Histórico da Página
Patrimônio líquido
O Patrimônio Líquido evidencia recursos dos proprietários aplicados no empreendimento. A aplicação inicial dos proprietários denomina-se, contabilmente, Capital.
O Patrimônio Líquido não só é acrescido aos novos aumentos de Capital, mas também, e isto é mais comum, com os rendimentos resultantes do capital aplicado. Este rendimento denominamos Lucro. O lucro, resultante da atividade operacional da Entidade, obviamente, pertence aos proprietários que investiram na empresa (remuneração ao capital investido).
Do lucro obtido, em determinado período, normalmente uma parte é distribuída para os donos do capital e outra parte é reinvestida no negócio, isto é, fica retida (acumulada) na empresa. A parte do lucro acumulado (retido) é adicionada ao Patrimônio Líquido.
De certa forma, o Patrimônio Líquido também é uma obrigação da empresa com os seus proprietários. Todavia é uma obrigação, geralmente, não exígivel, isto é, os proprietários não exigem da empresa o reembolso da aplicação, pois têm um interesse de continuidade da mesma.
Algumas empresas não fazem distinção entre os grupos:
...
Passivo e Patrimônio Líquido, agrupando-os num só grupo denominado Passivo.
...