Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Para classificar uma área ofertada, o usuário poderá utilizar uma das seguintes três formas:
1- Classificação por Nota
2- Classificação Manual
3- Classificação por Ordem de Inscrição 


Dica

Para saber mais sobre como é realizada a apuração do concurso de bolsa clique aqui.


1- Classificação por Nota
Para executar a classificação por nota, primeiramente será necessário definir a etapa e as áreas ofertadas que serão classificadas. Poderá ser selecionada uma ou mais áreas ofertadas.   
Em seguida será apresentado ao usuário o passo no qual terá que selecionar a origem das notas que serão utilizadas na classificação.
No caso da "Classificação por Nota", o sistema deverá ter sido alimentado com as notas dos candidatos, que pode ser feito pelas seguintes formas:
 
a- Provas já Corrigidas no TOTVS Avaliação e Pesquisa:
Essa forma de obtenção de notas exigirá que os candidatos já estejam vinculados às provas do TOTVS Avaliação e Pesquisa e as respostas dos candidatos já estejam introduzidas no sistema com auxílio do processo Importar Gabaritos. Após a importação das respostas, a correção de cada uma das provas deverá ser feita utilizando a funcionalidade de correção do TOTVS Avaliação e Pesquisa. O índice de acertos dos candidatos gerado na correção constitui a pontuação a ser usada na classificação.

Informações
titleObservação

...

A partir das versões 12.1.31 (patch 12.1.31.172) e 12.1.32 (patch 12.1.32.112) e superiores, foi criado um parâmetro "Desclassificar candidatos que não executaram a prova, não tiveram o gabarito importado ou possuem questões abertas sem correção.", este parâmetro, se desmarcado, permite classificar somente candidatos que tiveram a prova distribuída, executada, tiveram o gabarito importado ou que as questões abertas foram corrigidas através do ranking do TOTVS Avaliação e Pesquisa . Os demais candidatos serão ignorados e poderão ser classificados posteriormente.

Image Added


 
b- Entrada Manual de Notas:
Essa forma de obtenção de notas exigirá que os candidatos já estejam vinculados às provas do TOTVS Avaliação e Pesquisa e as notas serão obtidas da entrada manual por notas. Essa entrada é possível de ser acessada pelo menu "Processo Seletivo à | Tabelas auxiliares à | Notas do | Candidatos por Prova" ou pelo menu "Processo Seletivo à | Tabelas auxiliares à Notas das Prova por Candidato".
 | Notas | Prova por Candidato".

Informações
titleObservação

A partir das versões 12.1.29(patch 12.1.29.303), 12.1.31 (patch 12.1.31.224) , 12.1.32 (patch 12.1.32.160) e superiores, foi criado um parâmetro "Desclassificar candidatos que não executaram a prova ou não tiveram as notas digitadas", este parâmetro, se desmarcado, permite classificar somente candidatos que tiveram a prova distribuída, executada e digitada pelo menu "Processo Seletivo | Tabelas auxiliares | Notas | Candidatos por Prova" ou pelo menu "Processo Seletivo | Tabelas auxiliares | Notas | Prova por Candidato". Os demais candidatos serão ignorados e poderão ser classificados posteriormente.

Image Added


c- Arquivo de Notas: Essa forma de obtenção de notas exigirá que os candidatos já estejam vinculados às provas do TOTVS Avaliação e Pesquisa. A instituição tem a opção de utilizar meios de correção de provas extra-sistema. Dessa forma, a obtenção de notas não passará pela execução do processo "Importar Gabaritos".  Ou seja, os gabaritos não serão lidos para o sistema e a funcionalidade de correção do TOTVS Avaliação e Pesquisa não será utilizada. Neste caso será necessário gerar, de alguma forma, um arquivo txt no layout "Arquivo de Notas".  Conforme o layout, nesse arquivo não constará as respostas e sim as notas totais já computadas para cada uma das provas. O layout limita a nove o número de notas possíveis de serem informadas para cada candidato.

...

Aviso
titleObservação

Nas versões 12.1.23 (patch 12.1.23.203)  e 12.1.24 (patch 12.1.24.139), foi alterado para que o sistema não mostre candidatos com situação de inscrição como "Inscrito (pendente confirmação do pagamento)".

Para que estes candidatos sejam exibidos na classificação manual, deverá ser marcado o parâmetro "Exibir candidatos com status "Inscrito (pendente confirmação do pagamento)".

Caso seja feita alguma classificação para um candidato com status "Inscrito (pendente confirmação do pagamento)", sempre que for executada a classificação manual no respectivo processo seletivo, o sistema irá marcar por padrão o parâmetro "Exibir candidatos com status "Inscrito (pendente confirmação do pagamento)", esta ação é necessária para evitar possíveis inconsistências na ordem de classificação

Informações
titleExecuções simultâneas

Caso a classificação manual seja executada em mais de um computador ao mesmo tempo, somente os candidatos alterados serão gravados e caso o mesmo candidato seja alterado nas duas ou mais execuções, sempre irá prevalecer a última execução registrada no banco de dados

3 - Classificação por Ordem de Inscrição
Das três formas de classificação, essa é mais simples. Esta poderá ser usada somente se o processo seletivo estiver marcado para utilizar "Controle de Vagas".  

Ao escolher essa forma de classificação, o usuário precisará apenas definir no passo seguinte qual ou quais as áreas ofertadas ele irá classificar dessa forma. 

Essa forma de classificação preenche a "Classificação" por ordem de inscrição de todos os candidatos com status "Inscrito para seleção" na área ofertada. O primeiro colocado será o primeiro candidato a ter se inscrito na área ofertada e assim por diante. Se existirem candidatos classificados anteriormente, a colocação irá respeitar a sequencia das execuções anteriores.
  
Novo! Classificação utilizando cotas federais  Quando o processo seletivo utilizar cotas federais, SOMENTE poderá ser utilizada a classificação por notas. As demais opções, classificação manual e por ordem de inscrição ficarão desabilitadas. Durante a classificação, se o processo seletivo trabalhar com cotas para instituições federais, para cada candidato serão processadas duas informações: "em qual grupo de cotas este candidato está inscrito?" e "qual a sua classificação interna deste grupo?". Isto se dará da seguinte forma:
Informações necessárias: I1 - "Utiliza cota federal no processo seletivo?" I2 - "O candidato participará do programa de cotas?" I3 - "O candidato é egresso de ensino público?" I4 - "O candidato possui baixa renda familiar?" I5 - "O candidato é auto declarado preto, pardo ou indígena?" Grupos de cotas:
1: Egressos de escola pública, com baixa renda familiar, que se auto declaram pretos, pardos ou indígenas. 2: Egressos de escola pública, com baixa renda familiar, que NÃO se auto declaram pretos, pardos ou indígenas. 3: Egressos de escola pública, que se auto declaram pretos, pardos ou indígenas. 4: Egressos de escola pública, que NÃO se auto declaram pretos, pardos ou indígenas. 5 (Ampla concorrência): candidatos que não participam do programa de cotas
"Em qual grupo de cotas o candidato está inscrito?":

...