Versões comparadas

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dts_pagetree


Abrangência e Versões do UI Explorer

Ambiente Alvo
No By You, o usuário interage com 3 ambientes principais: o seletor de aplicativos, o Menu e o Desktop ou área de trabalho. O User Interface Explorer traz orientações e exemplos quanto aos padrões e estilos de interface para o ambiente Desktop.
Versões
Conforme ilustrado na imagem abaixo, a versão atual do UI Explorer enfoca os componentes e partes básicas do Desktop

...

(Portlet,Janela,TabFolder,Mensageria).

...

Além

...

da

...

melhoria

...

contínua

...

do

...

que

...

...

foi

...

descrito,

...

estamos

...

concentrados

...

em

...

liberar

...

as

...

versões

...

2

...

e

...

3,

...

que

...

contemplarão

...

os

...

componentes

...

nativos

...

da

...

tecnologia

...

Adobe

...

Flex,

...

além

...

dos

...

templates

...

padronizados

...

para

...

cada

...

situação

...

proveniente dos

...

casos

...

de

...

uso

...

...

cobertos

...

em

...

projetos

...

anteriores.

Marcação Wiki
{center}
\\
\\
!Piramide-versoes.jpg|align=centre!

{dts_pagetree}
\\
h5. O User Interface Explorer está dividido em:
*MEIU - Manual de Estilo de Interface com Usuário*
\\
Orientações aos usabilistas através das seções:
\\- Quando usar
\\- Estrutura
\\- Comportamentos
\\- Boas práticas
Estas seções ajudam a decidir as melhores abordagens para os problemas de uso (Casos de Uso) sendo analisados.
\\
\\
*Exemplos*\\
Os exemplos simulam o componente/padrão através de aplicativos executáveis ou imagens destacando suas características de design, skins, espaçamentos e layout, além de seus comportamentos.
\\
\\

h1. Estrutura do Desktop
{imagemap:name=[^Desktop-09-2008_3\[^Piramide3.jpg\]}
{map:link=[UIE:Tab Folder do DesktopEntendendo o Datasul By You]|shape=polygonrect|coords=512,413,118,4,118,27,526,26,530,361,481,361,480,154,181,154,181,78,5,78159,159|title='TabEntendendo Foldero do By DesktopYou'}
{map:link=[JanelaConcebendo interfaces com usabilidade]|shape=rect|coords=125184,16013,474331,417160|title='JanelaVeja o processo de usabilidade'}
{map:link=[UIE:Mensagens ToasterDesktop - Área de Trabalho]|shape=rect|coords=484363,36814,696508,454160|title='MensagemVeja Toasterorientações'}
{map:link=[UIE:PortletsTemplates de Monitoramento Constante (Laterais)Interface]|shape=rect|coords=539540,615,691686,362160|title='PortletsEscolha de Monitoramento Constante (Laterais)os templates'}
{map:link=[UIE:BarraComponentes de FerramentasInterface ContextualAdobe (StatusBar)Flex]|shape=rect|coords=307152,452355,438,478|title='Barra de Ferramentas Contextual (StatusBar)'350,431}
{map:link=[UIE:PortletDesktop - Área de Trabalho]|shape=polygon|coords=172349,83179,172419,153290,116514,153290,116514,242359,22461,242359,21,83|title='Portlet'}
{map:link=[UIE:Tab Folder do Desktop]|shape=polygon|coords=11,250,116,250,116,422,475,423,475,445,11,445|title='Tab Folder do Desktop'}{imagemap}

\\
\\

h5. Sobre o User Interface Explorer:
* *{_}Taxonomia de Classificação{_}*

O UI Explorer utiliza para organização dos elementos de interface uma taxonomia orientada a objetos. Assim, os elementos de interface, que compõe a parte principal deste Manual de Estilo, estão organizados em uma hierarquia de generalização-especialização e vários deles têm relações de agregação.

Certos objetos estão indicados como Classe Abstrata, significando que estes não são instanciados diretamente, mas que nele estão descritas características que são compartilhadas por um conjunto de classes. As classes de nível mais baixo é que são instanciadas em objetos que comporão as interfaces com o usuário das aplicações da Datasul.

Exemplo:
_Campo de Texto (Classe Abstrata)_
_Estrutura: Um campo é delimitado por uma borda, tem fundo branco e letras em preto.._
_Campo de Texto Multilinha (Classe Concreta)_
_Quando Usar: Deve-se usar um Campo de Texto Multilinha quando se quiser editar ou exibir um pequeno texto._
* *{_}Evolução do UI Explorer como um documento vivo{_}*

Mais do que um documento para o registro dos padrões de interface, o UI Explorer define o compromisso de buscar a consistência e boa qualidade ergonômica das interfaces com o usuário dos sistemas informatizados da Datasul.
Para tal, o UI Explorer se caracteriza como um documento vivo, não estando nunca finalizado. Novos desenvolvimentos, revisões de padrões, identificação de novos elementos comuns a várias interfaces: todos esses são fatores para que o UI Explorer seja alterado.
No entanto, as revisões e incrementos ao UI Explorer devem ser feitos de forma cuidadosa. Todas alterações devem levar em conta a continuidade com o conteúdo prévio do UI Explorer. As alterações devem preferencialmente passar por um ciclo de desenvolvimento centrado no usuário.
* *{_}Organização{_}*

O UI Explorer se compõe de três partes básicas: esta Introdução, os Objetos de Interface e os Apêndices.
A Introdução procura definir os objetivos do UI Explorer, sua história e como este está estruturado.
Os Objetos de Interface são a parte principal do UI Explorer e permanentemente aberta a alterações e adições. Nesta parte são descritos um a um os elementos que podem ser utilizados para compor uma interface padrão Datasul.
Os Apêndices tratam, nesta versão preliminar, de princípios de projeto visual, de orientações para a especificação de interfaces, de material sobre o uso de ícones, e de ajuda e assistente.

