Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Índice

Índice
outlinetrue
exclude.*ndice
stylenone


Processo

...

para validar um documento após sua publicação

...

Nesse exemplo, vamos utilizar um processo com integração com um serviço remoto que uma abertura de processo para validar um documento após sua publicação em uma determinada pasta, a qual possui um formulário e é composto pelas seguintes atividades: Início → Integração → Verificar erro de integração Tomar Ciência → Fim.

Esse tipo de integração pode ser utilizado para validar a informação de um campo do formulário e utilizar o retorno dessa validação para outros finsTodo documento publicado dentro de uma pasta mapeada inicia um processo workflow, ou seja, um fluxo de trabalho, onde é remetido para todas as pessoas de um grupo a qual cada usuário deverá acessar este documento e consequentemente tomar ciência do mesmo.

Nesse exemplo, o solicitante vai iniciar o processo e preencher alguns dados no formulário existente. O código e o nome do solicitante já virão preenchidos no formulário, porém, desabilitados.Em seguida, precisará selecionar um centro de custo. Posteriormente, deve informar o motivo da solicitação. Com base nessa informação, será feita uma integração com um serviço remoto para validar se o campo Motivo foi preenchido corretamente. Ocorrendo tudo certo na validação, um campo desabilitado do formulário é preenchido com o código retornado. Esse código pode ser utilizado posteriormente em outra tarefa do fluxo, para fazer alguma outra validação, preencher automaticamente algum dado etcvamos utilizar um evento global do Fluig para iniciar uma solicitação de um fluxo de trabalho automaticamente após a publicação de um documento em uma pasta mapeada para leitura.

Após a publicação do documento, uma solicitação workflow é gerada e enviada para todos os usuários cadastrados no grupo ‘Tomar Ciência Documento’. É apresentado um formulário com algumas informações básicas do documento publicado, bem como um botão para acesso direto ao link do documento, gerando assim a ciência do mesmo. No entanto, caso o documento não seja acessado e o usuário tentar enviar a solicitação, uma mensagem de erro é apresentada informando a necessidade de acesso.

Componentes utilizados

...

Vamos exemplificar o uso dos seguintes componentes que são utilizados nesse processo:

...

Fluig:

  • Criação de eventos globais (nesse desenvolvimento foi implementado o afterDocumentPublisher);
  • Abertura de processos através da API Fluig (/process-management/api/v2/processes/ciencia_publicacao_documento/start);
  • Criação de um processo workflow;
  • Criação de um formulário;
  • Validações de formulário

...

  • .


Diagrama

...

Esse é o diagrama do processo que estamos utilizando como exemplo:

...

 Image Added


Requisitos para o funcionamento do desenvolvimento

...

  • Publicar o formulário form_ciencia_documento_publicado em uma pasta do GED;
  • Cadastrar um grupo com o código tomar-ciencia-documento e adicionar os usuários responsáveis pela análise do documento. Case queira escolher outro código para o grupo, é necessário alterar no mecanismo de atribuição da atividade Tomar Ciência do processo;
  • Cadastrar um serviço do tipo REST chamado fluigAPI no painel de controle tendo como domínio http://<ENDERECO_FLUIG>:<PORTA> e tipo de autenticação Fluig API;
  • Publicar o processo ciencia_publicacao_documento.process;
  • Alterar no evento global afterDocumentPublisher a pasta que será mapeada através da constante "const PASTA";


Desenvolvimento

...

Os desenvolvimentos que foram necessários para criar esse processo estão disponíveis para visualização e download. Desta forma, você pode baixá-los, ajustar ao seu negócio ou as suas necessidades e utilizá-los nos processos do seu dia a dia!

Painel
borderColor#f2f2f2
bgColor#f2f2f2

Clique aqui para ver e baixar o código fonte dos desenvolvimentos desse processo.

Dica
titleDica!

O arquivo README.md – existente no repositório – contém informações técnicas mais detalhadas. Ao longo dos próprios códigos fonte também existem várias explicações para auxiliar no entendimento e na utilização desse exemplo.