Empresas e Filiais do próprio Schedule, para alguns jobs é necessário informar manualmente na configuração de parâmetros.
Par6 parâmetro em desuso, deixar sempre com valor “branco” ou “zero”
Par7 é o escopo da integração, sendo, o valor 1= Fiscal, 2= Contábil e 3= e-Social.
TAFINTEG2 (Integração) -> Segue exemplo de configuração: TAFAINTEG(2,,,”EMPRESA”,”FILIAL”,,”3”)
Informações | ||
---|---|---|
| ||
O Job 2 pode ser configurado utilizando a função TAFPROC2S, desta maneira será possível realizar a configuração das empresas e/ou filiais para o agendamento utilizando o campo Empresa/Filial não havendo mais necessidade de criar 1 agendamento por filial. Obs: Não utilizar o TAFAINTEG2 se o TAFPROC2S for configurado. |
Informações | ||
---|---|---|
| ||
O processamento de integração da TAFST2 para as tabelas do TAF-Fiscal pode ser feito por uma nova tarefa de agendamento, a TAFFISMT. Utilizando o parâmetro MV_TAFQTTH, a nova tarefa de agendamento processa os registros pendentes de integração da TAFST2 utilizando multithread. Essa integração é executada para todas as filiais do grupo de empresa que estejam com integração pendente na TAFST2, portanto não há necessidade de informar as filiais no cadastro do Schedule. Exemplo de funcionamento: Em nosso exemplo temos a grupo de empresa "T1", com as filials "01" e "02". Caso o parâmetro MV_TAFQTTH seja configurado com o conteúdo "5", e tenha 100 registros pendentes para o processamento da integração para a filial "01" do grupo de empresa "T1", com esse agendamento o sistema divide a quantidade de registros para que as 5 threads configuradas processem 20 registros cada. Ao terminar o processamento de integração da filial "01", essas mesmas 5 threads serão utilizadas para processar a integração da filial "02", fazendo a mesma divisão de quantidade de registros por thread. Novo Recurso → Sobre Demanda ( TafFisMt ) Recurso adaptado para facilitar processo de carga dos dados que estão pendentes em mais de um grupo\empresa com apenas um único schedule cadastrado. A integração neste formato é opcional. A função TAFFISMT pode ser configurada para mais de um grupo de empresa, ou seja, é possível cadastrar a TAFFISMT para o grupo de empresa "T2" por exemplo. Para que a tarefa seja executada para a empresa "T2", é necessário que exista ao menos um Agent cadastrado para a empresa "T2", e este esteja inicializado. Mais informações acesse Schedule - TAF - P12 - Tópico Monitoramento de Agents. |
TAFINTEG3 (Validação) -> Segue exemplo de configuração: TAFAINTEG(3,,,”EMPRESA”,”FILIAL”,,”3”)
Para os processos de Integração do TAF com o TSS:
Utilizar TAFProc4 para o processo de transmissão de Eventos:
Serão apresentadas duas perguntas:
Filial Geradora do S-1000? Informe a Filial Matriz que será gerado o Evento S-1000 para envio ao Governo.
Grupo de Eventos? Informe um Cadastro de Grupo de Eventos relacionado à esse job de transmissão. Mais informações sobre Grupo de Eventos clique aqui.
Utilizar TAFProc5 para o processo de consulta de Eventos:
Na configuração do Schedule, pode ser definida a recorrência com que o agendamento incluído deve ser realizado, como o exemplo abaixo que pode ser ajustado conforme necessidade da empresa: