Cliente: CNI - Confederação Nacional da Indústria
Projeto: TOTVS Educacional x Portal SESI Educação
Data: 17/09/2018
Prezados Senhores,
O documento a seguir tem por objetivo orientar o usuário sobre as implementações referentes à integração entre o SGE – Módulo Educacional (Totvs) e Portal SESI Educação (EducarBrasil).
Todas as funcionalidades descritas neste manual têm como base do que está descrito nos documentos:
O SESI adota como diretriz para a gestão escolar a solução SGE (Totvs) e o complementa com o Portal SESI Educação (EducarBrasil) portal de apoio voltado ao ensino que está em consonância com as diretrizes definidas pelo Ministério da Educação que permite ao usuário uma navegação fácil, rápida e intuitiva.
Foi identificada pelo SESI a necessidade de integrar alguns módulos da solução SGE com o Portal SESI Educação, facilitando assim a gestão e acesso aos participantes (alunos, professores, funcionários).
Para atender tal demanda, foram desenvolvidas rotinas customizadas que utilizam de Webservices disponibilizados por ambos os sistemas para possibilitar a comunicação e a integração dos dados.
Ambiente necessário
Sistema Operacional: Windows
Banco de Dados: SQL Server ou Oracle
Versão do RM: 11.83.55 e 12.1.17
Esse documento não visa exemplificar a instalação da customização. Para maiores informações sobre como é o processo de instalação você deve acessar o seguinte link: http://tdn.totvs.com/x/oAdFFw. Se após a execução dos itens listado no documento do TDN você não conseguir instalar a customização você deve entrar em contato com a equipe da Fábrica de Software.
Nas máquinas e/ou servidores com acesso ao RM.exe onde será realizada a importação de e-mails via XLS (a ser realizada uma única vez como processo inicial) torna-se necessário que exista o MS-Office/Ms-Excel instalado, para que seja possível à customização abrir o arquivo e executar a leitura do mesmo durante a importação de planilhas do Excel.
Detalhes sobre necessidade do MS-Excel:
Para que este método funcione é necessário ter instalado, no computador onde o processo será iniciado (client), os objetos de transferência de dados entre aplicações do office (Microsoft Access Database Engine Redistributable – AccessDatabaseEngine.exe). Normalmente, em computadores que possuem o office instalado, isto já está presente.
O Excel avalia o conteúdo das primeiras linhas para determinar o tipo de dado (http://dougbert.com/blog/post/Importing-from-Excel-IMEX-and-mixed-data-types.aspx,_* http://support.microsoft.com/kb/194124/EN-US) então é importante que as colunas das planilhas e seus dados estejam com a tipagem de acordo com os definidos nos layouts abaixo._*
Âncora | ||||
---|---|---|---|---|
|
Nenhum.
Foi desenvolvida uma parametrização para configurar os dados da integração SGE – Módulo Educacional (Totvs) e Portal SESI Educação (EducarBrasil).
No SGE – Módulo Educacional, por meio do menu customização, foi criada uma interface customizada por onde o usuário administrador poderá efetuar a parametrização da integração.
Esta parametrização será realizada por coligada (SESI – Departamento Regional) e nível de ensino do SGE – Módulo Educacional (Educação Básica) e as informações preenchidas pelo usuário são armazenadas em tabela customizada.
Os parâmetros estão agrupados em abas/guias. A seguir apresentamos os parâmetros necessários para a integração e seus significados:
Aba Identificação
O processo de integração pode estar agendado, mas a integração apenas irá ocorrer se este parâmetro estiver marcado. Tal parâmetro é valido para os registros de Alunos, Responsáveis Acadêmico, Professores, Diretor(es), Secretário(s), Coordenador(es) e Orientador Pedagógico para que seja realizada a integração de usuários para o Portal SESI Educação;
ATENÇÃO: Esse parâmetro deve estar desmarcado para a execução do processo de carga inicial. Após isso ele deve ser marcado para possibilitar a integração síncrona.
Caso tal parâmetro não seja marcado então todos os registros da entidade serão considerados na integração;
Este parâmetro estará/será habilitado apenas se o parâmetro "Utilizar data referência" estiver marcado.
Caso o parâmetro "Utilizar data referência" estiver marcado então este campo será obrigatório;
Caso o parâmetro "Integração habilitada" esteja marcado (integração ativa) então os parâmetros "Caminho do WebService", "Usuário" e "Token" são de preenchimento obrigatórios.
Image Modified
Aba Reconhecimentos de Saberes
Os seguintes parâmetros serão utilizados nos processos de alteração de matrícula. Essa parametrização deve ser realizada por nível de ensino.
Image Modified
Aba Cursos/Segmentos
Um cadastro onde deverá ser relacionado (informado/cadastrado) os cursos do SGE – Módulo Educacional (segmentos de ensino da Educação Básica indicadas no Portal SESI Educação (Educar Brasil)) para os quais somente alunos e professores/disciplinas de tais cursos serão integrados. Junto a informação de cada curso deverá ser sinalizado se o e-mail do aluno (matriculado em tal curso) deverá ser obrigatório e também se alunos menores de 18 (dezoito) anos (matriculado em tal curso) deverão ter um responsável acadêmico informado.
Image Modified
Aba Situações de matrículas
No Portal SESI Educação os registros contêm uma propriedade indicando o status dos registros que poderá ser: Ativo, Inativo ou Excluído. Para a integração de alunos este status será definido de acordo com a situação de matrícula do aluno. Como no SGE – Módulo Educacional as situações de matrículas são a partir de um cadastro (existem situações que não se pode alterar, mas é possível cadastrar novas) então é necessário definir o significado de cada situação de matrícula.
Em vista disto, neste módulo de parametrização, disponibilizamos um cadastro onde é possível efetuar o mapeamento entre as diversas situações de matrículas do SGE – Módulo Educacional e o que ela representará para o Portal SESI Educação no momento da integração.
O usuário selecionará/informará a situação de matrícula e marcará o status desta para o Portal SESI Educação podendo marcar uma entre três opções Ativo, Inativo e Excluído. Este mapeamento deverá ser realizado para todas as situações de matrícula do SGE – Módulo Educacional.
Image Modified
Observação: Todas as Situações de Matrícula parametrizadas no SGE – Módulo Educacional com permissão de acesso ao Portal SGE Educacional, devem ser configuradas como "Ativo".
Além dos cadastros da tela de parametrização, será necessário criar um Campo Complementar no cadastro de turmas a ser preenchido via tabela dinâmica.
Campo complementar de Turma:
Nome da Coluna: TURMASESIEDUCACAO
Image Modified
Esse campo complementar deverá fazer uso de uma tabela dinâmica:
Image Modified
Os itens dessa tabela dinâmica deverão ser cadastrados conforme regra do cliente.
Image Modified
Este campo deverá estar disponível para visualização na turma e deve ser preenchido de acordo com a turma que será identificada pelo professor para publicação de material e etc.
Image Modified
No caso da unidade que possuir o sistema de Gestão de Oficinas – SGO, este campo estará disponível para visualização no anexo "Turma SESI Educação" do cadastro de Salas do Oficina e deve ser preenchido de acordo com a turma que será identificada pelo professor para publicação de material e etc.
Image Modified
Âncora | ||||
---|---|---|---|---|
|
O SGE – Módulo Educacional possui valores para as suas tabelas, campos, cadastros, tipos que não condizem com os valores atuais cadastrados no Portal SESI Educação. Como estamos tratando de uma integração é necessário efetuar a troca por valores equivalentes aos do Portal SESI Educação, antes de acionar o serviço que efetiva a integração.
Em vista desta situação, foi necessário criar uma funcionalidade que permite o mapeamento e equivalência dos valores do SGE – Módulo Educacional para os valores utilizados pelo Portal SESI Educação. Esta funcionalidade será denominada 'Cadastro de DE/PARA' e está sendo disponibilizada como um cadastro (ao invés de fixo, hardcore) de maneira a permitir que eventuais novos valores possam ser mapeados (criar o relacionamento, equivalência entre os sistemas) e/ou alterados sem a necessidade de novas codificações.
No SGE – Módulo Educacional, menu customização, disponibilizaremos o Cadastro DE/PARA e neste, o usuário (usualmente o administrador do sistema/integração) irá selecionar o registro (SGE – Módulo Educacional) a que se refere o valor equivalente no sistema destino (Portal SESI Educação).
Os cadastros que necessitam de uma DE/PARA são: 'Segmento/Nível de Ensino' do Portal SESI Educação, que no SGE – Módulo Educacional é interpretado como 'Curso', e o cadastro de 'Disciplinas'.
A interface de edição contará com os seguintes controles:
A consistência deste cadastro será a obrigatoriedade de preenchimento dos três campos.
Usuário acessa o SGE – Módulo Educacional, através do menu "Customização / DE/PARA da integração". Será exibida uma tela de visão com as opções de inclusão, exclusão e edição.
Image Modified
Através desse módulo o usuário poderá realizar o cadastro de De/PARA. Ao incluir um novo registro será exibida uma tela contendo os três campos para identificação.
Image Modified .
Primeiramente deverá ser selecionado o tipo de Entidade (Cadastro), que pode ser: Curso/Segmento, Disciplina ou Habilitação/Série.
No campo "Valor no Portal SESI Educação" deverá ser informado o valor a ser enviado quando for executada a integração.
Exemplo:
No SGE – Módulo Educacional o Nome da Habilitação é "Ferramentas da Qualidade", porém esse código não é válido para o Portal SESI. Neste caso deve informado um valor válido conforme manual do WebService de Integração disponibilizado pela equipe do EducarBrasil.
Conforme manual de Integração do WebService os valores válidos são:
Âncora | ||||
---|---|---|---|---|
|
Image Modified |
Imagem ilustrativa: Os valores corretos devem ser verificados no manual da EducarBrasil |
Então para um De/Para será cadastrado:
Image Modified
Âncora | ||||
---|---|---|---|---|
|
Image Modified |
Imagem ilustrativa: Os valores corretos devem ser verificados no manual da EducarBrasil |
ATENÇÃO: O cadastro dos códigos digitáveis devem ser digitados exatamente iguais aos códigos das tabelas de códigos válidos, considerando assim maiúsculas/minúsculas e caracteres especiais.
Então para um De/Para será cadastrado:
Image Modified
Âncora | ||||
---|---|---|---|---|
|
Image Modified |
Imagem ilustrativa: Os valores corretos devem ser verificados no manual da EducarBrasil |
Então para um De/Para será cadastrado:
Image Modified
Âncora | ||||
---|---|---|---|---|
|
Realizar a parametrização da Integração e parametrização do De/Para Cursos, Habilitações e Disciplinas.
Para envio dos dados do aluno os campos abaixo são de preenchimento obrigatório:
Campo | Localização |
Regional | Cadastro de Coligada: GCOLIGADA.ESTADO |
Inep | Cadastro de Filial / Dados para o MEC: SFILIALMEC.CODINEPESCOLA |
Nome | PPESSOA.NOME |
CPF | PPESSOA.CPF |
Código Externo | PPESSOA.CODUSUARIO |
Sexo | PPESSOA.SEXO |
Nascimento | PPESSOA.DTNASCIMENTO |
Turno | Matriz Aplicada (SHABILITACAOFILIAL.CODTURNO) |
Segmento | De/Para de Segmento (de/para com o campo CODCURSO da Matriz Aplicada SHABILITACAOFILIAL) |
Série | De/Para de Série (Habilitação) (de/para com o campo CODHABILITACAO da Matriz) |
Turma | Turma da Matrícula no período letivo (SMATRICPL.CODTURMA => STURMACOMPL.TURMASESIEDUCACAO) |
Senha | Obrigatória na inclusão |
Status | Parâmetros de situação de matrícula |
Responsável,campos: | Caso o aluno seja menor de 18 anos e o segmento exija deve ser enviado. |
Foi desenvolvido uma funcionalidade no Job de integração para realizar a exportação de Alunos.
A exportação de alunos possui a particularidade de exportar não apenas os dados básicos dos alunos, mas também outros dados, como curso (nível de ensino, segmento), turma, turno, série/habilitação (série) – e dados sobre seus responsáveis acadêmicos que estão vinculados ao cadastro do aluno.
Para que todos os dados possam ser integrados corretamente, é preciso realizar a parametrização do De/Para para cada um dos Cursos/Segmentos, Disciplinas e Séries/Habilitações, além de preencher em cada turma o campo complementar, conforme detalhado abaixo:
Premissas para o valor da turma do aluno a ser integrada
O valor da turma a ser integrado do SGE – Módulo Educacional para o Portal SESI Educação será dado através do uso de tabela dinâmica X campo complementar na turma então será necessário a criação de uma tabela dinâmica que conterá os identificadores de turmas e um campo complementar na turma para indicar qual o valor a ser enviado à integração.
O cadastro dos valores a serem integrados (a serem enviados ao Portal SESI Educação) referentes às turmas do SGE – Módulo Educacional deverá ser realizado através de tabela dinâmica a ser criada pelo cliente (através do recurso nativo do SGE - Módulo Serviços Globais | Administração | Cadastros | Tabelas dinâmicas | <selecionar o sistema> Educacional | Educacional) cujo nome da tabela dinâmica a ser criada é 'TURMASSESI' e sua finalidade será '2 – Validação de campos complementares' (os itens, ou identificadores das turmas, deverão ser cadastrados como os itens da tabela dinâmica através do anexo 'Item da tabela dinâmica' da própria funcionalidade de cadastro de tabelas dinâmicas ).
Será necessário, no cadastro de turmas do SGE – Módulo Educacional | Currículo e Oferta | Oferta | Turmas), a criação de um campo complementar (SGE – Módulo Educacional | Educacional | Configurações | Configuração | Campos complementares | Turma) de nome TURMASESIEDUCACAO cujo tipo deverá ser alfanumérico e seu valor provido pela tabela dinâmica criada no passo anterior.
Importante: Para que o aluno seja exportado o mesmo deve ter um usuário cadastrado no SGE
Image Modified
Âncora | ||||
---|---|---|---|---|
|
Realizar parametrização da Integração e Parametrização De/Para Cursos e Disciplinas.
Foi desenvolvido uma funcionalidade no Job de integração para realizar a exportação de Professores.
Para envio dos dados do professor os campos abaixo são de preenchimento obrigatório:
Campo | Localização |
Regional | Cadastro de Coligada: GCOLIGADA.ESTADO |
Inep | Cadastro de Filial / Dados para o MEC: SINSTITUICAOMEC.CODINEPINSTITUICAO |
Nome | PPESSOA.NOME |
Código Externo | PPESSOA.CODUSUARIO |
Sexo | PPESSOA.SEXO |
Nascimento | PPESSOA.DTNASCIMENTO |
PPESSOA.EMAIL | |
CPF | PPESSOA.CPF |
Senha | Obrigatória na inclusão |
A integração (ou exportação) de professores tem como base os registros de professores geridos pelo cadastro de professor "SGE – Módulo Educacional | Currículo e Oferta | Aluno e Professor | Professores" mantidos nas tabelas SPROFESSOR/PPESSOA (dados do professor e dados pessoais do professor) e, como é necessário exportar as disciplinas dos professores, um relacionamento é realizado através da funcionalidade "Turmas/Disciplinas do professor" (SGE – Módulo Educacional | Ofertas | Turmas/Disciplinas | <anexo> Professores) para recuperar suas disciplinas.
Para a exportação ser efetivada é preciso realizar a parametrização da tabela De/Para, parametrizando obrigatoriamente os Cursos e Disciplinas vinculados ao cadastro dos professores.
Os campos obrigatórios, parametrizações de/para e e-mail serão validados e, se estiverem corretos, serão enviados para o Portal EducarBrasil, e seu retorno será gravado na tabela de Log.
Caso ocorra algum erro durante a integração, este será gravado em log. Após alteração do registro do professor, para realizar nova integração deverá ser selecionado o log referente ao professor e executado o processo de reenvio de erro.
Importante: Para que o professor seja exportado o mesmo deve ter um usuário cadastrado no SGE e estar dando aula em alguma Turma/Disciplina
Âncora | ||||
---|---|---|---|---|
|
Realizar a parametrização da Integração.
Foi desenvolvido uma funcionalidade no Job de integração para realizar a exportação de Funcionários.
Para envio dos dados do funcionário os campos abaixo são de preenchimento obrigatório:
Campo | Localização |
Regional | Cadastro de Coligada: GCOLIGADA.ESTADO |
Inep | Cadastro de Filial / Dados para o MEC: SINSTITUICAOMEC.CODINEPINSTITUICAO |
Nome | PPESSOA.NOME |
Código Externo | PPESSOA.CODUSUARIO |
Sexo | PPESSOA.SEXO |
Nascimento | PPESSOA.DTNASCIMENTO |
PPESSOA.EMAIL | |
CPF | PPESSOA.CPF |
Senha | Obrigatória na inclusão |
O termo 'funcionários' se refere às pessoas designadas a determinadas funções no SGE – Módulo Educacional (secretários escolares, coordenadores, diretores escolares, entre outros). Tais registros de 'funcionários' do SGE – Módulo Educacional são pessoas (PPESSOA) associados às funções através das funcionalidades 'Filial | Dados Educacionais | <anexo> Diretores por Filial e 'SGE – Módulo Educacional | Currículo e Oferta | Estrutura Curricular | Matrizes curriculares | <anexo> Matriz aplicada | <anexo> Comissão Coordenadora'.
Importante: Para que os "Funcionarios" seja exportado o mesmo deve ter um usuário vinculado ao seu cadastro de pessoa no SGE.
Image Modified
A localização de Diretores e secretários serão localizados com base nos dados cadastrados no SGE - Módulo Fiscal | Filiais | Dados Educacionais | Diretores por Filial. Neste módulo são cadastrados os diretores e secretários.
Image Modified
Os campos obrigatórios, parametrizações e e-mail serão validados e, se estiverem corretos, serão enviados para o Portal EducarBrasil, e seu retorno será gravado na tabela de Log.
Parametrização da Integração e Parametrização De/Para.
Foi desenvolvido um processo para realizar o reenvio de erros ocorridos na integração.
O Registro dos usuários são criados apenas no SGE e ao realizar uma alteração nos dados eles devem ser enviados ao Portal SESI Educação, no modelo síncrono, afim de manter os dados dos dois sistemas sincronizados.
A funcionalidade é acionada no SGE a partir da alteração dos dados do usuário no cadastro de Usuários, no "Trocar Senha" da aba ambiente e no trocar senha por meio do Portal SGE. A customização irá interceptar a alteração, irá verificar a entidade que pertence o registro e irá realizar o processo de integração conforme detalhado no requisito 5 e 5.01, 5.02 e 5.03. Ao final, um Log será inserido na tabela customizada informando o status da operação.
Observação: Caso ocorra um erro durante a integração, um registro será inserido no Log e o cadastro/alteração de senha do RM ocorrerá normalmente, sem que qualquer mensagem de erro seja exibida ao usuário.
Realizar a parametrização da Integração.
Foi desenvolvido um processo customizado que realizará a exportação de determinados registros para o Portal SESI Educação.
Foi criado um processo customizado no SGE – Módulo Educacional para realizar a integração entre o SGE e o Portal SESI Educação. O processo poderá ser acionado via menu ou agendado para executar com periodicidade definida.
A interface do processo contém a lista das possíveis entidades a serem integradas dispostas em controles que permitam ao usuário selecionar/marcar quais registros deseja processar/integrar na execução do processo. São elas:
Conforme imagem abaixo:
Image Modified
Uma visão customizada foi criada para que seja possível verificar os dados enviados/recebidos durante as integrações realizadas nos requisitos posteriores.
Para cada registro exportado, será criado um Log nessa tabela contendo os parâmetros utilizados, a entidade integrada, os dados enviados, o status (Erro ou Sucesso) e a mensagem de erro caso ocorra algum durante a exportação.
Image Modified
Image Modified
Image Modified
Formulário para consulta dos dados do Log de cada registro.
Observação: Todos os dados serão apenas para visualização, não sendo possível a adição, edição ou exclusão de registros do Log através dessa interface.
O log será apresentado ao usuário logado com base no seu acesso a filiais (SUSUARIOFILIAL), assim o mesmo só terá acesso aos logs das filiais em que tiver acesso.
Parametrização da Integração e Parametrização De/Para.
Foi desenvolvido um processo para realizar o reenvio de erros ocorridos na integração.
Durante a exportação dos dados do SGE para o Portal SESI Educação, podem ocorrer erros de validações, por exemplo, impedindo o registro de ser integrado corretamente. Por esse motivo, toda a tentativa de exportação é salva no log customizado para posterior conferência/reenvio.
Os registros que foram exportados e geraram erros poderão ser reprocessados através do mesmo processo de integração utilizado para integrar as demais entidades. Tal processamento é disparado através do processo de integração (Requisito 05) ao se marcar a opção 'Reenvio de dados' e acionar a execução do processo (imediato ou agendamento). Outra forma é selecionar o(s) registro(s) individualmente na tela customizada de Log e executar o processo customizado que foi adicionado a ela.
Uma nova tentativa de envio será realizada, passando por todos os procedimentos e validações detalhados nos requisitos anteriores. Ao final, os registros da tabela de Log serão atualizados com o novo status e parâmetros enviados/recebidos.
Nenhum.
Foi desenvolvido um WebService customizado para realizar a integração dos Usuários.
A partir do WebService desenvolvido, foi publicado um WebMethod para permitir a integração de usuários. O método possui a seguinte assinatura:
public ResponseDataType IntegraUsuario(UserDataType userData)
O objeto de retorno possui as seguintes propriedades:
public class ResponseDataType
{
public string CodUsuario;
public int ErrorCode;
public bool Success;
public string Message;
}
Sendo ErrorCode um código referente a algum erro que possa acontecer durante a integração. Virá como 0 (zero) em caso de sucesso. O booleano Sucess indica se ocorreu sucesso ou não na integração e o Message informa uma mensagem referente a algum possível erro, vindo vazio se tudo ocorrer corretamente.
O objeto UserDataType possui os seguintes parâmetros, que são os dados para a integração em si:
public class UserDataType
{
public string CodigoUsuario;
public string NovaSenha;
public string Email;
}
O código do usuário que irá ser integrado, a nova senha e o Email.
Observação: A senha deve trafegar em Base64.
Token de Segurança
Para que seja possível efetivar as requisições no WebService customizado, é preciso informar um usuário e senha válidos para realizar o login no SGE. Novamente, a senha deve estar na codificação encode/Base64.
Exemplo da configuração da requisição no SoapUI:
Image Modified
Exemplo de resposta de uma requisição processada com sucesso:
Image Modified
Exemplo de erro da requisição de validação de E-mail:
Image Modified
Tabela com códigos de erros do WebService
Descrição do erro | Código do erro |
Token Inválido | 01 |
Usuário não encontrado | 02 |
E-mail inválido | 03 |
Inconsistências DataServer RM | 04 |
Erro desconhecido | 05 |
Erro ao conectar no RM | 06 |
Nenhum.
Auto Login no Portal SGE de forma transparente aos usuários.
Para que a transição do Portal SESI Educação para o Portal SGE ocorra de maneira transparente, é preciso que um recurso de auto login esteja disponível, conforme detalhado abaixo:
O serviço de auto-login (ou login automático) no Portal SGE se baseará no usuário/senha fornecidos para o serviço customizado. Para que funcione plenamente é necessário que tais informações do Portal SESI Educação existam e sejam os mesmos no SGE (premissa garantida através das integrações previstas neste projeto).
Para fazer uso deste recurso é necessário que o link a ser disponibilizado no Portal SESI Educação faça uma requisição do tipo POST para o endereço que provê tal serviço. Nessa requisição é necessário fornecer os dados de usuário, senha e 'alias' de banco de dados (definido por cada regional) onde tais dados serão fornecidos ao serviço como propriedades pré-determinadas – user, pass e 'alias' – pois serão através destes que o serviço recuperará os respectivos valores.
Segue abaixo exemplo de formulário enviando uma requisição HTTP POST para realizar o login no Portal SGE:
<form action="http://localhost/corpore.net/login.aspx?AutoLoginType=ExternalLogin" method="post">
<input type=hidden name="user" value="mestre" />
<input type=hidden name="pass" value="totvs " />
<input type=hidden name="alias" value="CorporeRM" />
<input type=submit value="Fazer o Login agora" />
</form>
No arquivo Web.config do Portal SGE a tag "AfterLogoutPage" deve receber o link que direcione para o Portal SESI Educação. Exemplo:
<add key="AfterLogoutPage" value="http://www.sesieducacao.com.br" />
Essa opção fara com que ao deslogar do Portal SGE o usuário seja direcionado à página inicial do Portal SESI Educação.
A base de dados do Portal SESI Educação está povoada com registros (alunos, professores, funcionários) onde estes contêm valores válidos para os endereços de e-mail (formatação e existência da caixa postal). A demanda consistia de um serviço que fosse capaz de, a partir de tais informações, atualizar os registros equivalentes no SGE – Módulo Educacional com o e-mail válido proveniente do Portal SESI Educação.
Para atender tal demanda é necessário solicitar (recomendado 02 dias de antecedência) duas planilhas Excel à equipe do Portal SESI Educação: uma contendo as informações de e-mails por CPF e outro contendo e-mails por nome do aluno e CPF do responsável. Via serviço customizado iremos realizar a leitura deste arquivo, processar a primeira planilha e em seguida a segunda, onde para cada planilha e cada registro (linha) da planilha, identificar o registro da "pessoa" equivalente no SGE Módulo Educacional e atualizar apenas o campo e-mail do registro.
Na interface do processo o usuário irá selecionar os arquivos contendo as planilhas mencionadas anteriormente e disparar a execução do processo. Ao final do processo será apresentado o LOG informando o status (sucesso/falha) para cada um dos registros das planilhas.
Foi disponibilizado no sistema SGE Módulo Educacional, através do menu "Customização / Importação de E-mails" um processo que ao ser acionado apresentará uma interface ao usuário para que este possa informar/selecionar o arquivo Excel que contém as informações (dispostas em planilhas e linhas) a serem importadas.
Após o preenchimento/seleção da planilha o usuário deverá clicar no botão 'Executar' para que a importação seja iniciada.
Usuário acessa o RM.exe e o SGE Módulo Educacional, através do menu "Customização / Importação de E-mails" será exibida uma tela para importação de e-mails.
Image Modified
O usuário deverá informar um arquivo do Excel válido e que contenha(m) a(s) planilha(s) para importação.
Na máquina onde RM.Exe está instalado e o usuário realizará o acesso, é necessário que exista o Office/Ms-Excel instalado, para que seja possível para a customização abrir o arquivo e executar a leitura do mesmo.
O arquivo XLS a ser importado deve ter uma ou duas planilhas conforme exemplo abaixo.
Para alteração de email da Pessoa (Funcionário, Aluno, Professor) diretamente pela pesquisa do CPF deve ser usada a planilha contendo duas colunas: Uma coluna para o email e outra para o CPF que possibilitará a identificação da pessoa na base de dados do SGE. Exemplo de planilha:
Image Modified
Neste caso o sistema localizará na base de dados uma pessoa com o mesmo CPF informado na planilha e alterará seu email no cadastro de Pessoa do SGE.
Para alteração de email de Aluno com base no CPF do seu Responsável Acadêmico, deverá ser utilizada uma planilha contendo três colunas: Uma para o email, outra para o nome do aluno e outra para o CPF do responsável Acadêmico.
Exemplo:
Image Modified
Neste caso o sistema localizará a pessoa com o CPF informado e posteriormente localizará o aluno que está vinculado à essa pessoa através da informação do "Responsável Acadêmico". Caso o e-mail do aluno cujo CPF seja diferente do CPF do responsável acadêmico, o sistema realizará a alteração do e-mail do aluno para o e-mail informado na planilha. Caso o CPF do aluno seja o mesmo do responsável, o e-mail não será alterado.
Image Modified
Após executar o processo o sistema apresentará uma tela com um log de texto contendo as informações dos registros alterados e não alterados.
Image Modified
Observação:
Não há necessidade de utilização de dois arquivos para importação das diferentes planilhas, podendo as duas planilhas estarem em um único arquivo Excel, pois a customização está preparada para importar as duas planilhas a partir de um único arquivo.
Image Modified
Realizar a parametrização da Integração.
Foram desenvolvidos entrypoints que serão executados durante alteração de cadastro de aluno e de matrícula, para exportação dos registros para o Portal SESI Educação. Serão exportados dados de professores e funcionários nos momentos de alterações cadastrais ou associação do professor à turma, do funcionário à comissão coordenadora ou direção da filial.
Quando o usuário executar algum dos processos abaixo, o processo de integração será executado de forma síncrona, para o(s) registro(s) selecionado(s).
Serão integrados apenas os registros cujo curso/segmento, do contexto do processo e/ou do aluno que se está alterando, seja um dos parametrizados para a integração e apenas os registros cuja situação de matrícula, do contexto do processo e/ou do aluno que se está alterando, seja um dos parametrizados em "situações de matrícula" para a integração.
As rotinas de envio, antes de acionar as rotinas de integração, conterão tratamentos de validação do campo e-mail e responsável acadêmico:
Após as consistências mencionadas acima, as rotinas do plug-in se encarregarão de identificar a chave primária dos registros que estão sendo processados/alterados (no caso de processos pode ser mais de um aluno ao mesmo tempo) e acionar as rotinas de integração fornecendo a estas tais chaves primárias.
As regras da integração de alunos (recuperação de valores, mapeamento de campos, validações, etc.) são as mesmas detalhadas na integração de alunos no requisito 05.01. Neste caso elas receberão as chaves primárias dos alunos e a recuperação dos dados e integração ocorrerá apenas para os alunos representados por estas chaves. A integração com o Portal SESI Educação ocorrerá e seus retornos (sucesso ou falha) serão retornados ao plug-in que acionou a integração.
Após o processamento das integrações, com o retorno em mãos, o plug-in avaliará os status de retorno para cada registro (aluno) e montará uma mensagem a ser gravada na tabela de LOG com as informações de aluno, status da integração e, em caso de erros, a mensagem de erro.
Caso ocorra algum erro na integração o processo nativo não será interrompido, porém o erro da integração constará em log, nesse caso não será realizada a integração do SGE com o Portal SESI Educação.
Para exportação dos dados Funcionários e Professores, serão exportados apenas os cadastros que possuírem usuário associado e que atendam as regras de validação de campos obrigatórios.
O código das competências (disciplinas) enviadas pelo Web Service deverão corresponder ao código das disciplinas cadastradas no SGE. Este cadastro é feito manualmente pelos usuários que devem ter atenção para que os dados sejam registrados igualmente entre os sistemas. Além disso, é necessário que o aluno esteja com apenas uma Matrícula no Período Letivo com situação de matrícula igual a "Reconhecimento de Saberes". As disciplinas FIC e quaisquer outras que estejam cadastradas com status "Matriculado" não são modificadas.
Só serão alteradas as informações caso o aluno possua matrícula referente a disciplina, caso contrário não será feita nenhuma alteração e nem gravará nada no log.
O Portal SESI acionará um método customizado capaz de receber dados sobre do aluno e as disciplinas que o aluno já cursou. No momento que o Web Service for acionado a customização identificará para o CPF enviado a Matrícula do Período Letivo do aluno com status Reconhecimento de Saberes. O status Reconhecimento de Saberes será determinado pela informação contida no campo Status de Reconhecimento de Saberes dos parâmetros customizados.
Em seguida, para cada código de Competência (Disciplina) enviada a customização realizará a alteração do status de matrícula de acordo com a parametrização definida pelo Regional.
Caso ocorra erro na modificação do status de qualquer competência (disciplina) de um Aluno a customização não concluirá a alteração do status para todas as demais competências (disciplinas) do Aluno, bem como também não alterará a situação de matrícula no período letivo.
OBSERVAÇÃO: Detalhes técnicos para o correto funcionamento do Web Service podem ser consultados no documento "Manual de Customização RM - WEB API - FS007972".
Âncora | ||||
---|---|---|---|---|
|
Ao término do processo de importação dos dados via Web Service a situação de Matrícula no Período Letivo será alterada de Reconhecimento de Saberes para Matriculado de acordo com o que foi definido no campo "Status de Matriculado" dos parâmetros automaticamente.
Para cada disciplina, deverá ser informado um status correspondente a 1 ou 0.
0 = Competência não reconhecida;
1 = Competência reconhecida.
Exemplo:
CPF: 012.345.678-90
Lista de Competências (disciplinas):
Código | Status |
MAT-C1 | 1 |
MAT-C2 | 0 |
MAT-C3 | 1 |
MAT-C4 | 1 |
CNT-C1 | 0 |
CHT-C1 | 1 |
Image Modified
Parametros Customizados - Aba Reconhecimento de saberes
Caso seja executado o processo para o aluno acima e ele esteja matriculado em todas as disciplinas enviadas pelo Web Service, ele ficará com as seguintes situações de matrícula nas disciplinas, considerando as parametrizações do exemplo:
O log do processo pode ser consultado na tabela ZLOGRECSABERPORTAL.
Autor | Versão | Data | Descrição das alterações |
---|---|---|---|
Adilson José de Aquino | 1.0 | 03/05/2016 |
...
Adilson José de Aquino | 2.0 | 12/05/2016 |
...
Adilson José de Aquino | 3.0 | 30/05/2016 | Versão da Biblioteca |
Adilson José de Aquino | 4.0 | 08/06/2016 | Versão da Biblioteca e ajustes solicitados |
Adilson José de Aquino | 5.0 | 09/06/2016 | Ajustes solicitados |
Adilson José de Aquino | 6.0 | 15/06/2016 | Versão da Biblioteca |
Adilson José de Aquino | 7.0 | 08/08/2016 | Análise de impacto II |
Gustavo Fonseca Nunes | 8.0 | 25/04/2018 | Ajustes dos arquivos |
Pedro Antonio Silva Barroso | 9.0 | 22/05/2018 | Ajustes de acordo com as modificações do Rollaout 14/05/2018 |
Gustavo Fonseca Nunes | 10.0 | 17/07/2018 | Ajuste do campo CPF do Aluno que será enviado ao Portal SESI. |
Ana Luiza Martins Moreira | 11.0 | 17/09/2018 | Incluindo Req 01 e 02 da especificação FS007972 (976970) - Reconhecimento de saberes. |
Pedro Antonio Silva Barroso | 12.0 | 27/09/2018 | Formatação do documento para novo padrão FSW |