Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Bandeira Brasil Localização.pngImage Modified

CONTEÚDO

Índice
indent8.1.
exclude.*CONTEÚDO
stylenone

01. VISÃO GERAL

Disponibilizamos a roteirização e sequencimanto de documentos integrada ao SIGATMS. Utilizaremos a Here Technologies como ferramenta de gerenciamento. 

A HERE Technologies  é pioneira em tecnologia de mapeamento e localização.  Disponibilizando produtos, serviços e mapas personalizados baseados em localização para organizações e empresas em todo o mundo. 

Utiliza-se de uma tecnologia de mapeamento revolucionária e altamente automatizada com o uso de Inteligência Artificial (IA) em seu núcleo. Este recurso tem a capacidade de desenvolver em cima do sobre o mapa construído pela HERE, com conteúdo de mapa privado, permitindo que os clientes criem e personalizem mapas com frescorconforto, velocidade e precisão. 

...

O objetivo da integração Módulo TOTVS Logística TMS e a o roteirizador da HERE é enviar informações necessárias para que a Here efetue o sequenciamento da programação de carregamento, planejamento das programações de carregamento e plotagem do percurso das programações de carregamento no mapa de cada região.

A utilização da integração entre o Módulo TOTVS Logística TMS e a o roteirizador HERE, permite:

  • Sequenciamento;
  • Planejamento;
  • Plotagem de Mapa.

02. SEQUENCIAMENTO

Trata-se do envio à Here ao roteirizador de uma programação de carregamento durante sua criação ou viagem (em aberto ou em trânsito) no Protheus, atualizando o sequenciamento das entregas e coletas quando do retorno da Here. Na atualização a programação não é enviada novamente à Here.do mesmo.

Na atualização a programação não é enviada novamente à Hereao roteirizador .

Para mais detalhes acesse a documentação deste tópico: SEQUENCIAMENTO DE DOCUMENTOS À HERE.

...

03. RESSEQUENCIAMENTO

Para o sequenciamento, será avaliado pelo roteirizador da Here  as latitudes e longitudes agrupadas.

O Protheus TMS  encaminha coletas e entregas, que são recebidas como latitudes/longitudes agrupando estes documentos dentro destas.

Exemplo: 

Em um determinado prédio em determinado endereço, onde há o Destinatário 1 e Destinatário 2, porém em andares diferentes. Desta maneira, a latitude/longitude será a mesma.

Desta forma, para o roteirizador da Here o Waypoint será único. Não importando a especificação dos destinatários dos documentos.

O roteirizador Here devolverá o melhor caminho (trajeto) a ser seguido pelo motorista.

O Protheus atualiza a tabela DD9 (Itens da Prog. de Carregamento).

Ressequenciamento:

A opção de ressequenciamento, executará após a inclusão de um novo documento em uma viagem (em trânsito), se há necessidade identificado pelo roteirizador da realização de uma nova sequencia de viagem, e se está nova sequencia foi enviada ao Protheus TMS.

Informações
titleImportante:

Ao ser executado o processo de ressequenciamento, haverá validação nos documentos da viagem. Caso existam documentos (coletas/entregas) já realizados, o ressequenciamento descartará estes Waypoints, podendo assim gerar novo ponto de início da nova sequencia gerada e retornada ao Protheus TMS.

04. PLANEJAMENTO 

Trata-se do envio à Here ao roteirizador dos documentos e dos veículos que estão disponíveis para entrega e coleta na filial, gerando novas programações de carregamento quando do retorno da Heredo mesmo.

Para mais detalhes acesse a documentação deste tópico: PLANEJAMENTO DE DOCUMENTOS À HERE.

...

05. MAPA

Trata-se da visualização do trajeto da viagem com seus pontos de coleta e entrega, demonstrados no mapa geográfico, utilizando-se do melhor caminho a ser seguido conforme análise da Heredo roteirizador .

Para mais detalhes acesse a documentação deste tópico: PLOTAGEM MAPA HERE.

06.

...

 PEDÁGIO

Utilizando-se de roteiros, após o Protheus TMS enviar os pontos de entrega e coleta agrupados (latitude/longitude com base nos documentos) de forma sequenciada, o roteirizador da Here analisará todo o trecho retornando o caminho a ser seguido de forma escrita orientando a navegação, o custo e o pedágio de cada seção, e o total da viagem.

A seção refere-se a cada trecho da viagem como um todo (da origem até o primeiro waypoint, do primeiro para o o segundo waypoint, do segundo para o n.... e do n para a filial final da viagem).

Somente será considerado e gravado o valor do pedágio, na viagem, sendo assim, o processo no Protheus TMS é executado na efetivação da Programação de Carregamento.

Na Configuração das Integrações o campo Retorno Pedágio (DNM_RETPED) deverá ser configurado como 1 - SIM para ativação.

Informações
titleGeolocalização

O Protheus TMS  encaminha os endereços (Rua, número, bairro, cidade, UF, CEP) e o roteirizador Here devolve a latitude e longitude.  Quando for origem e destino da Programação de Carregamento, será enviado o SM0 do cFilAnt.

Os WayPoints são os agrupamentos dos documentos que serão coletados/entregues, onde:

  • Coleta será: o remetente ou solicitante ou endereço de coleta;
  • Entrega será: o destinatário, recebedor ou endereço de entrega.

Quando há mais de um documento (não importa qual tipo de documento coleta/entrega), o Protheus TMS agrupará por endereço (latitude e longitude).

07

...

. INÍCIO DAS CONFIGURAÇÕES

Neste tópico vamos relacionar as configurações iniciais para utilização da integração com o roteirizador Here.

Após esta configuração inicial,  deverá ser seguida da configuração relacionada a cada processo seguinte, ou seja, Sequenciamento, Planejamento e Mapa de Plotagem - estes processos tem configurações específicas na rotina de Configuração das Integrações (TMSAI80 - SIGATMS).

FONTE DE INTEGRAÇÕES (TMSAI81 - SIGATMS) 

O cadastro de Fontes de Integração (TMSAI1) será responsável por gerar/criar um código e o formato de troca de informações/dados entre sistemas.

...

2 OAuth 2.0 - Forma de autenticação para obtenção do Token utilizado por exemplo pelos serviços/portais TOTVS (SaaS, por exemplo). 

CONFIGURAÇÃO DAS INTEGRAÇÕES (TMSAI80 - SIGATMS) 

Nesta rotina, apenas um cadastro ativo poderá ser cadastrado, para cada tipo de integração.

...

Além disso, atenção a cada sequencia de dados inseridos na ABA HERE, tabela de Grid (DNM) - há a opção "Bloqueado ? " - que indica se o registro está bloqueado ou não, podendo assim criar ou não um  histórico das sequencias criadas.


DETALHAMENTO DOS CAMPOS DE INTEGRAÇÃO HERE

  1. Sequência - Indica a sequência da configuração. 

  2. Client ID -  Indica o ID do Client para conexão.

  3. Client Secre -  Indica a senha para conexão do client.

  4. Tenant -  Indica o tenant para conexão.

  5. URL Token - Indica a URL para conexão e busca do Token da Here.

  6. URL HERE - Indica a URL para conexão com a Here.

  7. Usuário -  Indica o usuário de conexão.   

  8. Senha -  Indica a senha para conexão do client.

  9. Token - Indica a chave do token para acesso ao sistema externo.  

  10. Data Token -  Indica a data de busca do token.  

  11. Hora Token - Indica a hora de busca do token.   

  12. Vencto Token - Indica o tempo de expiração do token.



  13. Cod Fonte  -  Indica o código da fonte de integração.  

  14. Descr Fonte - Exibe a descrição da fonte de integração. 

  15. Bloqueado? -  Campo do Protheus que indica se o registro está bloqueado ou não.

  16. Sequenciamento Automático - Este campo determina se o envio à Here será de forma automática após a criação da programação de carregamento.

  17. Viagem Automática  - Este campo determina se, após o retorno do sequenciamento da Here e de sua atualização no Protheus, a efetivação da programação de carregamento será executada de forma automática.

  18.  Gera Planejamento Automático  -  Este campo determina se após o cadastro do planejamento, a geração do histórico de integração será executada de forma automática.

  19. Envia Planejamento Automaticamente - Este campo determina se após a geração do histórico de integrações, o planejamento será enviado de forma automática à Here.

  20. Tipo de Planejamento  - Este campo determina se o envio do planejamento será enviado de forma: 1-Síncrona ou 2-Assíncrona. A diferenciação está somente na quantidade de registros de documentos, veículos e perfis que serão enviados. Estas quantidades devem ser configuradas nos campos de quantidades máxima de registros.

  21. URL Síncrono   - Este campo determina o EndPoint para envio do JSon de planejamento de forma síncrona.

  22. URL Assíncrono - Este campo determina o EndPoint para envio do JSon de planejamento de forma assíncrona.

  23. Localização do MapaEste campo determina o local no Protheus onde se encontra o arquivo o arquivo em Java Script (HereMap.HTML).

  24. Quantidade Viagens Mapa  - Este campo determina quantas programações de carregamento serão exibidas simultaneamente no mapa.

  25. Quantidade Máxima Documentos - Este campo determina o limite máximo de documentos para envio de forma síncrona.

  26. Quantidade Máxima de Veículos - Este campo determina o limite máximo de veículos para envio de forma síncrona.

  27. Quantidade Máxima de Perfis -  Este campo determina o limite máximo de perfis dos veículos para envio de forma síncrona.

  28. e 29. Código Registro Documento e Descrição Registros de Documento -  Campos para localização da quantidade de documentos que que serão enviados à Hereao roteirizador, o sistema faz uso destes campos de código e descrição dos registros de documentos de acordo com o layout configurado.

