Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
  3. Tela Movimentos sem tributos
  4. Tabelas utilizadas

01. VISÃO GERAL

Conforme manual do Reinf versão 2.1.1, os pagamentos pagos ou creditados a um determinado beneficiário devem ser informados em um único arquivo xml, detalhando-se cada um dos pagamento ou créditos efetuados.
Há, no entanto, duas exceções a essa regra:

    • Prestação das informações de forma descentralizada por estabelecimento; e

    • Utilização do campo {ideEvtAdic} no complemento cadastral

Desta

...

forma, foi criado o parâmetro MV_TAFCAPR, para que seja realizado a apuração de forma centralizada nas filiais que possuem a mesma raiz do CNPJ da matriz.

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Para que sejam geradas as apurações desses movimentos sem retenções e enviados para a REINF, foi criado o parâmetro MV_TAFSTRI, onde T., considera movimentos com natureza de rendimento mas que não calcularam impostos (sem tributos) e .F. (Default) não considera movimentos sem tributos, exceto os movimentos que utilizam naturezas de rendimentos que não possuem retenções (V3O_TRIB = 8).

Exemplo: Nota fiscal de fornecedor do simples nacional sem cálculo de impostos e com natureza de rendimento que incide IR/PIS/COFINS/CSLL, somente irá ser apurado para ser enviado ao REINF quando o parâmetro estiver configurado como .T. .

Contudo, os pagamentos com natureza de rendimento que não prevê incidência de nenhum tributo (como, por exemplo, 12001), ou movimentos que não atingiram o mínimo de retenção, ou que seja do grupo 20 da tabela 01, estes mantém o envio para o Reinf independente da configuração do parâmetro.

03. TELA Movimentos sem tributos

Exemplo de Fatura com natureza de rendimento informado, sem tributo, que será considerado para apuração com o parâmetro configurado MV_TAFSTRI = .T. :

Image Removed

Exemplo de Nota Fiscal com natureza de rendimento informado, sem tributo, que será considerado para apuração com o parâmetro configurado MV_TAFSTRI = .T. :

Image Removed

...

Atualmente,  quando temos mais de uma filial com CNPJ diferentes porém com a mesma raiz, ao realizar a apuração dos eventos R-4010 e R-4020, são gerados separadamente para cada CNPJ.

Configurando o parâmetro MV_TAFCARP = .T. , o sistema ao realizar a apuração dos eventos R-4010 e R-4020, irá centralizar a apuração na filial matriz, ou seja, será gerado um única apuração com o CNPJ da matriz, considerando todos os movimentos das outras filiais.

Então veja no exemplo abaixo, temos um fornecedor com movimentos em duas filiais:

Image Added

Ao realizar a apuração, ao invés de gerar 2 apurações para este fornecedor em cada uma das filiais, será gerado uma única apuração com o CNPJ da matriz:

Image Added

Veja que gerou considerando os dois movimentos na mesma apuração:

Image Added


Aviso
titleImportante

Para que as atualizações mencionadas acima entrem em vigor, é necessário baixar e executar a aplicação do pacote de dicionário via UPDDISTR  disponibilizado na Expedição Continua do TAF 11/2023.


03. TABELAS UTILIZADAS

Criação do parâmetro:

X6_VAR

X6_TIPO

X6_DESCRIC

X6_CONTEUD

MV_TAFCAPRLógicoCentraliza apuração evento R-4010/R-4020?.F. (Default)