Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Comentário: Migration of unmigrated content due to installation of a new plugin

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.                                                             

  

(Obrigatório)

Informações Gerais

 

Especificação

Produto

Datasul

Módulo

Gestão de Planos de Saúde

Segmento Executor

Saúde

Projeto1 

D_SAU_GPS1617

IRM1 

SAUGPS04-69

Requisito1 

SAUGPS04-73

Subtarefa1

 

Chamado2

 

SAUGPS04-76

País

( x ) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Outros

<Caso necessário informe outras referências que sejam pertinentes a esta especificação. Exemplo: links de outros documentos ou subtarefas relacionadas>.

   Legenda: 1 – Inovação 2 – Manutenção (Os demais campos devem ser preenchidos para ambos os processos). 

(Obrigatório)

Objetivo

 Possibilitar que no processo de AuditoriaPos seja possível determinar o fluxo das auditorias conforme as regras cadastradas para cada perfil.

(Obrigatório)

Definição da Regra de Negócio

 11)

No modelo atual, quando uma conta entra no sistema o mesmo processa a conta contra todas as regras de auditoria cadastradas conforme a ordenação. Caso a conta se enquadre em uma das regras o sistema assume essa regra como principal e realiza a ação determinada pela regra.   

Nesse novo modelo, quando a conta entrar no sistema ocorrerá a execução das regras de auditoria na seguinte ordem:

  • Se a conta for de intercambio, o sistema processa primeiramente as regras de Auditoria Administrativa em seguida as regras de Auditoria de Enfermagem e por fim as regras de Auditoria Médica.
  • Se a conta for da base o sistema processa primeiramente as regras de Auditoria Medica, em seguida as regras de Auditoria de Enfermagem e por fim as regras de Auditoria Administrativa.

Além disso, durante a auditoria deve ser possível visualizar todas regras de auditoria ao qual a Conta se enquadra.

Para isso, será necessário alterar a api-regras-auditoria-movimentos.p para que a mesma não aborte o processamento quando a conta  encontrar a primeira regra a qual o documento se enquadre.

A api deverá armazenar as regras processadas na seguinte forma: 

  • As regras de perfil Auditoria Medica devem ser armazenados nos campos movimen-proced-compl.cod-livre-7 e movimen-insumo-comp.cod-livre-7.
  • As regras de perfil Auditoria Enfermagem devem ser armazenados nos campos movimen-proced-compl.cod-livre-5 e movimen-insumo-comp.cod-livre-5.
  • As regras de perfil Auditoria Administrativa devem ser armazenados nos campos movimen-proced-compl.cod-livre-6 e movimen-insumo-comp.cod-livre-6.
  • O campo cdd-regra-audit deve manter o comportamento o qual continua armazenando o valor da primeira regra ao qual a conta se enquadra.

 

2)

Alterar o fluxo de atividades do Processo de Auditoria de forma a adicionar as tarefas PROXIMA AUDITORIA e FINALIZAR AUDITORIA

Conforme o papel da regra, que pode ser Medica, Enfermagem ou Administrativa o sistema encaminha a solicitação para a etapa do processo correspondente a regra. O andar do fluxo é determinado pelas regras de auditoria dos próximos papeis, ou seja, quando a Solicitação é enviada para a PROXIMA AUDITORIA o sistema processa as regras de auditoria daquele papel caso existam regras as quais a conta se enquadre o sistema envia para essa atividade do fluxo, caso contrário o sistema processa o próximo papel fazendo a mesma verificação.

Caso o último papel do fluxo possuir uma regra de liberação automática o sistema irá efetuar a liberação automática dos movimentos contas deixando-os aptos para os processos de Pagamento de Prestadores e Faturamento.

Caso a solicitação não atinja o último papel do fluxo, ou seja, a conta não se enquadre em nenhuma regra de auditoria dos papeis seguintes o sistema encerra a solicitação e deixa os movimentos pendentes de liberação manual no revisão de contas.

 

 

Image Modified

3)

Como o processamento das regras de auditoria assim como a finalização da solicitação consomem um tempo considerável esse processo possui duas etapas automáticas que ficam responsáveis  por controlar essa execução em segundo plano deixando o usuário livre para atender outra solicitação.

A etapa PROXIMA AUDITORIA é a etapa que verifica se existe regras para o próximo perfil e de acordo com o resultado decide para qual etapa deve transferir automaticamente. Quando a solicitação é encaminhada para essa etapa ela é movida para o grupo ANALISE_REGRA, determinado na tarefa de processo. Esse grupo é responsável por enfileirar as tarefas que precisam executar as regras de auditoria.