     30. e 31. Código Registro Veículos e Descrição Registros de VeículosCampos para localização da quantidade de veículos que serão enviados à Hereao roteirizador, o sistema faz uso destes campos de código e descrição dos registros de veículos de acordo com o layout configurado.

     32 e 33. Código Registro Perfis e Descrição Registros de Perfis - Campos para localização da quantidade de perfis de veículos que serão enviados à Hereao roteirizador, o sistema faz uso destes campos de código e descrição dos registros de perfis de acordo com o layout configurado.

Image Added

34. Retorno Pedágio Indica se o valor do pedágio irá ser calculado para a viagem. São aceitos 1=Sim e 2=Não.

35. Ressequenciamento Viagem Automático Indica se será ressequenciada a viagem automaticamente após a gravação da alteração da viagem. São aceitos 1=Sim ou 2=Não.

TESTAR INTEGRAÇÕES / TOKEN

Ao término do cadastro dos dados/informações na rotina Configuração das Integrações (TMSAI80 - SIGATMS)ou na alteração de dados, utilizando a opção/botão Outras Ações é disponibilizado a opção de Teste Token.

...

Aviso
titleDiferença entre URL's

  A URL de token indica a URL para  geração do token/validação.

 A URL do APP indica a URL para base das APis.

É importante saber que mesmo com a configuração incorreta da URL de APP, estando a configuração de URL de TOKEN correta o retorno ocorrerá normalmente nesta rotina, contudo se a URL de APP não estiver adequada ocorrerão falhas na integração.

COMO OBTER O LAYOUT 

As rotinas de Exportação de Layout (TMSAI88A) e Importação de Layout (TMSAI88B) foram desenvolvidas para manejar o layout padrão pré-definido fornecido pela TOTVS.

...

Para mais detalhes acesse a documentação deste tópico: Exporta e Importa Layout (TMSAI88A / TMSAI88B - SIGATMS)

LAYOUTS DE INTEGRAÇÕES (TMSAI82 - SIGATMS)

A rotina Layouts de Integrações (TMSAI82) é utilizada para definir o layout dos dados que serão utilizados na integração.

...

Para mais detalhes acesse a documentação deste tópico: Layouts de Integrações (TMSAI82 - SIGATMS)

SUBPROCESO DAS FONTES DE INTEGRAÇÃO  (TMSAF95 - SIGATMS)

A função desta configuração de subprocessos  é acionar somente layouts com o mesmo subprocesso mesmo que a fonte de integração contemple mais de uma forma de integração do Protheus com o sistema externo.

...

Será necessário o cadastro de 2 subprocessos na rotina TMSAF95:

Image RemovedImage Added

É possível validar isto consultando o campo DN2_CODPRC (Cód. Sub Processo) na rotina de Layout de Integrações:

*Clique na imagem para ampliar.

Cadastro de Sub ProcessoCadastro de Layout HERE - Exemplo Cód Registro 2000

Image Removed

Image Removed

...

Image Added

Image Added


Cadastros:

CódigoDescrição
0001ROTEIRIZADOR SEQUENCIAMENTO   
0002ROTEIRIZADOR PLANEJAMENTO     
0003ROTEIRIZADOR ROTEIRIZAÇÃO     
0004ROTEIRIZADOR SEQUENC DE VIAGEM

08. RESUMO

Para utilização desta integração:

  1. Criar uma fonte de integração , exemplo HE  - FONTE DE INTEGRAÇÕES (TMSAI81 - SIGATMS) ;
  2. Configurar a integração e validar TOKEN - CONFIGURAÇÃO DAS INTEGRAÇÕES (TMSAI80 - SIGATMS) TESTAR INTEGRAÇÕES / TOKEN;
  3. Realizar o download do Layout da Here - COMO OBTER O LAYOUT.
  4. Cadastrar os Subprocessos - SUBPROCESO DAS FONTES DE INTEGRAÇÃO  (TMSAF95- SIGATMS)

Avaliar as documentações seguintes:

  1. Integração TMS x Roteirizador HERE - Planejamento (Integrações - SIGATMS)
  2. Integração TMS x Roteirizador HERE - Sequenciamento (Integrações - SIGATMS)
  3. Integração TMS x Roteirizador HERE - Plotagem de Mapa (Integrações - SIGATMS

...

09. TABELAS UTILIZADAS

  • DD9 - Conf Integr TMS x Here   
  • DF8  - Programação de Carregamento   
  • DN0 - Configuração das Integrações  
  • DN1 - Config Integr Coleta/Entrega  
  • DN2 - Tipos de Registro             
  • DN3 - Layout dos Registros  
  • DN4 - Relacionamento entre Registros
  • DN5 - Histórico de Integrações      
  • DN6 - Fontes de Integração        
  • DNB - Herança ID Externo
  • DNC - Cabeçalho do Histórico
  • DNM - Conf Integr TMS x Here        
  • DNO -  Subprocesso da Fonte          
  • DNP - Cabeçalho do Planejamento   
  • DNR - Veículos do Planejamento 


0810. ASSUNTOS RELACIONADOS

...