Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Comentário: Migration of unmigrated content due to installation of a new plugin

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.                                                             

  

Informações Gerais

 

Especificação

Produto

RM

Módulo

TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento

Segmento Executor

Construção e Projetos

Projeto1

R_CP_MOV011

IRM1

PCREQ-9556

Requisito1

PCREQ-9558

Subtarefa1

PDR_CP_MOV011-45

Chamado2

Não se aplica.

País

(X) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Outros

Não se aplica.

   Legenda: 1 – Inovação 2 – Manutenção (Os demais campos devem ser preenchidos para ambos os processos). 

Objetivo

Revitalização do módulo de compras baseado nos levantamentos feitos através do projeto de UX, visando melhorar a usabilidade e experiência do usuário. 

 

Definição da Regra de Negócio

Neste release, elencamos os seguintes itens para que possamos iniciar o processo de revitalização do módulo de compras. 

  • Disponibilizar o campo CNPJ na visão de inclusão de fornecedores no processo de inclusão de cotação.

Ao acessar Gestão de Estoque, Compras e Faturamento | Compras | Cotação, no Assistente de Cotação existe um passo para Escolha de Fornecedores e Escolha de Fornecedores - Qualificação. Nessas duas telas ficará disponível para exibição a informação do CNPJ/CPF do fornecedor.

 Para que esta opção fique disponível na visão, deve-se Configurar Colunas e selecionar a coluna CNPJ / CPF ou clicar na opção Restaurar configuração padrão da janela Selecionar colunas:

 Image Modified

 

Após escolher a coluna e definir a sua ordem de exibição, ela ficará disponível na visão de fornecedores conforme imagem abaixo:

 Escolha de Fornecedores:

Image Modified

Escolha de Fornecedores - Qualificação:

Image Modified

 

  • Ao compor a cotação, na fase de seleção do fornecedor, ao incluir um novo fornecedor aparece como primeira opção de filtro a cidade. Deveria ter como primeira opção o CNPJ ou nome fantasia ou razão social.

Ao acessar Gestão de Estoque, Compras e Faturamento | Compras | Cotação, no Assistente de Cotação existe um passo para Escolha de Fornecedores e Escolha de Fornecedores - Qualificação. Ao incluir um novo fornecedor, existe a possibilidade de filtrar os fornecedores por alguns campos. Nesse filtro, o campo que aparece como default é Cidade. Será alterado para CNPJ/CPF. Os campos Nome Fantasia e Razão Social tambémpoderão ser utilizados como filtros na busca de novos registros.

 

  • Ter a possibilidade de enviar e-mail da ordem de compra somente para contato dos fornecedores, pois hoje só há como enviar com cópia para contato.

Ao acessar Gestão de Estoque, Compras e Faturamento | Compras | Cotação, quando o status de uma cotação está Pedido de Compra, há a possibilidade de enviar a Ordem de Compra por e-mail (opção: Envio de Ordens de Compra via mail). Na tela de Seleção de Parâmetros do Cabeçalho do E-mail, existe a opção Cópia de E-mail para contatos Cliente/Fornecedor, que faz o envio da Ordem de Compra para o contato principal do fornecedor e seus respectivos contatos cadastrados. Vamos disponibilizar uma opção para que seja feito o envio do e-mail apenas para os contatos do fornecedor, ignorando o e-mail principal. O e-mail principal será uma opção na tela de envio e será exibida marcada por padrão.

Dúvida: iremos criar uma permissão para não enviar para o fornecedor principal ou não terá permissão? Observação: ao comunicar fornecedores existe a opção de enviar somente para contatos.

 

  • Definir um default para a opção de “Selecionar tipo de movimento”.

Ao acessar Gestão de Estoque, Compras e Faturamento | Compras | Cotação quando o status de uma cotação está Negociação da Melhor Oferta existe a possibilidade de Gerar Ordem de Compra. Quando o parâmetro da Cotação Permite alterar Tipo de Movimento ao gerar Ordem de Compra estiver marcado no Assistente de Geração de Ordem de Compra é exibido no passo Parametrização Geração Ordem de Compra o campo Alterar Tipo de Movimento marcado por padrão. Este campo marcado faz com que seja exibido o passo Seleção do Tipo de Movimento, onde o usuário pode substituir o tipo de movimento de ordem de compra a ser gerado.

Será permitido enviar e-mail individualmente para as demais opções e a única opção que será enviada como cópia será a opção Cópia de e-mail para Usuário Logado.

Image Added

 

 Será criado a permissão Permite Gerar Ordem de Compra sem definir parametriazação de geração no perfil de usuário. Quando esta permissão estiver habilitada, no Assistente de Geração de Ordem de Compra não será exibido o passo de Parametrização Geração de Ordem de Compra.

  • Colocar status de envio da ordem de compra para que na visão o comprador identifique que a OC foi enviada.

Ao acessar Gestão de Estoque, Compras e Faturamento | Compras | Ordem de Compra, haverá na visão um campo para identificar o status de envio de ordem de compra, visando facilitar a identificação do mesmo pelo usuário. Os status serão: Enviado e Não Enviado. Esse  Esse campo também será visualizado através da Cotação pelo anexo Pedido Gerados. 

Dúvida: iremos considerar o Histórico de envio de e-mail? Observação: item não levantado no cliente, insight interno.

Observação: na visão de Movimento este campo ficará disponível somente se o parâmetro Envia E-mail estiver habilitado para o tipo de movimento selecionado.

   

  • Na negociação o campo de preço cotado vir com aspecto de campo bloqueado. Atualmente ele parece estar desbloqueado para edição, mas não permite a edição.

Ao acessar Gestão de Estoque, Compras e Faturamento | Compras | Cotação e editar uma cotação para registrar negociação os campos Preço Cotado, Unidade Solicitada e Orçada, Prazo Entrega, Coligada Movimento, Código e Descrição do Produto e Quantidade Solicitada, que , Orçada e Negociada, % ICMS Orçado, %ICMSST e Margem de Lucro ICMS ST, que não são permitidos a edição irão apresentar o aspecto acinzentado. Os campos de Percentual e Valor de Desconto e Despesa que são habilitados por parâmetro da Cotação terão o mesmo comportamento quando não se permitir a edição. Para o registro de orçamento os campos  Unidade Solicitada, Coligada Movimento, Código e Descrição do Produto e Quantidade Solicitada e Orçada e os campos Percentual e Valor de Desconto e Despesa que são habilitados por parâmetro da Cotação terão o mesmo comportamento quando não se permitir a edição. Vide figura abaixo do campo Preço Cotado para a negociação.

 

 

 

  • Na tela de cotação ser possível abrir a tela de edição do movimento de solicitação de compra, assim como pode ser feito com o movimento de ordem de compra gerado.

 Ao acessar Gestão de Estoque, Compras e Faturamento | Compras | Cotação e editar uma cotação para visualizar a aba de Itens de Movimento no clique duplo na Grid no Item de Movimento será exibido o Movimento associado ao mesmo, tanto para Solicitação de Compra quanto para Ordem de Compra.

Dúvida:

Será implementado o No anexo de Solicitação de Compras, tal como, Pedidos Gerados para que seja possível visualizar através de um clique duplo o Movimento por completo que participa da Cotação. No novo anexo de Solicitação de Compras serão apresentados os movimentos que participam da Cotação com os seus respectivos itens de movimento agrupados e serão apresentados as colunas: Coligada, Identificador do Movimento, Cód. Filial, Num. Movimento, Cód. Tipo de Movimento e Data EmissãoItens de Movimento será possível visualizar o movimento associado, portanto, não sendo necessário editar a cotação.

  

  • Possibilidade de visualizar a tela de edição da cotação através do rastreamento de movimentos, ao clicar no registro de cotação.

 Ao acessar Gestão de Estoque, Compras e Faturamento | Compras | Solicitação de Compras e visualizar a rastreabilidade do movimento que originou a cotação no clique duplo da Grid será exibida a Cotação.



 

  • No campo Motivo, seja na exclusão de item, na interferência ou no cancelamento de cotação, ter a opção "Outros", que ao ser selecionada, exibirá um campo "Descrição" onde o cliente poderá informar o real motivo, tornando mais flexível.

Ao acessar Gestão de Estoque, Compras e Faturamento | Compras | Cotação nos processos de Cancelamento de Cotação e Exclusão de Item de Movimento atualmente não é apresentado o campo Descrição, portanto, será disponibilizado o mesmo para que seja possível informar através de texto o motivo do Cancelamento da Cotação ou Exclusão de Itens de Movimento. Será disponibilizado os campos Código e Descrição de Motivo da Exclusão na aba de Itens de Movimento.

 

  • Permitir que o processo de incrementar valor cotado/negociado permita informar valores negativos. O nome desse processo é incoerente, pois normalmente diminuímos o valor cotado/negociado e não aumentamos.

Ao acessar Gestão de Estoque, Compras e Faturamento | Compras | Cotação e editar uma cotação para registrar negociação na aba Produtos o Processo "Incrementar Preço Negociado" na Grid acessado através do menu terá o seu nome alterado para "Alterar Preço Negociado" e portanto, terá o seu comportamento alterado para diminuir o valor negociado informando valor ou percentual negativo. 

Ao realizar a edição de uma cotação para registrar Orçamento na aba Produtos o Processo "Incrementar Preço Cotado" na Grid acessado através do menu terá o seu nome alterado para "Alterar Preço Cotado" e portanto, terá o seu comportamento alterado para diminuir o valor cotado informando valor ou percentual negativo. 



 

  • Possibilidade de interferência em todos os itens.

Ao acessar Gestão de Estoque, Compras e Faturamento | Compras | Cotação e editar uma cotação para visualizar e/ou Calcular o Quadro Comparativo será alterada a interferência por Produto para que seja possível ser aplicada a todos os produtos. A entrada de menu do processo será realizada no menu existente separando os Processos Por Fornecedor e Por Produto, conforme imagem abaixo.


