Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Limite para inclusão de Itens no Pedido de Vendas e no Documento de Saída NF

Produto:

Microsiga Protheus®

Módulo:

SIGAFAT - Faturamento

Ocorrência:

Qual o limite de itens que podem ser incluídos no Pedido de Vendas (C6_ITEM) e no Documento de saída (D2_ITEM)?

Conhecimento:

Limite de Itens - Pedido de Vendas

O limite permitido para inserção de itens em um Pedido de Vendas é de 300 itens. Isso porque, o pedido de venda utiliza um objeto chamado getdados para compor as linhas e armazenar as informações, e como se utiliza a configuração de produto com grade na rotina (MATA410), e esta configuração possui 3 posições; como uma matriz, o limite de 900 itens é dividido por 3, limitando a quantidade de itens permitido.

Se houver necessidade de emitir Nota de Saída com mais de 300 itens, inclua mais de um Pedido, e realize a aglutinação dos Pedidos em uma única nota (respeitando o limite de itens na nota, abordado a seguir).

Obs: Consulte detalhes deste procedimento em: FAT0008_Aglutinar_Pedidos_de_Venda_Similares_no_mesmo_Documento_de_Saída


Limite de Itens - Documento de Saída

O limite de itens na Nota de saída seguem o padrão do Sefaz. Há uma limitação do próprio SEFAZ de que a Nota eletrônica deve possuir um limite de 990 itens.

Essa informação pode ser obtida no Manual do contribuinte, ou na referência:http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/perguntasFrequentes.aspx?tipoConteudo=7zEQFBPObw0%3D (Emissão e autorização da NF-e - Questão de sequencia N.15)

Há também o limite de tamanho do arquivo que deve ser transmitido à SEFAZ para se obter a autorização de uso: os arquivos XML não poderão exceder a 500 Kbytes. Caso a nota possua muitos itens, divida em 2 ou mais notas para não exceder o tamanho de 500 kbytes.

 

Outra informação que é necessário atentar-se, é o parâmetro MV_NUMITEN, onde pode ser configurado o número máximo que deseja permitir de itens por Nota fiscal (respeitando os 990 de limite), para controlar a quebra de Nota automaticamente. Deve estar com um conteúdo que comporte a quantidade de itens dos Pedidos a Faturar.

Caso necessite de uma quebra personalizada de itens na nota, avalie o tratamento através do ponto de entrada M460QUEB: https://tdn.totvs.com/x/xoRn 


Considerações

  • Os campos C6_ITEM e D2_ITEM são alfanuméricos, assim, ao alcançar o limite de números, são feitas novas combinações com letras, não se fazendo assim necessário aumentar o tamanho dos campos que atualmente é de 2 dígitos;
  • Os mesmos não são habilitados no CFG para alteração de tamanho, ou alterações em campo conforme regras do cliente; sendo exclusivos de controle do Protheus (Campo C5_NUM com 6 dígitos entra nesse mesmo critério);
  • O suporte não orienta alterações em Base de Dados, alterações na Base podem comprometer a integridade do sistema. A orientação é que inclua um novo Pedido / Nota ao completar o limite.