Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Comentário: Migration of unmigrated content due to installation of a new plugin

Fator Moderador

Produto:

 TOTVS - Gestão de Planos de Saúde

Ocorrência:

Como utilizar o programa que calcula a participação (Fator Moderador) no faturamento do GPS?  

Passo a passo:

Parâmetros
Opções:
Cobrar Valores alterados pelo usuário após a valorização das contas para? Indica se os valores cobrados serão os que foram alterados pelo usuário após a valorização no revisão de contas.
*Procedimentos
*Insumos
Calc.Somente Movtos Exec.Prest.Princ.: Indica se deve considerar somente os movimentos executados por Prestador Principal (nível 1) ou não. Se nos parâmetros do faturamento (FP-01-A) estiver como "NÃO", na opção "parâmetro" do programa de geração será solicitado novamente. Caso estiver como "SIM" em FP-01-A, o programa trará como "default" esta informação. Lembrando que somente será tratado no programa este indicador, se a parametrização da cobrança da participação for por valor (PR-04-A Moedas e Carências das Coberturas).

Ano Referência: Ano de Referência das notas de serviços que serão geradas.
Mês Referência: Mês das notas de serviço.
Data Emissão: Data de emissão da nota de serviço.
Vencimento: Data de Vencimento das notas de serviço. Pode ser Padrão (calculada pelo sistema de acordo com o tipo de vencimento e dias), ou informada (informada pelo usuário).

Campos da Tela de Vencimento
Tipo Vencimento: Indica o tipo de vencimento das notas de serviço.
Dias: Dias de parâmetro para o cálculo da data de vencimento.
Data Vencimento: Data de Vencimento calculada pelo sistema a partir dos parâmetros de vencimento informados.

Seleção
Modalidade: Identificação da forma, grupo ou categoria de comercialização variando entre particular e empresarial entre outros, definidos como regra de negócio para venda do produto.
Plano: Identificação dos grupos ou categorias associadas à modalidade de comercialização, definidas como regra de negócio para venda do produto. Um mesmo código de plano pode estar associado a várias modalidades, tendo-se a possibilidade de efetuar parametrizações distintas em cada uma delas.
Tipo: Plano: Identificação dos grupos, categorias ou acomodações associadas a modalidade de comercialização e ao plano, definidas como regra de negócio para a venda do produto. Um mesmo código de tipo de plano pode estar associado à várias modalidades e planos, tendo-se a possibilidade de efetuar parametrizações distintas em cada uma delas.
Contratante: É o código do contratante do Termo de Adesão. Este código consta no cadastro de Clientes do Sistema Magnus.
Insc. Contrat. Origem: Número da inscrição do contratante origem da proposta. É o número sequencial gerado pelo sistema na inclusão do contratante.
Termo de Adesão: Identifica o número do contrato aprovado com documentação assinada tornando-o ativo no sistema.
Transação: Identifica o Código da Transação.
Responsável: Código do beneficiário responsável pelo termo de adesão.
Tipo Vencimento: Indica o código do tipo de vencimento.
Dias Vencimento: Indica o código dos dias de vencimento.
Selecionar Por: Neste campo, o usuário pode optar por selecionar os dados por período ou por Data.

No caso de selecionar por Período
O usuário deverá informar:
Ano do Movimento: Ano que identifica o movimento no contas.
Per. Do Movimento: Período ao qual o movimento está associado no Contas.
Períodos Anteriores: O usuário poderá optar por considerar movimentos dos períodos anteriores que ainda não foram faturados.
Ano do Movimento: Ano inicial e final dos movimentos.
Per. do Movimento: Período, inicial e final, ao qual o movimento está associado no Contas.
No caso de selecionar por Data: O usuário deverá informar o intervalo de datas dos movimentos que deseja considerar para a previsão/geração.
Simulação: Nesta opção são gerados dados temporários para a emissão de um relatório de previsão. Os dados listados no relatório são informações que ainda não foram efetivadas pelo faturamento.