Será utilizada o processo, conforme figura abaixo,  para a interferência por Produto e Fornecedor, entretanto, a entrada de dados será realizada de acordo com a intenção do Comprador.

Interferência por Produto via Quadro Comparativo:

Para a interferência realizada através de um duplo clique no Quadro comparativo o Fornecedor virá preenchido e não será permitido a edição e a Grid de produtos terá o filtro de acordo com o produto selecionado e não permitira alteração dos campos Código e Descrição do Produto, Unidade Solicitada, Quantidade Solicitada e Preço, exceto pelo campo Qtde a ser Gerada que  ou Qtde Efetivada, de acordo com a parametrização, que poderá ser o seu valor preenchido e por fim informar o Motivo e se necessário o Detalhe do Motivo.

Interferência por Produto via Menu:

Para a interferência realizada através do menu, conforme imagem acima, o usuário poderá selecionar o Fornecedor e todos os produtos que terão o campo Qtde a ser Gerada ou Qtde Efetivada alterada e por fim informar o Motivo e se necessário o Detalhe do Motivo. Serão alterados os valores dos produtos que estão exibidos na Grid de acordo com o Fornecedor selecionado, portanto, não será possível editar múltiplos produtos para múltiplos fornecedores.

Interferência por Fornecedor via Menu:

Para a interferência realizada através do menu, conforme imagem acima, o usuário poderá selecionar o Fornecedor e todos os produtos estarão disponíveis apenas para a visualização e por fim informar o Motivo e se necessário o Detalhe do Motivo.

 

Protótipo de Tela

Protótipo 01

 

  • Permitir incluir uma cotação sem informar condição de pagamento, para que o fornecedor não seja induzido.

Ao acessar Gestão de Estoque, Compras e Faturamento | Compras | Cotação, no Assistente de Cotação existe o passo Informações Gerais onde são informados os itens que serão impostos aos fornecedores no momento de envio do Pedido de Orçamento. Até a versão 12.1.11 a informação de Condição de Pagamento é obrigatório e por padrão vem preenchida com a condição de pagamento utilizada pela última Cotação da coligada logada.

Será criado um parâmetro na Cotação "Condição de Pagamento obrigatório na Inclusão de Cotação" que terá como valor default: marcado. Este parâmetro será considerado no Assistente de Inclusão de Cotação e também no serviço de inclusão de cotação ao preencher os valores defaults do Orçamento para manter o comportamento que existe atualmente.

Quando parâmetro Condição de Pagamento obrigatório na Inclusão de Cotação estiver desmarcado, será permitido:

  • Assistente de Inclusão de Cotação: incluir Cotação sem informar condição de pagamento.
  • Incluir Fornecedor na Cotação sem informar a condição de pagamento.
  • Alteração de Cotação: a consistência será aplicada quando o parâmetro estiver marcado ou é permitido registrar orçamento e registrar negociação.

A Condição de Pagamento será obrigatório nas rotinas: Registrar Orçamento e Registrar Negociação.

Outro ponto que será alterado é o momento de carregar os valores defaults da Cotação. Antes estes valores eram carregados no evento Load do Assistente de Inclusão de Cotação e agora serão carregados ao avançar para o passo Informações Gerais. Foi criado um novo método para Carregar os defaults da cotação por Filial.

Na rotina de Imprimir Quadro Comparativo de Preço, o Prazo Equalizado sempre foi calculado considerando a Condição de Pagamento do Orçamento. Com esta implementação de ser permitido incluir Cotação sem informar Condição de Pagamento, quando a Condição de Pagamento for Por Item, o Prazo Equalizado será sempre 1. A condição de pagamento sendo por Fornecedor, o Prazo Equalizado será calculado somente se a condição de pagamento estiver preenchida no orçamento.


Condição de Pagamento Default

Quando o parâmetro da Cotação Buscar Cond. Pagto do Cli/For estiver marcado, será considerado a Condição de Pagamento de Compra definida no cadastro Condições de Pagamento Defaults para Cliente/Fornecedor (anexo do cadastro de Cliente/Fornecedor). Caso não seja encontrado a condição de pagamento default e a condição de pagamento da cotação for vazia/nula, o sistema irá considerar como valor default para condição de pagamento do Orçamento a Condição de Pagamento utilizada para a última cotação com condição de pagamento informada.

Na alteração da Cotação caso a condição de pagamento esteja vazia/nula, será considerado como valor default a condição de pagamento informada no primeiro registro de Orçamento.

Quando a Cotação utilizar Condição de Pagamento por Item, caso a condição de pagamento esteja vazia/nula, será considerado como valor default a condição de pagamento do Item de Orçamento. Se não encontrar nos Itens de Orçamento será carregado como default a primeira condição de pagamento do Item de Orçamento.

 Não se aplica.

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.