Histórico da Página
Custos
Corresponde a bens ou serviços utilizados na produção de outros bens ou serviços. É o gasto necessário à obtenção de bens ou serviços.
Exemplos:
...
a matéria-prima, depreciação, salários, aluguel etc., consumidos na produção de um bem, representam custos. Em sentido estrito, o custo só existe durante o processo de produção do bem ou serviço. Assim, enquanto o produto está em fase de fabricação, os valores agregados em sua produção são tratados como custos. Uma vez concluído o produto, deixamos de ter custos e passamos a considerar o bem resultante da produção como um novo investimento.
A aquisição de matéria-prima é um investimento. Durante a aplicação na fabricação de um produto, temos a matéria-prima como um custo de produção. O produto obtido com a transformação da matéria-prima é um novo investimento. Durante a fase de produção, a matéria-prima não deixa de ser um ativo. É
...
um investimento em transformação. A aquisição de um equipamento industrial representa um investimento. À medida que a máquina é utilizada na produção, converte-se, proporcionalmente, em um custo pela depreciação. O produto obtido é um novo investimento que conta com a depreciação no seu valor de produção.
...
Observação: A palavra Custo possui significado muito abrangente: pode ser utilizada para representar o Custo das Mercadorias Vendidas (CMV) em uma empresa comercial, o Custo dos Serviços Prestados em uma empresa de prestação de serviços, o Custo de Fabricação de um produto, o Custo Direto de Fabricação etc. |