A etapa FINALIZAR AUDITORIA é a etapa que envia para o fim a solicitação. Nessa etapa o sistema consolida as ações realizadas pela auditoria na base de dados e libera os movimentos do revisão de contas. Quando a solicitação é encaminhada para essa etapa ela é movida para o grupo ANALISE_FINALIZACAO, determinado na tarefa de processo. Esse grupo é responsável por enfileirar as tarefas que precisam ser executadas.

A ferramenta de Auditoria permite que apenas uma tarefa de cada uma das caixas seja movimentada automaticamente por vez. Devido ao volume de informação isso se torna inviável, de forma que o sistema não conseguirá atender a demanda no tempo necessário. Por essa razão, existe o programa ouvidor ouvidorProcessoECM.w,  esse programa possibilita movimentar múltiplas solicitações simultaneamente. Assim sendo, para que o processo possa ser executado, deve-se ter duas sessões desse programa iniciadas onde uma aponta para etapa ANALISE_REGRA e outra para ANALISE_FINALIZACAO.

Na tela de configuração deverá ser parametrizado quantas sessões múltiplas serão administradas para cada etapa.

 

4) 

Alterar a tela o formulário de regras auditoriapos para apresentar as regras gravadas conforme o perfil correspondente.

Se a solicitação estiver na Auditoria Medica apresentar as regras existentes no campo cod-livre-7

Se a solicitação estiver na Auditoria Enfermagem apresentar as regras existentes no campo cod-livre-5

Se a solicitação estiver na Auditoria Administrativa apresentar as regras existentes no campo cod-livre-6

 

5)

Alterar a tela para possibilitar a inclusão de codigos HTML específicos do cliente. De forma a possibilitar que os clientes adicionem logicas especificas na tela de auditoria.

 

6) 

Alterar a tela para Procedimentos em Auditoria e Insumos em Auditoria

 

7)

Adicionar botao para desfazer a Troca de movimento

 

8)

Criar tooltip que apresenta todas as glosas do movimento.

 

9)

Criar tela para efetuar a troca da glosa principal

 

 

Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Regras de Negócio

[ACAA040 – Parâmetros]

[Alteração]

[Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria]

-

[ACAA050 – Negociação Financeira]

[Envolvida]

[Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria]

-

[ACAA060 – Cadastro de Pedidos]

[Criação]

[Atualizações -> Acadêmico-> Cadastros]

-

 

Exemplo de Aplicação:

  • Criar o campo “% Mínimo Espécie” (AAA_PERESP) onde o usuário informará o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação.
  • Criar o campo “Referência Mínima para Cálculo” (AAA_REFCAL) onde o usuário informará um dos 4 valores disponíveis para pagamento das mensalidades  como a referência mínima para calcular o débito total do aluno.
  • Criar o parâmetro MV_ACPARNE que definirá se as informações de “% Mínimo Espécie” e “Referência Mínima para Cálculo” serão obrigatórias.
  • O parâmetro MV_ACPARNE deve ter as seguintes opções: 1=Obrigatório e 2=Opcional. Deve ser inicializado como opcional>.

 

Tabelas Utilizadas

  • SE2 – Cadastro de Contas a Pagar
  • FI9 – Controle de Emissão de DARF>.

Opcional

Protótipo de Tela

 

<Caso necessário inclua protótipos de telas com o objetivo de facilitar o entendimento do requisito, apresentar conceitos e funcionalidades do software>.

 

Protótipo 01

 

 

 Image Removed

 

 

 

 

 

 

Opcional

Fluxo do Processo

 

<Nesta etapa incluir representações gráficas que descrevam o problema a ser resolvido e o sistema a ser desenvolvido. Exemplo: Diagrama - Caso de Uso, Diagrama de Atividades, Diagrama de Classes, Diagrama de Entidade e Relacionamento e Diagrama de Sequência>. 

(Opcional)

Consulta Padrão

<Informações utilizadas na linha Protheus>

 

Consulta: AMB

Descrição

Configurações de Planejamento

Tipo

Consulta Padrão

Tabela

“AMB”

Índice

“Código”

Campo

“Código”; ”Descrição”

Retorno

AMB->AMB_CODIGO

 

Será desenvolvido um formulário HTML que possibilitará ao cliente cadastrar os seus programas específicos.

Esse formulário possibilita ativar os pontos específicos que se deseja utilizar.  Os pontos específicos pode ser de dois tipos: VIEW, quando trata-se de alteração na tela necessitando apresentar dados em HTML; e INLINE, quando trata-se de uma alteração numa logica já existente sem a necessidade de apresentar dados em tela.