Geração
Efetiva o faturamento, gerando as notas de serviço conforme a parametrização e seleção informados pelo usuário.
Itens que deverão ser observados e que poderão estar fazendo com que, não esteja cobrando a participação:
*O beneficiário não possui cobertura ou o movimento possui glosa por falta de cobertura..
*O campo tipo de participação da proposta (VP0110V – Atualização da Proposta) deverá estar como 02 e a forma pagto cob do movimento deverá estar como 01 (pré pagamento).
*O campo que indica se cobra participação do usuário da tabela usuário (MC0110A - Beneficiários) deverá estar como YES.
*O campo situação cobrança dos movimentos (moviproc.cd-tipo-cob) é diferente de 0 – Cobrança Conforme Contrato e diferente de 6 – Cobrar Somente Participação.
*O campo forma de cobrança da participação do movimento (moviproc.in-cobra-participacao) é igual a 03 - "Uso Base-Cobra Prestador/Uso Fora-Nao Cobra" ou 09 - "Uso Base-Nao Cobra/Uso Fora-Nao Cobra".
*Quando a unidade de pagamento do movimento é a própria Unimed (moviproc.cd-unidade-pagamento  = paramecp.cd-unimed) e o campo forma de cobrança da participação (moviproc.in-cobra-participacao) é igual: 04 - "Uso Base-Cobra Prestador/Uso Fora-Cobra Fatura", 06 - "Uso Base-Cobra Prest-Uni/Uso Fora-Cobra Fatura" ou 08 - "Uso Base-Nao Cobra/Uso Fora-Cobra Fatura".
*O prestador é da base e recolhe a participação: forma de cobrança da participação (moviproc.in-cobra-participacao) é igual 07 - "Uso Base-Cobra Prest-Fat/Uso Fora-Cobra Fatura" e preserv.lg-recolhe-participacao = Yes.
*O movimento se refere a divisão de honorários e foi digitado mais de uma vez para fazer o pagamento para mais de um prestador: irá cobrar somente do primeiro movimento digitado.
*Verificar se a Tabela de Moedas e Carências de Cobrança esta associada ao movimento do RC.
*Verificar se, esta aplicado o percentual ou valor de participação ELETIVA ou URGENCIA (PR0110O – Moedas e Carências Cobertura) e caso tenha definido percentual ou valor irá efetuar o calculo da participação, mas se o percentual ou o valor estiverem zerados não será calculado a participação.
*Se o movimento possuir local de atendimento <> 0 procura no VP0310W (Participação Local Atendimento x Proposta) e substitui o valor calculado anteriormente, verificar neste caso também se a faixa da participação do movimento esta dentro da faixa do cadastro (moviproc.qt-faixa-participacao), verificar se esta aplicado o percentual ou valor de participação.
*Caso não tenha localizado no cadastro anterior (VP0310W - Participação Local Atendimento x Proposta) o programa irá verificar no VP0310O (Participação Escalonada por Proposta), verificando neste caso também se a faixa da participação do movimento esta dentro da faixa do cadastro (moviproc.qt-faixa-participacao). Verificar se foi aplicado o percentual ou valor de participação.
*Caso não tenha localizado no cadastro anterior (VP0310O - Participação Escalonada por Proposta) verificar se o movimento possui local de atendimento <> 0, procura valor da participação no (PR0210Z  - Participação Local Atendimento x Produto), verifica neste caso tb se a faixa da participação do movimento esta dentro da faixa do cadastro (moviproc.qt-faixa-participacao). Verificar se foi aplicado o percentual ou valor de participação.
*Caso não tenha localizado no cadastro anterior (PR0210Z - Participação Local Atendimento x Produto) verifica se o movimento possui local de atendimento <> 0, procura valor da participação no (PR0210V– Participação Escalonada por Produto). Verificar neste caso tb se a faixa da participação do movimento esta dentro da faixa do cadastro (moviproc.qt-faxia-participação). Verificar se foi aplicado o percentual ou valor de participação.
*Verificar se a CPC rtclpart está ativa.
*CPC-RTCLPART1.P – Se estiver ativa faz com que não seja considerado o reajuste de participação do (FP0110S – Reajuste da Participação), mas sim o que retornar da cpc-rtclpart1.p.
*FP0110S – Reajuste da participação: Aplica percentual sobre valor de participação calculado, caso não tenha a cpc-rtclpart1.p ativa.

