Índice |
---|
Este documento visa a definição das especificações e critérios técnicos necessários para o desenvolvimento de uma solução que atenda às exigências da legislação tributária, bem como o Projeto SPED das secretarias estaduais, receita federal (Nota Fiscal eletrônica, SPED Contábil e SPED Fiscal), NFS-e (Nota Fiscal de Serviço Eletrônica) e NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica).
As especificações contidas neste documento devem atender às arquiteturas e ambientes de execução das soluções de ERP de cada uma das marcas do grupo TOTVS, bem como possibilitar o seu uso por Datacenters e por outros ERPs. Todos os ajustes na especificação e consequentemente na codificação da solução devem ser submetidos à aprovação das marcas do grupo TOTVS.
Definir uma solução que atenda as exigências da legislação tributária municipal, estadual e federal para ser utilizada pelas marcas do grupo TOTVS, comercialização por meio da venda da solução para outro ERP e utilização em Datacenters.
Premissas básicas:
O Totvs Services SPED - SOA consiste em um servidor (TotvsAppServer) que irá responder e realizar requisições de serviços Web Services no padrão W3C para XML 1.0 e codificação de caracteres no formato UTF-8 com namespace definido http://webservices.totvs.com.br e utilização do padrão SOAP 1.2.
Este servidor servirá de interface com serviços disponibilizados pelo fisco, especialmente serviços de Nota Fiscal Eletrônica, SPED Contábil, Fiscal e outros que por ventura existam e seu acréscimo seja de comum acordo entre as marcas.
No caso de indisponibilidade dos serviços oferecidos pelo fisco, o Totvs Services assumirá uma ação de contingência que sofrerá variação em função do serviço que se encontra indisponível. Maiores detalhes sobre esta ação de contingência será detalhada na especificação dos serviços.
Na instalação do ERP das marcas Totvs, é exigida a instalação do pacote que contém os serviços compartilhados entre as marcas. Este pacote é denominado Totvs Services SPED- SOA.
A infraestrutura de hardware necessária para a correta utilização do Totvs Services – SOA deve ser a mesma exigida para processar o ERP das marcas Totvs, respeitando a variação do número de usuários do ERP e do volume de dados processados.
A instalação ou atualização do produto deve ocorrer sempre por substituição para simplificar o processo e usabilidade.
Este aplicativo responderá e realizará somente serviços Web Services para se comunicar com o ERP e com o fisco, sendo necessário que no hardware de instalação haja conexão com a internet e que tenha um alto índice de confiabilidade e desempenho para viabilizar a comunicação com o fisco.
Pode ser executado como um serviço no servidor de aplicação do ERP ou cada estação de trabalho poderá ter sua própria instalação, ficando a critério do ERP decidir a melhor configuração para sua necessidade de implementação.
Utiliza um banco de dados próprio para possibilitar a correta execução dos processos. Este banco de dados será relacional: SQL Server, Oracle, DB2, MySql ou Postgres. É recomendada a utilização do MySql para os clientes que não desejam utilizar um SGBD diferente do utilizado pelo ERP, uma vez que os aplicativos do SERPRO utilizam este banco de dados.
O usuário do ERP deve configurar a conexão com o banco de dados do Totvs Services SPED – SOA com direito de data administrador uma vez que o aplicativo deverá ser capaz de recriar suas tabelas automaticamente. Em caso de mudança no dicionário de dados o pacote deverá realizar a adequação dos dados automaticamente e sem prejuízo dos dados.
O banco de dados utilizado pelo Totvs Services - SOA poderá ser utilizado de forma volátil ou persistente. Quando operado de forma volátil, o aplicativo ERP deverá persistir os dados em todas as conexões e ser capaz de se recuperar de problemas de comunicação e transações, ou seja, o aplicativo invocará os serviços do Totvs Services SPED – SOA.
Cada método deverá ser capaz de criar o banco de dados, popular durante a sua execução e por meio de solicitação do ERP irá efetuar a limpeza dos dados. Quando operado de forma persistente o ERP não necessitará guardar os dados e o Totvs Services SPED – SOA deverá manter a integridade da informação para os casos de fiscalização previstos em lei. Para os casos de uso do modelo volátil, na especificação do Serviço haverá a definição da forma de uso do banco de dados.
O grupo Totvs, representado por suas marcas, administrará as demandas de evolução dos serviços, acordando junto aos solicitantes o prazo de liberação de release.
Todas as evoluções programadas deverão estar disponíveis para consulta pelas marcas antes do início do desenvolvimento e somente serão implementadas em caso de concordância das marcas.
Os suportes aos recursos disponíveis serão de responsabilidade dos ERPs que utilizam o Totvs Services SPED – SOA. É recomendável que cada ERP verifique a possibilidade de oferecer serviços de suporte especializados e no formato 24 x 7.
Quando o primeiro vídeo for adicionado, confirme, clicando no botão OK (não é necessário realizar nenhuma alteração).
Para cada serviço oferecido existirá um Web Service específico. O fluxo de comunicação é sempre iniciado pelo ERP por meio do envio de uma mensagem à Web Service com a solicitação do serviço desejado.
O Web Service sempre devolve uma mensagem de resposta confirmando o recebimento da solicitação de serviço ao ERP na mesma conexão.
As solicitações de serviços são processadas imediatamente.
Etapas do Processo Ideal: