Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Além das integrações com a Nova Plataforma de Cobrança que são executadas por conta da Carga inicial dos Boletos, o andamento das demais integrações relativas às movimentações posteriores de boletos (Inclusão, Alteração e Baixa) também poderá ser monitorado através desta transação.

 

 

Produto:

 Credimaster Web

Versões:

 

Ocorrência:

 

Ambiente:

 

Passo a passo:

 

Observações:

:

  1. Acessar a transação de consulta de integrações no menu "Nova Plataforma Cobrança - Requisições de Integração":

    Image Added

  2. Proceder conforme orientações desta página.

Observações:

 

 

A necessidade de integração entre o Sistema de Crédito, emissor dos boletos de cobrança, e a Central de Boletos de Cobrança não se resume apenas à Carga inicial dos boletos perante a NPC/CIP. Todo o ciclo de manutenção/movimentação dos boletos também envolverá integração entre ambos os sistemas uma vez que, após terem sido concluídas todas as etapas/fases de rollout da carga inicial, novos boletos continuarão sendo criados e, evidentemente, precisarão ser incluídos, alterados e ter suas baixas registradas em ambos os sistemas, além da própria NPC/CIP. Estas atualizações de informações entre os sistemas envolvidos ocorrerá através da execução de serviços disponíveis nos mesmos e o acompanhamento destes processos poderá ser realizado através desta transação.

A cada 5 minutos a aplicação verificará a necessidade de sincronização/integração de informações entre os sistemas. As requisições de integrações do tipo CARGA INICIAL somente serão executadas quando novas solicitações de carga inicial forem cadastradas através da transação Carga Inicial de Títulos (Boletos), do módulo NPC. Já as requisições de integração dos tipos INCLUSÃOALTERAÇÃO e BAIXA serão executadas automaticamente pela aplicação, mas somente para os títulos cujos valores estejam contemplados na fase de rollout atual da NPC, conforme o cronograma definido pela CIP, e desde que a carga inicial correspondente à fase de rollout atual já tenha sido previamente executada com sucesso. Após a conclusão do cronograma das fases de rollout do projeto, ou seja, as cargas iniciais de todas as fases terem sido concluídas, o valor do título não mais será determinante para que o mesmo possa ser ou não sincronizado entre os sistemas envolvidos.

Uma vez que a cada 5 minutos novas sincronizações estarão sendo executadas automaticamente, ao utilizar esta tela é importante restringir o período de consulta às informações para evitar que muitas integrações sejam retornadas de uma só vez. Isto pode ser feito através do preenchimento opcional dos campos "Data Requisição" e "até" da tela de filtro.

O demais campos da tela de filtro desta transação também são de preenchimento opcional, mas são opções bastante úteis para restringir melhor a consulta a ser realizada. No campo "Tipo Requisição" estão disponíveis 4 opções para seleção: ALTERAÇÃOBAIXACARGA INICIAL e INCLUSÃO, sendo que no caso de uma das opções ser selecionada, a pesquisa subsequente retornará somente as integrações daquele tipo.

O campo "Situação" permite restringir a lista de integrações retornadas de acordo com uma das situações selecionadas: ATUALIZADAPENDENTE e ERRO. A situação inicial das requisições de integração sempre será PENDENTE. Quando a execução for concluída com sucesso, com os arquivos XML contendo as informações a serem enviadas para a NPC/CIP prontos, a situação da requisição de integração passará para ATUALIZADA. Caso contrário, a situação da requisição de integração passará para ERRO.

O último campo da tela de filtro, "Listar apenas requisições que geraram atualizações" permite suprimir da lista de requisições de integração retornadas pela pesquisa aquelas que não resultaram na atualização de nenhum título/boleto. Deve-se considerar que, como a aplicação executa o monitoramento das requisições de integração em intervalos pré-definidos de 5 minutos, é natural que, ao longo do dia, diversas tentativas de sincronização/integração de informações tenham resultado em nenhum título encontrado para ALTERAÇÃOBAIXA e INCLUSÃO. Quando este campo não estiver selecionado, as requisições de integração que não resultaram na atualização de títulos também serão listadas no resultado quando o botão "Pesquisar" for clicado, conforme pode ser observado na imagem a seguir:

 

Image Added

 

Ao selecionar uma requisição de integração que gerou atualização de pelo menos um título e clicar no ícone correspondente à função "Visualizar", a aplicação exibirá informações mais detalhadas sobre a requisição de integração em questão, inclusive a lista completa dos títulos/boletos cujas informações serão ou foram sincronizadas, conforme pode ser observado nas imagens a seguir:

 

Image Added

 

Image Added

 

Conforme pode ser observado na imagem anterior, a função "Visualizar" (ícone correspondente a uma lupa) permite que algumas informações detalhadas de cada um dos títulos possam ser consultadas diretamente através desta transação. Ao ser clicada, a função "Visualizar" abre a tela "Detalhes do Título" que exibe algumas das informações do título em questão, conforme pode ser observado na imagem a seguir.

 

Image Added

 

Conforme pode ser observado na imagem a seguir, além da função "Visualizar", a barra de ferramentas também possui as funções "Marcar Todos", "Desmarcar Todos" e "Inverter Seleção", que permitem, de uma só vez, marcar, desmarcar e inverter a seleção de múltiplos registros que estão sendo exibidos na tela. Embora a função "Visualizar" não permita sua utilização quando múltiplos registros estão marcados/selecionados na tela, a função "Reprocessar" permite, de forma que estas funções que permitem selecionar múltiplos registros de uma só vez são úteis justamente para os casos em que é necessário reprocessar múltiplos registros da lista, facilitando a seleção e o reprocessamento dos mesmos.

 

Image Added

 

Os procedimentos de requisição de integração aqui citados resultarão na geração de diferentes tipos de arquivos XML pelo módulo Central de Boletos de Cobrança, arquivos estes que deverão ser encaminhados à NPC/CIP. Os tipos de requisição de integração CARGA INICIAL e INCLUSÃO resultarão na geração de arquivos XML do tipo "ADDA101", de inclusão de lotes de até 100 boletos. O tipo de requisição de integração ALTERAÇÃO resultará na geração de arquivos XML do tipo "ADDA102", de alteração de boletos, e o tipo de requisição de integração BAIXA resultará na geração de arquivos XML do tipo "ADDA118", de baixa efetiva de boletos. O acompanhamento da situação dos arquivos XML que foram gerados a partir de integrações cujas execuções foram bem sucedidas poderá ser realizado através da transação Transmissão de Arquivos e Mensagens da Central de Boletos de Cobrança, do módulo Central de Boletos de Cobrança.