Manual para parametrização de cobrança de participação
Para que o sistema realize a cobrança de participação, é necessário que as parametrizações abaixo descritas sejam realizadas.
Proposta tem cobrança de participação;
Beneficiário tem cobrança de participação ;

Parametrizações do valor de participação:
PR0110O – Tabelas de Moedas e Carências

Busca da tabela para procedimento:
find first precproc use-index precpro1
where precproc.cd-tab-preco         = moviproc.cd-tab-preco-cob
     and precproc.cd-forma-pagto   = moviproc.cd-forma-pagto-cob
     and precproc.dt-limite            >= moviproc.dt-base-valor
           no-lock no-error.

Busca da tabela para insumo:
find first precproc use-index precpro1
where precproc.cd-tab-preco       = mov-insu.cd-tab-preco-cob
     and precproc.cd-forma-pagto = mov-insu.cd-forma-pagto-cob
     and precproc.dt-limite          >= mov-insu.dt-base-valor
            no-lock no-error.

VP0310W – Participação por Local de Atendimento e Proposta
Tabela: fxpalovp

VP0310O – Participação por Faixa
Tabela: fxparpro

PR0210Z – Participação por Local de Atendimento e Mod./Plano/Tp.Plano
Tabela: fxpalopr

PR0210V– Participação por Produto
Tabela: fxpar-pr

CPC-RTCLPART.P – CPC na rotina de cálculo de participação, cujo valor de participação retornado sobrepõe os valores do sistema.
CPC-RTCLPART1.P – CPC que quando estiver ativa faz com que não seja considerado o reajuste de participação do FP0110S, mas sim o que retornar da cpc-rtclpart1.p.
FP0110S – Reajuste da participação: Aplica percentual sobre valor de participação calculado, caso não tenha a cpc-rtclpart1.p ativa.
Tabela: reaj-partic-fp

Indicadores utilizados na cobrança de participação

Para realizar a cobrança de participação (fator moderador) são verificados os indicadores abaixo:
a)    Forma de cobrança da participação gravada no movimento:
          1 = "Uso Base-Cobra Fatura/Uso Fora-Cobra Fatura".
          2 = "Uso Base-Cobra Unidade/Uso Fora-Nao Cobra".
          3 = "Uso Base-Cobra Prestador/Uso Fora-Nao Cobra".
          4 = "Uso Base-Cobra Prestador/Uso Fora-Cobra Fatura".
          5 = "Uso Base-Cobra Unidade/Uso Fora-Cobra Fatura".
          6 = "Uso Base-Cobra Prest-Uni/Uso Fora-Cobra Fatura".
          7 = "Uso Base-Cobra Prest-Fat/Uso Fora-Cobra Fatura".
          8 = "Uso Base-Nao Cobra/Uso Fora-Cobra Fatura".
          9     = "Uso Base-Nao Cobra/Uso Fora-Nao Cobra" 

b)    A forma de cobrança da participação que o movimento irá assumir pode ser parametrizada no módulo da proposta (VP0210W) ou por módulo/procedimento (VP0310Z), sendo que o cadastro do VP0310Z irá sobrepor a parametrização por módulo do VP0210W.
c)    De acordo com a parametrização será gravado o indicador de forma de cobrança da participação no movimento do RC (moviproc.in-cobra-participacao e mov-insu.in-cobra-participacao).
d)    Além da forma de cobrança, o movimento (moviproc.cd-tipo-cob e mov-insu.cd-tipo-cob) possui um indicador de tipo de cobrança, que poderá fazer com que não seja cobrada a participação. Os tipos de cobrança possíveis são:
00 – COBRANCA CONFORME CONTRATO     
01 – COBRANCA POR CUSTO OPERACIONAL
03 – DESCONSIDERAR COBRANCA          
04 – COBERTURA POR INTERCAMBIO      
06 – COBRAR SOMENTE PARTICIPACAO     
07 – DESCONSIDERAR COBRANCA PARTICIPACAO