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Esta parte da documentação apresenta os comandos da linguagem AdvPL.
Cada comando será apresentado através de diversos tópicos, relacionados na tabela abaixo.
Tópico | Conteúdo |
Comando | Palavra-chave ou nome que identifica o comando. |
Sintaxe | Define, de maneira esquemática, a forma e as regras para a utilização do comando. |
Propósito | Descreve o objetivo principal ou propósito do comando. |
Argumentos | Define o significado e a forma de utilizar cada cláusula ou argumento do comando. |
Utilização | Apresenta conceitos para a aplicação do comando e descreve como utilizá-lo. |
Dicas | Apresenta dicas e sugestões interessantes para a aplicação do comando. |
Exemplo | Exemplos genéricos, úteis para o entendimento da aplicação e utilização do comando. |
Veja também | Apresenta uma lista de outros comandos ou funções relacionados para consulta. |
Notação e convenções de sintaxe
Para a apresentação e explicação dos comandos e funções do AdvPL, usaremos um tipo de notação padronizada e tradicional. Apresentamos abaixo as convenções e símbolos desta notação:
- As palavras-chave que identificam os comandos e funções do AdvPL são sempre escritas em letras maiúsculas. Por exemplo: BEGIN SEQUENCE
- Diretivas para o compilador são sempre apresentadas em letras minúsculas, precedidas pelo símbolo # (numeral). Por exemplo: #include
- A parte dos comandos que deverá ser informada pelo leitor aparecerá entre os sinais menor e maior ( < > ) e estará em letras minúsculas. Por exemplo: IF <condição>
- Os sinais < e > não fazem parte da sintaxe do comando ou função, sendo utilizados apenas para representar a informação que deve ser suprida pelo leitor.
- Os argumentos das funções que devem ser informados pelo leitor são especificados entre parênteses ( ), separados por vírgulas e sempre estarão em letras minúsculas. Por exemplo: SQRT(<expressão numérica>)
- As cláusulas opcionais de alguns comandos ou argumentos opcionais de algumas funções são apresentados entre colchetes [ ]. Isto significa que o leitor poderá ou não incluir esta parte do comando ou função, pois ela é opcional. Com exceção da declaração de arrays, os colchetes não fazem parte da sintaxe dos comandos ou funções, sendo utilizados apenas para representar a parte que pode ser opcionalmente informada pelo leitor.
- Um bloco de código ou matriz são representados entre chaves { }. Por exemplo:
- { | x | x + 1 }
- aMat := { 1, 2, 3 }
- A lista de argumentos utilizados em blocos de código deve ser especificada entre barras verticais | |.
- A vírgula será utilizada para separar múltiplas cláusulas ou argumentos contidos na sintaxe de comandos ou funções.
- O símbolo arroba ( @ ) indicará que um argumento deve ser passado por referência para uma função.
- As opções alternativas de alguns comandos serão indicadas através da barra inclinada ( / ).
- Cláusulas repetitivas ou extensas serão indicadas por reticências ( ... ). Por exemplo: IF ... ELSEIF ... ELSEIF ... ELSE ... ENDIF.
- Os nomes das rotinas definidas pelo programador, ou seja, funções não pertencentes ao AdvPL, terão a primeira letra do seu nome apresentada em letra maiúscula e as restantes em letras minúsculas. Por exemplo: Calcmed().
- Comandos ou funções obsoletos serão apresentados com um asterisco após o seu nome. Por exemplo: RECCOUNT()*
- Os nomes de arquivos serão apresentados em letras maiúsculas. Por exemplo: MATA020.PRW
- Extensões de nomes de arquivos serão iniciadas por um ponto e escritas em letras maiúsculas. Por exemplo: .PRW
Primeiro apresentaremos os comandos em ordem alfabética. Porém, no final da documentação existe um tópico agrupando os comandos por funcionalidade.