Cada objeto da seção principal do UI Explorer segue o modelo abaixo:
superclasse1 > superclasse2 ? (classes das quais ele herda)
Nome da Classe
\- Outros Objetos Relacionados - Outros objetos com os quais ele se relaciona, principalmente relações do tipo todo/parte.
\- Quando usar - Orientações sobre as situações onde este objeto é mais apropriado, por vezes dando alternativas.
\- Estrutura - Define o layout do objeto, geralmente dando um exemplo na forma de figura, acompanhado ou não de texto complementar.
\- Comportamentos - Define o comportamento do objeto. Para alguns casos especiais é composta de um Diagrama de Transição de Estados e de uma Tabela de Estados.
\- Boas Práticas - Aspectos que devem ser observados quando da utilização do objeto, exceções, etc.

Qualquer um destes itens pode estar em branco, significando que não existem considerações para aquele item no objeto sendo descrito.
* *{_}Fontes de Conteúdo{_}*

As principais fontes de informação ergonômica externas usadas foram:
Guia de Estilo do Windows XP: User Experience Guidelines.
ISO 9241 ? Ergonomic Requirements for Office Work with VTDs.
Guide Ergonomique de la présentation des applications hautement interactives de F. Bodart e J. Vanderdonckt
Guidelines for Designing User Interface Software de S. Smith e J. Mosier
Designing the User Interface: Strategies for Effective Human-Computer Interaction de Ben Shneiderman
User Interface Specifications for the Global Command and Control System, Department of Defense of the USA.
* *{_}Quem vai usar{_}*

O público do UI Explorer é composto por diferentes atores interagindo com a Datasul. Cada um destes vai também fazer um uso próprio do UI Explorer, adequado ao seu papel em relação a uma interface de um sistema informatizado da Datasul.

Desenvolvedores Internos - Programadores e Analistas de Sistema envolvidos em desenvolvimentos de aplicações da Datasul deverão projetar e implementar interfaces em conformidade com as orientações deste manual de estilo e contribuir para a evolução do mesmo.

Desenvolvedores Externos \-Os softwares desenvolvidos externamente para a Datasul, deverão estar em conformidade com as recomendações constantes deste documento.

Usuários Finais - Usuários finais podem usar o UI Explorer para exigir consistência entre as diversas aplicações e para entender e aprender comportamentos de objetos de interface, sendo que este conhecimento deverá ser passível de reaproveitamento de uma aplicação para outra, desde que estas estejam em conformidade com o UI Explorer.

Gerentes - Gerentes de Desenvolvimento terão no UI Explorer um instrumento de produtividade e qualidade. Produtividade pelo reuso de soluções já desenvolvidas e qualidade por usarem elementos baseados em estudos científicos e/ou já testados em outras aplicações.
* *{_}Descrição do Ambiente do Usuário{_}*

Hardware - A plataforma de hardware é composta por equipamentos PC´s baseados nos processadores x86 ou superiores ou ainda qualquer hardware que suporte o Adobe Flash Player 9 ou superior.
Software - A plataforma de software para a qual o UI Explorer é direcionado são os sistemas operacionais com capacidade de executar o Adobe Flash Player 9 ou superior. Algumas porções poderão estar direcionadas para restrições ou facilidades de alguma ferramenta de desenvolvimento, devendo estar apontadas explicitamente.
* *{_}Aplicativos Alvo{_}*

São abrangidos no UI Explorer os Sistemas de Gestão ERP e demais aplicativos de gestão Datasul baseados na tecnologia Adobe Flex.



{sdk_doc_footer: }
502,429,351,429,351,353,245,353}
{imagemap}
{center}


Estrutura do User Interface Explorer :

Analista
O User Interface Explorer apresenta ao analista, orientações de usabilidade e referências dos componentes de interface adotados na interface com o usuário do Datasul By You.
Desenvolvedor
Oferece exemplos executáveis com código fonte garantindo a fiel reprodução tanto de protótipos baseados em tecnologias, quanto da geração de código final das interfaces. Seu objetivo é garantir o design, layout e a estrutura de comportamentos padronizados.  

Seções de cada componente:
  • Quando usar: Orienta sobre que situações da interação ou caso de uso o componente deve ser adotado na interface em questão. Que necessidades ele ajuda a cobrir, ou que critérios ergonômicos ajuda a atender.
  • Estrutura: Detalha as partes, layouts, formação interna e objetivos e utilidades das mesmas .
  • Comportamentos: Define os eventos e comportamentos suportados pelo componente.
  • Boas Práticas: Lista considerações práticas do componente, como exceções, dúvidas comuns e outros detalhes a se levar em consideração na hora de analisar e decidir sobre a aplicação do item na interface.
  • Exemplo ou Imagem: Referência através de ilustração ou execução real do componente em uma interface simulada, destacando estrutura, layout, espaçamentos, design, skins e comportamentos adotados.
  • Código Fonte: Fontes de programação da interface e scripts de lógica que resultam no exemplo apresentado.
  • Referências: Fontes extras de informação como links, bibliografias e orientações de terceiros
  • Veja Também: Outros objetos relacionados com o assunto em questão

    Estas seções ajudam a decidir as melhores abordagens para os problemas de uso (Casos de Uso) sendo analisados.


    Sobre o Interface Explorer

    Veja Também


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