    • No caso dos pontos de VIEW, deve-se cadastrar o formulário HTML que deverá ser apresentado quando o ponto for executado.
    • No caso dos pontos INLINE, deve-se cadastrar a chamada da função javascript que deverá ser chamada quando o ponto for executado.

Para ambos os casos as funções javascript especificas devem ser incluídas dentro do arquivo config_espec.js existente no formulários auditoriapos. Esse javascript é local determinado para as logicas especificas.

Até o momento teremos 2 pontos de chamada especificas disponíveis no formulário.

 

Ponto: “Antes da Area de Mensagem", 

Código: "especificPoint1"

Tipo: "VIEW"

Descrição: Esse ponto está localizado sobre a área de mensagens e possibilita a injeção de programas HTML.

Exemplo: <p> Teste </p>

 

Ponto: “Altera Permissao Para Validacao", 

Código: "especificPoint2"

Tipo: " INLINE"

Descrição: Esse ponto está localizado dentro da função que inicializa as propriedades de cada movimento possibilitando assim sobrepor as lógicas de negócio padrões.

Exemplo: Chamada da função definida dentro do config_espec.js : EPCVerifyPermissionOfRestricion(moviment);

Image Added

 

6) 

Alterar a tela para Procedimentos em Auditoria e Insumos em Auditoria:

A estrutura os movimentos devem ser alterada para a seguinte forma Procedimentos em Auditoria e Insumos em Auditoria e não mais em Movimentos em Auditoria e Movimentos Vinculados.Essa estruturação se deve pois nesse processo o sistema apresenta todas as regras que os movimentos podem vir a sofrer o que resultaria em uma lista de movimentos em auditoria muito grande perdendo o real sentido.

Image Added

 

7)

Adicionar botão que possibilite desfazer a Troca de um movimento

 

8)

Adicionar na tooltip sobre o valor e a quantidade do movimento a informação referente a todas as glosas do movimento .

 

9)

Desenvolver uma tela para efetuar a troca da glosa principal. Nessa tela é possível definir dentre as glosas existentes no sistema a que será a principal.

 

10)

Destacar os movimentos que possuem glosas validadas com outra cor.

 

 

Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Regras de Negócio

api-regras-auditoria-movimentos.p

[Alteração]

 

-

bosauecmposauditory.p

[Alteração]

 

-

bosauecmposauditorypaging.p

[Alteração]

 

-

rtmovdocguia.p

[Alteração]


 -
fchsauecmposauditory.p[Alteração] -
fchsauecmposauditorypaging.p[Alteração] -

 

Fluxo do Processo

Com a alteração na sequencia de execução o fluxo do processo segue a seguinte estrutura.

Image Added

(Opcional)

Estrutura de Menu

 

<Informações utilizadas na linha Datasul>.

 

Procedimentos

 

Procedimento

 

 

 

Descrição

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

Módulo

 

 

 

Programa base

 

 

 

Nome Menu

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

Interface

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

Registro padrão

Sim

Sim

Sim

Visualiza Menu

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Release de Liberação

 

 

 

 

 

 

Programas

 

Programa

 

 

 

Descrição

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

Nome Externo

 

 

 

Nome Menu/Programa

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

Nome Verbalizado[1]

(Max 254 posições)

(Max 254 posições)

(Max 254 posições)

Procedimento

 

 

 

Template

(Verificar lista de opções no man01211)

(Verificar lista de opções no man01211)

(Verificar lista de opções no man01211)

Tipo[2]

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Interface

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

Categoria[3]

 

 

 

Executa via RPC

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Registro padrão

Sim

Sim

Sim

Outro Produto

Não

Não

Não

Visualiza Menu

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Query on-line

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Log Exec.

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Rotina (EMS)

 

 

 

Sub-Rotina (EMS)

 

 

 

Localização dentro da Sub Rotina (EMS)

 

 

 

Compact[4]

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Home[5]

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Posição do Portlet[6]

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

Informar os papeis com os quais o programa deve ser vinculado

 

 

 

 

Cadastro de Papéis

<O cadastro de papéis é obrigatório para os projetos de desenvolvimento FLEX a partir do Datasul 10>.

<Lembrete: o nome dos papeis em inglês descrito neste ponto do documento, devem ser homologados pela equipe de tradução>.

 

Código Papel

(máx 3 posições)

Descrição em Português*

 

Descrição em Inglês*

 

[1] Nome Verbalizado é obrigatório para desenvolvimentos no Datasul 10 em diante.

[2] Tipo é obrigatório para desenvolvimento no Datasul 10 em diante

[3] Categorias são obrigatórias para os programas FLEX.

[4] Obrigatório quando o projeto for FLEX

[5] Obrigatório quando o projeto for FLEX

[6] Obrigatório quando o projeto for FLEX

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.